Outras atividades realizadas

Encontro dos Antigos Alunos do Seminário convivem em Portalegre
Este ano foi Por talegr e e o seu Seminár io M aior que receber am cer ca de uma centena de antigos seminar istas de toda a Diocese que, atr avés dos seminár ios menor es de Alcains, Gavião e mais tar de M ar vão, der am os pr imeir os passos na vida, eclesiástica e estudantil, e que lhes ser viu de guia par a sempr e. Acompanhados pelas esposas, ao todo for am cerca de 170 pessoas que se r eunir am dur ante todo o sábado do passado 19 de maio.

Vinde & Vede
Unidos em Igreja - Ano 2 - maio de 2012 – Nº 15

EM DEFESA DA FAMÍLIA
Entre o fim deste mês de Maio e o princípio do de Junho, realizam-se dois grandes acontecimentos que pedem a nossa atenção. É o VI Congresso Mundial de Famílias, em Madrid, e o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão. O primeiro é organizado por entidades civis que promovem a família e lutam pela defesa da vida em todo o mundo. Nele participarão congressistas de 75 países, dos cinco continentes, e tem, como conferencistas e peritos, eminentes professores universitários, dirigentes de movimentos pró-vida e prófamília de todo o mundo e também destacados membros da Igreja Católica. O segundo, é promovido pela Igreja Católica, dando continuidade à iniciativa do Beato João Paulo II, também com numerosa participação mundial, comunicações de alto nível e a presença do Santo Padre Bento XVI. O primeiro, quer mostrar que existem soluções para fazer frente às correntes de opinião que pretendem destruir a família e promover a cultura da morte. O segundo, quer afirmar e reafirmar que as exigências e os tempos do trabalho se devem harmonizar com os da família e a família deve recuperar o sentido verdadeiro da festa. Como património da humanidade, a família precisa de ser protegida, apoiada e defendida contra todos os ventos e marés que batem forte, cega e teimosamente. Acompanhemos tais iniciativas.

Leitores e Cantores do Arciprestado da Sertã em formação
Realizou-se no passado dia 19 maio, entre as 14h30 e as 17h30, no salão par oquial de Proença-aNova, um encontr o de for mação destinado a leitores e cantores, sob a or ientação do Ar cipreste Padre L uis M anuel Alves. Estiver am pr esentes 65 elementos das par óquias de Castelo, Cer nache do Bonj ar dim, Estreito, Alvito da Beir a, M ontes da Senhor a, Nesper al, Pr oença-a-Nova e Sobr eir a For mosa, um total de oito Par óquias das tr inta e sete que constituem o Ar cipr estado.

Antonino Dias Bispo diocesano

Próximas atividades:
16 de junho — Conselho Pastoral Diocesano em Mem Soares 19 de junho — Conselho Presbiteral 24 de junho — Ultreia Diocesana na Senhora dos Remédios, Sertã, das 9h30 às 17h00.

Assinatura Digital“Vinde& Vede”
Os inter essados dever ão enviar email par a o secr etar iado atr avés de: sdcsociais@por talegr e-castelobr anco.pt

Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais Largo P.Manuel Vaz 6150 –737 Sobreira Formosa — Tlm. - 96 604 72 80

Peregrinação Diocesana
«Todos ficaram cheios do Espírito Santo» podia dizer-se no final na 29ª Peregrinação da Diocese de Portalegre – Castelo Branco ao Santuário de Fátima. Foi uma experiência de encontro com membros de outras comunidades o que veio a tornar-se ainda mais evidente com a participação na Eucaristia no recinto do Santuário com membros de outras peregrinações de Portugal e do estrangeiro. Depois o almoço convívio para a maior parte dos participantes nesta peregrinação diocesana, a proporcionar encontros e reencontros, alguns já bem «marcados pelo peso dos anos» e aqui, cada ano, se rejuvenescem. Seguiram-se no Centro Paulo VI duas horas de formação, convívio, partilha de experiências da caminhada de Sínodo Diocesano e oração final, presidida por D. Antonino Dias Bispo Diocesano. Tudo a testemunhar a alegria fruto do Espírito e a deixar novo impulso e esperança para a caminhada sinodal que se deseja sempre mais participada e vivida por todos. A.A.

Dia Diocesano do Catequista
Decorreu, dia 28 de Abril, o Dia Diocesano do Catequista, este ano em Arronches, sob o tema: "Na Força do Espírito."

Festas Jubilares em Castelo Branco

Fátima Jovem

Alegrai-vos sempre no No passado dia 1 de maio, pelas 11h00, na Sé Senhor. Tema para este
de Castelo Branco, foi concelebrada a Eucaristia de ação de graças, presidida pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias que contou com a presença do bispo emérito, D. Augusto César e da quase totalidade do clero diocesano e religioso a trabalhar na diocese bem como dum bom grupo de sacerdotes espanhois amigos e companheiros a estudar em Salamanca. Este ano foram homenageados, com 25 anos de ordenação sacerdotal, os padres Martinho Lopes Mendonça e Manuel Lopes Tavares. Com 50 anos de Sacerdócio os Reverendos Padre Adelino Lourenço, Padre António Escarameia e P. José Sanches (OSR) e com 60 anos de Sacerdócio o Reverendo P. Manuel Farinha. Depois da concelebração muito participada, seguiu-se o almoço convívio no Seminário de S. José de Alcains para o Presbitério e para alguns convidados dos Sacerdotes Jubilados.

Depois do acolhimento, da apresentação por arciprestados e de uma breve oração da manhã, iniciaram-se os trabalhos, durante toda a manhã, com duas belas apresentações, sobre o tema : Na Força do Espírito. A primeira feita pelo sr. padre Rui Alberto, dos padres salesianos do Porto e a segunda pelo sr. dr. Sérgio Fraga, psicólogo, professor, catequista e colaborador nas edições salesianas. . Seguiu-se o almoço partilhado e, durante a tarde os trabalhos continuaram com a organização de grupos que trataram o tema para numa partilha/plenário, apresentarem as conclusões. O dia terminou com a Eucaristia, na Igreja Matriz, presidida pelo nosso Bispo, D. Antonino, que referiu que é na força do Espírito que entendemos e nos apoiamos para anunciar a Boa Nova sem medos nem respeitos humanos. Para concluir, o sr. Bispo manifestou a sua gratidão pela presença e pelo trabalho que os catequistas fazem nas suas paróquias e disse ainda que quer em horas de grande entusiasmo ou menos entusiasmo, é no Espírito Santo que encontramos a força para continuar.

ano do encontro do Fátima Jovem, onde participou o grupo de Jovens da JMV de Alferrarede e Carvalhal. Um dia em grande! Fomos Poucos, mas representámos bem a nossa Diocese. Ganhámos nós que participámos, convivemos e nos divertimos com gente de todas as dioceses. Fica o desafio a que este dia faça parte das actividades dos nossos grupos de jovens ou catequese. Este já passou aguardamos pelo próximo.