You are on page 1of 5

MONOGRAFIA MARIANA SORIANO DE MELLO GOMES TURMA: 505 TARDE TEMA: TERCEIRA IDADE INTRODUO: O turismo tem apresentado

alto ndice de crescimento e movimentado trilhes de dlares em todo o planeta ( Dados da OMT Organizao Mundial de Turismo). Esta atividade a que mais cresce no mundo e j superou at a indstria de automvel, com um faturamento de aproximadamente 3,6 trilhes de dlares. Atividade essa que movimenta 2 milhes de viajantes e gera mais de 300 milhes de empregos no mundo. Cerca de 45 milhes de brasileiros movimentaram o turismo domestico no ano de 2000, e mais de 5 milhes de turistas estrangeiros tiveram o Brasil como destino no mesmo ano. S no Brasil so mais de 15 milhes de empregos ligados ao turismo direta e indiretamente, cerca de 6 milhes trabalham em hotis, agencias de viagem, transportes tursticos, restaurantes, parques, casas de show e outros. Por isso grande a importncia que, ns, profissionais da rea de turismo, saibamos um pouco sobre o turismo na terceira idade (suas vantagens, seus significados, suas preferncias e necessidades, atrativos mais adequados para a idade e outras informaes indispensveis) que um dos principais responsveis por esses notveis nmeros citados acima. CAPTULO 1 O QUE TURISMO NA TERCEIRA IDADE? 1.1 O aumento significativo do turismo na terceira idade. Com o avano da tecnologia, da cincia e da medicina, a taxa de mortalidade do Brasil, e do mundo vm diminuindo gradativamente, As ltimas pesquisas do IBGE indicam que atualmente no Brasil so Mais de 14,2 milhes de pessoas vivendo na terceira idade. O crescimento desse grupo significa que milhes de consumidores esto a disposio do mercado e enriquecendo o mercado de trabalho. 1.2 - O que o turismo na terceira idade, e quais os tipos de turismo que podem ser realizados com essa faixa etria? Turismo da terceira idade, ou da melhor idade, o tipo de turismo realizado a partir dos 60 anos de idade. nessa faixa que as pessoas mais viajam, pois j criaram os filhos, j aposentados, ou seja, j esto com a vida financeira estvel restando mais tempo para realizarem suas vontades. O objetivo principal a busca de benefcios para a sade, procura de fontes de energia e vitalidade, capazes de prolongar seus anos de vida. Esse pblico

busca tambm novas culturas, integrao com o meio ambiente, religiosidade, busca participar de eventos e buscar uma fonte de cultural. So vrios tipos de turismo que podem ser praticados com os grupos da terceira idade. So eles: 1. Turismo de sade: realizado para garantir uma melhor qualidade de vida. Exemplo: hospitais e spas. 2. Turismo cultural: viajam por prazer a fim de conhecer novas culturas, trocar experincias. 3. Turismo religioso: grupos ligados centros religiosos. Exemplo: senhoras que realizam trabalhos de assistncia a comunidades carentes e tem seus trabalhos vinculados a parquias. 4. Turismo de natureza: valoriza o contato com o meio ambiente e os hbitos saudveis. CAPTULO 2 TURISMO E LAZER NA TERCEIRA IDADE. 2.1 Lazer O lazer est adquirindo um novo sentido na sociedade atual, principalmente no pblico da terceira idade. Esto sendo procuradas as mais diversas formas de recreao, ou seja, aquelas atividades realizadas nas horas de lazer onde o indivduo participa por vontade prpria, devido ao prazer e a satisfao que lhe so proporcionados. O objetivo desta atividade alcanar a alegria e o bem estar. H uma busca intensa pelas viagens. Muitas pessoas compram pacotes de viagem a fim de se divertir. Esse divertimento proporciona aos idosos um aumento de auto estima, desenvolvimento pessoal, bem estar fsico e mental, o que possibilita maior integrao com o meio social (aumenta seu nmero de amizades). 2.2 Tipos de animao para a terceira idade: A animao turstica, uma atividade complementar ao passeio (viagem), tem como objetivo tornar a viagem mais divertida e fazer com que as pessoas se conheam (integrao social). Essa animao pode ser realizada em qualquer ambiente que induza os visitantes participao intensa nas atividades como centros de frias, meios de hospedagem ou maio de transportes. Alguns tipos de animao que podem ser feitas so: Animao social: tem a finalidade de integrar o grupo. Exemplo: realizaes de jogos, concursos, passeios e festas.

Animao cultural: o objetivo informar e integrar turistas. Exemplo: mostrar ao turista as tradies, os costumes da comunidade local, os hbitos. Animao esportiva: tem como objetivo ensinar aos turistas modalidades esportivas locais. Exemplo: integrao atravs de jogos e competies . Animaes especiais (nibus): devido movimentao, tem que se ter muito cuidado ao realizar uma animao, pois o veculo est em movimento. O responsvel pela animao o lder do grupo (neste caso, o guia) que deve ter um vasto conhecimento sobre diversas estratgias de animao como fitas de msicas gravadas, fitas com informaes, apresentar curiosidades. O objetivo tambm integrar os paxs (passageiros)

Importante: Muito cuidado para no exagerar na animao, pois os turistas da terceira idade no gostam de ser tratados como crianas. Gostam de receber tratamento fraterno e respeitoso, como adultos e jovens. 2.3 Atrativos tursticos mais visitados Poe esse pblico. So todos os fatores capazes de atrair e manter o turista em determinada localidade. Sendo turista da terceira idade, os atrativos podem ser agrupados em lazer, sade, recreao, cultura, ecologia e eventos. Vela abaixo alguns exemplos: Atrativos que esto relacionados com a sade so: termalismo e balnerio hidroterpico (banhos diversos, como o de lama e o de areia, piscinas, saunas duchas). Atrativos de recreao: danas e artes. Atrativos relacionados com eventos: cursos, eventos, festas e confraternizaes. Atrativos naturais ou ecolgicos: contacto com a natureza, clima martimo, clima de montanha.

Atrativos culturais: patrimnio cultural, gastronomia local. Quando o atrativo est em lugares abertos importante que os locais de descanso estejam sombra e protegidos de ventos fortes. CAPITULO 3 VANTAGENS 3.1 Melhoria do mercado de turismo.

Quando esse tipo de turismo bem planejado, ele oferece benefcios ao turismo, ou seja, a toda infra-estrutura turstica da cidade receptora. Alguns benefcios como a ocupao de equipamentos em baixa temporada, pois o turista nessa faixa etria viaja em pocas mais tranqilas, diminuio dos preos junto s empresas tursticas (descontos em certas pocas do ano), expanso da rede hoteleira (com a ampliao da cadeia de estabelecimentos extra-hoteleiros), qualificao da mo de obra local, valorizao do patrimnio cultural, aumento de intercmbio entre turistas e comunidades receptoras. CAPTUO 4 DICAS (INFORMAES INDISPENSVEIS). 4.1 Cuidados especiais:

O Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) possui a Poltica Nacional do idoso, criada pela Lei nmero 8.842/94, que tem como objetivo propiciar a melhoria da qualidade de vida, pelo lazer e turismo para brasileiros com mais de 50 anos. Os guias tm que estar atentos alguns cuidados como, no caso de uma viagem longa: A realizao de paradas tcnicas com espaamento de no mximo duas horas importante. Outro fator importante que o turista de turista de terceira idade valoriza o horrio de chegada, das refeies, do descanso, e de visitas. O Brasil possui leis modernas em favor da terceira idade que propicia aos turistas descontos especiais para as viagens (falta divulgao quanto a essa vantagem). Em apenas alguns municpios esse pblico capaz de conseguir descontos em ingressos para espetculos artsticos, passagens rodovirias e outros afins. RESUMO O turista na terceira idade de extrema importncia para o pas, pois atravs dele a infra-estrutura turstica aumenta de qualidade. Esse grupo viaja na maioria das vezes na baixa temporada e aproveitam alguns descontos que lhes so favorecidos A terceira idade compreendida de pessoas com idade superior aos 60 anos e essas pessoas tm mais disponibilidade de tempo para viajar, pois j se aposentaram e criaram seus filhos. Com o avano da medicina, vem diminuindo a taxa de mortalidade e, conseqentemente, o nmero de pessoas pertencentes a esse grupo, aumenta cada vez mais. necessrio muita ateno ao fazer um passeio com este grupo, pois suas preferncias e cuidados, normalmente so bastante especficos.

You might also like