You are on page 1of 26

INTRODUO

TICA E MORAL

Profa. Marcelle Formiga

PLANO DE AULA
Problemas prtico-morais e terico-ticos; Conceituao de tica e Moral; Objeto da tica Relao entre tica e Moral Carter histrico da tica; Carter cientfico da tica; Relao da tica com outras Cincias

PROBLEMAS...
Devemos

falar sempre a verdade ou existem ocasies em que podemos mentir? o direito de atirar em uma pessoa porque receio que ela ir me agredir? cumprir a promessa ao meu amigo mesmo sabendo que poderei ser prejudicado? denunciar um amigo traidor ou devo calar em nome da amizade?

Tenho

Devo

Devo

Em

situaes como estas, nosso comportamento respaldado por normas que julgamos mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas;
normas esto internalizadas e so reconhecidas como obrigatrias: de acordo com elas entendemos que temos o dever de agir desta ou daquela maneira; comportamento resultante de uma ao refletida e no puramente espontnea ou natural o que chamamos de comportamento moral ou prtica-moral.

As

Os

homens no s agem moralmente como refletem sobre este comportamento prtico e o tomam como objeto da sua reflexo e do seu pensamento.

Prtica-moral
D-se

Teoria-moral

a passagem da moral efetiva, vivida para a moral reflexa. Esta passagem coincide com o incio do pensamento filosfico e abrange o campo dos problemas terico-morais ou ticos!

PROBLEMAS PRTICO-MORAIS E TERICO-TICO


Prtico-moral: se apresenta nas situaes concretas; diz respeito ao que fazer em determinada situao real. Terico-moral: so problemas tericos, objetos de reflexo dos investigadores da moral, ou seja, dos ticos.

A investigao terica tem repercusso direta nos problemas prticos pois acaba definindo parmetros que norteiam e orientam a conduta nas mais diversas situaes.

possvel falar em comportamento moral quando o indivduo que se comporta de uma determinada maneira responsvel pelos seus atos, o que implica no pressuposto de que ele pde fazer o que queria fazer, pde escolher entre duas alternativas e agir de acordo com a deciso tomada. Essncia consciente e responsvel da moral!

Conceitos:

liberdade, responsabilidade moral, obrigatoriedade, determinismo.

Os problemas tericos e os problemas prticos, no terreno moral, se diferenciam ... mas no esto separados por uma barreira intransponvel. As solues que se do aos primeiros no deixam de influir na colocao e na soluo dos segundos, isto , na prpria prtica moral; por sua vez, os problemas propostos pela moral prtica, vivida, assim como as suas solues, constituem a matria de reflexo, o fato ao qual a teoria tica deve retornar constantemente para que no seja uma especulao estril, mas sim a teoria de um modo efetivo, real, de comportamento do homem.
(VZQUEZ, 2008)

MORAL E TICA
A

moral corresponde ao comportamento

humano consciente;
Supe

determinados princpios, normas ou

regras de comportamento;

o objeto de estudo da tica;


cdigo moral, ou sistema de normas, no

Um

cincia , contudo, pode ser explicitado cientificamente.

CONCEITO DE TICA
A tica a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, cincia de uma forma especfica de comportamento humano (VZQUEZ, 2008). Conjunto sistemtico de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral. A tica teoria, investigao ou explicao de um tipo de experincia ou forma de comportamento humano moral considerado em sua totalidade, diversidade e variedade. O valor da tica enquanto teoria est naquilo que explica, e no no fato de prescrever ou recomendar aes concretas.

CARTER HISTRICO DA TICA:

A realidade moral varia historicamente e, com ela, variam seus princpios e as suas normas. Dessa

forma a tica no tem a pretenso de formular


princpios e normas universais, desconsiderando a experincia moral histrica isto afastaria a teoria

da realidade que deseja explicar.

A tica se prope a explicar a razo de ser da pluralidade de comportamentos e da diversidade de

morais no tempo, com seus respectivos valores,


princpios e normas.

Como teoria, no se identifica com nenhuma


moral em particular. Deve fornecer a compreenso racional de um

aspecto real, efetivo, do comportamento humano.


Juntamente com a explicao das mudanas e diferenas, deve investigar e elucidar o(s)

princpio (s) que permite compreend-las no seu


movimento e no seu desenvolvimento histrico.

CARTER CIENTFICO DA TICA:


Implica em uma abordagem cientfica dos problemas morais; Se ocupa de um objeto prprio: o setor da realidade humana que chamamos de moral, constitudo por fatos e atos humanos; Como cincia, parte dos fatos e dados empricos para investigar e compreender os princpios gerais; Enquanto conhecimento cientfico deve aspirar racionalidade e objetividade, revelando conhecimentos sistemticos, metdicos e, no limite do possvel, comprovveis.

TICA E OUTRAS CINCIAS:

Por meio do seu objeto uma forma especfica do comportamento humano a tica se relaciona com outras cincias que, sob diversos ngulos, estudam as relaes e o comportamento dos homens em sociedade e proporcionam dados e concluses que contribuem para esclarecer o tipo peculiar que comportamento humano que o moral.

TICA E FILOSOFIA:
As questes ticas constituem uma parte do pensamento filosfico; Com o desenvolvimento do saber, a tica, como outros importantes ramos do conhecimento, foi definindo e avanando em seus objetos de estudo e, desta forma, desprendeu-se do tronco comum da Filosofia; No processo de aquisio do carter cientfico, a tica rompeu com as chamadas filosofias especulativas que pretendiam sujeit-la aos princpios filosficos universais, absolutos e apriorsticos.

tica Cientfica X tica Filosfica A tica pode ser apresentada como parte de uma filosofia especulativa, constituda sem levar em conta a cincia e a vida real; Esta tica filosfica preocupa-se mais em buscar a concordncia com princpios filosficos universais do que com a realidade moral no seu desenvolvimento histrico e real, o que resulta no carter absoluto e apriorstico das suas afirmaes sobre o bom, o dever e os valores morais. A tica cientfica deve se apoiar em uma filosofia estritamente relacionada com as cincias e divorciada da filosofia que pretende deduzir de princpios absolutos a soluo dos problemas ticos.

Por outro lado, como teoria de uma forma especfica do comportamento humano, a tica no pode deixar de partir de determinada concepo filosfica do homem; O comportamento moral prprio do homem como ser histrico, social e prtico, isto , como um ser que transforma conscientemente o mundo que o rodeia; que faz da natureza um mundo a sua medida e que,dessa maneira, transforma a sua prpria natureza. Se a moral inseparvel da atividade prtica do homem, a tica no pode deixar de ter como fundamento a concepo filosfica do homem, que fornece uma viso total deste como um ser social, histrico e criador.

Alm disso, temos ainda importantes conceitos

filosficos que constituem focos de reflexo da tica cientfica: liberdade, necessidade, valor, conscincia, sociabilidade etc.

TICA E PSICOLOGIA
A

Psicologia vem ao encontro da tica quando esclarece as leis que regem as motivaes internas do comportamento do indivduo, assim como quando nos mostra a estrutura do carter e da personalidade.
atos voluntrios, formao doa hbitos, gnese da conscincia moral e dos juzos morais. as condies internas e subjetivas dos atos morais.

Examina

Esclarece

Na medida em que os atos o morais so atos de indivduos concretos, por estes vividos ou interiorizados de acordo com sua constituio psquica, a tica no pode prescindir da ajuda da psicologia, entendida no somente no sentido tradicional de cincia do psiquismo consciente, mas tambm como psicologia profunda, ou dos fatos subconscientes que escapam ao controle da conscincia e que no deixam de influenciar o comportamento dos indivduos.
(Vzquez, 2008, p.30)

Em contrapartida, quando se superestima o aspecto subjetivo do comportamento humano, isto , a funo dos fatores psquicos e se tende a negligenciar o aspecto objetivo e social do comportamento, at o ponto de transform-lo em chave da explicao do comportamento moral, cai-se no psicologismo tico, isto , na tendncia a reduzir o moral ao psquico, e a considerar a tica como um simples captulo da psicologia. Contudo, embora os atos morais tenham seu aspecto psquico, a tica no se reduz psicologia.
(Vzquez, 2008)

TICA E CINCIAS SOCIAIS


Sociologia

e Antropologia Social

Focos

de estudo:

As leis que regem a estrutura e o desenvolvimento das sociedades; O comportamento do homem como ser social; As formas de organizao e de relao dos indivduos na estrutura social.

O sujeito do comportamento moral o indivduo concreto, mas, sendo um ser social e, independentemente do grau de conscincia que tenha disto, parte de determinada estrutura social e inserido numa rede de ralaes sociais, o seu modo de se comportar moralmente no pode ter um carter puramente individual, e sim social (Vzquez, 2008).
Sociologismo tico: tendncia a transformar a tica em um captulo da sociologia.

... embora os atos morais sejam condicionados socialmente, no se reduzem sua forma social, coletiva e impessoal. Para que se possa falar propriamente do comportamento moral de um indivduo, preciso que os fatores sociais que nele influem e o condicionam sejam vividos pessoalmente, passem pela sua conscincia ou sejam interiorizados, porque somente assim poderemos responsabiliz-lo por sua deciso e por sua ao. Exige-se efetivamente que o indivduo, sem deixar de ser condicionado socialmente, disponha da necessria margem individual para poder decidir e agir: somente com esta condio poderemos dizer que se comporta moralmente.
(Vzquez, 2008)

TICA E DIREITO

Ambas estudam o comportamento do homem como comportamento normativo.

REFERNCIAS:

VZQUEZ, A.S. tica. Rio de Janeiro:Civilizao Brasileira, 2008.

You might also like