You are on page 1of 4

LEI 16.

346 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009

Publicado no Acessar Dirio Oficial n. 8149 de 28 de Janeiro de 2010 Smula: Dispe sobre a obrigatoriedade das empresas potencialmente poluidoras de contratarem responsvel tcnico em meio ambiente. A Assemblia Legislativa do Estado do Paran aprovou e eu promulgo, nos termos do 7 do Artigo 71 da Constituio Estadual, os seguintes dispositivos do Projeto de Lei n 508/07: Art. 1. Ficam obrigadas as empresas potencialmente poluidoras a contratarem pelo menos um responsvel tcnico ambiental na forma da presente lei. Art. 2. O responsvel tcnico ambiental poder ser: I - Tcnico em meio-ambiente; II - Tcnico com formao em gesto ambiental; III - Bilogo; IV - Engenheiro ambiental; V - Engenheiro Qumico; VI - Qumico. 1. Os responsveis tcnicos descritos nos incisos do presente artigo devero estar com sua inscrio no rgo de classe competente em dia, gozando de todos os direitos e prerrogativas de suas profisses. 2. Os profissionais que no possuam rgo de classe devero comprovar sua qualificao por meio de diploma expedido por instituio regular de ensino, autorizada e reconhecida pelo Ministrio de Educao (MEC), ou nos casos de ensino mdio e ps-mdio por diploma expedido por instituio autorizada e reconhecida pela Secretaria de Estado da Educao do Paran (SEED). 3. As empresas potencialmente poluidoras podero contratar diretamente o profissional descrito neste artigo, ou podero contratar pessoa jurdica legalmente constituda com previso em contrato social para a prestao de servios tcnicos ou de gesto, consultoria ou auditoria

ambiental, bem como dever ter em seus quadros como responsvel tcnico algum profissional dentre os relacionados nos incisos deste artigo. 4. As empresas devero, quando necessrio, contratar servios de outros profissionais para o pleno cumprimento da presente lei devido ao conhecimento tcnico-cientfico e especfico de cada situao. Art. 3. Para os fins previstos nessa lei consideram-se potencialmente poluidoras as empresas, cujas atividades desenvolvidas estejam previstas na Tabela de Atividade Potencialmente Poluidora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, constante do Cadastro de Atividade Potencialmente Poluidora. Pargrafo nico. Para os fins previstos nesta lei, entende-se por: I - poluio, a degradao ambiental resultante de atividades humanas que diretamente ou indiretamente: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem estar da populao; b) criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos. II - poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de poluio; III - degradao ambiental, a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente. Art. 4. A responsabilidade tcnica do estabelecimento ser comprovada por declarao de firma individual, contrato social ou estatuto da pessoa jurdica ou pelo contrato de trabalho do profissional responsvel. 1. Cessada a assistncia tcnica pelo trmino do contrato, resciso do contrato de trabalho ou pela vontade das partes, o responsvel tcnico ambiental responder por suas recomendaes tcnicas durante o perodo em que estava vigente a relao contratual. 2. A responsabilidade por todo e qualquer dano ambiental ser da empresa poluidora.

Art. 5. A empresa, assistida por seu responsvel tcnico descrito no artigo 1 desta lei, dever produzir programas que garantam, tanto quanto possvel, as condies de segurana ambiental, trabalhando na preveno da degradao ambiental, preveno de acidentes e nas medidas emergenciais para minimizar e conter a degradao decorrentes dos acidentes, implementando, assim um Sistema de Gerenciamento de Riscos. Pargrafo nico. Os programas de que trata no caput desse artigo devero estar disposio na sede das empresas, nos edifcios, nas plantas industriais e nos casos de transporte devero estar em posse do motorista, para as autoridades pblicas consultarem a qualquer momento. Art. 6. O Instituto Ambiental do Paran IAP exigir o cumprimento integral da presente lei quando da emisso do licenciamento de operao das empresas enquadradas no artigo 3 deste dispositivo legal. Art. 7. O no cumprimento da presente lei implicar: I - advertncia por escrito, em forma de um termo de ajustamento de conduta, prevendo-se, entre outros, o prazo mximo para a devida regularizao; II - no cumprido o termo de conduta previsto no inciso anterior, multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), por ms, at a regularizao. 1. O Instituto Ambiental do Paran IAP quantificar a multa prevista no inciso II do presente artigo conforme critrios objetivos, previstos na regulamentao da presente lei, que devero constar entre outros: a) o potencial poluidor da empresa; b) sua capacidade financeira; e c) sua localizao territorial, se perto de mananciais ou reas de preservao permanentes. 2. As multas recolhidas comporo o Fundo Estadual do Meio Ambiente; 3. O prazo para recurso ser de trinta (30) dias a contar da data da cincia do auto de infrao. Art. 8. As empresas potencialmente poluidoras tero um prazo de 120 (cento e vinte dias) para adequarem-se presente lei. Art. 9. O Poder Executivo regulamentar a presente lei.

Art. 10. Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao. Palcio Dezenove de Dezembro, em 18 de dezembro de 2009.

Nelson Justus Presidente (Projeto de Lei: autoria do Deputado Luiz Eduardo Cheida)

You might also like