You are on page 1of 3

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITOS FUNDAMENTAIS: meio por excelncia do controle do poder estatal. Cada direito fundamental representa uma prerrogativa para o individuo contra a ao do estado, resultando no estado democrtico. Esses direitos fundamentais deram-se no fim do sculo XVIII com a independncia dos EUA e em 1789 com o desencadear da revoluo francesa com a declarao dos direitos do homem e o cidado. 1 GERAO DE DIREITOS: Liberdades clssicas, direitos civis e polticos. 2 GERAO DE DIREITOS: Lutas trabalhistas, direitos sociais, culturais e econmicos. 3 GERAO DE DIREITOS: Preservao do meio ambiente e proteo dos consumidores. 4 GERAO DE DIREITOS: Biogentica. DIFERENA ENTRE DIREITOS E GARANTIAS Direitos so bens e vantagens prescritos em norma constitucional e Garantias so os meios/instrumentos de preservar esse direito, de dar acesso, caso seja violado. J GARANTIAS FUNDAMENTAIS e remdios constitucionais: So gneros da espcie GARANTIAS: Muitas vezes a garantia j est consagra com a prpria lei, mas outras nos, so remdios constitucionais por exemplo: habeas data, habeas corpus etc. CARACTERSTICAS DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS Historicidade: passando pelas diversas revolues e chegando aos dias atuais. Universalidade: destinam-se a todos os seres humanos. Limitabilidade: Os direitos fundamentais no so absolutos (relatividade) havendo muitas vezes conflitos. Em casos como esse a constituio j discrimina a soluo, caber ao intrprete encontrar a proporcionalidade. Concorrncia: Podem ser exercidos ao mesmo tempo, por exemplo: Jornalista transmite uma notcia (direito de informao) e juntamente emite uma opinio (direito de opinio); Irrenunciabilidade: Pode ocorrer o no-exerccio, mas jamais a renuciabilidade. Inalienabilidade: So indisponveis. Imprescritibilidade: No h prazo de validade. ABRANGNCIA DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

A constituio em seu artigo 5 estabelece que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pas a inviolabilidade do direito a vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. A doutrina e o STF tem entendimento que os direitos e garantias fundamentais so tambm abrangentes a estrangeiros tambm de passagem no pas, em turismo por exemplo, nada impede que esse estrangeiro venha a impetrar um habeas corpus por exemplo, para proteger seu direito de ir e vir. APLICABILIDADE DAS NORMAS DEFINIDORAS DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS Tem aplicabilidade imediata, no necessidade de norma complementar para sua eficcia.

OS 4 STATUS DE JELLINEK Elaborado no final do sculo XIX, ainda se mostra muito atual. O individuo perante o Estado apresenta 4 status: PASSIVO: Individuo encontra-se em posio de SUBORDINAO aos poderes pblicos, vinculando-se ao Estado por mandamentos e proibies. O individuo aparece como detentor de deveres perante o Estado. NEGATIVO: O individuo por possuir personalidade, goza de um espao de LIBERDADE DIANTE AS INGERNCIAS DOS PODERES PBLICOS. POSITIVO: O individuo tem o direito de exigir que o ESTADO ATUE DE FORMA POSITIVA, realizando uma prestao a seu favor. ATIVO: Individuo possui competncia para INFLUENCIAR A FORMAO DA VONTADE DO ESTADO, por exemplo, pelo direito de voto. ARTIGO 5 E SEUS INCISOS. ARTIGO 5 - INVIOLABILIDADE DOS DIREITOS VIDA, LIBERDADE, IGUALDADE, SEGURANA, PROPRIEDADE NOS TERMOS SEGUINTES: IIIIIIIVVVIVIIHOMENS E MULHERES SO IGUAIS EM DIR. E OBRIGAES. PRINCIPIO DA LEGALIDADE, NINGUM SER OBRIGADO A FAZER ALGO OU DEIXAR DE FAZER SENO EM VIRTUDE DA LEI. NINGUM SER SUBMETIDO TORTURA OU TRATAMENTO DEGRADANTE LIVRE A MANIFESTAO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO. ASSEGURADO O DIREITO DE RESPOSTA PROPORCIONAL AO AGRAVO, ALM DA INDENIZAO POR DANO MATERIAL, MORAL OU A IMAGEM. INVIOLVEL A LIBERDADE DE CONSCINCIA E DE CRENA- PROTEO AOS LOCAIS DE CULTO E SUAS LITURGIA; ASSISTNCIA DE PRESTAO RELIGIOSA NAS ENTIDADES CIVIS E MILITARES DE INTERNAO COLETIVA.

VIII-

IXXXI-

XII-

PRIVADO DE DIREITOS POR MOTIVOS DE CRENA RELIGIOSA, CONVICO FILOSOFICA OU POLTICA, SALVO PARA EXIRMIR-SE DE OBRIGAO LEGAL A TODOS IMPOSTA. LIVRE A EXPRESSO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTISTICA, CIENTIFICA E DE COMUNICAO INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENA. SO INVIOLAVEIS A INTIMIDADE, A VIDA PRIVADA, A HONRA E A IMAGEM DAS PESSOAS. A CASA ASILO INVIOLVEL DO MORADOR, SALVO EM CASO DE FLAGRANTE DELITO OU DESASTRE, OU PARA PRESTAR SOCORRO OU DURANTE O DIA POR DETERMINAO JUDICIAL. INVIOLVEL O SIGILO DAS CORRESPONDENCIAS E COMUNICAES TELEGRFICAS E TELEFONICAS, SALVO NAS HIPSTESES QUE A LEI ESTABELECER.

You might also like