You are on page 1of 16

www.sendoedifficado.

com Uma Palavra de Edificao Diria

Eternidade!
Traduzido por SendoEdificado | Adriano
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

por JC Ryle porque as que se vem so temporais, enquanto as que se no vem so eternas. II Corntios 4:18 Um assunto destaca-se na face deste texto, que uma das mais solenes buscas do corao na Bblia. Esse assunto a eternidade. O assunto um dos quais o homem mais sbio s pode tomar um pouco de cada vez. No temos olhos para v-la totalmente, e nem mente para compreender plenamente, e no entanto no devemos recusar a consider-lo. H uma infinidade de estrelas nos cus acima de ns, que o telescpio mais poderoso no pode alcanar, mas mesmo assim vale a pena olhar para elas e aprender alguma coisa, mesmo que no posamos aprender tudo. H altura e profundidade sobre o tema da eternidade, que o homem mortal no pode compreender, mas Deus tem falado dela, e no temos o direito de afastar-nos completamente. O assunto um s, do qual nunca deveramos aproximar dele sem ter a Bblia em nossas mos. No momento em que deixamos de considerar a "Palavra de Deus escrita", para olhar a eternidade e o estado futuro do homem, ento estamos propensos a cair em erro. Ao analisar pontos como estes, no devemos olhar e ter noes preconcebidas sobre o carter de Deus e o que ns pensamos a respeito dEle, ou sobre o que Ele dever fazer com o homem aps a morte. Ns s temos que descobrir o que est escrito. O que diz a Escritura? O que o Senhor diz? tolice dizer-nos que devemos ter "nobres pensamentos sobre Deus", pensamentos independente, que nos levem para alm das Escrituras. Os mais nobres pensamentos sobre Deus, que temos o direito de ter, so os pensamentos que Ele tem prazer em revelar-nos na Sua "Palavra escrita."

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

Peo a ateno de todos em cujas mos este estudo pode cair, enquanto eu ofereo alguns pensamentos sobre a eternidade. Como um homem mortal, eu sinto profundamente a minha prpria insuficincia para lidar com este assunto. Mas eu oro para que Deus e o Esprito Santo, cujo poder se aperfeioa na fraqueza, possam abenoar as palavras que eu falo, e torn-las sementes de vida eterna em muitas mentes. 1. O primeiro pensamento com o qual eu quero chamar a sua ateno esse, vivemos em um mundo onde todas as coisas so temporrias e desaparecem. Certamente, um homem deve ser cego, para que no possa perceber isso. Tudo ao nosso redor est se deteriorando, morrendo, e chegando ao fim. H um sentido, sem dvida, em que a "matria" eterna. Uma vez criada, ele nunca vai deixar de existir completamente. Mas em um sentido popular prtico, tudo sobre ns est morrendo, exceto as nossas almas. No admira que o poeta diga: "Mudana e decadncia ao redor de mim vejo, Tu que no muda, fica comigo!" Estamos todos indo, indo, indo, sem eminente ou sem importncia, gentil ou cruel, rico ou pobre, jovem ou velho. Estamos todos indo, e em breve todos teremos ido! A beleza apenas temporria. Sara certa vez foi considerada uma das mais belas mulheres, e tinha a admirao do Tribunal do Egito, mas um dia veio quando, o mesmo Abrao, seu marido, disse: "Venda-me alguma propriedade para um local de enterro aqui para que eu possa sepultar minha defunta." (Gnesis 23:4)
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

A fora do corpo apenas temporria. Davi era uma vez um homem valoroso, o matador do leo e do urso, e o campeo de Israel contra Golias, mas um dia veio quando ainda Davi teve de ser alimentado e cuidado em sua velhice como uma criana! A sabedoria e o poder do crebro so apenas temporrias. Salomo foi uma maravilha do conhecimento, e todos os reis da terra vieram ouvir da sua sabedoria, mas at Salomo, em seus ltimos dias agiu como tolo, e permitiu que suas esposas "pervertessem o seu corao para seguir os seus deuses." (I Reis 11:2) Quo humilhante e dolorosa estas verdades podem parecer, bom para todos ns, meditar sobre elas e guarda-las em nosso corao. As casas em que vivemos, as casas que amamos, as riquezas que se acumulam, as profisses que se seguem, os planos que formulamos, as relaes que entram, elas existiram apenas por um tempo. "O que se v transitrio." "Este mundo em sua forma atual est passando." (II Corntios 4:18, I Corntios 7:31) Este um pensamento que deve despertar todos os que vivem apenas para este mundo. Se a sua conscincia no est completamente queimada, deve-se agitar dentro de si uma grande busca para o seu corao. Oh, cuidado com o que voc est fazendo! Desperta-te para ver as coisas em sua verdadeira luz, antes que seja tarde demais. As coisas que voc vive agora, so todos temporrias esto caminhando para o falecimento! Os prazeres, as diverses, as recreaes, os lucros, os chamados terrenos, que hoje absorvem todo o seu corao e embebedam a sua mente inteira, em breve no sero mais. Podem ser consideradas pobres e fugazes, que no pode durar. Oh, no ame-as demais, no segure-as com muita fora, no torne-as seus dolos! Voc no pode mant-los, e voc ir deix-los. Buscai primeiro o reino de Deus, e ento tudo o mais ser dado a voc. "Pensai nas coisas l do alto, no nas coisas terrenas." Oh, voc que ama o mundo, adquira a sabedoria! Nunca, nunca se esquea do que est escrito: "O mundo e seus desejos passam, mas o homem que faz a vontade de Deus vive para sempre." (Colossenses 3:2, 1 Joo 2:17) O mesmo pensamento deve alegrar e confortar cada cristo verdadeiro. Seus ensaios, cruzes, e os conflitos so todos temporrios! Eles vo em breve chegar a um fim, e mesmo agora que eles esto trabalhando para voc "uma glria eterna que pesa mais do que todas." (II Corntios 4:17) Receba-os pacientemente; suporte-as em silncio, olhe para cima, para frente e para alm deles. Lute contra a sua luta diria sob uma firme convico de
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

que apenas vos resta pouco tempo, e que o resto no est longe. Carregue sua cruz de cada dia sempre lembrando que "o que visto temporrio." A cruz em breve ser trocada por uma coroa, e voc vai sentarse com Abrao, Isaque e Jac, no reino de Deus. 2. O segundo pensamento com o qual eu quero chamar a sua ateno esse, todos ns estamos caminhando para um mundo onde tudo eterno. O grande estado invisvel da existncia, que est alm do tmulo, para sempre! Se feliz ou infeliz, se uma condio de alegria ou tristeza, sabemos em um aspecto que vai ser totalmente diferente de tudo neste mundo, e ser para sempre. No haver nenhuma mudana e decadncia, sem fim, sem adeus, no haver manh e nem noite, nenhuma alterao, e nenhuma aniquilao. O que quer que exista alm do tmulo, quando a ltima trombeta soar, e os mortos forem ressuscitados, sabemos que vai ser infinito, eterno. "O que invisvel eterno". Ns no podemos compreender plenamente essa condio. O contraste entre agora e depois, entre este mundo e o prximo, to grande que nossas mentes frgeis no podem compreender tudo. Como ns vivemos nossas vidas neste mundo, trazemos conseqncias para a prxima, que so to tremendas, que quase tiram o nosso flego, e ns hesitamos em olhar para elas. Mas quando a Bblia fala claramente, no temos o direito nos afastar de um assunto, e com a Bblia em nossas mos, ns vamos fazer bem a olhar para as "coisas invisveis que so eternas." Vamos resolver isso ento em nossas mentes, por um lado, que a felicidade futura daqueles que so salvos eterna. No entanto pouco se pode compreend-la, algo que no ter fim, nunca acabar, nunca envelhecer, nunca se deteriorar e nunca morrer. "Deus vai nos encher de alegria na Sua presena, com prazeres eternos Sua mo direita." (Salmo 16:11) Uma vez que chegar ao paraso, os santos nunca vo deixar aquele lugar maravilhoso. Sua herana "nunca poder perecer, macular ou desaparecer!" Eles vo "receber a coroa de glria que nunca ir desaparecer." (I Pedro 1:4, 5:4) A guerra terminou, a sua luta acabou; seu trabalho est feito. "Nunca mais tero fome, nunca mais tero sede."

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

A f ser engolida vista, e espero que na certeza. Eles vo se ver como eles tm sido vistos, e saber como eles foram conhecidos, e "estar para sempre com o Senhor!" Eu no estou surpreso que o apstolo Paulo acrescente: "Portanto, encorajem uns aos outros com estas palavras!" (I Tessalonicenses 4:17, 18) Por outro lado, vamos resolve-las em nossas mentes, que a misria futura daqueles que esto perdidos eterna. Estou ciente de que esta uma verdade terrvel, e carne e sangue, naturalmente, diminuem a partir da contemplao. Mas eu sou um daqueles que acreditam que ela claramente revelada na Escritura, e no me atrevo a mant-la fora do plpito.

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

Eu no posso conciliar o conceito de um "no-eterno" a punio com a linguagem da Bblia. Seus defensores falam alto sobre o amor e bondade, e dizem que no se harmoniza com o carter misericordioso e compassivo de Deus. Mas o que diz a Escritura? Quem nunca falou essas palavras de amor e misericrdia como o nosso Senhor Jesus Cristo? Mas so os seus lbios que trs vezes mais descrevem a conseqncia de se recusar a se arrepender do pecado, como "o verme que no morre, e o fogo que no se apaga". Ele a pessoa que fala sobre o mau indo para a "punio eterna", e os justos para a "vida eterna". (Marcos 9:43-48, Mateus 25:46) Quem no se lembra as palavras do Apstolo Paulo sobre o amor? No entanto, ele o apstolo que diz muito que os maus "sero punidos com a destruio eterna." (II Tessalonicenses 1:9) Quem no conhece o esprito de amor que atravessa todo o Evangelho de Joo e Epstolas? No entanto, o apstolo amado o escritor no Novo Testamento que nos revela mais fortemente, no livro do Apocalipse, sobre a realidade da eternidade de agonia futura. O que vamos dizer para todas essas coisas? Ser que vamos ser mais sbio do que o que est escrito para ns? Ser que vamos admitir o princpio perigoso que as palavras da Escritura no significam o que parecem dizer? No muito melhor colocar nossas mos sobre a mesa e dizer: "Tudo o que Deus tem escrito deve ser verdade!" "Sim, Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos so os teus juzos!" (Apocalipse 16:7) Eu coloco nenhuma reivindicao de qualquer conhecimento incomum da Escritura. Eu diariamente sinto que sou infalvel no mais do que o Papa de Roma. Mas devo falar de acordo com a luz que Deus me deu, e eu no www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

acho que eu estaria fazendo o meu dever se eu no levantasse a voz de advertncia sobre este assunto, e tentasse colocar os cristos em sua guarda. Seis mil anos atrs o pecado entrou no mundo pela ousadia e pela mentira do diabo, "Voc no vai certamente morrer!" (Gnesis 3:4) Ao final de seis mil anos, o grande inimigo da humanidade ainda est usando sua arma mais antiga, e tentando convencer os homens para que eles possam viver e morrer em pecado, e ainda em algum perodo distante pode ser finalmente salvo. No sejamos ignorantes de seus dispositivos. Vamos caminhar firmemente nos caminhos antigos. Retenhamos firmemente a verdade antiga, e acreditar que, como a felicidade dos salvos eterna, assim tambm a misria do perdido.

(A) Sejamos fiis, no interesse de todo o sistema da religio crist. Qual foi a finalidade do Filho de Deus se encarnar, agonizar no Getsmani, e morrer na cruz para fazer expiao, se os homens podem vir a ser salvo sem crer Nele? Onde h a menor prova de que a f salvadora no sangue de Cristo jamais poder ser alcanada depois da morte? Onde est a necessidade do Esprito Santo, se os pecadores podem entrar no Cu sem converso e a renovao do corao? Onde podemos encontrar a menor evidncia de que aps uma pessoa morrer em um estado no regenerado, que mais tarde ela ainda possa nascer de novo, e ter um novo corao? Se um homem, sem f em Cristo ou santificao do Esprito, pode escapar da punio eterna, ento o pecado no mais um mal infinito, e no havia necessidade de fazer expiao de Cristo. (B) Sejamos fiis, por causa da santidade e da moralidade.
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

Eu no posso imaginar nada to agradvel para nossa carne e sangue, como a teoria enganadora que possamos viver em pecado, e ainda escapar a condenao eterna, e que apesar de estarmos "escravizados por toda espcie de paixes e prazeres" enquanto estamos na terra , vamos todos de alguma forma, eventualmente, chegar ao cu! Basta dizer que o jovem que "desperdiou os seus bens em uma vida selvagem" que o Cu est disponvel mesmo para aqueles que vivem e morrem no pecado, e muito provvel que ele nunca se desviar dele. Por que deveria arrepender-se e tomar a cruz, se ele pode ficar, eventualmente como esta e chegar ao cu sem se arrepender? (C) Finalmente, vamos ser fiis, por causa das esperanas comuns do povo de Deus. Vamos compreender claramente que, a cada golpe atingi em castigo eterno, um golpe igualmente pesado na eternidade de felicidade do cu. impossvel separar as duas coisas. Nenhuma definio genial teolgica pode dividi-los. Eles se levantam ou caem juntos. A linguagem utilizada a mesma, as mesmas figuras de linguagem so empregadas, quando a Bblia fala sobre qualquer condio. Cada ataque sobre a durao do inferno, tambm um ataque sobre a durao do cu. verdade que, se tirar o medo do inferno dos pecadores, ento ns tambm teremos levado a nossa prpria esperana! Dirijo-me desta parte do meu assunto com um profundo senso de sua penosidade. Concordo plenamente com Robert McCheyne, que " um assunto difcil de tratar com carinho." Mas eu no me desvio, e mantenho uma convico to profunda que, se cremos que a Bblia verdadeira, ento no devemos nunca desistir de nada que ela contm. Querido Jesus, livra-nos da teologia dura, austera e impiedosa! Se os homens no so salvos, porque eles "se recusam a vir a Cristo." (Joo 5:40) Mas no devemos ser sbios acima do que est escrito. Nenhum amor mrbido de liberalidade, assim chamado, deve induzir-nos a rejeitar tudo o que Deus revelou sobre a eternidade! Os homens, por vezes, falam exclusivamente sobre a misericrdia de Deus Seu amor e Sua compaixo, como se Ele no tivesse outros atributos, e deixasse de fora Sua santidade e pureza, Sua justia, Sua ira e Seu dio ao pecado. Vamos tomar cuidado para no cair nesta iluso. um mal crescente nestes ltimos dias. Vista de baixo e inadequada a vileza

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

absoluta e sujeira do pecado e a pureza indescritvel do Deus eterno, so fontes frteis de erro sobre o estado futuro do homem! Vamos pensar sobre o poderoso Ser que estamos sujeitos, como Ele mesmo declarou Seu carter a Moiss, dizendo: Tendo o Senhor passado perante Moiss, proclamou: Jeov, Jeov, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficncia e verdade; que usa de beneficncia com milhares; que perdoa a iniqidade, a transgresso e o pecado; que de maneira alguma ter por inocente o culpado; que visita a iniqidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos at a terceira e quarta gerao. (xo 34:6-7 PJFA) pecado no arrependido um mal eterno, e nunca pode deixar de ser pecado, e a que estamos sujeitos a um Deus eterno! As palavras do Salmo 145 so de beleza impressionante, "O Senhor clemente e compassivo, lento para a clera e rico em amor. O Senhor bom para todos. Ele tem compaixo de tudo o que Ele tem feito. O Senhor sustm os que vacilam e os levanta os abatidos. O Senhor justo em todos os seus caminhos e bondoso em tudo o que Ele fez. O Senhor est perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Os olhos de todos esperam no Senhor. Nada pode exceder a misericrdia desta lngua! Mas o que um fato notvel que a passagem passa a acrescentar a seguinte concluso solene: "Mas a todos os mpios, Ele vai destruir." 3. O terceiro pensamento para o qual eu quero chamar a sua ateno este: o nosso estado futuro no mundo invisvel da eternidade, depende inteiramente do que somos no presente! A vida que vivemos na terra curta e logo acaba! "Pois todos os nossos dias vo passando na tua indignao; acabam-se os nossos anos como um suspiro." "Qual a sua vida? um vapor que aparece por um pouco, e depois desaparece!" (Salmo 90:9, Tiago 4:14) A vida que est diante de ns quando deixarmos este mundo, uma eternidade sem fim, um mar sem fundo, e um oceano sem praia. "Para o Senhor um dia como mil anos e mil anos so como um dia." (II Pedro 3:8) Nesse mundo, haver mais tempo. Mas to curto quanto nossa vida aqui, e to infinita quanto ser na eternidade, a vida que agora vivemos ter um tremendo impacto sobre a eternidade. Nosso muito depois da morte depende, humanamente falando, sobre o que somos enquanto estamos vivos. Est escrito: Deus "que retribuir a cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverana em favor o bem, procuram glria, e honra e incorrupo; mas ira e indignao aos que so contenciosos, e desobedientes
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

iniqidade(Rom 2:6-8 PJFA) No devemos nunca esquecer, que cada um de ns, enquanto vivemos, estamos em um estado de provao. Estamos constantemente semeando algo que vai brotar e dar frutos, a cada dia e cada hora em nossas vidas. H conseqncias eternas resultantes de todos os nossos pensamentos, palavras e aes, das quais damos muito pouca ateno. "Digo-vos, pois, que de toda palavra ftil que os homens disserem, ho de dar conta no dia do juzo." (Mateus 12:36) Os nossos pensamentos so todos contados, nossas aes so pesadas. No admira que Paulo diga: "Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifar a corrupo; mas quem semeia no Esprito, do Esprito ceifar a vida eterna." (Glatas 6:8) Em uma palavra, o que semeamos na vida, iremos colher depois da morte, e colher por toda a eternidade!

No h maior iluso do que a idia comum de que possvel viver impiamente, e ainda ressuscitar gloriosamente; estar sem Cristo neste mundo, e ainda assim ser um santo na prxima. Quando esse grande pregador George Whitefield reavivou a doutrina da converso, no sculo passado, relata-se que uma de suas ouvintes lhe veio depois de um sermo e disse: " tudo bem verdade, senhor. Espero ser convertido e nascer de novo um dia, para que no tenha que tentar fazer isso depois que eu morrer." Temo que haja muitos como ela. Temo que a falsa doutrina do Purgatrio Catlica Romana tenha muitos amigos secretos, mesmo hoje dentro dos limites do protestantismo! No entanto os homens pecaminosamente e descuidadamente podem continuar enquanto eles vivem, eles secretamente se agarram esperana de que eles sero encontrados entre os santos quando eles morrem. Eles parecem abraar a idia de que existe alguma limpeza, purificao efeito produzido pela morte, e que, quaisquer que sejam elas nesta vida, ele sero encontrados "adequado para a herana dos santos" na vida por vir. Mas tudo uma iluso!
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

"A Escritura no representa o estado de misria futura, como um estado de limpeza e purificao, ou qualquer coisa semelhante a um estado de julgamento, onde os homens podem obedecer e qualificar-se para algum melhor estado de existncia, mas sempre como um estado de retribuio, vingana, punio e justia, no qual a justia de Deus (a perfeio de que alguns homens parecem no prestar qualquer conta) reivindica o poder de Sua majestade, Seu governo e Seu amor, punindo aqueles que desprezaram. A Bblia ensina claramente, que o que somos quando morremos, se convertidos ou no convertidos, se crentes ou descrentes, seja piedoso ou mpio, por isso vamos ser quando ns subimos novamente ao som da ltima trombeta.

"Esta vida o tempo da nossa preparao para o nosso futuro estado. Nossas almas vo continuar para sempre o que ns a tornamos neste mundo. Tal gosto e disposio de esprito como um homem carrega consigo, ao sair desta vida, ele vai mante-l. A prxima absolutamente verdade que o Cu aperfeioa as disposies santas e virtudes, que so iniciadas aqui, mas o mundo eterno no altera o homem de seu principal estado. Aquele que sujo, ser sujo ainda, e quem injusto, ter maior desejo de ser injusto ainda." Tillotson Eu recomendo fortemente que os leitores deste texto lembrem-se disso, e faam um bom uso do seu tempo. Considere-o como o material de que
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

a vida feita, e nunca desperdice-o ou jogue-o fora. Suas horas e dias, semanas, meses e anos, todos tm algo a dizer a sua condio eterna alm da vida. O que voc semeia nesta vida na terra, voc tem certeza de colher numa vida futura. Como o santo Richard Baxter diz, "agora ou nunca!" Tudo o que fazemos na religio, deve ser feito agora. Tenha isso tudo em sua mente, sempre que voc for tentado a fazer o mal. Quando os pecadores te quiserem seduzir, e dizer: " apenas um pequeno pecado." Quando Satans sussurra em seu corao: "No importa, o que o grande mal nisso? Todo mundo faz isso", ento olhe para alm do tempo, para o mundo invisvel, e coloque o pensamento da eternidade em face da tentao. H um dito de um grande reformador martirizado, Hooper, quando algum pediu que ele se retratasse antes que fosse queimado, dizendo: "A vida doce e a morte amarga." Verdade, disse Hooper, "muito verdadeiro! Mas a vida eterna mais doce, e a morte eterna mais amarga!" 4. O ltimo pensamento que eu quero chamar a ateno dos meus leitores este: O Senhor Jesus Cristo o grande amigo a quem todos ns devemos olhar para pedir ajuda, tanto para agora quanto na eternidade. A razo pela qual o eterno Filho de Deus veio ao mundo, nunca pode ser declarada tambm totalmente, ou proclamada alta demais. Ele veio para nos dar esperana e paz, enquanto vivemos entre as "coisas temporrias, que so vistas." " As coisas eternas, que so invisveis" e de glria e felicidade quando vamos para Ele. Ele veio trazer "vida e imortalidade luz," e para "libertar aqueles que todas as suas vidas foram mantidos em escravido por seu medo da morte." (II Timteo 1:10, Hebreus 2:15) Ele viu nossa condio perdida e falida, e teve compaixo de ns. E agora, bendito seja Seu nome, um homem mortal pode passar por "coisas temporrias", com conforto, e estamos ansiosos para "coisas eternas" sem medo! Nosso Senhor Jesus Cristo comprou esses privilgios poderosos para ns custa do seu prprio sangue precioso. Ele se tornou nosso Substituto, e os nossos pecados em Seu prprio corpo na cruz, e depois ressuscitou para nossa justificao. "Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus." "Deus fez o que tinha no conheceu pecado, pecado por ns", para que ns, pobres criaturas pecadoras pudssemos ter perdo e justificao, enquanto vivemos, e glria e bem-aventurana quando morremos. (I Pedro 2:24, 3:18, II Corntios 5:21)

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

E tudo o que nosso Senhor Jesus Cristo comprou para ns, Ele oferece livremente a todos que quiserem ver a transformao a partir de seus pecados, vm a Ele, e acreditem. "Eu sou a luz do mundo", diz Ele, "quem me segue no andar em trevas, mas ter a luz da vida". "Vinde a mim todos vs que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." "Se algum tem sede, venha a mim e beba." "Quem vem a mim, eu nunca o lanarei fora." E as condies so to simples como a oferta gratuita, "Cr no Senhor Jesus e sers salvo." "Quem nele cr, no perea, mas tenha a vida eterna." (Joo 8:12, Mateus 11:28, Joo 7:37; 6:37, Atos 16:31, Joo 3:16) Aquele que tem Cristo, tem a vida eterna. Ele pode olhar em volta para as "coisas temporrias", e ver a mudana e decadncia em toda parte, e ainda no ter medo. Ele tem um tesouro no Cu, onde a traa e a ferrugem no destroem, e onde os ladres no arrombam e furtam." Ele pode olhar para a frente para as "coisas eternas", e sentir-se calmo e composto. Seu Salvador foi para preparar um lugar para voc. Quando voc deixar este mundo, voc ter uma coroa de glria, e para sempre com o Senhor. Ele pode olhar para baixo, mesmo para a sepultura, como os mais sbios gregos e romanos nunca poderiam fazer, e dizer: "Onde est, morte, a tua vitria? Onde est, morte, o teu aguilho?" (I Corntios 15:55) Vamos todos resolve-la com firmeza em nossas mentes, que a nica maneira de atravessar "o que visto" com conforto, e estamos ansiosos para "o que invisvel", sem medo, ter Cristo para sempre como nosso Salvador e amigo, e se agarrar a Cristo pela f, tornar-se um com Cristo e Cristo em ns, e enquanto vivemos na carne, viveremos a vida de f no Filho de Deus. (Glatas 2:20) Quo grande a diferena entre o estado daquele que tem f verdadeira em Cristo, e o estado de quem no tem nenhuma! Bem-aventurado fato que o homem ou mulher, quem pode dizer, com verdade "eu confio em Jesus, eu acredito!" Quando o cardeal catlico Beaufort jazia em seu leito de morte, o nosso poeta descreve o poderoso rei Henrique como que dizendo: "Ele morre, mas no d nenhum sinal de conforto." Quando John Knox, o reformador escocs, estava chegando ao seu fim, e incapaz de falar, um fiel servo pediu-lhe para dar uma prova de que o Evangelho que ele pregou em vida lhe deram conforto na morte, levantando a mo. Ele ouviu, e levantou a mo para o cu trs vezes, e depois partiu. Digo mais uma vez, bem-aventurado aquele que cr! S Ele rico, independente e fora do alcance de mal! Se voc e eu no temos o conforto entre coisas temporrias, e nenhuma esperana para as coisas eternas, ento
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

completamente nossa prpria culpa. porque "se recusam a vir a Cristo para ter vida." (Joo 5:40) Deixo o assunto da eternidade aqui, e oro para que Deus possa abenoalo como a muitas almas. Em concluso, eu ofereo a cada um que l este texto um pouco de comida para o pensamento, e material para autoexame. (1)Em primeiro lugar, como voc est usando seu tempo? A vida curta e muito incerta. Voc nunca sabe o que um dia pode trazer. Negcios e prazer, ganhar dinheiro, e gastar dinheiro, comer e beber, casar e dar-se em casamento, tudo, tudo vai acabar em breve e feito com sempre. E voc, o que voc est fazendo para a sua alma imortal? Voc est perdendo tempo, ou usando-o sabiamente? Voc est se preparando para o encontro com Deus? (2) Em segundo lugar, onde voc estar na eternidade? Ele est vindo, vindo, vindo muito rpido em cima de ns. Voc est indo, indo, indo muito rpido para ele. Mas onde voc vai estar, direita ou esquerda, no Dia do Juzo? Voc estar entre os perdidos ou entre os salvos? Oh, no descanse, no descanse at que sua alma esteja garantida! Esteja preparado, no deixe nada incerto. uma coisa terrvel morrer sem se preparar, e cair nas mos do Deus vivo. (3) Em terceiro lugar, se voc quiser ser seguro agora e na eternidade? Ento, busque a Cristo e acredite n'Ele. Venha a Ele como voc . Busque ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto. H ainda um trono de graa. No tarde demais. Cristo espera para ser gracioso, Ele te convida para chegar a Ele. Antes de a porta estar fechada e o julgamento comea, arrependa-se, creia e seja salvo. (4)Por fim, voc quer ser feliz? Apegue-se a Cristo e viva uma vida de f nEle. Permanea em Deus e viva perto dEle. Segue-o com o corao, alma, mente e fora, e procure conhec-lo melhor a cada dia. Ao fazer isso, voc ter uma grande paz quando voc passar atravs das "coisas temporrias", e no meio de um mundo agonizante que "nunca vai morrer!" (Joo 11:26) Ao fazer isso voc ser capaz de olhar para frente "coisas eternas", com confiana inabalvel, e de sentir e "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste
www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

tabernculo se desfizer, temos de Deus um edifcio, uma casa no feita por mos, eterna, nos cus!" (II Corntios 5:1) Seja Edificado

www.sendoedifficado.com Uma Palavra de Edificao Diria

You might also like