You are on page 1of 9

Localizao de razes

Para a determinao de uma aproximao da raiz x* da equao f (x) = 0 torna-se necessrio, para alguns mtodos iterativos, o conhecimento de um intervalo [a,b] contendo apenas uma raiz x* e para outros o conhecimento de uma aproximao inicial de x*.
G

Atravs da representao grfica de f . Para certas funes no fcil construir, de forma rpida, a representao grfica. Podemos rescrever a equao dada na forma equivalente f 1 (x) = f 2(x) quando as representaes grficas de f 1 e f 2 so fceis de obter. O intervalo pretendido obtm-se considerando a abcissa do ponto de interseco das duas representaes grficas.

A nlse N um ri i ca

Localizao de razes
Notemos que: no caso de f ter mais do que um zero, devemos isolar cada um desses zeros, ou seja, determinar intervalos disjuntos contendo apenas um zero; uma vez obtidos o(s) intervalo(s) [a,b] devemos verificar analiticamente que no intervalo h apenas um zero de f. Para tal suficiente verificara a) f (a)f (b) < 0, b) a derivada de f , f , tem sinal constante em [a,b].

A nlse N um ri i ca

Localizao de razes
Exemplo: Determinar o(s) intervalo(s) contendo uma s raiz das equaes 1. ln x - cos x = 0 2 2. e x x + 1 = 0

A nlse N um ri i ca

Localizao de razes
G

Recorrendo ao mtodo de Rolle Tal mtodo tem como suporte terico o Teorema de Rolle e um dos seus corolrios.

Teorema de Rolle: Se f uma funo contnua em [a,b] com derivada finita em ]a,b[ e f (a)=f (b)=0 ento existe pelo menos um ponto a < c < b em que f(c)=0. Corolrio: Se c 1 e c 2 so dois zeros consecutivos de f ento em [c 1, c 2] existe quando muito um zero de f . O mtodo consiste essencialmente em determinar os zeros da derivada de f e aplicar em seguida o corolrio.

A nlse N um ri i ca

Mtodo da Bisseco
G G

f uma funo real de varivel real contnua. [a, b] um intervalo onde isolamos uma raiz da equao f (x) = 0

Bissectando sucessivamente o intervalo e seleccionando, convenientemente, de cada vez, o ponto mdio de um dos subintervalos obtidos, podemos construir uma sucesso de aproximaes para a raiz. Algoritmo 1. Dados I0 = [a0,b0], f (a0), f (b0), n 2. Para i =1,2,...,n, faa a) xi = (ai-1 + bi-1 )/2, b) Calcular f (xi), c) Se f (ai-1) f (xi) < 0 ento ai = ai-1, bi = xi . Caso contrrio, ai = xi, bi = bi-1 .
A nlse N um ri i ca 5

Mtodo da Bisseco
Teorema: Seja f uma funo real de varivel real contnua em [a,b], f (a)f (b) < 0 e x* a nica raiz de f (x) = 0 em [a,b]. Seja xn , n IN , a sucesso construda pelo mtodo da bisseco, ento 1. en
1 (b a ) 2n

2. fixado > 0, o nmero n de iteraes necessrias para que en

ba ln n ln 2

A nlse N um ri i ca

Pontos fixos (Existncia e unicidade)


Definio : As razes de uma equao da forma g(x) = x chamam-se pontos fixos da funo g. (Ou seja z ponto fixo de g se g(z) = z ).

Teorema: (Existncia) Seja g definida e contnua em I=[a,b] e tal que g( I ) I. Ento g tem pelo menos um ponto fixo z I =[a,b] .

Teorema: (Existncia e unicidade) Seja g definida e diferencivel em I=[a,b] , tal que G g(I)I G maxx[a,b] |g(x)|=L, 0<L<1 Ento g tem exactamente um ponto fixo em I, ou seja existe um nico z [a,b] tal que g (z)= z .

A nlse N um ri i ca

Mtodo do ponto fixo


Algoritmo: 1. Dados x0, g(x0), n 2. Para i = 0, 1, 2, ..., n calcular xi+1 = g( xi ) Teorema: (Teor. do ponto fixo) Seja g definida no intervalo I=[a,b] tal que (i) g(x) C1 [a,b] (ii) g( I ) I (iii) maxx[a,b] |g(x)|=L, 0<L<1 Ento (a) g tem exactamente um ponto fixo em I (z). (b) Dada uma qualquer aproximao inicial x0 [a,b] a sucesso xm+1 = g(xm), m=0,1,2,..., converge para o ponto fixo z.

A nlse N um ri i ca

Estimativa do erro
Tomando o valor xm para aproximao de z, precisamos de estimar o erro |z-xm|. (Vamos supor que so verificadas as condies do Teorema do ponto fixo.) 1. Erro na iterada xm, m > 0, em funo do erro em x0: |z-xm| Lm |z - x0 | 2. Erro na iterada xm+1, m > 0, em funo da distncia entre as iteradas xm+1 e xm, |z-xm+1| L / (1-L) |xm+1 - xm|, m 0 3. Erro na iterada xm+1, m > 0, em funo da distncia entre as iteradas x1 e x0, |z-xm+1| Lm+1 / (1-L) |x1 - x0|, m 0

A nlse N um ri i ca

Critrio de paragem
Qualquer das frmulas anteriores pode ser usada como teste para se parar o processo iterativo. Dado > 0, para termos um erro inferior a na iterada xm+1 suficiente que | xm + 1 - xm | < [(1-L) / L]

A nlse N um ri i ca

10

Convergncia
Definio: (Ordem de convergncia) Seja {xm} uma sucesso que converge para z e seja em = z - xm . Se existirem constantes reais p 1 e k > 0 tais que

lim

em +1 em
p

= k

ento dizemos que {xm} converge para z com ordem de convergncia p. Rapidez de convergncia: Rapidez com que os erros decrescem para zero (depende de k e p). Quanto maior for p e quanto menor for k , maior a rapidez de convergncia.

A nlse N um ri i ca

11

Convergncia do mtodo do ponto fixo


Teorema: (Ordem de convergncia do mtodo do ponto fixo) Seja g uma funo verificando as condies do teorema do ponto fixo para o intervalo [a,b]. Ento a sucesso definida por xm+1 = g(xm), m=0,1,..., converge para z, qualquer que seja x0 [a,b] e tem-se
m

lim

z xm +1 z xm

( = g 'z )

Teorema: (Convergncia supralinear do mtodo do ponto fixo) Seja z = g(z) com g C p [a,b], p 2 verificando as condies do teorema do ponto fixo em [a,b] e z [a,b]. Se g(z)=g(z)=...=g(p-1)(z)=0 e g(p) 0 ento

= p p! em e portanto a sucesso {xm} tem ordem de convergncia p e coeficiente assimpttico de convergncia ( p)


m

lim

em +1

g ( p) ( z)

k =

( z)

p!
12

A nlse N um ri i ca

Mtodo de Newton
Seja f C 2[a,b] e suponhamos que f (x) 0, x[a,b] e que existe z[a,b] tal que f (z) = 0

xm +1 = xm

f ( xm ) , f ' xm ) (

m= 0,1,2,....

Frmula do erro para o mtodo de Newton


' max f '( x)

em +1 = z xm +1 z xm

x[a ,b ]

2 f ' xm ) (

A nlse N um ri i ca

13

Mtodo de Newton
Nmero de iteraes necessrias para obter uma preciso na iterada xm + 1

ln(k ) ln ln(k e0 ) 1 m> ln(2)

K=

x[a ,b ]

' max f '( x)

2 min f ' x) (
x[a ,b ]

A nlse N um ri i ca

14

Mtodo de Newton
Condies suficientes para que o mtodo convirja:
G

Critrio 1: Seja f C2 [a,b] satisfazendo: 1. f (a)f (b)<0 2. f (x) 0, x [a,b] 3. f (x) 0 ou f (x) 0 , x [a,b] 4. f '(a) < b a
f (a )

f (b) f ' b) (

<ba

ento o mtodo de Newton converge para a soluo de f (x)=0, qualquer que seja x0 [a,b] Critrio 2: Se as condies 1. 2. 3. do critrio 1 so vlidas e x0 escolhido de modo que f (x0) f (x)0, x [a,b] ento o mtodo de Newton converge para a soluo de f (x)=0.
15

A nlse N um ri i ca

Mtodo da Secante
Frmula geral do mtodo da secante:

xn +1 = xn f ( xn )

( xn xn 1 ) f ( xn ) f ( xn 1 )

Condies suficientes de convergncia para o mtodo da Secante: G Critrio A1: Se as condies 1.,2., 3., 4. do critrio 1 do mtodo de Newton forem verificadas ento o mtodo da Secante converge para a soluo de f(x)=0 , x-1 , x0 [a,b]. G Critrio A2: Se forem verificadas as condies 1.,2., 3 do critrio 1 do mtodo de Newton, e alm disso 4b. x-1 , x0 so tais que f (x0) f (x) 0 f (x-1) f (x) 0 ento o mtodo da Secante converge para a soluo de f(x)=0.
A nlse N um ri i ca 16

Mtodo da Secante
Frmula do erro:

em +1 = z xm +1 K em 1 em
' max f '( x)

K=

x[ a ,b ]

2 min f ' x) (
x[ a ,b ]

A nlse N um ri i ca

17

You might also like