Capa

Contra capa

Sumario .

.Introdução Anteriormente nos séculos XIX e XX constatamos o começo e o desenvolvimento da eletricidade e dos motores de combustão interna a gasolina e demais derivados de petróleo.

Em algumas regiões do planeta a água surge em temperaturas superiores a 60º C. que é transportado para uma usina e transformado em eletricidade. No século XXI a humanidade terá um dos seus maiores desafios que será descobrir um novo caminho para reestruturar o modo de produção e consumo de energia que não seja autodestrutivo e que não maltrate o meio ambiente. entrando em contato com rochas subterrâneas a altas temperaturas. aflorando na superfície em temperaturas elevadas. A substituição de um novo modelo de geração de energia suja “petróleo” que afeta e agride o meio ambiente por outro que seja limpo “baseado em fontes de energia renováveis” é de extrema importância para uma boa sobrevivência entre todos. e consiste em transferir esse calor. termelétricas vêm aumentando de forma alarmante já que o consumo de energia no mundo é muito grande e além de tudo causa efeitos desastrosos ao meio ambiente. Sabemos que o progresso industrial e o desenvolvimento sustentável dependem da descoberta e da utilização de novas fontes de energia. . A escassez de fontes convencionais como. que no próximo século deverão coexistir várias fontes de energia renováveis e pouco poluentes. energia eólica. assim. Essa energia é gerada pelo calor proveniente do interior da Terra. se aquecem. o que determinará um quadro econômico global completamente diferente daquele em que vivemos nos últimos 100 anos. Podemos destacar as inúmeras possibilidades de utilização em larga escala de fontes alternativas como energia solar. A água dos lençóis freáticos. por exemplo. Nos dias de hoje à economia é ditada pela produção e extração dos combustíveis fósseis. num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor". Dentre as varia fontes de energias renováveis está a energia Geotérmica. hidrelétricas. A temperatura da crosta terrestre aumenta em média 1º C a cada 30 metros de profundidade. A partir dos anos 70 em diante. A Energia Geotérmica A energia geotérmica é um tipo de energia que funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor. não teve uma só década em que não houvesse crises do petróleo na economia mundial. seja na forma de jato d’água (gêiseres) ou na forma de lagos. Em alguns lugares pode ocorrer variações a cada 10 metros ou até menos. para aquecer ou arrefecer um edifício. entre outras.Então o petróleo passou a prevalecer por todo o mundo como a principal fonte energia e economia mundial. Espera-se.

. que ocorrem estes dois processos. uma vez que é no mesmo sistema de canos.A mudança aquecimento/arrefecimento pode ser feita através de uma simples alteração num termostato de interior. basta um carregar de botão para inverter o sentido de transferência do calor. Esta simplicidade é devida ao facto de que.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful