You are on page 1of 1

Boletim Informativo

MENSAGEM DO DIRETOR
Lanamos hoje o n 1 do nosso Boletim Informativo. Procurar ser um meio de divulgao junto dos nossos alunos e ex-alunos, colaboradores e amigos dispersos por todas as longitudes do Globo, das actividades que nos levam a todos os continentes, ou que nos trazem ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa amigos e colaboradores que nos honram e enriquecem.

IHMT-UNL

INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

n 1

31 | JAN 2012

interceptar o comboio. At que um o agarrou, com alguma violncia, pelo brao e enfiou-os num velho Lada. Durante horas, acompanhado pelos fados da mulher, percorreu as estepes sem trocar uma palavra com o condutor que alternava entre um estado de alerta disfarado e uma sonolncia descarada. No maior dos silncios abandonou-os na prxima estao, sem nada lhes cobrar. Uma histria de altrusmo narrada por Tiago em http://tiagosalazar.com/001.html .

FERNANDO CUPERTINO NO IHMT


Entre 9 e 14 de Janeiro, Fernando Cupertino, compositor e intrprete da msica clssica e popular brasileira, Professor de Medicina Comunitria na Universidade Federal de Gois - UFG e Assessor tcnico em Relaes Internacionais, Cincia & Tecnologia, do Conselho Nacional de Secretrios de Sade do Brasil - CONASS foi recebido no IHMT onde orientou um seminrio sobre Fortalecimento da Ateno Primria e as Redes de Ateno Sade (RAS): uma melhor resposta do Sistema nico de Sade (SUS) do Brasil s necessidades da populao , promovido pelo Mestrado de Sade em Desenvolvimento. Falou-se de uma oferta pedaggica conjunta - IHMT e UFG - ao Centro de Formao Mdica Especializada da CPLP em Cabo Verde. Discutiu-se o 4. Simpsio Internacional da Conferncia Lusofrancfona da Sade em Cabo Verde, em Novembro de 2012, sobre Recursos Humanos nos cuidados primrios de sade. Abordou-se ainda a cooperao do IHMT, CONASS e outras instituies em projectos de Educao Distncia: (1) Curso Internacional de Gesto em Sade e Desenvolvimento; (2) Biotica nas prtica assistencial, formao, investigao e cooperao e (3) uma srie de cursos intitulada Da teoria prtica nas avaliaes em sade.

VISITA DO DIRETOR GERAL DO INSTITUTO NACIONAL DE SADE DE MOAMBIQUE


O Doutor Ilesh Jani, Diretor Geral do Instituto Nacional de Sade de Moambique (INS) visitou o IHMT na semana de 16 a 20 de janeiro. A visita tinha por objetivo identificar reas de interesse comum para uma colaborao interinstitucional entre o INS e o IHMT. Durante a semana foram efectuadas reunies com os dirigentes, os professores e os investigadores do IHMT com o propsito de mostrar a atividade cientfica, incluindo a sistematizao dos projetos em curso em Moambique e a oferta pedaggica do IHMT. No dia 19 o Doutor Jani fez uma apresentao nas sesses cientficas CMDT Sessions sobre o plano estratgico do INS de Moambique e potenciais perspetivas de colaborao . Foi ainda efetuada uma visita Fundao Calouste Gulbenkian. As frutuosas discusses ocorridas durante a semana culminaram com a identificao de reas de investigao e formao que sero o objecto de um memorando de entendimento entre as Instituies e de um projeto de colaborao interinstitucional.

CENTRO COLABORADOR DA ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE EM POLTICAS E PLANEAMENTO DA FORA DE TRABALHO EM SADE
Em Novembro de 2011, a Unidade de Sade Pblica Internacional e Bioestatstica do IHMT (UEI SPIB) foi designada, pela Diretora Regional para Europa da OMS, como Centro Colaborador da Organizao Mundial da Sade (OMS) em Polticas e Planeamento da Fora de Trabalho em Sade. A designao valida para os prximos 4 anos, durante os quais a UEI SPIB vai apoiar a OMS em trs campos: (1) analisar e avaliar a efectividade e a eficincia das polticas e prticas de recursos humanos em sade nos Pases de Lngua Oficial Portuguesa (PLOP) e na Regio Europeia da OMS; (2) fortalecer a capacidade e melhorar o desempenho da fora de trabalho em sade; e (3) assistncia tcnica para o desenvolvimento e a implementao de polticas nacionais de recursos humanos em sade. O Centro vai colaborar com varias organizaes acadmicas e profissionais em Portugal e nos PLOP, assim como com outros centros que trabalham na mesma rea. O Centro ser coordenado pelo Professor Gilles Dussault assistido pelos colegas da UEI SPIB.

GRANDES VIAJANTES: TIAGO SALAZAR NO CURSO DE MEDICINA DAS VIAGENS (CMV)


Tiago Salazar , profissionalmente, um jornalista/viajante, umas vezes, um viajante/escritor, outras. Tem livros de viagens publicados, faz televiso e foi guia de viagens literrias. Especialista em literatura de viagens, lecciona sobre o tema em Universidades Portuguesas. um habitual convidado no CMV do IHMT, onde fala das suas viagens, experincias, sensaes, preocupaes com a sade, pessoas e lugares. um excecional contador de estrias. Uma destas estrias ocorreu na viagem do trans-siberiano. Com a mulher, sem dinheiro, perdeu o comboio em plena Sibria. Para o local convergiu uma horda de taxistas com propostas descaradas para

IHMT-UNL Instituto de Higiene e Medicina Tropical Universidade Nova de Lisboa

Morada Rua da Junqueira N100 / 1349-008 Lisboa Geral + 351 21 365 26 00 / Directo + 351 21 365 26 08 Web www.ihmt.unl.pt / E-mail secretariadodireccao@ihmt.unl.pt

You might also like