You are on page 1of 10

Diversidade e Proteo Social na gesto pblica municipal: populao quilombolae afrobrasileira na cidade de Porto Alegre/RS

*Simone Ritta dos Santos *Graduada pela ULBRA/RS, Mestre em Antropologia Social na UFRGS, Doutoranda em Servio Social na PUCRS. Atuo como assistente social na Fundao de Assistencia Social e Cidadania FASC na Prefeitura Municipal de Porto Alegre na Assessoria de Planejamento ASSEPLA

Resumo: O artigo tem por objetivo discutir os impasses e dificuldades que se apresentam ao Estado brasileiro ps Constituio Federal de 1988 para a incluso da populao afro-brasileira em polticas pblicas que respeitem suas diferenas tnico-raciais. Atravs da analise dos resultados dos estudos realizados com a populao afro-brasileira e quilombola da cidade de Porto Alegre/RS so apresentados as demandas e concepes que permeiam o debate na gesto municipal. Palavras-chave: Estado, polticas pblicas, Diferena tnico-racial. Abstract: The aim of the article is to discuss the impasses and difficulties that if present to the Brazilian State after Federal Constitution of 1988 for the inclusion of the population afro-Brazilian in of public policy that respect its ethnic-racial differences. Through it analyzes of the results of the studies carried through with the population afro-Brazilian and in areas of quilombos (hiding places of runaway slaves) in the city of Porto Alegre /RS is presented the demands and conceptions that enter into the debate in the municipal management. Key-words: State, public policy, ethnic-racial differences. 1. Apresentao: A efetivao dos direitos sociais e culturais, conquistas civilizatrias incorporadas a Constituio Federal de 1988, que ampliou o reconhecimento jurdico e os compromissos com a incipiente democratizao das instituies pblicas (ainda que no universalmente) e com algumas provises necessrias ao bem-estar social (ABREU, 2008), emergem como um imenso desafio ao Estado brasileiro. A materializao desses direitos depender das disputas entre os atores na traduo das suas demandas e necessidades em polticas pblicas. Uma disputa difcil, num contexto sociopoltico que se caracteriza pela perda de direitos. No campo da Assistncia Social, a abordagem s diferenas culturais expressa nas manifestaes da questo social1, ainda encontra-se com pouca visibilidade. As demandas impostas pela Poltica Nacional de Assistncia Social em vigor exigiro da gesto pblica um olhar mais aprofundado sobre o campo da diversidade. Nesse contexto, a realizao de pesquisas para conhecimento das especificidades culturais e construo de polticas pblicas se apresenta como um instrumento importante para conhecimento em profundidade da diversidade brasileira.

Apreendida como o conjunto das expresses das desigualdades da sociedade capitalista madura. (IAMAMOTO, 1999; p: 27)

O presente artigo tem por objetivo problematizar os impasses e dificuldades impostas gesto pblica, no processo de definio de polticas pblicas no mbito municipal a partir dos resultados das pesquisas realizadas com as populaes afro-brasileiras e remanescentes de quilombos executadas pela Universidade Federal do RGS, atravs de um contrato com o gestor municipal da poltica de Assistncia Social. A anlise parte da problematizao de algumas das implicaes polticas e tericas da incluso de direitos sociais e culturais na Constituio Federal ps-88, particularmente no campo das polticas sociais. Num segundo momento, so analisados alguns dos resultados dos estudos situando-os no mbito da gesto municipal em Porto Alegre e, por ltimo, as perspectivas que se apresentam as polticas pblicas no campo da diversidade. 2. Proteo Social e Diversidade no Estado brasileiro: Os sistemas de proteo social so resultado de processos histricos nas sociedades ocidentais e assumem formas diferenciadas em diversos pases. A organizao desses fruto da disputa e capacidade de mobilizao dos indivduos nas formas ampliadas ou reduzidas de relao com o Estado gerando sistemas de proteo contra riscos e vulnerabilidades a que todos estamos sujeitos. A proteo social pode ser definida como um conjunto de iniciativas pblicas ou estatalmente reguladas para a proviso de servios e benefcios sociais visando a enfrentar situaes de risco social ou de privaes sociais (Jaccoud, 2008, p.2) e diferenciam-se das polticas sociais, definidas como:
Parte de um conjunto de iniciativas pblicas, com o objetivo de realizar, fora da esfera privada, o acesso a bens, servios e renda. Seus objetivos so amplos e complexos, podendo organizar-se no apenas para a cobertura de riscos sociais, mas tambm para a equalizao de oportunidades, o enfrentamento das situaes de destituio e pobreza, o combate s desigualdades sociais e a melhoria das condies sociais da populao (p.3)

Apesar de no perodo da Nova Repblica2 ter sido desenhado no pas um novo parmetro e perfil para as polticas sociais, tambm no mbito dos Estados e Municpios, destinando rea social um maior investimento de recursos, os programas no perderam seu aspecto pontual e assistencialista, respondendo ao carter emergencial das demandas. Com a instalao do processo de abertura poltica no pas, do movimento da Constituinte e a promulgao da Constituio Brasileira de 1988, se introduz um formato para o sistema de proteo social atravs da definio de um campo de interveno para a seguridade social. Ela passa a compor as polticas de sade, assistncia e previdncia. No campo da assistncia, particularmente, o processo regulatrio ocorre de 1993 a 20053, com a busca de um padro de proteo social laico de carter eminentemente pblico.
2

Perodo compreendido entre os anos 1985 e 1990, sob o governo do presidente Jos Sarney (Carvalho, 2004, p.199) 3 Para os fins de interesse dessa discusso, trabalha-se com a legislao da poltica de assistncia a partir de 1993 quando da regulamentao dessa atravs da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS, lei n 8.742 de 7/12/1993), como poltica no contributiva, devendo prover os mnimos sociais atravs de aes integradas de iniciativa pblica e da sociedade, a fim de garantir o atendimento s necessidades bsicas s famlias, infncia, adolescncia, maternidade e velhice. E, posteriormente, em 2004, com a aprovao da Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS aprovada em 15/10/2004 e, em abril de 2005 com a aprovao da Norma Operacional Bsica NOB.

Os princpios da LOAS se pautam pela desvinculao do atendimento das necessidades sociais a contribuio econmica, atravs da universalizao e igualdade dos direitos aos cidados demandatrios da poltica. Como aponta Pereira (2002) assistncia social assume um tipo particular de poltica pblica, devendo se integrar s demais polticas a fim de concretizar direitos que historicamente foram negados a uma parcela significativa da populao, enquanto poltica gratuita e desmercadorizvel. O Sistema nico de Assistncia Social-SUAS pretende alterar a lgica que regula a insero dos sujeitos na poltica, historicamente compreendidos em funo da incapacidade para o trabalho ou vulnerabilidades decorrentes dos ciclos geracionais, orientando-se pela noo de segurana, compreendida como:
A segurana uma exigncia antropolgica de todo individuo, mas sua satisfao no pode ser resolvida exclusivamente no mbito individual. tambm uma necessidade da sociedade que assegure em determinada medida a ordem social e se garanta uma ordem segura a todos os seus membros. (Villa Lobos apud Sposatti, 2008, p.5)

O acesso da populao ocorre atravs de uma nica porta de entrada estabelecendo uma rede de servios, aes e benefcios organizados por nveis de complexidade: proteo social bsica e especial. A lgica que orienta o acesso dos indivduos na poltica ocorre pelos nveis de vulnerabilidades e riscos a que esto expostos. A introduo dos conceitos de territrio e matricialidade sociofamiliar4 propostos pela poltica se reveste de importncia particular, reordenando a interveno da noo de individuo para o coletivo situado num dado contexto scio-cultural e histrico. Por ltimo, a incluso no campo da proteo social brasileira de populaes tradicionalmente tidos como invisveis ou excludos das estatsticas: populao em situao de rua, adolescentes em conflito com a lei, indgenas, quilombolas, idosos, pessoas com deficincia. (PNAS, 2004; p.16). A explicitao das atribuies e competncias aos gestores quanto s regras de funcionamento do sistema representa um avano no marco legal, contudo, a efetivao desses direitos exigir mudanas profundas na estrutura estatal brasileira, permeada pelas relaes clientelistas, pela burocracia e pelo preconceito de classe e de raa. Nesse cenrio, repleto de contradies e conflitos, convm destacar que muitas das inovaes em curso na poltica de Assistncia Social resultam de um longo processo de organizao e lutas dos diferentes segmentos presentes em nossa sociedade. As lutas pelo reconhecimento dos direitos sociais, nas dcadas de oitenta e gravadas na Constituio Federal, se somam s lutas pelo reconhecimento de gnero, geracional, tnico, que marcaram a carta magna. Naquele perodo, os movimentos sociais, dentre eles, os feministas (SANTOS, 2008) e do movimento negro (TELLES, 2003 e GUIMARES, 2002) chamam a ateno para a complexidade das relaes sociais, visto que, alm da explorao que a classe trabalhadora estava submetida, existiam outras formas de opresso que mereciam respostas do Estado e ateno dos sujeitos coletivos no campo da esquerda (Santos, 2008, p.64). Muitas daquelas reivindicaes por direitos e suas exigncias de regulao no mbito estatal foram gravadas no marco constitucional. No entanto, ainda necessrio aprofundar as
4

Segundo a PNAS a famlia, independentemente dos formatos ou modelos que assume, mediadora das relaes entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o pblico e o privado, bem como geradora de modalidades comunitrias de vida (p.41) e a delimitao do territrio enquanto um elemento que busca agregar ao conhecimento da realidade a dinmica demogrfica associada dinmica socioterritorial em curso.(p.43) (PNAS, 2004)

concepes acerca da diversidade em um estado multicultural e sua concretizao no mbito das polticas sociais. A discusso acerca do respeito diversidade emerge no ocidente com maior intensidade, nas dcadas de oitenta e noventa, como parte do processo de organizao das lutas pelo direito diferena e o respeito s minorais raciais, tnicas, sexuais, religiosas, etc. As reivindicaes de carter identitrio no mbito do espao pblico recolocam questes complexas a sociedade e ao Estado, principalmente quando transpostas para as polticas pblicas. O binmio universal e particular oscila entre o risco da defesa do relativismo cultural ou do respeito s diferenas, que pode contribuir na manuteno de desigualdades no acesso as polticas pblicas ou, na indiferenciao cultural das polticas universais de carter massificante. Como refere Zaluar (1994):
Ora, a luta contra Leviat termina na universalizao dos direitos de cidadania a todos e na extenso do conceito para incluir direitos das minorias, garantidos por um Estado constitucional, mesmo que a sua implementao seja dificultada pelos interesses e divises na sociedade. (...) O direito a diferena passa pelo discurso individualizante, a um s tempo universal e particular, da cidadania (p: 22).

A cidadania apreendida a partir de suas condies de existncia no pode ser reduzida a uma forma superestrutural de reconhecimento jurdico, moral, simblico e poltico da participao do individuo na sociedade por meio de prticas reguladas por direitos e deveres institudos (ABREU, 2008). Uma concepo moderna de cidadania deve levar em considerao suas mltiplas determinaes, que envolve atores e projetos em disputa num contexto histrico, social e cultural especfico. A possibilidade de vivencia de uma cidadania plena num Estado Social de Direito numa perspectiva multicultural, parece uma utopia distante e inalcanvel, principalmente em nosso pas. Ao mesmo tempo, essa perspectiva multicultural enquanto uma pluralidade de experincias culturais, que moldam as interaes sociais por inteiro (GONALVES, 2006), podem se constituir como possibilidades reais para a articulao do universal e do particular nas polticas pblicas. Uma das crticas mais comuns ao Estado Multicultural afirma que ele parte de uma falsa conscincia acerca dos reais problemas culturais ou ainda, que ele apresenta a vida social de forma fragmentada. Essa perspectiva no considera, no entanto, a dimenso cultural como parte do real, como se os problemas culturais no gerasse questes ticas e morais pertencentes e relevantes a vida social. O pior, esse tipo de crtica nega a possibilidade das sociedades se apresentarem como plurais, tornando obscuro o papel das polticas pblicas na reverso das desigualdades sociais provocadas pelas desigualdades culturais. A percepo etnocntrica que nega a diferena, resulta de um processo histrico, que privilegiou uma nica percepo do mundo. Na sociedade brasileira, com vis fortemente integrador, esse processo se torna ainda mais evidente, como destaca Gonalves, em sua discusso sobre a diversidade cultural na poltica educacional no pas.
No Brasil, os sujeitos das polticas pblicas foram sempre definidos por categorias que no faziam qualquer distino de gnero ou raa. So sempre designados em termos genricos tais como: camadas populares, classe operria, classe trabalhadora (2006, p:29)

Outra crtica a perspectiva multicultural busca enquadrar as demandas por polticas de identidade agenda ps-moderna, que implicaria na rejeio categrica ao conhecimento totalizante e de valores universalistas com nfase na diferena e nas identidades particulares, tais como sexo, raa, etnia, sexualidade, suas opresses e lutas distintas (WOOD, 1999 apud SANTOS, 2008). A consolidao da diferena parte do processo de complexificao das relaes sociais da sociedade contempornea, alm disso, esse tipo de analise aponta para um tipo de um dualismo no pensamento crtico, ora carregadas de economicismo, ora centradas no politicismo, no levando em considerao a perspectiva de totalidade (SANTOS 2008). H que se observar, porm, as concepes de diversidade que tem orientado as polticas pblicas com vis identitrio, apoiadas na noo de diferena e igualdade de oportunidades. Essa lgica, no levaria em considerao a desigualdade proveniente das diferenas, mas apenas as diferenas culturais como um elemento autnomo do contexto social. O desenvolvimento de polticas identitrias ou de carter afirmativo como uma estratgia de combate s diversas formas de preconceitos e a desigualdade social aproxima-nos da discusso sobre a noo de igualdade e sua constitucionalidade no sistema jurdico brasileiro. A igualdade de direitos no por si s, suficiente para tornar acessvel a quem socialmente desfavorecido das oportunidades de que gozam os indivduos socialmente privilegiados, mas as condies em que os indivduos se encontram que sero determinantes nesse processo. Essa perspectiva superada pela noo atual de igualdade material ou substancial, pois supera aquela viso esttica e formal de igualdade, permitindo avaliar as desigualdades concretas existentes na sociedade (GOMES, 2001). Em sntese, trata-se de polticas e de mecanismos de incluso concebidas por entidades pblicas, privadas e por rgos dotados de competncia jurisdicional, com vistas concretizao de um objetivo constitucional universalmente reconhecido o da efetiva igualdade de oportunidades a que todos os seres humanos tm direito. 3. Populaes Remanescentes de Quilombos e Afro-brasileira: demandas e perspectivas para as polticas pblicas: O conhecimento sobre a organizao social e modo de vida das populaes afro-brasileiras e remanescentes de quilombos so fundamentais para a proposio e execuo de polticas pblicas que levem em considerao suas demandas e necessidades sociais. Um dos principais entraves para a consolidao de polticas de carter afirmativo o imenso desconhecimento por parte do gestor pblico quanto ao teor das especificidades culturais dessas populaes. As anlises que seguem pretendem problematizar alguns dos resultados dos Estudos5 dando nfase aos seus significados para a gesto das polticas sociais na cidade de Porto Alegre/RS. A primeira questo apontada nos mesmos se refere percepo dos sujeitos pesquisados sobre a gesto das polticas sociais. Dentre os grupos pesquisados, apesar das suas especificidades sociais e culturais, observa-se que as reivindicaes so dirigidas ao gestor pblico de um modo geral. No h uma distino clara quanto s atribuies especficas das polticas pblicas distribudas entre sade, educao, assistncia social, saneamento, etc. Menos ainda, das competncias entre os poderes da Unio, estados e municpios.

A pesquisa de campo dos referidos estudos iniciou em Nov/07 seguindo at julho/08.

Para as populaes estudadas, suas demandas e necessidades devem ser respondidas pelo poder pblico. Essa viso de totalidade se ope lgica descentralizada que sustenta a organizao poltica, administrativa e oramentria do Estado brasileiro. Ainda que o princpio da descentralizao represente avanos na gesto das polticas a partir da Constituio de 1988, um dos seus efeitos contraditrios consiste na sua operacionalizao, pois como refere Yasbeck descentralizao no implica reduo ou no-responsabilizao da esfera federal, no pode ser a pulverizao das aes das polticas pblicas (2001 p: 49). Outro resultado relevante dos estudos diz respeito s formas de percepo dos grupos estudados em relao aos cidados da cidade. As experincias sociais dos sujeitos revelaram relaes cotidianas permeadas pela discriminao e desigualdade social. As comunidades quilombolas expressam um sentimento de isolamento e abandono da sua condio de moradores de comunidades fincadas no corao da cidade. Uma anlise mais detalhada dos dados indica que apesar da localizao privilegiada, trs das quatro comunidades esto em regies centrais da cidade e, mesmo assim, seus moradores no acessam os servios de assistncia social, lazer e cultura. Os jovens e idosos, carecem de servios pblicos de sade, pois no h programa como o de Sade da Famlia que atenda essas comunidades enquanto os jovens so motivos de preocupao permanente para as lideranas, principalmente no que diz respeito aos riscos da aproximao com o mundo do crime e o uso de drogas. De um modo geral, as comunidades encaram o descaso com seus jovens e idosos, como um descaso a sua historia na cidade e a sua condio tnica. Com relao s condies de vida dessas comunidades, as formas de insero no mercado de trabalho geram preocupaes, pois dentre os responsveis das quatro comunidades h um ndice de 8,1% de desempregados e 40,7% atuando nas atividades informais. Os dados apontam para formas de ocupao e sustento altamente instveis o que provoca um grau de incerteza permanente com impacto em outros campos da vida social. Quanto sua organizao social 64,5% dos chefes-de-famlia so mulheres, mesmo nas famlias onde h presena do cnjuge. Sem pretender homogeneizar essa caracterstica levantada pelos estudos quanto figura feminina e seu lugar na famlia, ela pode fornecer algumas pistas para os gestores na conduo das polticas pblicas nas comunidades, na medida em que so as mulheres que exercem o papel de coeso e agregao do grupo. interessante destacar, que essas comunidades apresentaram ndices elevados de participao e organizao poltica no Oramento Participativo e outros fruns organizativos da cidade, embora na prtica, no tenha se traduzido na ampliao da oferta de servios pblicos voltados s suas necessidades. E, por ltimo, demanda pela regularizao fundiria por parte do conjunto das comunidades pesquisadas demonstra a preocupao pela estabilidade material e simblica representada pela aceitao social por parte do Estado e da comunidade do entorno da presena nos territrios ocupados. Em que pese heterogeneidade dos dados levantados junto populao afro-brasileira e o critrio metodolgico6 que demarcou a escolha do grupo a ser pesquisado fica evidente a desigualdade social entre brancos e no-brancos do Cadastro nico, ou seja, dentre aqueles pobres eleitos para o benefcio social do Programa do Governo Federal, a populao afrobrasileira se destaca com os piores ndices. Essa populao, que vive na regio perifrica da cidade, apesar dos dados de pobreza e vulnerabilidade, tem pouco acesso aos servios de assistncia social. Ainda que 43,2% das famlias estejam vinculadas ao Programa Bolsa
Foram realizadas 500 entrevistas, sendo 245 de forma aleatria e 255 entrevistas a partir de endereos sorteados para cada bairro utilizando o banco de dados do Cadastro nico (Relatrio Final do Estudo Quantiqualitativo da pop afro brasileira, UFRGS, 2008)
6

Famlia que garante uma renda mensal mdia de R$ 50,00, os outros servios destinados aos idosos, jovens e adultos no atingem esse contingente populacional. Apenas 2% dos jovens que compem 15,6% dessa populao so atendidos no programa Agente Jovem do Governo Federal. Mais preocupante que 60,8% dos entrevistados no conhecem o rgo gestor da poltica de Assistncia Social do municpio e sua rede de atendimento. Os resultados do estudo junto a populao afro-brasileira expressam um processo arraigado de excluso e desigualdade social orientado pela noo de raa, que tende a se reproduzir com maior fora na populao jovem, na grande maioria fora da escola ou com ndices muito baixos de escolarizao. Essa segregao espacial e social da populao afro-brasileira da cidade, desprovida de uma poltica de proteo social que garanta o acesso as condies mnimas de vida revela a urgncia da construo de medidas que efetivamente incluam socialmente esse grupo nas polticas pblicas. Os estudos desvelaram a existncia de uma diversidade cultural, at ento, parcialmente oculta na cidade. Mostraram que a convivncia com a diversidade marcada muitas vezes, pelo conflito entre os cidados e os agentes estatais. As tentativas de despejo das comunidades quilombolas dos lugares que habitam, denotam o desconhecimento quanto ao contexto sciohistrico de suas experincias, mas tambm o preconceito e a incapacidade para lidar com a diferena, uma vez que, as comunidades quilombolas tm laos histricos e pertencimento simblico com os lugares que habitam. Ampliar nosso escopo interpretativo apenas uma das formas de ampliar nossa percepo sobre a diversidade que transita na cidade. A associao desses grupos com imagens de violncia, pobreza e desordem compartilhada com sentimentos ambguos de compaixo. Ao mesmo em que h uma dificuldade em classific-los. Uma comunidade quilombola pode ser confundida com uma vila qualquer ou, os jovens negros com assaltantes e baderneiros. As imagens que habitam as representaes sociais dos cidados comuns e pressionam os gestores estatais para a busca de solues para harmonizar a cidade, redundam muitas vezes na adoo de polticas com carter higienista ou assistencialista parte desse contexto, traduzidas muitas vezes, atravs de medidas como afastamento para regies perifricas da cidade ou da institucionalizao dos sujeitos. A visibilidade adquirida imediatamente precedida pelas polticas de ocultamento, isto , no somos capazes de conviver com as diferenas, elas devem ser homogeneizadas ou ocultadas. Os resultados dos estudos e as falas dos sujeitos podem apontar pistas importantes para a gesto pblica, a primeira delas e mais significativa reconhecer o outro em sua plenitude, reconhecer suas diferenas como parte da diversidade cultural. A segunda delas, estabelecer conexes com as lideranas e membros das populaes no sentido de construir aes coletivas. A aproximao e o conhecimento inicial das necessidades dos sujeitos um primeiro passo, o segundo aproximar laos e dar materialidade s reivindicaes. 4. Consideraes Finais: A proposio de polticas pblicas que incluam social e culturalmente populaes historicamente excludas e discriminadas pela sua condio tnica ou social um dos desafios impostos ao Estado brasileiro a partir da Constituio Federal de 1988. Inserida nesse debate nacional, a Poltica Nacional de Assistncia Social aprovada em 2004, incluiu dentre as atribuies da gesto do Sistema nico de Assistncia Social SUAS o desenvolvimento de aes voltadas s especificidades tnicas e culturais das populaes afro-brasileiras, indgenas, remanescentes de quilombos e em situao de rua pela sua vulnerabilidade social. 7

Essa medida, indita no campo da Assistncia Social pblica no Brasil, representa o reconhecimento do Estado das diferenas culturais como um fator que gera no apenas desigualdades sociais, mas tambm polticas e civis. E impe ao mesmo tempo, a reviso de mtodos e estratgias para a incluso dessas populaes no mbito da proteo social. A Unio, os Estados e municpios devero desenvolver e articular estratgias que garantam a efetivao desses direitos, de modo que esses possam incidir na vida dos sujeitos. As polticas pblicas historicamente caracterizaram-se pelo carter individual e universal, enquanto as polticas com carter afirmativo devem orientar suas aes aos sujeitos coletivos levando em considerao suas especificidades socioculturais. A materializao desses preceitos na gesto pblica se constitui como um desafio, pois envolve a reviso de aspectos jurdicos, oramentrios, administrativos e, acima de tudo, a adoo de medidas que ampliem o conhecimento sobre tais populaes. Apesar dos avanos obtidos no campo da legislao e do desenvolvimento de algumas polticas de aes afirmativas, ainda h um longo caminho a ser percorrido, haja vista, no ser consenso na sociedade brasileira adoo desses princpios na constituio das polticas pblicas. Os dados dos estudos aqui analisados demonstram a importncia da articulao das polticas de cunho universalista com as de carter afirmativo, pois h desigualdades sociais e especificidades culturais que marcam a insero desses sujeitos na cidade. Alm da articulao de princpios universais e particulares, tambm necessria a articulao intersetorial entre as polticas sociais, rompendo com aes fragmentadas e pontuais. Outro aspecto relevante diz respeito aos investimentos na produo de conhecimentos aplicados s polticas sociais. Estes podem minimizar os efeitos dos contatos culturais entre os agentes estatais e as populaes, explicitar as mltiplas formas de resistncia e racismo presente nas instituies estatais, redirecionar os investimentos pblicos para novas linhas de pesquisa resultantes de uma aproximao entre o Poder Pblico e a Universidade. E, por ltimo, subsidiar o controle social da sociedade e a fiscalizao realizada pelo Ministrio Pblico no cumprimento das suas competncias constitucionalmente reguladas. No mbito do municpio de Porto Alegre, se vislumbram algumas estratgias que permitiro a gesto pblica o desenvolvimento de polticas sociais com vistas a responder as demandas e necessidades das populaes afro-brasileiras e remanescentes de quilombos. O poder executivo, em processo de reordenamento institucional, visando a implantao do SUAS, tem buscado a incluso de novas demandas bem como a reviso das aes em andamento no que se refere aos pblicos estudados. Para isso, porm, se faz necessrio um conjunto de medidas, dentre as quais se apontam como prioritrios investimentos oramentrios, de qualificao e contratao de recursos humanos, reviso de fluxos intra e interinstitucionais. Quanto s demandas dos grupos pesquisados s demais polticas sociais competncia do gestor da assistncia social socializ-las com o conjunto do governo com vistas a articulao de aes que respondam as suas necessidades. No mbito do Controle Social pretende-se, atravs do Conselho Municipal de Assistncia Social, aprofundar os resultados dos Estudos com vistas a subsidi-los no processo de fiscalizao. A tarefa no exclusiva do gestor pblico, pois cabe aos movimentos sociais e a sociedade em geral, um processo permanente de controle e fiscalizao da gesto pblica no mbito municipal, estadual e federal para o cumprimento e efetivao das garantias constitucionais. 8

O engajamento das instituies universitrias fundamental nesse processo, no apenas na socializao dos conhecimentos produzidos nos espaos de pesquisa e extenso, mas tambm, no desenvolvimento de instrumentos para a interveno junto aos grupos com especificidades culturais. Ao finalizar espera-se que a discusso tenha contribudo para ampliar a compreenso sobre o debate da Diversidade no contexto Estatal, pois ela representa uma possibilidade de enfrentamento s desigualdades sociais que historicamente reinaram em nosso pas. Referncias Bibliogrficas: ABREU, Haroldo. Para Alem dos direitos. Cidadania e hegemonia no mundo moderno. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, Senado, 1988. ________. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Poltica Nacional de Assistncia Social. Braslia: Secretaria Nacional de Assistncia Social, 2004. CONSELHO REGIONAL DE SERVIO SOCIAL. 10 Regio. Coletnea de Leis. CRESS SER LUTAR. Gesto 1999 2002. Porto Alegre: Grfica Calbria. 238p. GOMES, Joaquim B. Barbosa. O Debate Constitucional sobre as aes afirmativas. Ao Afirmativa e Principio Constitucional da Igualdade, Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2001. GONALVES, Luiz Alberto Oliveira. O jogo das diferenas: o multiculturalismo e seus contextos / Luiz Alberto Oliveira Gonalves, Petronilha Beatriz Gonalves e Silva. 4 Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006. GUIMARES, Antonio Srgio Alfredo. Classes, raas e democracia. So Paulo: Fundao de Apoio Universidade de So Paulo; Ed. 34, 2002. JACCOUD, Luciana. Proteo Social no Brasil: Debates e Desafios. ENAP/ UFRGS (EAD), 2008. PEREIRA, P. A. P. Poltica de Assistncia Social no Brasil: Avanos e Retrocessos. Cadernos do Centro de Estudos Avanados Multidisciplinares CEAM/UNB, Braslia, ano III, n 11, out. 2002. SANTOS, Silva Mara de Morais dos. Direitos desigualdade e diversidade. In: Poltica Social no Capitalismo. Tendncias Contemporneas / (organizadoras) Ivanete Boschetti . So Paulo: Cortez, 2008. 9

SILVA, Ademir Alves da. A gesto da seguridade social brasileira: entre a poltica pblica e o mercado. So Paulo: Cortez, 2004. SPOSATTI, Aldaza. Modelo Brasileiro de Proteo Social no Contributiva: Concepes fundantes. Texto indicado ENAP/ UFRGS (EAD),2008. TELLES, Edward Eric. Racismo brasileira: uma perspectiva sociolgica. Traduo Nadjeda Rodrigues Marques, Camila Olsen. Rio de Janeiro: Relume Dumar: Fundao Ford, 2003. ZALUAR, Alba. Cidados no vo ao Paraso. So Paulo: Editora Escuta; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.

10

You might also like