You are on page 1of 3

Lista de Exercícios de Biologia – Invest – 1º e 2º anos

Unicamp-SP) Foi feito um experimento utilizando a epiderme de folha de uma planta e uma suspensão de hemácias. Esses dois tipos celulares foram colocados em água destilada e em solução salina concentrada. Observou-se ao microscópio que as hemácias, em presença de água destilada, estouravam e, em presença de solução concentrada, murchavam. As células vegetais não se rompiam em água destilada, mas em solução salina concentrada notou-se que o conteúdo citoplasmático encolhia. a) A que tipo de transporte celular o experimento está relacionado? b) Em que situação ocorre esse tipo de transporte? c) A que se deve a diferença de comportamento da célula vegetal em relação à célula animal? Explique a diferença de comportamento, considerando as células em água destilada e em solução concentrada. (UFGO) Uma célula vegetal é colocada em determinada solução. Após três horas, a célula apresentase como na figura: Podemos dizer que a solução era: a) hipotônica e a célula sofreu plasmólise. c) hipertônica e a célula sofreu deplasmólise. b) hipotônica e a célula sofreu deplasmólise. d) hipertônica e a célula sofreu plasmólise. (UFMG) O esquema abaixo representa a concentração de íons dentro e fora dos glóbulos vermelhos. A entrada de K+ e a saída de Na+ dos glóbulos vermelhos podem ocorrer por: a) transporte passivo. b) plasmólise. c) osmose. d) difusão. e) transporte ativo.

(UFU-MG) Em uma experiência em laboratório, foi montado um osmômetro, conforme mostra a figura. Na bexiga de celofane foi colocada uma solução concentrada de sacarose e, no copo, água destilada. Inicialmente, o que deve ter ocorrido? a) A água saiu da bexiga, atravessando o celofane e fazendo descer o nível da solução no tubo de vidro graduado. b) O nível da solução no tubo graduado subiu porque entrou água na bexiga, através do celofane. c) O nível da solução não subiu nem desceu no tubo graduado, porque o celofane é impermeável à água. d) O nível da solução no tubo graduado desceu no início, mas logo tornou a subir. e) O nível da solução desceu no tubo graduado pela ação da gravidade. (UERJ). O esquema ao lado demonstra o fenômeno da osmose. No início do experimento, há uma solução de glicose a 50% dentro de um recipiente envolvido por uma membrana que é impermeável à glicose mas não à água. A variação da taxa osmótica em função do tempo, no sistema envolvido por membrana, está apresentada

respectivamente. através da membrana plasmática. respectivamente: a) glicose. glicose e água (UEMT) O diagrama abaixo representa as variações de volume em células vegetais em relação às condições hídricas: As células na posição A estão _______.precisamente pelo seguinte gráfico: (UFMG) O esquema representa uma célula turgescente de parênquima aclorofilado. as seguintes substâncias. glicose e amido d) água. Analisando essa figura. que indicam movimento de substância. As letras X e Y mostram momentos em que a célula está murcha e túrgida. 2 e 3 representam respectivamente: . água e amido b) glicose. A partir do momento inicial do experimento . pode-se afirmar que as sequências 1.tempo zero. II e III do esquema. amido e água c) água. O gráfico abaixo mostro o variação dessas relações em função do tempo de incubação. O comprimento das setas. células foram incubados com as substâncias A e B. respectivamente. A figura abaixo ilustra várias situações da vida de uma célula vegetal. a) Cite os tipos de transporte dos substâncias A e B. Indique a conseqüência de sua presença no transporte do substância A e da substância B. b) O cianeto de sódio é um inibidor da síntese de ATP na célula. a) murchas – meio hipertônico b) plasmolisadas – meio hipertônico c) murchas – meio isotônico d) túrgidas – meio hipotônico e) túrgidas – meio isotônico Em condições adequadas. foram medidas as concentrações intra e extracelulares e estabelecida a relação Cintra / Cextra para cada substância A e B. Justifique sua resposta. amido e glicose e) amido. é proporcional às quantidades de substâncias que fluem: Satisfazem as situações I. para atingir o ponto A foram mergulhadas em _______.

então. . é feita por transporte passivo mediado por um transportador específico. em presença de um inibidor da geração de ATP nas células. d) 1-pressão de turgor. que resume as condições do experimento. b) 1-déficit de pressão de turgor. 3-pressão osmótica. Essa absorção. O experimento foi repetido. 2-déficit de pressão de turgor. Num experimento. Observe a tabela. 3-déficit de pressão de turgor.a) 1-pressão de turgor. Observe os gráficos seguintes.3-pressão de turgor. 2-pressão osmótica. em células do tipo Y. c) 1-pressão osmótica. 3-déficit de presão de turgor. 2-pressão osmótica. Qual deles representa o que ocorre com uma solução salina em que são colocadas células hipertônicas? Células do tipo X absorvem a substância S apenas por transporte ativo. e o gráfico a seguir. foram medidas as velocidades iniciais de transporte de S através das membranas plasmáticas de X e de Y. em função de concentrações crescentes dessa substância no meio extracelular. 2-pressão de turgor.