You are on page 1of 5

1. O que custeio baseado em atividade?

O Custeio Baseado em Atividades consiste na identificao, anlise e alocao de custos aos processos da empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. a metodologia que melhor permite uma efetiva mensurao dos custos e benefcios. Custeio Baseado em Atividades " uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distores provocadas pelo rateio arbitrrio dos custos indiretos". Este sistema tem como fundamento bsico a busca do princpio da causa, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.

2. Qual o interesse do sistema ABC?


Apurao, custeio e contabilizao dos custos, evitando assim distores. Reduzir sensivelmente as distores provocadas pelo rateio arbitrrio dos custos indiretos, por meio da apurao, custeio e contabilizao dos custos.

3. Quais os objetivos do sistema de custeio ABC?


Espera-se que o levantamento das informaes atravs do ABC, seja capaz de motivar os gestores a tomarem decises que privilegiem as atividades cujos desempenhos tenham como objetivo criar valor para os clientes e aperfeioar o lucro para os investidores.

4. Quais as razes do surgimento do custeio ABC?


Para acompanhar o mercado as organizaes precisaram investir em qualidade, tanto para os clientes internos (funcionrios) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram significativamente e no podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional, surge ento a idia do Custeio ABC. O Custeio ABC, possibilita um clculo mais acurado (Apurado?) do custo dos produtos individuais. Com o avano da tecnologia, e a crescente complexidade dos sistemas de produo,e o atual mercado em constantes modificaes ocorreu, uma mudana do perfil de custos das organizaes, passando de uma estrutura em que os custos diretos cedem espaos para os indiretos, e ento, se fez necessrio aperfeioar mudar a forma de custear, com objetivo de conhecer melhor quais atividades e produtos agregam valor, contribuindo para que a organizao seja competitiva, fazendo o melhor mais barato.

5. Cite alguns exemplos de atividades que so necessrias para a concretizao do processo de custeio ABC.
A idia bsica atribuir primeiramente os custos s atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos, e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram servios das atividades, atribuindo-lhes os custos definidos. Conforme Eller (2000, p. 82), "o Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades". Segundo Martins (2003, p. 96) para atribuir custos s atividades e aos produtos utilizam-se de direcionadores. Martins (2003, p. 96) ensina ainda que "h que se distinguir dois tipos de direcionador: direcionador de custos de recursos, e os direcionadores de custos de atividades". O citado autor continua afirmando que "o primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades". Afirma ainda que "o segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos". Nakagawa (2001, p. 42), conceitua atividade "como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, mtodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produo de produtos". Assim para o estudo do mtodo ABC deve-se ponderar sobre as atividades envolvidas em cada processo de produo, seja de uma mercadoria ou um servio.

6. Qual o conceito de atividades em se tratando do custeio ABC?


O sistema de custeio baseado em atividades (ABC Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distores provocadas pelo uso do rateio, necessrios aos sistemas j tratados anteriormente, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absoro.

7. O que processo em se tratando de custeio ABC?


Trata-se de uma cadeia de atividades relacionadas entre si, interdependentes e ligadas pelos produtos que elas intercambiam. As atividades neste caso esto relacionadas entre si, porque um evento especifico provoca o inicio de uma atividade no processo, e esta por sua vez, dar inicio s atividades subsequentes. As atividades devem ser definidas em termos de elementos informativos necessrios que esclaream sua misso e seus produtos.

8. O que so direcionadores de custos em se tratando de custeio ABC?


Os direcionadores de custos (Cost Drivers) exercem papel importante no sistema ABC, pois: seriam os responsveis por uma maior preciso dos custos e possibilitariam atuao mais eficaz sobre as atividades que causam os custos.

9. Quais as vantagens e desvantagens do custeio ABC?


Como vantagens podemos ressaltar: informaes gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da reduo do rateio; adequar-se mais facilmente s empresas de servios, pela dificuldade de definio do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades; menor necessidade de rateios arbitrrios; atende aos Princpios Fundamentais de Contabilidade (similar ao custeio por absoro); obriga a implantao, permanncia e reviso de controles internos; proporciona melhor visualizao dos fluxos dos processos; identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo esto consumindo mais recursos; identifica o custo de cada atividade em relao aos custos totais da entidade; pode ser empregado em diversos tipos de empresas (industriais, comerciais, de servios, com ou sem fins lucrativos); pode, ou no, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade; pode fornecer subsdios para gesto econmica, custo de oportunidade e custo de reposio; possibilita a eliminao ou reduo das atividades que no agregam valor ao produto. Por outro lado, pode-se enumerar como desvantagens: gastos elevados para implantao; alto nvel de controles internos a serem implantados e avaliados; necessidade de reviso constante; leva em considerao muitos dados; informaes de difcil extrao; dificuldade de envolvimento e comprometimento dos empregados da empresa; necessidade de reorganizao da empresa antes de sua implantao; dificuldade na integrao das informaes entre departamentos; falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantao e acompanhamento; necessidade de formulao de procedimentos padres; maior preocupao em gerar informaes estratgicas do que em us-las;

10. Como se deu o surgimento ou a evoluo do mtodo de custeio ABC?


Historicamente na dcada de 1920 se consolidou o Custeio Tradicional, o produto simbolizava o capitalismo, e a grande maioria das organizaes se baseavam na produo em massa de produtos pouco diversificados, utilizando-se mo-de-obra intensiva. Os custos diretos (ligados diretamente a produo) eram fortemente preponderantes na composio dos custos, o Custo Tradicional foi adotado quase universalmente, talvez pela facilidade ou pelo comodismo da poca. Porm com as mudanas em duas variveis fundamentais como o aumento da participao dos custos indiretos na composio dos custos totais e o aumento da diversificao dos produtos e processos; fez com que resultasse na obsolescncia do Custeio Tradicional para fins gerenciais e no surgimento de tcnicas inovadoras como o Custeio ABC. Ou seja, para acompanhar o mercado as organizaes precisaram investir em qualidade, tanto para os clientes internos (funcionrios) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram significativamente e no podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional, surge ento a idia do Custeio ABC.

11. Quais as fases de implantao do mtodo de custeio ABC?


Na construo de um modelo ABC necessrio: 1) Estabelecer o organograma da empresa e os centros homogneos onde se desenvolvem e definem as actividades que conduzem ao produto final; 2) Identificao das diferentes actividades atividades; Nesta fase pretende-se identificar e classificar cada uma das diferentes actividades atividades dos diferentes centros homogneos. Para esta fase necessita-se de informao prpria da empresa, que pode ser o manual de procedimentos, questionrio aos empregados, avaliao do tempo de trabalho de cada trabalhador, valorao de recursos, identificando ao mesmo tempo a participao de cada centro homogneo em cada uma das actividades. 3) Identificao dos custos suportados no exerccio, nos diferentes centros referidos na 1. fase. Nesta fase de localizao apenas se identificam os custos indiretos, pois os custos diretos afetam-se ao produto final; 4) Construo do modelo ABC seria determinar os Cost Drivers ou geradores de custos, podendo utilizar-se como medida de actividade um input, um output, ou qualquer outro indicador fsico. A caracterstica fundamental que se deve cumprir na determinao dos Cost Drivers que se produza uma relao directa entre a medida e o produto final; 5) Distribuir os custos dos diferentes centros ou departamentos pelas actividades, ou seja, uma vez localizados os custos indirectos e as distintas seces, a empresa estabelecer critrios para classificar estes custos e as actividades, podendo encontrar duas situaes: - Na primeira, as actividades desenvolvem-se por um nico centro; - No segundo caso, numa actividade podem participar vrios centros de custo, pelo que ser necessrio valorar a participao de cada centro nas actividades. 6) Nesta fase do modelo reclassificam-se as actividades, isto , depois de identificadas todas as actividades estas passam a ser reclassificadas atendendo a critrios especficos do ponto de vista operativo. As actividades principais, tambm designadas por primrias, no se classificam dado que tendem a obter o produto final tm uma relao directa com o produto final. As actividades auxiliares ou secundrias caracterizam-se por ser comuns s actividades principais e no tm uma relao directa com o produto final. O custo destas actividades auxiliares dever repartir-se pelas actividades principais. 7) Determinao do custo unitrio do gerador de custo ou Cost Driver. Este custo dado pelo quociente entre o custo total da actividade e o nmero de Cost Drivers definidos. 8) Nesta fase so definidos os Cost Drivers necessrios para obter o produto final. Requer um estudo detalhado do mapa das actividades da empresa e das caractersticas do processo produtivo para diferenciar as actividades necessrias para obter cada tipo de produtos. 9) Finalmente, determinar-se- o custo total do produto, sendo composto pelos custos directos que se afectam directamente ao produto final e custos indirectos que se imputam em funo das actividades necessrias ou utilizadas. Segundo este modelo, actividade o conjunto de tarefas que so necessrias para obter um produto final e que tm como objectivo incrementar o valor acrescentado da empresa. Enquanto as actividades geram custos, as tarefas so um passo intermdio para conseguir uma actividade. O objectivo de todas as actividades definido no modelo gerar valor acrescentado ao produto final, tendo as mesmas trs caractersticas especficas: - Tm um objectivo concreto que gerar custos; - Devem consumir um conjunto de inputs ou factores; - Devem poder relacionar-se com o produto final por meio de Cost Drivers. Quando uma empresa define o seu mapa de actividades deve considerar, em primeiro lugar, que as tarefas que compem esta actividade sejam homogneas e que, ao mesmo tempo, todas as tarefas da mesma actividade possam ser quantificadas atendendo mesma unidade de medida, ou seja, o mesmo Cost Driver.

12. Qual o campo de aplicao do mtodo de custeio ABC?


Embora caracterizado pela simplicidade, o ABC um dado que poder transformar-se numa poderosa ferramenta de alavancagem de atitudes das pessoas envolvidas no processo de mudanas de uma empresa. Entre estas, destaca-se a que contribui para a mudana da cultura organizacional. Por esta razo, muito comum atualmente o uso do ABC como suporte do processo de JIT (Just in Time) e TQM (Total Quality Manager) e quando associado ao ABM, nos processos de engenharia simultnea e suas diversas aplicaes. Podem-se observar tambm diversas empresas preocupadas em usar o ABC para avaliar inventrios, ou seja, para fins de elaborao de balanos e outros relatrios financeiros complementares. Embora isto seja perfeitamente possvel, desde que feito de maneira adequada, a rea de eficcia do ABC ainda a anlise estratgica de custos.

13. Qual a importncia da Contabilidade de Custos para o mtodo de custeio ABC?


Na gesto estratgica de custos. Alm de mensurar com exatido os eventos, objetos e transaes de uma empresa, a Contabilidade dever se preocupar-se tambm com apurao da informao gerada, ou seja, com sua representatividade para o tomador de decises. Espera-se que a mensurao atravs do ABC seja capaz de motivar os gestores a tomarem decises que privilegiem as atividades cujos desempenhos tenham como objetivo criar valor para os clientes e otimizar o lucro para os investidores.

14. Comente sobre algumas ideias de autores sobre o mtodo de custeio ABC.
Conforme Eller (2000, p.82), o Custeio Baseado em Atividades parte da premissa de que as diversas atividades desenvolvidas geram custos e que os produtos consomem essas atividades. Segundo Martins (2003, p.96) para atribuir custos s atividades e aos produtos utiliza-se de direcionadores. Martins (2003, p.96) ensina ainda que h que se distinguir dois tipos de direcionador: ... direcionador de custos de recursos, e os ...direcionadores de custos de atividades (grifado). O citado autor continua afirmando que o primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades. Afirma ainda que o segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos. Nakagawa (2001, p.42), conceitua atividade como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, mtodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produo de produtos. Assim para o estudo do mtodo ABC deve-se ponderar sobre as atividades envolvidas em cada processo de produo, seja de uma mercadoria ou um servio.

15. Quais as razes que motivaram o grande interesse pelo critrio ABC?
Com a globalizao as empresas precisam investir em qualidade, produtividade e gesto de custos, para sobreviverem com sucesso neste mercado. A margem de lucro esta deteriorando-se rapidamente, principalmente devido as seguintes causas: reduo do ciclo de vida dos produtos, proliferao de linhas de produtos e servios, competio entre as empresas em nvel global e exploso tecnolgica. Neste contexto ganha importncia a economia de escopo, adicionalmente economia de escala, fato este que implica uma complexidade jamais imaginada para as empresas que pretendem continuar sobrevivendo com sucesso neste cenrio.

16. Cite algumas caractersticas bsicas mais importantes do critrio ABC.


Este critrio tem como base a Eficcia dos Custos, criando um ambiente de competitividade entre as empresas e um sistema de Gesto com viso ex-ante e tendo uma mensurao aperfeioada de seus nmeros, alm de exigir elevado gasto de energia e recursos para sua implementao e gesto

You might also like