ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DONBOSCO

LABOROTORIO DE FISICA

EDSON BREDER JUNIOR 21272013 ERIR FELIPE ALMEIDA FERREIRA 21272054 MAURICIO DE JESUS NASCIMENTO 21172054 MARRCOS SANTOS DA SILVA 21272095 NATHAN RODRIGUES AMORIM 21272025 RODRIGO DA CONCEIÇÃO CORREIA 21272050

RESENDE - RJ

...........................................4 ..................................................................... Introdução....................................3 2...... Desenvolvimento ..........................2 MAIO/2012 Sumário 1..........................................

. já a móvel modifica o modulo da força aplicada. Introdução Realizamos um experimento com o objetivo de comprovar que a roldana fixa modifica a direção e o sentido da força que esta sendo aplicada.3 1. também podendo alterar direção e sentido dessa mesma força. Veremos como foi realizada a determinação da vantagem mecânica das maquinas simples. roldana móvel e fixa.

Vemos no desenho acima o exemplo de roldana fixa do lado esquerdo com o peso.O calculo R/P resulta em 0.4 2. resultando em um total de 0.9 N com a roldana móvel e de 1.42 que seria o calculo da vantagem mecânica dinâmica da roldana fixa e da móvel. pelo professor. e o equipamento utilizando a roldana móvel resulta em 1 N.86 e com roldana móvel e de 1. e com a roldana móvel achamos 1. . Ajustamos o dinamômetro no seu ponto zero. A força peso das massas.com a força obtidas nas experiências anteriores com régua cêntimetrada realizamos a medição da distancia Dp percorrida pela matriz pela elevar a carga e a corresponde distancia Dr percorrida pela carga. resultando em 0. Logo em seguida realizamos de inicio de nossas atividades a medição da massa total do conjunto de ganho – lastro e 3 massas utilizando a balança de travessão. Realizamos calculo relacionado a vantagem mecânica (Vme) á razão R/P com a carga sendo equilibra pela força matriz. Em seguida utilizando o conjunto de sustentação com painel flaco com sistema de roldanas fixas juntamente ao conjunto ganho – lastro com 3 massas acopláveis.94.64. Achamos a força relacionada a vantagem mecânica (Vmd)realizamos o calculo da razão R/P co a carga sendo elevada pela roldana em movimento uniforme com a força matriz.a força achada pelo dinamômetro é de 1. utilizando o dinamômetro em sua posição vertical.75N. realizamos a medição da força P do sistema. 1672 kg.15 N.achamos como Dp a medida de 10cm percorridos e a medida de Dr de 10/5cm. e do lado direito vemos o com roldana móvel fazendo seu trabalho com o peso. fora reconhecidas como força resultante (R) enquanto que a força aplicada para levantarás e conhecida como força matriz ou potente (P). enganchado ao cordão para equilibrar o R. Desenvolvimento Iniciamos nossos experimentos com a apresentação dos equipamentos utilizados para a realização das determinadas atividades. que teve como resultado de sua força P em 1.

A roldana utilizada em construções para elevar algo para cima ou para baixa. Como exemplo colocamos o posso artesiano que seria o melhor exemplo em relação ao funcionamento de maquinas simples pela utilização de roldanas fixas.é empregada com o objetivo de diminuir o peso em relação a gravidade facilitando seu método de trabalho.devido o peso elevado a em relação a gravidade que aumenta relativamente o peso do objeto transportado. tem grande utilidade.5 Em relação a comparação em distancia a medidas Dp e Dr são respectivamente iguais. 3. facilitando seu método de trabalho. Conclusão .pelo seu modo de utilização de trabalho.

podendo também. Que nós casso a roldana fixa modifica o sentido e a direção da força aplica.6 Concluímos que com essa atividade podemos provar a diferença entre a roldana fixa e a roldana móvel. E a importância da vantagem mecânica das maquinas simples. . dos dois modos fixa e móvel. alterar sua direção e o sentido da força. e a roldana móvel modifica o modulo da força aplicada.