UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

Prof. Jackson Rodrigues

Fevereiro, 2011

objetivos. nome do aluno. título do experimento.0 Considerações Finais 2. março de 2007 2. Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Química Orgânica e Inorgânica Licenciatura em Química Química Geral I ENXOFRE Aluno: João Santiago Matrícula: 99025407 Prof. considerações finais e bibliografia. nome da disciplina.0 Objetivos 0. fundamentação teórica. parte experimental. local (cidade) e data. também chamada folha de rosto. deve-se trazer os dados que identificam o relatório: nome da Instituição. O esquema abaixo indica a ordem de apresentação do relatório e a pontuação atribuída a cada item.0 1. .5 Resultados e Discussão 3. nome do curso.0 Sumário Fundamentação Teórica 1. nome do professor responsável. APRESENTAÇÃO Na apresentação. sumário.5 Bibliografia 0. resultados e discussão.PÓS-LABORATÓRIO Após o experimento se faz necessário a elaboração de um relatório científico contendo: Apresentação.0 Parte Experimental 2. SUMÁRIO Neste item deve-se apresentar a sequência a ser seguida na formatação do relatório.: Jackson Rodrigues Fortaleza. Apresentação 1.

0 mL de água... livros-texto.eu pesei 1.... Em uma segunda etapa o pH da solução foi determinado com o auxílio de papel indicador. Dando continuidade aos experimentos. Veja o exemplo abaixo.... como por exemplo... Você pode usar a fundamentação teórica de seu manual de laboratório como um guia.0 mL de água destilada. Procure não copiar os objetivos diretamente do seu manual de laboratório..eu observei.1... caso o assunto da prática seja Ácidos e Bases. que permite a compreensão e interpretação dos resultados. 4. sendo em seguida esse tubo submetido a um borbulhamento com SO2........ Procure abordar apenas os assuntos referentes aos experimentos realizados em sua prática. PARTE EXPERIMENTAL 5..... o que se pretende observar ou verificar através da realização do experimento.nós medimos 10.. 5..3. OBJETIVOS Apresente. e não existem experimentos envolvendo solução-tampão.. de forma sucinta.. PARTE EXPERIMENTAL Descrição completa e detalhada da metodologia utilizada.... Metodologia a) A um tubo de ensaio foram adicionados 10. 5... você não deve abordar solução-tampão em sua fundamentação teórica. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Deve conter os fundamentos teóricos focados nos experimentos realizados..nós concluímos. e internet. . Por exemplo.0 grama do composto. não deve ser uma cópia. professores e técnicos... Evite usar. artigos.. bem como a reprodução do experimento por outros alunos..... Nesta etapa o aluno deve consultar a literatura. Porém. Use uma linguagem impessoal e o tempo verbal no passado...

Exemplo: 1) Tubo de ensaio 2) Béquer de 200 mL 3) Balão volumétrico de 50 mL 4) Balança analítica 5) Béquer de 50 mL 5. Estas tabelas e gráficos devem ser descritos e enumerados adequadamente no texto. Reagentes Utilizados: todos os reagentes utilizados na realização do experimento. quando se tratar de soluções. como por exemplo: 5. você já deve incluir nessa etapa do relatório.5H2O) 3) Água destilada (H2O) 4) Álcool etílico 6. RESULTADOS E DISCUSSÃO Neste item são apresentados os resultados de uma forma bem organizada e sequencial.Este item pode ser dividido em partes. Materiais Utilizados: apresentação de todos os materiais. ou caso prefira use as considerações finais para incluir suas respostas.1 mol/L 2) Sulfato de cobre pentahidratado p. Exemplo: 1) Solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) 0. . Sempre que possível seus dados devem ser organizados na forma de tabelas e gráficos.1. Caso existam questões de pós-laboratório. (CuSO4.2. na forma de itens.a. informando sua fórmula química. exceto reagentes. vidrarias e equipamentos utilizados na realização do experimento. pureza e a concentração.

. BIBLIOGRAFIA Neste item cite todas as referências utilizadas na elaboração de seu experimento e relatório. M. 2001. Santiago. A química do Cotidiano. (2) Sousa. Bookman Editora S.br.. 2007.abquim. que devem ser coerentes com os objetivos propostos. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente.7... Seu manual de laboratório é uma das referências e deve ser citado. Resultados inesperados devem ser citados e discutidos. (3) http://www.com. 2a ed. CONSIDERAÇÕES FINAIS Consiste numa avaliação crítica e pessoal sobre os experimentos realizados e dos resultados obtidos..A : Porto Alegre. Jones. 8. Justificativas devem ser dadas para o surgimento desses resultados inesperados Seja sucinto. .. acessada em Janeiro 2005. Exemplos: (1) Atkins.. 3. M. L. Jornal da Química. 55. P.