Ministério da Educação Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Química

JOGOS ELETRÔNICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Discentes: Amanda Lima Poliana Ribeiro Docente: Eduardo Lima

Diamantina, Abril de 2012

em uma conferência.0 Em 2004. Tim O’Reilly sugere o nome Web 2.0 para designar a nova geração de serviços da internet. .EVOLUÇÃO DA WEB Web 1.0 Web 2.

B. compartilhamento e organização de informações. L.WEB 2. além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo.” (SILVA.0 é a segunda geração de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação.) .0 “A Web 2.

FERRAMENTAS DA WEB 2.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi.com.0 Imagens : disponíveis em https://www. acesso 24/04/12 .google.

.DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA 1 Desinteresse dos alunos quanto à disciplina de Química. aula unidirecional Como prender a atenção dos alunos? 3 4 PCN’s indicam o uso de jogos. 2 Falta de atenção dos alunos vs conteúdo monótono.

JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA .

POSSIBILIDADES DOS JOGOS ELETRÔNICOS 1 Aprendizado ativo do aluno. 5 . 2 3 4 Desenvolvimento cognitivo e intelectual. Proporcionar interdisciplinaridade. Aumento da motivação tanto de alunos quanto de professores. Professor como mediador.

JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO .

pt/cec/jogosqui/crosswords/elementos_cores.html http://nautilus.uc.htm http://nautilus.br/chemistry_lab_escape.pt/cec/jogosqui/borboletasquim/index.com.uol.html http://nautilus.fis.fis.html .LINKS DE JOGOS ONLINE  http://nautilus.fis.fis.uc.pt/cec/jogosqui/adivinhas/index.html http://jogos360.uc.pt/cec/jogosqui/pares/index.uc.

J. (Castro. B.L. o prazer espontaneamente.JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA Segundo Monteiro (2007) “o jogo educacional apresenta duas funções.) . J. a primeira relaciona-se com a função lúdica. apud MONTEIRO. E a segunda a sua função educativa. seus conhecimentos e sua apreensão do mundo”.. onde o jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber. uma vez que o jogo propicia a diversão.

prazeroso e rico em possibilidades. Os jogos possibilitam um aprendizado agradável. é notável que são uma ótima alternativa para aprimorar o ensino de Química. motivador. .CONCLUSÃO Com base no que foi visto sobre jogos eletrônicos.

B.. 2011. 3.. Anais. G.0 no ensino de Química.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  LEITE. Departamento de Química da Universidade Federal Rural do Pernambuco. Contribuição da Web 2. Jogos eletrônicos como um conceito chave para o desenvolvimento de aplicações emersivas e interativas para o aprendizado. M. Ensino e Tecnologia. Ciência & Cognição 7. 2006. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. B. 105-106.. Ponta Grossa. LEÃO.. Instituto Sul Americano de Pós-Graduação. C. . ARANHA. 17 p. 2011. S..

OBRIGADA !!! .