Hello Carlos (This is not me

)

Documento: Tutorial Com suporte da NI: Sim Publicação: Ago 11, 2010

Introdução ao NI Multisim
Visão geral A National Instruments proporciona um enfoque integrado para projetos eletrônicos com o NI Multisim para captura e simulação de circuitos e o NI Ultiboard para o projeto de circuitos impressos. Neste exercício você construirá um circuito amplificador baseado no componente AD712KR. O amplificador consistirá de três elementos primários e várias referências de tensão e terra. O objetivo principal deste exercício é a familiarização com a facilidade de uso do ambiente do NI Multisim bem como suas capacidades de simulação e análise. Índice 1. 2. 3. 4. Projeto Implementação Resumo Recursos Adicionais

Projeto A Figura 1 mostra o circuito amplificador não inversor que você construirá neste exercício. Consiste de um componente ativo (amplificador operacional) e dois componentes passivos (resistores) que completam a rede de retroalimentação que prevêem o ganho.

Figura 1. Amplificador não inversor.

O ganho (G) deste amplificador está dado pela seguinte expressão: G = 1 + (R1/R2) Por tanto se temos que R1=R2, então o ganho é igual a 2.

Implementação Executando o Multisim 1. Inicie o Multisim. Se o Multisim não está aberto selecione Programas»National Instruments»Circuit Design Suite 10.1»Multisim 10.1. O Multisim será aberto e apresentará automaticamente o arquivo Circuit1. A interface gráfica do usuário do Multisim é muito intuitiva e permite acesso rápido às funções mais utilizadas. É possível personalizar o ambiente do Multisim, incluindo cores utilizadas nos circuitos, tamanho da página, tipo de símbolo utilizado (ANSI ou DIN), entre outros.

Seleção de Componentes 2. Utilize o Component Browser (Localizador de Componentes) para selecionar os componentes necessários. 3. Selecione Place»Component. A janela de diálogo Select a Component (também conhecida como Component Browser) aparece (Figura 2).

15. Na coluna Component selecione GROUND (ver Figura 3). Selecione agora o Grupo Basic. 9. No mesmo Grupo e Família agora selecione o componente DC_POWER. 11. Inserindo um componente. Clique em OK. através da rede). Mova o mouse até um lugar apropriado no diagrama e clique para inserir o componente. No campo Component escreva 1k para selecionar um resistor de 1 kΩ. O Corporate Database (Banco de Dados Corporativo) é um banco de dados no qual podem ser guardados componentes que se deseja compartilhar com outras pessoas (por exemplo. Antes de inserir componentes você pode girá-los pressionando a combinação de teclas <Ctrl+R >. Component Browser. Note também que os componentes estão organizados em Grupos e Famílias o que faz com que a busca por um componente em particular seja mais fácil. Finalmente. 12. o User Database (Banco de Dados do Usuário) é o lugar onde se podem guardar componentes personalizados que só podem ser utilizados pelo projetista em específico. Clique no botão OK. 10. O Component Browser organiza os componentes do banco de dados em três níveis O Master Database (Banco de Dados Mestre) contém todos os componentes incluídos dentro do Multisim. Figura 3. Clique em OK para inserir o componente. 7.Figura 2. Repita o mesmo processo para inserir um segundo componente DC_POWER. 13. 4. Insira outro resistor de 1kΩ. e clique na Família POWER_SOURCES. 8. Para inserir uma referência de terra selecione o Grupo Sources. Selecionando um componente. 5. 14. Família RESISTOR. Repita este processo para adicionar outro componente GROUND. O Component Browser desaparece temporariamente e o símbolo de terra estará fixo ao ponteiro do mouse como é mostrado na figura a seguir: Figura 4. Para que a simulação seja executada no Multisim é necessário ter pelo menos uma referência de terra e uma fonte de alimentação no diagrama. . 6. O Component Browser aparecerá novamente.

O Multisim criará automaticamente a conexão entre os dois terminais 24. Da lista de resultados selecione o componente AD712KR e clique em OK. Termine de realizar as conexões do circuito tomando como referência a Figura 7. Realize as conexões dos componentes. 18. A janela Search Component será aberta. No Component Browser clique no botão Search. Salvando o Arquivo 20. Selecione a seção A. 22. O Multisim realiza esta associação de maneira sequencial conforme as conexões são feitas no circuito. No campo Component escreva AD712 e clique em Search. Clique no terminal de destino. 19. Note que com o botão de rolagem do mouse você pode se aproximar/afastar (Zoom In/Out) da área de trabalho. Note que o AD712KR é um componente com múltiplas seções (A e B). mova o ponteiro do mouse próximo ao terminal de um componente. Clique em OK para inserir o componente. Os números que se observam sobre as conexões são os nomes que o Multisim associa a cada novo nó (Net). Estes instrumentos são configurados e utilizados como os intrumentos reais equivalentes utilizados no laboratório. Previsão do diagrama. Selecione File»Save As… No diretório de sua preferência salve o arquivo com o nome Exercício1. Conexão dos componentes. Clique uma vez e mova o mouse para iniciar uma conexão. Até este ponto seu diagrama deverá se parecer com a figura seguinte: Figura 6. Dependendo da sua versão do Multisim você poderá ter até 22 instrumentos. O nó 0 é sempre associado às referências de terra. Salve o seu arquivo com o nome Exercício1. 18. Instrumentos Virtuais O Multisim contém instrumentos virtuais que você pode utilizar para controlar. 21. A Figura 8 mostra a Barra de Instrumentos.Localização de Componentes 16. Componente multiseção. O ponteiro do mouse altera sua forma para a forma de uma cruz. Clique no botão Close para fechar o Component Browser. por isso não se preocupe se os nomes utilizados na Figura 7 são diferentes dos de seu circuito. Isto quer dizer que em um único circuito integrado estão disponíveis dois amplificadores. Os instrumentos estão agrupados em uma barra na parte direita da janela da aplicação. medir e investigar o comportamento de um circuito. Aparecerá uma janela de diálogo (Figura 5) perguntando que seção você deseja inserir. 23. Figura 7. 17. Figura 5. Conexão dos Componentes Nos passos seguintes serão conectados os componentes previamente selecionados. [+] Ampliar imagem . Aparecerá uma lista com todos os componentes que contêm o texto AD712 em seu nome. Para realizar uma conexão. Esta é uma ferramenta prática para buscar componentes.

Clique duas vezes no Osciloscópio para abrir o seu painel frontal. Painel Frontal do Osciloscópio. Ajuste os controles do Osciloscópio de acordo com a Figura 11.Figura 8. 31. Execute a simulação para verificar o funcionamento do circuito. Figura 10. Da barra de instrumentos selecione o Gerador de Funções (Function Generator) e o insira no circuito. Figura 11. 33. 28. Utilizando Instrumentos Virtuais. Feche o painel do Gerador de Funções. 27. 29. 35. Clique duas vezes no Gerador de Funções para abrir o seu painel frontal. 34. Selecione Simulate»Run. pressione o botão Reverse para alterar para um fundo de tela branco. Inicialmente o Osciloscópio terá um fundo de tela preto. Barra de Instrumentos. Painel Frontal do Gerador de Funções. 26. Figura 9. 25. Coloque e configure um Gerador de Sinais e um Osciloscópio no diagrama. 30. Conecte ambos os instrumentos como é mostrado na Figura 9. Configure o Gerador de Funções conforme mostra a Figura 10. Da mesma maneira selecione o Osciloscópio (Oscilloscope) e o insira no circuito. Simulação 32. .

47. Novamente abra o painel frontal do Osciloscópio e execute a simulação. 40. 39. 38. Clique em OK. Selecione Color Segment. Configure e execute uma análise AC para o circuito amplificador.. Feche o Osciloscópio e pare a simulação (Simulate»Stop). 42. a resposta em frequência. Para diferenciar ambos os sinais de uma maneira melhor altere a cor do traço do sinal de saída. Siga os seguintes passos: 36. Observe a diferença na cor dos traços de entrada e saída (Figura 12). 43.. A cor da conexão será alterada. Clique duas vezes no nó que conecta o terminal 1 do componente AD712KR e a resistência R2. Figura 12. Clique com o botão direito na conexão que conecta o canal B do Osciloscópio ao terminal 1 do componente AD712KR. Janela Net. Clique em OK. Análises O Multisim conta com uma ampla variedade de análises avançadas de SPICE que ajudam a obter informações valiosas sobre o comportamento de um circuito como por exemplo. 44. Selecione a aba Frequency Parameters e a configure como é mostrado na Figura 14. 45. entre outros.Como é possível observar. Pare a simulação. 48. como afetam as tolerâncias dos componentes. . Senais de entrada e saída do circuito amplificador. 46. Na janela Net altere o parâmetro Net name para Vout como é mostrado na figura a seguir: Figura 13. Será aberta a janela Net. O nome do nó será alterado. Selecione Simulate»Analyses»AC Analysis… A janela AC Analysis será aberta. 41. 37. o Osciloscópio exibe os sinais de entrada e saída do circuito. No campo Colors selecione uma cor azul.

Além de apresentar os resultados. Resultado da análise. a janela Grapher View permite realizar medições exatas mediante o uso de cursores. 51. Resumo . bem como configurar e exportar os resultados obtidos. Da coluna Variables in circuit selecione V(vout) e pressione o botão Add para adicionar esta variável à coluna Selected variables for analysis. Pressione o botão Simulate. Figura 15.Figura 14. 50. Selecione a aba Output. como é mostrado na Figura 15. 49. A janela Grapher View será aberta e exibirá os resultados da análise AC (um gráfico para a magnitude e outro para a fase). Seleção da variável para análise. Parabéns! Você capturou. Configuração da Análise AC. simulou e analizou um circuito no Multisim. Figura 16.

O NI Multisim é um ambiente muito fácil de se utilizar no qual você pode aproveitar as capacidades de simulação avançadas de SPICE sem se preocupar com a sintaxe complexa desta linguagem. Para mais informações e recursos técnicos visite ni. SEM GARANTIAS DE QUALQUER NATUREZA E SUJEITO A DETERMINADAS RESTRIÇÕES.com/multisim. Recursos Adicionais Ver Informações de Preços e Compra Demonstração Interativa Informações legais Esse tutorial (esse "tutorial") foi desenvolvido pela National Instruments ("NI"). Uma vez determinado o projeto do circuito no Multisim. isso não implicará que o conteúdo desse tutorial tenha sido completamente testado e verificado. COMO ESTABELECIDO DE FORMA MAIS ESPECÍFICA NOS TERMOS DE USO DA NI. você pode transferir o diagrama ao NI Ultiboard para a realização do circuito impresso. nem que a NI oferecerá garantias de qualquer natureza quanto à qualidade desse conteúdo ou que a NI continuará a fornecer suporte a esse conteúdo a cada nova revisão dos produtos e drivers relacionados. ESSE TUTORIAL É FORNECIDO "COMO ESTÁ". .Neste exercício foi apresentada uma introdução ao ambiente do NI Multisim para a captura.com/legal/termsofuse/unitedstates/us/). simulação e análise de circuitos.COM (http://ni. No caso de a National Instruments fornecer suporte técnico a esse tutorial.