Processo de Seis sigma

Introdução

o Balanced Scorecad- BSC e o Seis Sigma, são importantíssimos para uma empresa que quer crescer e ser umas das melhores no mercado. As empresas que não usam esses dois tipos de ferramentas, não tem um desenvolvimento eficaz e podem até chega a falência, isso acontece pelo simples fato de não saber se planejar e de se organizar de forma adequada. O trabalho destacará, a definição e a compreensão dessas ferramentas.

Desenvolvimento O Processo de seis sigma é uma estratégica que baseia- se em conceito já desenvolvido e utilizados por outros técnicos de gestão, visando também redução de custo. É considerada uma estratégia gerencial de mudança e enfoca a variação do resultado perceptível pelo consumidor. É um sistema abrangente, amplo e flexível, que consegue medir quantos defeitos há em um processo, apontando falhas, criando projetos, com forte aplicação de métodos, para aperfeiçoar processos ao nível mais elevado. É uma medida de variabilidade usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior o sigma dos processos melhores os produtos, serviços ou menor o número de defeitos.Tem a característica de ser uma ferramenta de avaliar os resultados de um processo e sua qualidade é diferencial por dar ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos, sua abordagem e forma de implementação são únicas e poderosas.

As ferramentas de gestão Balanced Scorecard e Seis Sigmas estão relacionadas a gestão estratégica e gestão pela qualidade, na seguinte concepções: Procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas, dado que as afirmações feitas na missão tendem a ser vagas, ela deverá ser traduzida em objetivos específicos e, em seguida, será desenvolvida uma estratégica que use os pontos fortes da organização para alcança- los. Nesse processo, os administradores desenvolverão um conjunto de medidas capazes de capturar a estratégica. Cada unidade de estratégica determina suas medidas para o Scorecard, implementando o processo de comunicação e de ligações, em que os administradores consideram os fins estratégicos de suas

a Ge enviou seus black belts e green belts para as matrizes dos clientes. utiliza diversas ferramentas e técnicas. A partir de então. para traduzir a missão estratégia em objetivo do BSC e estruturado em quatro perspectivos diferentes: Financeira. para cliente”. dissemina a melhoria em toda a organização e atua como agente de mudança e inovação. Tendo a implementação do Balanced Scorecard ampliado a estratégia para que as empresas tenha sucesso no presente e no futuro. as perspectivas interna e externa desempenho. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender padrões SS. entre medidas financeiras e não financeira. Para minimização e eliminação de produtos e processos defeituosos. os administradores definem metas e orçamentos e. a GE atingiu um dos mis difícil objetivos: não só mudar os processos.000 empregados na estratégia SS. Medir: Analisar: Melhorar e Controlar. . proporcionando mais de US$ 2 bilhões em redução de custo e consequencia aumento de lucratividade. mas também conseguir que os clientes percebessem o valor do SS. Enfoca problemas reais. vem dar ênfase em cinco fases: Definir. foram destinados US$ 400 milhões para treinar 5000 executivos e 80. os seis Sigma vem relacionar a gestão pela qualidade aplicando método como DMAMC é pela melhoria de processo ou produto já existente. e do aprendizado e crescimento. Formulada a estratégia dentro do BSC como mecanismo mais complexo abrangendo ferramentas de maneira correta da construção dos indicadores empresarias. o BSC que é um mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação. e aquisição dos ativos intangíveis necessário para o crescimento. A metodologia liga as atividades de curto prazo e longo prazo. Além dos resultados financeiros inquestionáveis. diretamente relacionados ao desempenho atual. Entre 1996 e 1997. sustento a melhoria em longo prazo. incluindo métodos estatísticos. de melhoria de processo de qualidade. recebem feedback. refletindo o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo. Seis Sigma define aspecto específico de identificação e avaliação de risco operacional.unidades dentro dos objetivos organizacionais. em seguida. dos processos internos. Um caso em que tenha ocorrido alguma implicação durante a aplicação de cada ferramenta. Caso de sucesso Um caso de sucesso do SS mundialmente conhecido foi a GE ( General Eletric). do cliente.los a melhorar seus processos e resultados. Iniciou o SS em 1995. com o intuito de ajudar. por meio do Slogan “Seis Sigma: no cliente.

encaminhou a companhia pelo BSC. na década de 1970. Até os próprios executivos da Motorola tiveram de admitir que a qualidade de seus produtos e não era muito satisfatório para o uso. que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. Bob Galvin. que mantém até hoje. E conseguiu isso com a mesma força de trabalho. é de grande importância as empresas aplicar com risca o BSC e SS. a fábrica logo iniciou a produção de televisores com um vigésimo do número de defeitos da época em que era gerenciada pela Motorola. muitas empresas fabrica produtos com má qualidade por um custo menor. que no seu início implementou Planejamento Estratégico BSC e SS utilizando qualidade dos produtos e serviços. Em meados da década de 1980. presidente executivo da empresa na época. a Motorola decidiu levar a questão da qualidade a sério. todo administrador estar em busca desse caminho. em grande parte devido ao que realizou em qualidade na Motorola. empresa que deu origem ao programa. Considerações finais A Partir de tantas pesquisas feitas pelo grupo sobre este assunto tão enriquecedor. A Motorola chegou ao BSC e o 6-Sigma porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros. que nós alunos estamos visando para o objetivo de abrir nosso próprio negócio e até mesmo se um bom profissional qualificado. deixando claro que o problema era o gerenciamento em si. poderemos colocar em prática e chegar no topo da pirâmide. a resposta a essa questão foi simples: sobrevivência. Quando. elas nunca vai ter um retorno desejável e superável. se a empresa não tem esse conhecimento dessas ferramentas acima abordado. vai estar sempre fazendo devoluções que acarretará em prejuízos. assim o aprendizado que adquirimos através desse conteúdo. os clientes busca mais a qualidade. rumo conhecido por 6-Sigma e tornou-se um ícone na área empresarial. que veio trazer de forma ampla e abrangente conceitos e aplicações. muitas são conhecida por seu valor de Bom empreendedor. eles mudaram radicalmente a maneira de operar.Para a Motorola. uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola que produzia os televisores Quasar nos Estados Unidos. que pode ser muito bom para uma carreira administrativa. . dava muito defeitos e muitas reclamações por parte de usuários. a mesma tecnologia e os mesmos projetos. Sob administração japonesa.