1

USO DA HOMEOPATIA NO MANEJO SANITÁRIO DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO
Antonio Vicente da Silva Dias Médico Veterinário

MARÇO 2012

Av. Dorival Caymmi, 15.649 – sala 206 - Itapuã - CEP 41635-150 - Salvador - BA - Tel. (071) 3116 -1820 - Fax: 3375 - 1062 End. Eletrônico: antoniovicente.dias@ebda.ba.gov.br

Porém. Na verdade. em criações com características agroecológicas.BA . de que “o semelhante cura o semelhante”.Salvador . Dorival Caymmi. a avicultura.A HOMEOPATIA NA AVICULTURA Antonio Vicente da Silva Dias* Médico Veterinário CRMV-BA n. espera retorno financeiro do seu empreendimento e a homeopatia permite reduzir os gastos com medicamentos. apesar dos medicamentos homeopáticos serem mais baratos. Eletrônico: antoniovicente. Por outro lado. administrar os medicamentos. difíceis de contornar.1843).649 – sala 206 . ao acompanhar vários produtores nos seus esforços para levar a efeito um manejo sanitário diferenciado. quando se pretende produzir ovos e carne de acordo com os princípios da agroecologia e é baseada. na experiência pessoal.CEP 41635-150 .ba. Este fato também acaba provocando o aparecimento de problemas de ordem sanitária. O avicultor. uma ferramenta importante no manejo sanitário das aves. sobretudo. também é importante informar que a homeopatia tanto pode ser dada preventiva como curativamente.dias@ebda. isto é. por exemplo na água de bebida.Itapuã .º 0644 2 INTRODUÇÃO A presente apostila tem apenas como objetivo fornecer a avicultores.Fax: 3375 . A HOMEOPATIA Samuel Hahnemann (1755 . para ser viável. Por outro lado. baseou-se nos conceitos de Hipócrates sobre a unidade do ser humano e a necessidade de encará-lo sempre na sua totalidade e no fato de que a melhor forma de tratamento é baseada na lei dos semelhantes. 15.1062 End. Av. com todos os níveis de escolaridade.br . como todo o agente econômico. médico alemão e criador da homeopatia.Tel. sempre fica a indagação: “será que o uso da homeopatia aumenta a mão de obra?”. muito frequentemente. seja em galpões. portanto os medicamentos curam verdadeiramente aquilo que eles são capazes de provocar. também. tem que ter ganhos com a escala de produção. (071) 3116 -1820 .gov. isso não acontece por ser muito fácil. seja em outras áreas ao ar livre. o que leva a que grande quantidade de aves se aglomerem.

3 TRATAMENTO DAS AVES Lesões e outros problemas de caráter geral: Contusões Arnica Montana 3x – para contusões em geral. Fraturas Arnica Montana 3x Belladona 3x Rhus toxicodendron 12x Calcarea carbonica 12x Symphitum 3x Estes medicamentos deverão ser usados da seguinte forma: 1. 15. ao estímulo que o medicamento homeopático induz. a rigidez é intensa. vegetal e animal. Mas a homeopatia não tem apenas efeitos curativos. Entretanto.Tel.ba. aperto.1062 End. até ao restabelecimento completo Se nos apercebermos que a ave está muito estressada. ou entorses. através da homeopatia.A condição para que as doenças sejam curadas.ª fase: alternar a Calcarea.Fax: 3375 .Itapuã .br .ª fase: alternar Arnica. Dorival Caymmi. tração ou torção. através da sua força vital.Salvador . exclusivamente.649 – sala 206 . Belladona e Rhus.BA . deve que ser administrada Ignatia amara 6D. Eletrônico: antoniovicente. Rhus toxicodendron 12x – quando se percebe que há rigidez nas articulações que melhora após um leve movimento. a partir da natureza. 2. provocadas por compressão. é que o indivíduo tenha possibilidade de reagir. com envolvimento dos tendões. os resultados colhidos têm sido muito promissores. o animal tem muita sede por grandes quantidades de água. sendo que os medicamentos utilizados são produzidos. (071) 3116 -1820 . Ruta 3x – para os casos em que as lesões são predominantemente nas articulações. Av.gov. ela é um excelente meio preventivo que possibilita melhor desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.CEP 41635-150 . o Symphitum e o Rhus. os sintomas são melhorados pelo calor e pioram com o frio. a umidade e o esforço.dias@ebda. de componentes dos reinos mineral. durante os primeiros quinze dias.

(071) 3116 -1820 . cheias de água.dias@ebda.Febre Apis mellifica 6x – a febre.1062 End. sem permitir que a toquem. é acometida de diarreia. frequentemente a ave apresenta-se inquieta. a pela está seca e.gov. Hepar sulphur – quando o tumor contém pus.br . Dorival Caymmi.Itapuã . frequentemente o animal evita a luz. Tanto pode ser usado para drenar (6 ou 12x) como para absorver o tumor (30 ou 200x). com aspecto brilhante vermelho e intumescido. Eletrônico: antoniovicente. 15. Se qualquer dos casos anteriores tiver este tipo de multiplicação de células é conveniente alternar a Thuya com o outro medicamento adequado. a evolução é rápida e sem sede. de três em três horas. no caso de tumores que derivam da multiplicação anormal de células.ba. geralmente. Estes sintomas são agravados pelo calor. vermelha e lustrosa. quando se verifica a presença de hipertrofia ganglionar. Doenças infecciosas Bouba Arsenicum album 12x Belladona 3x Thuya 3x Dá-se estes três medicamentos alternados.Tel.649 – sala 206 . as pupilas estão dilatadas. sobretudo. Chamomilla 3x – quando a ave está inquieta. mas pioram à noite. há zonas em que o aspecto é de que estão encharcadas.BA .CEP 41635-150 . frequentemente de edemas. por vezes agressiva. é acompanhada.Salvador . com fezes esverdeadas.Fax: 3375 . Belladona 3x – quando a evolução é rápida e com sede acentuada. Thuya 3x – é útil. Calcarea carbonica 12x – sobretudo quando se trata de tumores ósseos. Av. às vezes. nas aves. em relação ao que se poderia esperar com a presença do tumor. 4 Tumores Arsenicum album 12x – quando os sintomas parecem desproporcionados. Esta indicação é reforçada. há sonolência.

em volta dos olhos. ao mesmo tempo sintomas digestivos e respiratórios. quando os sintomas respiratórios são muito intensos. que são seguidos de problemas digestivos. Cina 1x – quando há movimentos desordenados. líquida e. Eletrônico: antoniovicente.Tel. Se predominar algum grupo de sintomas.Fax: 3375 .br .CEP 41635-150 .Salvador .Itapuã . por se tratar dum problema sanitário em que há.Coccidiose Colocynthis 2x – Diarreia sanguinolenta (as fezes têm uma coloração marrom escura e são pastosas). Podophylum 6x – substitui o Colocynthis. Sulphur 12x – nos outros casos. quando a diarreia também é muito intensa e se percebe que as aves têm dores. de forma mais acentuada ainda.gov. Podophylum 6x – quando os sintomas nervosos são pouco evidentes.649 – sala 206 .BA .1062 End. Veratrum album 6x – no lugar do Arsenicum.dias@ebda. quando há muita prostração. frequentemente espumosa. devidos à irritabilidade nervosa. 5 Sistema genital feminino Problemas relacionados com a postura Calcarea carbonica 12x – quando os ovos apresentam casca mole.ba. Pulsatilla nigricans 6x– quando há diminuição da postura. quando os sintomas digestivos são os mais evidentes. deve ser seguida a seguinte estratégia: Arsenicum album 12x – alterna-se com o Phosphorus. na alternância com o Carbo vegetabilis. Caulophylum 6x – quando a ave tem dificuldade em fazer a postura. Diarreia infecciosa Carbo vegetabilis 3x – sempre funciona muito bem. Sistema dermo-epidérmico Sarna Staphysagria 6x – sobretudo quando a sarna se concentra na cabeça e. mas há diarreia abundante. por falta de força muscular. quando não há dores. Salmonelose Phosphorus 6x – é o medicamento mais usado. 15. Av. (071) 3116 -1820 . Colocynthis 6x – deve ser alternado com o Carbo vegetabilis. Dorival Caymmi.

se ocorrer febre.gov.ba. Esta água nunca poderá ser exposta diretamente ao sol. para evitar problemas). (071) 3116 -1820 . 15. Av.Tel. Uso geral de medicamentos.Salvador . Preventivo Geral (Sobretudo endoparasitas.br .Antimonium crudum 12 x – quando se perceber que as lesões são duras. pode alternar-se com o Sulphur.Fax: 3375 . Eletrônico: antoniovicente.BA . Dorival Caymmi. Calcarea phosphorica 12x – nos casos de canibalismo Natrum muriaticum 6x – alternar com a Calcarea carbonica. Sulphur 6x – nos outros casos.CEP 41635-150 .649 – sala 206 .1062 End.: Usar Nim fenado no ninho das aves. Obs. para tratamentos: Individual: 1 gota por animal. por litro de água no bebedouro ou. na época da muda.dias@ebda. formando um cascão. diluída em água. Piolhos Staphysagria 6x – quando os piolhos provocam infecções oculares ou em outros pontos do corpo. no caso de ser usado um tanque10 ml para cada 1.000 litros de água. Aconitum 3x – alternar com a Calcarea carbonica. Coletivo: 8 gotas. inclusive melhora o ganho de peso) Sulphur 30x 10 ml para cada 1.Itapuã . 6 Muda das penas Calcarea carbonica 12x (pode ser colocada preventivamente na água. nos casos em que o estresse provoca queda anormal de penas. Se for muito intensa.000 litros de água.