AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO DE CURITIBA SOARES, Franciele1 STAHLHOEFER, Taniclaer 2 MEIR, Marineli Joaquim

3 CROZETA, Karla 4

INTRODUÇÃO: O Projeto de Iniciação Científica “Avaliação Tecnológica das Práticas de Cuidar” aborda o Processo de Enfermagem como uma tecnologia para o cuidado, embasado pelo referencial de Meier, a qual considera tecnologia como a integração do saber e do fazer mediante um processo reflexivo. OBJETIVO: descrever o processo de construção de instrumentos de sistematização da assistência de enfermagem em um hospital de ensino no município de Curitiba. METODOLOGIA: Estudo descritivo, qualitativo, ocorreu mediante realização de dez sessões grupais num período de 4 meses, com participação de quatorze enfermeiros da instituição, três docentes moderadoras dos encontros e quatro acadêmicas de enfermagem, para a reformulação e estruturação de tópicos específicos do processo de enfermagem. RESULTADOS: O Grupo focal estruturou um modelo de cuidado com identificação do cliente, entrevista e exame físico, na forma de check-list. Este foi validado por enfermeiras dos vários setores do hospital. Percebeu-se a necessidade de aprofundar os conhecimentos teóricos acerca do exame físico, bem como padronizar os termos usados. Assim, foi elaborado um caderno de exame físico com base em conhecimento científico desta área. . CONCLUSÕES: Dessa forma, este estudo aponta que a construção de instrumentos se embasa na teoria e prática que confluem para a estruturação do processo de enfermagem a fim de atender as necessidades da realidade. Na perspectiva tecnológica, o processo de enfermagem promove a relação entre a tecnologia e o ser humano para e efetivação de um cuidado único e tecnológico.

Acadêmica de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista CNPq do Projeto intitulado “Avaliação Tecnológica das Práticas de Cuidar em Enfermagem”, membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde (GPPGPS) Contato: franzinha_soares@yahoo.com.br, (41) 99711764, tipo de trabalho: pesquisa. 2 Acadêmica de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista IC voluntária do Projeto intitulado “Avaliação Tecnológica das Práticas de Cuidar em Enfermagem”, membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde (GPPGPS). 3 Doutora em Enfermagem, Professora adjunta do Departamento de Enfermagem e Pós-Graduação da UFPR, membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde (GPPGPS), Orientadora do Projeto. 4 Mestranda (CAPES), membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas de Saúde (GPPGPS).

1

. M.). (Org. M. Uma visão tecnológica do exame físico. T. Universidade Federal de Santa Catarina. J. LEOPARDI. R. . S.REFERÊNCIAS: MEIER. 2004. 2001. 2004. Tecnologia em Enfermagem: desenvolvimento de um conceito. In: CARRARO. 2 ed. E. Teoria e método em assistência de enfermagem.. WESTPHALEN. 2006. A. Metodologias para a assistência de enfermagem: teorizações. Florianópolis. Florianópolis/SC: Soldasoft. T. M.. J. NASCIMENTO. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Goiânia: AB. 216f. modelos e subsídios para a prática. E. M. MEIER.