DIA DO AVENTUREIRO 09/10/2010

OUVINDO A VOZ DE DEUS
Introdução 1 Samuel 1: 1-5
Esta história começa com a tragédia de uma família que não podia ter filhos, Elcana e Ana. Devido à sua impossibilidade, este casal sofria muitíssimo. Um dia, depois de muita reflexão, eles foram ao tempo de Siló, onde Ana pediu a Deus um milagre, um filho homem que seria dedicado todos os dias de sua vida ao serviço de Deus. Quando ele nasceu, sua mãe lhe chamou Samuel, que significa “Deus ouviu”. Assim como Samuel, nós somos um milagre de Deus. Mas devemos aprender a escutar a voz de Deus. Contudo, a pergunta é: Como escutá-lo? Onde escutá-lo?

c) Ana, a mãe de Samuel, desde seu milagroso nascimento, educou seu pequeno com um objetivo: SER GRANDE DIANTE DE DEUS. d) Recebeu orientações dela para chegar a ser o grande profeta Samuel. e) A educação que recebemos em nossa casa faz muito para que sejamos grandes na vida. f) Quão importante é que meu pai e minha mãe me ensinem não somente bons modos, mas a escutar a voz de Deus desde pequeno. Por favor, leiam as histórias da Bíblia para mim e me ensinem a orar e a contar tudo ao nosso Criador. E não somente isso, mas, orem por nós todos os dias como fez Ana até ver seu filho já grande. Mas se você, querido amiguinho (menino), não tem o privilégio de contar com pais que vão à igreja, aprenda a orar, e assim como você falas com um amigo, conte a Deus tudo o você que sente e por favor leia sua Bíblia. É melhor que você leia todas as histórias de Jesus porque você será grande quando escutar a voz de Deus.

Desenvolvimento
Quantas vezes ouvimos a história deste menino que escutou a voz de Deus quanto a Palavra de Jeová escasseava naqueles dias? (1 Samuel 3: 1). Muitas vezes tenho me perguntado por que ele escutou Sua voz e nós não podemos escutá-lo agora. Lendo a história deste menino na Bíblia, encontramos alguns segredos para aprender a escutar a voz de Deus.

2.

Escutando a voz de Deus na Igreja 1 Samuel 1:24

1. Escutando a voz de Deus em casa 1 Samuel 1:22,23

a) Ana dedicou tempo para estar com seu filhinho porque sabia que ele era um presente muito especial de Deus, assim como nós somos um presente de Deus para nossos pais. b) Sabemos muito bem que em nossa casa receberemos a melhor educação. É por isso que nossos pais devem estar preparados a nos oferecer a preparação não só para enfrentarmos a vida, mas para o mais importante: que saibamos escutar a voz de Deus e não nos equivoquemos.

a) E o trouxe à casa de Jeová em Siló; e o menino era pequeno… b) Depois de seu desmame, Ana o levou ao sumo sacerdote Eli, que vivia em Siló, com o propósito de que o preparasse no tabernáculo para o serviço do Senhor (1 Samuel 1:9-28). Em Siló, Samuel vivia num quarto contíguo ao santuário e muito próximo do quarto do sumo sacerdote, vestia um simples éfode de linho, a vestimenta dos sacerdotes e levitas, e levava a cabo tarefas simples, como abrir as portas do santuário de manhã (2:18; 3:1, 3, 4, 15). c) Aqui podemos ver a importância que a igreja tem em nossa formação e educação. “Os filhos devem ser ensinados com bondade e paciência. ... De tal maneira lhes ensinem os pais o amor de Deus que ele seja um tema agradável no círculo familiar, e a igreja assuma a responsabilidade de alimentar os

E você deve saber também que cada dia Ele quer falar com você por meio da Bíblia. o sermão da igreja. a nossos pais e a todos os nossos semelhantes. 42). é por Sua vontade. e) E Deus falou novamente. d) Nossa igreja conta com classes para todas as idades. mamãe. 3. quando você vai à igreja e escuta a escola sabatina. Há algum dos presentes que quer responder ao chamado de Deus e assim conhecer Sua vontade? (Convidá-los para que venham à frente ou se coloquem em pé). e cada um de nós pode ter seu próprio folheto para poder ver qual é o caminho que devemos seguir e assim escutar a voz de Deus. Cada um de nós é um milagre de Deus. Pr. assim como Ele insiste em Se comunicar com você. Porque também aqui neste lugar aprendo a escutar a voz de Deus. Deus sempre tem uma mensagem para você. dirás: Fala. g) 1 Samuel 2:26 “E o jovem Samuel ia crescendo e {fazia-se} agradável. p. Conclusão Como pudemos ver: 1. c) 1 Samuel 3:1-9 – Por três vezes. d) Finalmente Eli soube que Deus estava chamando Samuelzinho e lhe disse: “se te chamar. porque o teu servo ouve”. Jimmy Lafuente Ministério Jovem UB 3. Quando você fala com seus pais. quero estar na igreja e ser um aventureiro. 4. Deus lhe falará até saber qual é a sua resposta. Deus insistiu em comunicar-Se com Samuel. PORQUE O TEU SERVO OUVE…” 6. Ele quer que cada um dos que estamos aqui presentes. SENHOR. e) Também existe o clube de aventureiros para nós. Ali escutou a voz de Deus a) Ali no templo escutou a voz de Deus porque desde muito pequeno em sua casa seus pais haviam dedicado tempo para lhe ensinar como era Ele. 2. É por isso que nesta manhã eu o convido a escutar a voz de Nosso Pai que o chama por seu nome (pronunciar nomes) O que você vai responder? 5. Nossa Igreja também é um lugar onde escutamos a voz de Deus. Oração. b) Que importante é que desde pequenos nós aprendamos junto a nossos pais no culto familiar de manhã e à tarde a distinguir a voz de Deus. puro. amiguinho. meninos de 6 a 9 anos. desde as crianças recém-nascidas (o Rol do Berço). até os que já são adultos.cordeirinhos bem como as ovelhas do rebanho” (Orientação da criança. f) Papai. Sabe. onde aprendemos o respeito a Deus. reverente.” pregador. “FALA. 7. assim para com o SENHOR como {também} para com os homens. Se nós estamos aqui. SENHOR. Por isso a lei do aventureiro diz (repetir junto com outros meninos aventureiros): “Jesus me ensina a ser obediente. Ele não se cansa porque somos muito amados para Ele. sem importar quem é o . nos comuniquemos cada dia com Ele nas primeiras horas de cada manhã para descobrir Sua vontade para nossa vida. bondoso e colaborador”.

Related Interests