PLANO DE CURSO DO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA SUBSEQUENTE

2009

Reitor do IFPR Alípio Leal

Pró-Reitoria de Ensino Zita Castro Machado

Diretor do Campus Paranaguá Irapuru Haruo Flórido

Direção de Ensino Luciana Milcarek

Coordenador Comunicação

Educacional

do

Eixo

Tecnológico

Informação

e

Francis Luiz Baranoski

Equipe de Elaboração: Francis Luiz Baranoski Hugo Alberto Perlin Roberto Teixeira Alves Wagner Rodrigo Weinert

2

edu. CEP: 83215-750 (41) 3427-1114 irapuru@ifpr.093 3 . CidadeUF/CEP: Telefone/Fax: E-mail de contato: Site do Campus: Área do plano: Paranaguá – PR.Unidade Escolar: CNPJ/CGC: Razão Social: 10.br www.652. qualificações e especializações Habilitação: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Carga horária: 1. 453. Conjunto Residencial Moradias Porto Seguro.179/0001-15 Instituto Tecnológico Federal do Paraná – Campus de Paranaguá Nome Fantasia: Esfera Administrativa: Endereço: IFPR – Campus Paranaguá Federal Rua Antonio Carlos Rodrigues.br/paranagua Informação e Comunicação Habilitações.ifpr.edu.

.................. 2........................................................................................................................ 3........................................ 12 8... 6 PERFIL PROFISSIONAL ..1 Metodologia............. 15 11......... 5 OBJETIVOS ............................................................................2 Critérios de avaliação .................... 9 5............................................................................................................. 4........................................................... 11 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ...........................................................1 Concepção de Avaliação......... 16 4 ......................................................... Informática e suas Tecnologias................................................ 12 7........... DIPLOMAS...... 8 5..................2 Áreas de Conhecimento..... 6 REQUISITOS DE ACESSO ........................................................................... REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....... 7............ 7 5.............................2...1 5............................................2.............................. 13 PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ENVOLVIDO NO CURSO ............................ 9...................................................2................ INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ..... JUSTIFICATIVA ..................................................2 5......SUMÁRIO 1.......................... 12 7.. 5.................. 11 CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES ...... 6 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR.................... 9 Atividades Formativas Integradoras (AFINS)........................3 6................................... 10 Estágio Não Obrigatório .......................... 15 10................................

que muitas vezes eram feitas manualmente. Sistemas informatizados são utilizados nas organizações para automatização de tarefas. Apesar desta conhecida necessidade os cursos preparatórios para este perfil de profissional são escassos. Já não se imagina a vida sem as vantagens e as facilidades que os computadores nos proporcionam.1. a oferta do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Computadores do IFPR que forma este profissional para suprir as necessidades dos arranjos produtivos locais e regionais contribuindo com o desenvolvimento local e também busca oportunizar à população opções de melhora em sua capacitação profissional. os computadores também estão presentes em todos os setores de nossa sociedade para os mais diversos fins. diferencial competitivo. Justifica-se. Para que as organizações tenham todos os benefícios da informatização. profissionais qualificados em suporte e manutenção de computadores provendo soluções tecnológicas adequadas são fundamentais para a organização. além das grandes instituições. redução de custos. maior controle. JUSTIFICATIVA Nas últimas décadas. Antes os computadores. fazendo com que as empresas tenham que buscar profissionais em outras regiões. redes locais. maior segurança. Portanto. portanto. tem-se observado um constante avanço tecnológico em nossa sociedade. 5 proporciona vários benefícios tais como qualidade. entre outros. A região litorânea do Paraná possui uma grande diversidade de empresas e organizações. A informatização entre outros. que geram uma demanda constante por profissionais técnicos capacitados na área de suporte e manutenção de computadores. há necessidade do perfeito funcionamento dos computadores. . gigantescas e caríssimas máquinas. servidores. Atualmente. eram usados principalmente para fins científicos e apenas grandes instituições os possuíam.

É um profissional de nível médio que contempla as seguintes competências: • • Manipular computadores e sistemas operacionais. os profissionais sejam cidadãos críticos e reflexivos capazes de compreender e atuar em sua realidade. Aprovação em Processo seletivo conforme calendário estabelecido pelo Instituto Federal do Paraná. explorando o uso das tecnologias com responsabilidade social. com especificidade em manutenção e suporte de computadores e redes tanto em hardware quanto software. REQUISITOS DE ACESSO O ingresso no Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática dar-se-á mediante o atendimento dos seguintes requisitos: • • Conclusão do Ensino Médio. objetiva-se também uma formação humanística e integral para que além de técnicos. OBJETIVOS O curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem por objetivo a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho nas diversas áreas de informática. Conforme a proposta educacional da instituição. PERFIL PROFISSIONAL O perfil profissional do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática deve dispor de uma sólida formação conceitual aliada a uma capacidade de aplicação de conhecimentos técnico-científicos em sua área de atuação de forma a agregar valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. 4. 3.2. Conhecer e aprender a aplicar as novas tendências tecnológicas 6 . Campus Paranaguá.

buscando o enfoque das necessidades regionais atreladas à informática. 5. incluindo ainda as Atividades Formativas Integradoras. • • • Entender o funcionamento e solucionar problemas com o Hardware e Software. com capacidade de discernimento para as mais variadas situações que venham ocorrer dentro de uma área que passa por constantes mudanças. Os conteúdos abordam desde hardware até as redes de computadores. além de formar cidadãos responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento social. Integrar-se com facilidade a grupos de trabalho. O aluno é permanentemente instigado a resolver problemas que simulam situações cotidianas em que são necessárias soluções computacionais eficientes e eficazes que facilitem e agilizem a realização de tarefas nos mais diversos setores das organizações. mostrando como a informatização influencia a rotina das organizações. conforme Tabela 1 apresentada no Anexo I. Na área de “Informática e suas tecnologias” estão presentes todos os conteúdos pertinentes à formação técnica do educando.093 (um mil e noventa e três) horas. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática com carga horária total de 1. Identificar e entender o funcionamento de tecnologias empregadas nas redes de computadores.para solução de problemas. 7 . busca-se a formação de um profissional consciente. distribuídas em 02 (dois) anos letivos abordando conhecimentos próprios do Eixo Tecnológico Informática e suas tecnologias. conforme o Anexo II (conteúdos e ementas). Em outras palavras.

experiência e situações profissionais. às constantes transformações e as mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho. 8 . interesse em descobrir. A aprendizagem por projeto oportuniza ainda a vivência do trabalho em equipe. debater e construir com autonomia seu desenvolvimento profissional. Procura-se também desenvolver no educando uma atitude técnicocientífica. desenvolvendo a autonomia e criticidade do educando. O professor. ou seja. saber o por quê. Assim. o aluno torna-se capaz de relacionar o aprendizado em sala de aula com seu universo de conhecimento. refletir e agir sobre os conhecimentos do mundo. instigando-os a decidir. o exercício da ética e a responsabilidade social. opinar. A construção do conhecimento e a incorporação de tecnologias e adoção de práticas pedagógicas contextualizadas. devendo esta atitude estar presente em todas as atividades desenvolvidas no curso e ser levada pelo educando para sua vida profissional. questionar e propor soluções. Pretende-se a formação integral e humanística aliada à formação técnico-científica para que o educando seja um cidadão mais participativo e agente transformador em sua sociedade. nessa concepção. atendem as demandas dos processos de produção da área. o trabalho com os conteúdos é proposto de forma a promover o trabalho interdisciplinar (aprendizagem interdisciplinar). como o trabalho pedagógico por projeto. busca favorecer um aprendizado que vá de encontro à realidade do aluno.1 Metodologia O processo de ensino-aprendizagem constitui-se em um processo de construção do conhecimento no qual professor e aluno são agentes participantes na tentativa de compreender. favorecendo a relação entre conhecimentos de forma a tornar o aprendizado mais significativo (aprendizagem significativa). A metodologia possibilita aos alunos a vivência de situações desafiadoras que levem maior envolvimento. Nesse processo. No desenvolvimento do curso será utilizada a metodologia de projetos integrando ensino.5. pesquisa e extensão.

bem como saber quais formas de sua inserção no mercado de trabalho. software quanto em rede de computadores. contato com empresas e especialistas da área. estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios encontrados. Estudo de casos.As situações de aprendizagem previstas em cada ano. 9 . Executar ações de manutenção e suporte de computadores. visando à manutenção de equipamentos de informática. tanto hardware quanto software. trabalho de campo constituem o rol de atividades do trabalho por projeto. Compreender os conceitos fundamentais de comunicação de dados. • • • • • • • • Aplicar técnicas de medição e ensaio. têm como eixo integrador um projeto que considera o atendimento das demandas do arranjo produtivo local. Compreender a língua inglesa como ferramenta no trabalho tendo em vista que muitos equipamentos possuem especificações nesta língua. • • Compreender o funcionamento de um computador. Promover e difundir práticas e técnicas de correta utilização de equipamentos de informática. 5.1 Informática e suas Tecnologias Objetivos • Compreender sobre as atribuições e responsabilidades legais da profissão.2. Aprender sobre atitude ética no trabalho e no convívio social. Planejar e prever soluções tanto em hardware. Executar ações manutenção de rede de computadores. pesquisas em diferentes fontes. visitas técnicas.2 Áreas de Conhecimento 5. no decorrer do curso. Aplicar normas técnicas na instalação de equipamentos de informática.

10 . conhecimentos e competências do aluno inclusive adquiridos fora do ambiente escolar. as atividades complementares desenvolvidas pelos educandos após ingresso no curso desde que exista relação ou conexão com a área de conhecimento do curso. estas atividades irão complementar as atividades de ensino. inclusive o estágio não obrigatório de acordo com regulamento próprio.2 Atividades Formativas Integradoras (AFINS) As Atividades Formativas Integradoras são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento de habilidades. Serão consideradas AFINS.2. pesquisa e extensão.Bases Tecnológicas e Científicas • • • • • • • • • • • • • • • • • • Introdução a Informática Arquitetura de Computadores Introdução a Redes de Computadores Inglês Informática & Sociedade Fundamentos de Eletricidade Metodologia Científica Aplicada Práticas de Suporte e Manutenção Sistemas Operacionais Empreendedorismo e Comunicação Empresarial Servidores Desenvolvimento Web Linguagens Scripts Projetos de Redes de Computadores Segurança Projetos Técnicos Tecnologia de Informação Legislação e Ética 5.

empresas prestadoras de serviços ou de pesquisa. que dispõem sobre o 11 . c) avaliação teórica-prática sob a supervisão de docentes do curso de acordo com a Resolução Nº 04/99 do Conselho Nacional de Educação.2. disposto em lei. artigo 11. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES Os alunos provenientes de outras instituições terão seus créditos aproveitados após serem avaliadas as competências e habilidades exigidas para as respectivas bases tecnológicas mediante: a) entrevista. 6.3 Estágio Não Obrigatório O Estágio Não Obrigatório é uma atividade individualizada por educando. inciso IV.5. terá orientação semi-direta por um docente do curso. b) análise do histórico escolar. Os estágios poderão ser realizados no decorrer do curso e deverão proporcionar ao aluno experiências profissionais. a instituições públicas e privadas. bem como. introduzindo-o em situações de trabalho que lhe assegurem possibilidades de sucesso por ocasião do exercício de sua profissão. A realização do estágio não tem duração mínima e poderá ser utilizado para contemplar as Atividades Formativas Integradoras referentes às atividades complementares. sendo a condução e a forma de avaliação determinada por regulamento específico de estágio. será acrescida a carga horária regular e obrigatória do aluno até um limite de 300 horas. compreendendo a aplicação de conhecimentos relacionados informática. O estágio poderá ser realizado em indústrias.

7.1 Concepção de Avaliação A avaliação do aproveitamento dos alunos faz parte do processo educativo da escola. testes e/ou 12 .aproveitamento e certificação de conhecimentos e experiências anteriores. 7. processual (o processo desenvolvido). diagnóstica (recuperação durante o processo). A atividade de avaliação. realizada pelo professor. realizada pelas equipes de educadores ao longo do período letivo de acordo com os objetivos previstos. contínua (dia a dia). seminários etc. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 7. portanto: integral (humanística). Em linhas gerais os instrumentos de avaliação. permitirá a identificação daqueles alunos que não atingiram com proficiência os objetivos do curso e que deverão ser submetidos a um processo de reorientação da aprendizagem. individual (auto-avaliação no final da atividade avaliativa). As avaliações e estudos de recuperação serão planejados e efetuados pelos professores de acordo com os princípios da avaliação previstos na proposta pedagógica da instituição. relatórios. onde serão oferecidos estudos de recuperação. exercícios. Os resultados obtidos no processo de avaliação durante cada período serão expressos de acordo com a resolução da instituição. entre outros. incluindo liberdade e autonomia relacionados a aspectos didáticometodológicos para definir qual a metodologia e instrumentos avaliativos são mais adequados à realidade. serão os trabalhos teóricopráticos produzidos e/ou aplicados individualmente ou em grupos (trabalhos por projetos. portfólios. relacionados aos diversos conteúdos e por meio de diferentes instrumentos.).2 Critérios de avaliação Os critérios de avaliação estão descritos em resolução própria.

afetivos. 13 . serão desenvolvidas atividades.avaliações e outras formas que o professor julgar necessário. que permitam validar o desempenho obtido pelo aluno referente ao processo ensinoaprendizagem. toda teoria deve ser levada à prática. sociais e psicomotores). Como segue: • • Laboratório de Informática Instrumental Laboratório de Redes e Hardware Os laboratórios contam atualmente com 21 computadores com a seguinte configuração padrão de Hardware e Software: Hardware • • • Processadores Intel Celeron Memórias RAM de 512 MB DDR Discos Rígidos de 80 GB Software • • Sistema Operacionais : Windows e Linux Softwares específicos A seguir segue o descritivo dos laboratórios do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Computadores. 8. provocar e buscar promover o desenvolvimento do(a) estudante nos diferentes aspectos (cognitivos. No processo de recuperação paralela. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS No curso Técnico em Manutenção e Suporte de Computadores para que o aprendizado seja consolidado efetivamente. definidas previamente pelo docente tendo em vista subsidiar. A prática é realizada em laboratórios que forneçam suporte ao discente para desenvolver os conceitos aprendidos em sala de aula.

dispositivos de armazenamento e dispositivos de entrada e saída entendendo o seu funcionamento e como relacionam-se entre si. Neste laboratório o discente entrará em contato com as duas realidades: sistemas de licença proprietária e sistemas licença livre. artigos científicos. memória. No laboratório de Hardware e Redes o discente irá adquirir o conhecimento prático e estará apto a proceder a montagem e configuração de 14 . tratando aspectos básicos como: o o utilização do computador.Laboratório de Informática Instrumental O laboratório de Informática Instrumental é utilizado para consolidar conhecimentos fundamentais referentes a informática tais como: • manipulação de sistemas operacionais. do Laboratório de Hardware e Redes O ensino de hardware permite ao aluno conhecer os componentes físicos do computador tais como processadores. relatórios técnicos dentre outros o editor de planilhas eletrônicas sendo útil em várias aplicações para realização de cálculos simples e/ou complexos o editor de slides utilizadas para produzir apresentações podendo ser reproduzidas em datashow. organização e manipulação de componentes lógicos computador (Ex: diretórios e arquivos) o configurações do sistema • conhecimentos em pacotes de software para escritório que incluem: o editor de texto utilizados para redigir e formatar textos em geral tais como: trabalhos acadêmicos.

projetar e montar redes de computadores. 15 . configurar computadores e servidores. diagnosticar mau funcionamento do computador e seus componentes e realizar manutenção . PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ENVOLVIDO NO CURSO A equipe pedagógica de formação específica do curso será composta por docentes e técnicos. 10. Além disso. 9. DIPLOMAS Os alunos que concluírem os dois anos receberão o diploma de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. na área de Redes. o aluno poderá praticar a confecção de cabos. efetivos do Instituto Federal do Paraná.computadores.

Disponível em: http://portal.mec.br/setec/ Legislação Técnico de Nível Médio.gov.gov. SETEC.gov. http://www. SETEC.11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Catálogo Nacional de Cursos. Disponível em: http://portal.mec.htm Disponível em: 16 .br/setec/ Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.br/ccivil_03/Leis/L9394.planalto.

Conteúdos Informática Instrumental Arquitetura de Computadores Introdução à Redes de Computadores Inglês Instrumental Fundamentos de Eletricidade TOTAL Metodologia Científica Aplicada Práticas de Suporte e Manutenção Sistemas Operacionais Linguagens Scripts Eletricidade e Computadores Informática & Sociedade TOTAL Empreendedorismo e Comunic.ANEXO I Tabela 1 .Carga horária anual do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Empresarial Servidores Tecnologia Web Projetos Técnicos Legislação e Ética TOTAL Segurança Projetos de Redes de Computadores Topicos em TI Trabalho de Conclusão de Curso TOTAL TOTAL GERAL Horas 63 63 63 32 32 253 32 63 63 32 32 32 254 32 63 63 63 32 253 63 32 63 95 253 1013 INFORMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS MÓDULO IV MÓDULO III MÓDULO II MÓDULO I 17 . ANOS ÁREA DE CONHECIMENTO 1° INFORMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 507 2º 506 1013 TOTAL ATIVIDADES FORMATIVAS INTEGRADORAS (AFIN) TOTAL 80 1093 Tabela 2 – Currículo do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática distribuídos em módulos na área de formação específica.

Editor de textos: elaboração e formação de textos. Tipos de Transmissões. Segurança. Evolução das Redes de Computadores. LAN). Informática Instrumental Carga horária total 63 Horas Introdução à informática: Contexto histórico e principais componentes. Histórico e evolução dos sistemas computacionais. Detecção de Problemas em uma rede de computadores. Internet Arquitetura de Computadores Carga horária total 63 Horas Introdução à organização e arquitetura de computadores. Planilhas eletrônicas. Arquitetura de sistemas computacionais. WAN. Arquitetura TCP/IP. Tipos de cabeamento utilizados em Redes de Computadores. Internet. Editor de apresentação de slides. Equipamentos. Introdução a projetos de Redes. Utilização do Sistema Operacional. Introdução a Redes de Computadores Carga horária total 63 Horas Funcionamento de uma rede de Computadores. Modelo de Referência OSI da ISO. Topologias: Física e Lógica. Protocolos. Principais elementos de Redes de Computadores. Componentes de hardware. Introdução a Software de Computadores. Organizações de sistemas computacionais. Padrões de Redes de Computadores (MAN. 18 .ANEXO II – EMENTA DOS CONTEÚDOS DO CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA.

Inglês Instrumental: estratégias de leitura. Ondas eletromagnéticas e suas propriedades. Projeto de Pesquisa. Verbos Modais. Pronomes pessoais do caso reto e oblíquo. Fundamentos de Eletricidade Carga horária total 32 Horas Eletricidade: Eletrostática. Coleta e análise de dados. equações de Maxwell. Auto indução e indução mútua. Lei de Faraday. Passado verbo ser/ estar. Pronomes possessivos. 19 . Análise textual. O estudo da luz e seus fenômenos. Dispositivos e instrumentos ópticos Metodologia Científica Aplicada Carga horária total 32 Horas O método científico. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Passado. Lei de Ampère. Motores. Normas da ABNT. Condicional. Passado Contínuo. Lei de Lenz. Fenômenos em ondas eletromagnéticas. Magnetismo: Campos magnéticos estacionários. Circuitos elétricos. Indução magnética. Presente verbo ser/ estar. Tipos de conhecimento. Futuro.Inglês Instrumental Carga horária total 32 Horas Presente. Voz ativa e Passiva. Preposições. geradores e transformadores. Eletrodinâmica. Óptica: Ondas eletromagnéticas. Presente Contínuo.

Linguagens Scripts Carga horária total 32 Horas Linguagens de script e suas aplicações. modelos atômicos. Desenvolvimento de scripts para automação de tarefas. Arquitetura de Sistemas Operacionais. Componentes de um Sistema Operacional. ligas e compostos 20 . Softwares de diagnóstico. spin e teoria orbital. Instalação e configuração de sistemas operacionais. Confecção de cabos. Sistema Operacional Linux. Identificação e resolução de problemas. Histórico e evolução dos Sistemas Operacionais. Segurança. Sistema Operacional Windows. tabela periódica. Manutenção de redes de computadores.Práticas de Suporte e Manutenção de Hardware Carga horária total 63 Horas Montagem de Computadores. Comunicação entre computadores. Sistemas Operacionais Carga horária total 63 Horas Introdução à Sistemas Operacionais. Eletricidade e Computadores Carga horária total 32 Horas Eletromagnetismo: Estrutura atômica. Os elementos magnéticos naturais. Instalação e configuração de Sistemas Operacionais. Serviços de Sistemas Operacionais. Programação em linguagens de scripts.

Análise de características do empreendedor. Magnetoresistência. teoria corpuscular da luz. teoria dual da luz. Física de sólidos. pesquisa em Informática. Empreendedorismo e Comunicação Empresarial Carga horária total 32 Horas Empreendedorismo. Elaboração de planos de negócios. condutores e semicondutores. Informática e educação. Teoria fotônica da luz. Informática e Sociedade Carga horária total 32 Horas Informática e a conjuntura mundial: a atual situação sócio-econômica. influência da Informática nas empresas e nas economias. técnicas de negociação. Informática e a sociedade brasileira: realidade social. Spintrônica e Nanotecnologia. Informática e política. Materiais magnéticos. situação das indústrias de hardware e software.magnéticos. cristalografia. Informática e cultura. O mercado de trabalho. entidades profissionais na área. Informática e o indivíduo. vendas e marketing e estudo de casos de sucesso e fracasso. contratação de bens e serviços de Informática. modelo das duas correntes e tunelamento quântico. aplicações visando o benefício social. Dispositivos tecnológicos modernos. Física Moderna: Teoria da Relatividade e mecânica quântica. filmes finos. Informática como ferramenta do Estado. 21 . Interações eletromagnéticas com a matéria. situação legal do profissional.

Tratamento e sigilo de dados. Linguagens de programação Web. Responsabilidade civil e penal sobre a tutela da informação. Arquitetura Web: Clientes Web e Servidores Web. com objetivo de favorecer a integração entre as disciplinas do curso. etc. imap. domínios virtuais. Propriedade industrial. Propriedade intelectual. configuração.Servidores Carga horária total 63 Horas Servidores WEB: configuração. Tecnologia Web Carga horária total 63 Horas Conceitos de Web. compartilhamento. Legislação e Ética Carga horária total 32 Horas Lei de software. domínios virtuais. código de defesa do consumidor. entidades de classe. Projetos Técnicos Carga horária total Horas Disciplina de ementa aberta. segurança. listas de discussão. Tipos de sociedades comerciais. aliases. manutenção e administração. pop3.. webmail. Webdesign. filtros.Servidores de arquivo: instalação. HTML. Servidores de email: configuração. leis de informática e contratos de prestação 22 .

Riscos existentes em uma rede atrelados ao Fator Humano. Utilização de ferramentas de segurança. Estratégias de segurança e planos de contingência para uma rede de computadores. regulamentação da profissão. Semelhanças e diferenças entre normas morais. Analise aprofundada de protocolos e equipamentos. Ação. Projetos de Redes de Computadores Carga horária total Horas Estudar o funcionamento de uma rede de Computadores. Ética profissional Segurança Carga horária total 63 Horas Problemas de segurança de uma rede de computadores. Técnicas de proteção dos Ativos da rede de computadores. Dimensionamento de carga elétrica e térmica para um projeto. Critérios morais. Problemas éticos da atualidade. Ameaças e vulnerabilidades que podem colaborar com a eficiência de um Ataque. jurídicas e religiosas. Criptografia. Detecção de Problemas em uma rede de computadores.de serviços. Compreender os parâmetros de desempenho de uma rede. 23 . Consciência moral e dignidade humana. Conhecer as topologias utilizadas nas redes de computadores. Esteganografia e demais métodos de proteção. liberdade e responsabilidade. Sociabilidade e historicidade da ética. Tópicos específicos de ética. Fundamentos de ética geral. Elaborar a documentação de uma rede de computadores.

Comunicação Organizacional. e Gerenciamento do Processo de Negócios. 24 .Tópicos em TI Carga horária total 63 Horas Conceitos Básicos na Gestão da Tecnologia da Informação. análise e projeto. da eficiência e da racionalização dos serviços administrativos das organizações. Revisão bibliográfica. Tomadas de Decisão nas Organizações relacionadas com a Tecnologia da Informação. Trabalho de Conclusão de Curso Carga horária total 95 Horas Elaboração de um projeto que contribua para a melhoria da automação. Reações Organizacionais. Caracterização da natureza e objetivos do projeto. execução de acordo com a escolha realizada. do desempenho.