You are on page 1of 13

As febres acometem garotos de quatro, dez meses ou um pouco mais velhos, sendo incalculvel o nmero de quantos j morreram.

Principalmente pela tosse caracterstica, que geralmente chamada de quinta ou quintana, os sintomas so srios. Os pacientes ficam livres desta tosse terrvel por cerca de quatro a cinco horas e depois o paroxismo da tosse retorna, desta vez to grave que o sangue expelido com fora pelo nariz e pela boca.

Guillaume de Baillou (1736)

COQUELUCHE
INTRODUO

A coqueluche, conhecida como tosse espasmdica, uma doena imunoprevenvel de grande importncia na infncia, que pode levar a complicaes graves, inclusive com bito. A Bordetella pertussis o agente etiolgico da coqueluche, embora quadros clinicamente mais brandos possam ser causados pela Bordetella parapertussis. Vrios outros agentes etiolgicos podem determinar apresentao clnica semelhante, conhecida por sndrome pertussis, como alguns tipos de adenovrus, Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia trachomatis, Chlamydia pneumoniae, alm da Bordetella bronchiseptica. O homem o nico hospedeiro da Bordetella pertussis. Principalmente nas crianas e nos idosos, ela pode evoluir para quadros graves com complicaes pulmonares, neurolgicas, hemorrgicas e desidratao. De acordo com dados fornecidos pela OMS, em 2010, houve aumento significativo dos casos de coqueluche em adolescentes e adultos no Brasil. Na Amrica Latina, eles praticamente triplicaram em cinco anos. A Coqueluche uma doena recorrente, de notificao compulsria ao Ministrio da Sade. Casos de coqueluche costumam ser mais raros na vida adulta. No entanto, tosse seca e contnua por mais de duas semanas em jovens e adultos pode ser sinal de que foram novamente infectados pela bactria da tosse comprida, apesar de terem recebido a vacina na infncia ou de terem ficado doentes.

DIAGNSTICO CLNICO

Clinicamente, manifesta-se ao longo de trs estdios, aps um perodo de incubao que varia de 7 a 10 dias:

FASE CATARRAL: de 7 a 14 dias, com manifestaes em vias areas superiores, com tosse, coriza e lacrimejamento, mimetizando um resfriado comum; FASE PAROXSTICA: caracterizada por acessos de tosse seguidos de guinchos com expectorao de muco claro, viscoso e espesso, seguidos de vmitos. Dura geralmente de 4 a 6 semanas;

FASE DE CONVALESCENA: desaparecimento dos guinchos com persistncia da tosse por at trs semanas.

DIAGNSTICO LABORATORIAL

O diagnstico eminentemente clnico, uma vez que a bactria apresenta dificuldades laboratoriais para ser isolada, necessitando de meios especficos e imediata inoculao no meio aps a coleta. Em grande parte dos casos, exames laboratoriais podem ajudar a determinar a presena da bactria Bordetella pertussis em amostras retiradas da nasofaringe. Alm disso, no est presente no sangue, portanto a hemocultura quase sempre negativa. O diagnstico baseia-se na suspeita clnica de surtos de tosse paroxstica seguida de guinchos e vmitos, associada presena de leucocitose (acima de 20.000 cls./mm3), com linfocitose. Lembrar que em crianas pequenas, em especial no primeiro ano de vida, o quadro clnico mais grave, porm mais inespecfico e os guinchos podem no estar presentes. A Apneia e a cianose so comuns nesta faixa etria e complicaes neurolgicas como crises convulsivas podem ocorrer.

TRATAMENTO MEDIDAS GERAIS:

Contatar o Departamento de Epidemiologia e Sade Pblica da FMT/IMT-AM, a fim de notificar o caso e iniciar busca de contactantes; A hospitalizao, geralmente no necessria, porm casos mais graves em lactentes exigem internao hospitalar; Caso necessrio, manter a criana adequadamente hidratada utilizando a via parenteral e controlando o equilbrio cido-bsico; Deve-se ter cuidado ao alimentar a criana, preferindo-se alimentos semi-slidos, frios e em pequena quantidade; Manter o ambiente calmo e tranquilo; Administrar oxignio sob mscara durante as crises de paroxismo (em casos mais graves pode ser necessrio suporte ventilatrio) e aspirar secrees aps as mesmas;

O isolamento respiratrio necessrio at 5 dias aps o incio do tratamento com eritromicina. O paciente transmite a doena por at 3 semanas aps o incio do perodo paroxstico, caso no faa uso de antibiticos.

Segundo orientao do Ministrio da Sade, todos os comunicantes ntimos (familiares, amigos, colegas de escola ou de trabalho) devero receber uma dose da vacina DPTa.

Mantenha o doente afastado de outras pessoas e em ambientes arejados, enquanto durar a fase de transmisso da doena; Oferea-lhe lquidos com frequncia para evitar a desidratao e refeies leves, em pequenas pores, mas vrias vezes ao dia; Separe talheres, pratos e copos para uso exclusivo da pessoa com coqueluche; No se iluda com as receitas caseiras para tratamento da tosse tpica da coqueluche; Lave cuidadosamente as mos antes e depois de entrar em contato com o paciente; Procure assistncia mdica se as crises de tosse se manifestarem por mais de 15 dias. Elas podem ser sintoma de outras doenas e no da coqueluche.

ANTIBIOTICOTERAPIA: a escolha teraputica faz-se pela eritromicina, pela sua


boa penetrao nas vias respiratrias. Vale ressaltar que o estolato de eritromicina atua melhor, uma vez que o estearato e o etilsuccinato no atingem concentraes sricas favorveis erradicao da bactria, levando as falhas teraputicas. A dose recomendada de 35 a 50 mg/kg/dia VO 6/6h, por 14 dias, com dose mxima de 2g/dia. Iniciar o mais precocemente possvel a terapia, a fim de atenuar a doena, de preferncia at a fase catarral. Na fase paroxstica, apesar de no diminuir o curso da doena, o uso do antibitico reduz a transmissibilidade. Outras opes teraputicas so as tetraciclinas (em crianas acima de 8 anos) ou o cloranfenicol. No se deve utilizar ampicilina, pois a mesma no atinge boas concentraes em secrees das vias respiratrias.

DROGAS DE SUPORTE: corticosterides podem alterar a gravidade e o curso da


doena (hidrocortisona 30 mg/kg/dia IM, 6/6h por 2 dias); os anticonvulsivantes diminuem o nmero e a intensidade dos acessos paroxsticos (fenobarbital: ataque com 15 mg/kg/dose 1x/dia e manuteno com 6mg/kg/dia 6/6h); durante a crise convulsiva, utilizar diazepam 0,3 mg/kg/dose IV sem diluir, lentamente; broncodilatadores (salbutamol 0,3-0,5 mg/kg/dia VO 8/8h).

Os folders poderiam ser mais informativos e objetivos, com algumas das perguntas mais frequentes que seguem.

Perguntas frequentes sobre coqueluche.


1. O que tosse comprida ou coqueluche? Doena contagiosa do aparelho respiratria causada por bactria. 2. Como se transmite a coqueluche? Pelo espirro ou tosse da criana doente. 3. Os bebs podem ter coqueluche? Sim. No h imunidade congnita para essa doena. 4. Quais os sintomas da tosse comprida? Na primeira semana, os sintomas assemelham-se aos de um resfriado comum. Na segunda semana, a criana tem acessos de tosse intensos caracterizados por um sibilo ou guincho ao fim de cada tossida e s vezes precedidos por perodos curtos de apneia (parada de respirao ou perda de flego). 5. Pode-se diagnosticar a coqueluche na primeira semana?

8 Em geral, no. 6. Quando ocorrem os acessos de tosse? A qualquer hora, mais de uma vez por dia. Alguns fatores podem ajudar a desencade-los: choro, raiva, banhos, alimentao forada, esforo fsico, etc. 7. A tosse facilmente reconhecida? Sim. A criana parece ter olhos embaados e a tosse provoca espasmos, acompanhados de enrubescimento do rosto e inchao dos olhos. Depois do acesso de tosse, a criana respira fundo, emitindo o som agudo caracterstico. 8. H vomito depois da tosse? Sim, com frequncia. 9. Quanto tempo dura o perodo de tosse espasmdica? De trs a seis semanas. 10. Em quanto tempo a tosse desaparece por completo? Em seis ou doze semanas. 11. Os bebs tossem e emitem o mesmo som? No. Alguns, particularmente os bem pequenos, podem tossir um pouco e depois perder a respirao. 12. A criana tosse mais quando deitada? Sim. O acmulo de muco no fundo da garganta provoca acessos mais freqentes de tosse. 13. Quantos acessos de tosse a criana tem diariamente? Nos casos brandos, de cinco a quinze acessos; nos casos mais graves, de trinta, quarenta ou at mais. 14. Pode-se ajudar a criana durante o acesso de tosse? Sim, mantendo-a de p, com a cabea curvada para frente. 15. Como pode ser diagnostica a coqueluche? Examinando o material retirado da garganta. Quando o diagnstico duvidoso, os exames de sangue tambm ajudam a estabelecer o diagnstico exato. 16. necessrio hospitalizar a criana com coqueluche? No. S nos casos graves, ou se a criana muito pequena. 17. A criana precisa ficar na cama? Sim, durante primeira semana, quando houver febre. 18. A criana pode sair de casa? Sim, depois da primeira semana, quando a temperatura se normalizar. 19. As crianas com coqueluche devem ficar separadas de outras crianas? Deveriam.

20. A criana pode transmitir a doena durante todo o perodo de tosse? No. A coqueluche geralmente transmitida nas quatro primeiras semanas, depois, o contgio raro. 21. Quando a criana pode voltar escola? Depois de cinco semanas. 22. A coqueluche pode ocorrer duas vezes na mesma pessoa? Raramente. 23. Quais as sequelas da tosse comprida? Por um ano depois da doena a criana poder ter acessos de tosse com qualquer resfriado ou infeco. 24. Qual o tratamento para a coqueluche? Alm dos medicamentos , que durante a primeira semana, o mximo de repouso possvel. 25. A coqueluche requer uma dieta especial? Sim, alimentos leves. 26. O estado de nutrio ser comprometido pelo vmito constante? Sim. Essa uma das complicaes comuns. Os bebs que vomitam devem ser alimentados novamente aps 20 ou 30 minutos. 27. Os antibiticos so teis no tratamento da tosse comprida? Sim. Embora no curem, ajudam consideravelmente a evitar complicaes. 28. Existe algum soro para tratamento da doena? Sim. O soro hiperimune ajuda a reduzir os acessos de tosse. 29. O soro hiperimune pode ser usado para evitar a molstia? Sim, e usado nos casos de contato com pacientes de coqueluche. 30. Quais as complicaes da coqueluche? Otite, pneumonia ou, em casos mais graves, convulses e coma. 31. Essas complicaes ocorrem frequentemente? No. 32. As complicaes podem ser tratadas com sucesso? Sim. A pneumonia e a infeco de ouvido so controladas por antibiticos. 33. As convulses so sinais de gravidade? Geralmente sim, pois indicam comprometimento cerebral. 34. Existem outras complicaes?

10 Sim. Ocasionalmente ocorrem pequenas hemorragias no olho ou em volta do pescoo, como resultado dos acessos de tosse. Essas complicaes no so graves e desaparecero espontaneamente. 35. Existe algum meio de imunizar a criana contra a tosse comprida? Sim, atravs de vacinao chamada toxide tetnico e diftrico e pertussis acelular (DTPa). 36. A vacina contra a coqueluche pode causar algum mal? No. 37. A coqueluche sara espontaneamente? Sim, depois de 6 a 12 semanas. 38. A ginstica e o esforo fsico podem provocar a tosse? Sim. 39. necessrio tirar radiografia Fo trax em caso de coqueluche? No, a menos que haja dvidas quanto ao diagnstico ou suspeita de complicaes. 40. Qual o tratamento para a criana que teve contato com pacientes de coqueluche? Se ela j foi vacinada, deve tomar uma dose de reforo. Se nunca recebeu a vacina, convm ministrar-lhe vrias doses de soro hiperimune. 41. Os adultos que tiverem contato com um paciente de coqueluche tambm devem ser vacinados? Na maioria dos casos no preciso, porque a maioria dos adultos imune a essa doena. 42. Uma criana que no teve coqueluche poder contra-la na idade adulta? Sim. 43. Uma criana pode ter coqueluche mesmo que tenha sido imunizada? Sim, porm a molstia ocorre de forma atenuada. 44. A famlia deve ficar de quarentena quando h um caso de coqueluche? No. Apenas as crianas no imunizadas devem ser isoladas. As que j foram imunizadas e os adultos da famlia podem ter atividades normais. 45. H maior incidncia de coqueluche em determinadas estaes do ano? Sim, no inverno e na primavera.

11

CONCLUSO
Podemos concluir que a coqueluche (ou seja, tosse gritante) est associada tipicamente com uma tosse paroxstica prolongada, e vmitos ps tosse; entretanto, as pessoas infectadas pela Bordetella pertussis algumas vezes apresentam sintomas atpicos, tornando difcil o reconhecimento imediato e provavelmente aumentando a transmisso da infeco. Todas as crianas menores de 6 meses de idade e qualquer lactente que no tenha recebido ainda trs doses de vacina toxide tetnico e diftrico e pertussis acelular (DTaP) so especialmente vulnerveis a infeco pela pertussis. Bordetella

12 Contudo, os clnicos devem considerar a coqueluche como causa de doena, especialmente entre lactentes vulnerveis que apresentem doena tussgena, angstia respiratria ou Apneia. O diagnstico oportuno da coqueluche em babs e outros contatos de lactentes podero prevenir as fatalidades da coqueluche no lactente. Aos primeiros sinais de tosse, e se no parar, necessrio que procure o mdico para diagnosticar corretamente a doena e receitar o medicamento correto e evitando a automedicao que pode ser prejudicial.

Bordetella pertussis uma pequena bactria Gram-negativa, cocide sobre o tamanho de 0,8 uM, 0,4 uM. um aerbio encapsulado immotile que no faz esporos. Bordetella pertussis produz um nmero de fatores de virulncia, incluindo a toxina da tosse convulsa, a toxina da adenilato ciclase, a hemaglutinina filamentosa e hemolisina. Ele no pode sobreviver no ambiente, que deve residir em um hospedeiro ou em pequenos grupos ou individualmente. Ela cresce a uma temperatura ptima de 35 37C. Bordetella pertussis um agente patognico estrito humana que o agente causador de pertussis (tosse onvulsa). Seu habitat natural na mucosa respiratria humana. A tosse convulsa, ou pertussis, uma infeco respiratria no qual um som "convulsa" produzido quando o doente inspira. Coqueluche mata cerca de 300.000 crianas por ano, a maioria das quais ocorrem nos pases em desenvolvimento. O mesmo que tussparo. Que produz tosse. Apneustia; ausncia de respirao.

REFERNCIAS
ROTHENBERG, Dr. Robert E. Medicina e Sade: guia prtico. Vol. 3. So Paulo: Ed. Nova Cultura, 1987. BISSANTI, Dr Andria, ET AL. Dicionrio Brasileiro de Medicina. Vol. nico. So Paulo: Ed. Maltese, 1987.

13 OLIVEIRA, Dr. rcio Amaro de. Disponvel http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?655 acessado em 20 de Maio de 2012. em

You might also like