You are on page 1of 6

Co-Incineração

Numa aula de STC, a Marta entregou-nos uma
ficha com as seguintes questões. Aqui estão
as minhas respostas.

1- Refira em que consiste a Co-
incineração.

Co-incineração é um processo de eliminação
de resíduos que consiste na sua queima em
fornos industriais.

2- Quais são as conclusões da Comissão
Cientifica Independente?

A comissão científica independente de
Controlo e Fiscalização Ambiental da Co-
incineração apresenta-nos as vantagens e as
desvantagens da co-incineração.
Uma das desvantagens, e importante para a
sociedade é o facto da construção e
manutenção de uma incineradora ser muito
dispendiosa, e para interesses políticos não
estão para se preocuparem com isto,
alegando assim a falta de verba. Uma das
vantagens é estas estações estarem
preparadas para produzirem electricidade e,
em algumas delas, fazem mesmo a separação
dos materiais para posterior reciclagem,
consequentemente, para conseguirem a
produção de energia necessitam de materiais

reutilizar e reciclar. preferir embalagens de vidro em vez das de plástico. Outra vantagem apresentada. Em relação à electricidade.” Como métodos de primeira linha temos a politica dos 3R’s. como por exemplo. não deixar as luzes acesas desnecessariamente. o que leva a um impedimento da reciclagem.como o papel. nem mesmo no mais desenvolvido. e nós mesmo no nosso dia-a-dia podemos . foi possível até hoje substituir completamente os métodos de fim-de- linha. 3.Identifique a hierarquia das opções de gestão de resíduos e comente a afirmação: “Em nenhum país. são alguns exemplos. não deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. tentar que o material seja reciclável. reduzir. não “varrer” os passeios com a mangueira. Existem materiais que foram concebidos para se poderem reutilizar. Podemos reduzir algum do lixo doméstico que produzimos. é por exemplo o facto dos gases ácidos e as partículas que ficam nos filtros e assim não contaminam a atmosfera. não tomar banhos prolongados. comprar em menos quantidades para que não haja desperdício. Podemos também reduzir na água e na electricidade. como é o caso da incineração. não abrir o frigorífico sem necessidade nem deixar a porta aberta.

Separando assim o vidro.Como reagiria á construção de uma incineradora próximo da sua habitação? Fundamente a sua resposta. cinzas solantes. como escrever no verso das folhas. transformado matéria inútil em matéria útil.reutilizar alguns deles. Existem poeiras. Estes métodos não têm necessariamente outro lado pode haver contaminação das águas e da terra. Como objectivo final temos a reciclagem. Estas substâncias vão afectar-nos a nível respiratório. os tratamentos bioquímicos ou a destruição térmica. Alguns dos lixos transformam-se em substâncias perigosas que podem ser lançadas para a atmosfera. vai afectar alguns seres vivos e pode destruir alguns ecossistemas. etc. 4. os plásticos. já que traz algumas consequências para a saúde pública. o papel e as embalagens e coloca-los nos respectivos ecopontos. escórias que vão ser depositados no . usar restos de legumes e frutas para fazer adubos. Se me dissessem que iria ser construída uma incineradora perto da minha casa era óbvio que a ideia não me iria agradar. depósito de lixo de forma controlada acima ou abaixo da superfície natural. como a emissão de dioxinas que podem desempenhar um papel importante no aparecimento do cancro da mama por exemplo. Como métodos de segunda linha temos os aterros.

e tem de estar situado perto das cidades com maior número de habitantes. que naturalmente têm de ter espaço suficiente para tal.Realize um trabalho de pesquisa nos jornais acerca da co-incineração em Souselas e elabore um texto onde aborde as seguintes questões: a) Identifique os diferentes actores presentes na controvérsia pública em torno da co-incineração. pois o número de lixo será maior. Os habitantes de Souselas são um dos protagonistas de uma novela que parece não ter fim. a não ser que até lá as pessoas se unissem e se comprometessem em cumprir os métodos de primeira linha. Por outro lado. . da forma como a quantidade de lixo aumenta é compreensível a construção de uma incineradora.mar e que são prejudiciais. 5. Se estas condições se encontrassem perto da minha casa teria de me habituar à situação. poderá reduzir o número de lixo. b) Identifique os valores defendidos por cada uma das partes e os argumentos de índole científica que estão por trás dessas opiniões. Estão contra a construção de uma incineradora perto das suas habitações. mesmo não resolvendo.

acreditam que vão estar expostos a agentes químicos que podem causar problemas a nível cancerígeno. após estudos efectuados. O ministério do Ambiente diz que. a CCI (comissão cientifica independente) e a CIMPOR. e que as redes de águas residuais criadas evitam a descarga no meio receptor. . que acreditam que Souselas é o local mais indicado para a construção de uma incineradora. A qualidade da água também é uma preocupação devido às descargas que depois vêm a ser feitas. o nível de exposição que os habitantes estão sujeitos é reduzido e que assim não causa perigo. mas como é óbvio ninguém quer ter uma incineradora perto de casa. Analise esta alternativa do ponto de vista social. e apesar de ter muitas pessoas estarem contra esta construção. 6 – Uma alternativa à co-incineração é a exportação dos resíduos tóxicos e perigosos. Os outros protagonistas desta novela são O Ministério do Ambiente. isto segundo informações da Valorsul. Com isto tudo. não nos podemos esquecer que existem determinados benefícios que uma incineradora nos pode trazer.

os resíduos iriam ser espalhados e iriam contaminar as águas e isto causaria um enorme desastre ambiental. corremos o risco de se dar uma colisão e de sermos atingidos pelos mesmos aqui na Terra. A segunda hipótese. chego a conclusão que provavelmente. Analisando tudo. O que acaba por não ser solução. existem várias teorias para que estes resíduos sejam enviados para o espaço e para zonas despovoadas como a Antárctica. fazerem-se aterros na Antárctida.Visto que a maioria dos habitantes do mundo é contra em ter uma incineradora perto da sua residência. também não me parece que seja a solução a seguir. Se enviarmos o lixo para o espaço. a melhor solução para fazer desaparecer todos estes resíduos seria mesmo a incineradora. pois devido ao actual degelo que tem vindo a dar-se. .