You are on page 1of 2

O ENSINO DE QUMICA PARA SURDOS: UM NOVO OLHAR

Fernanda Cludia Soares da Silva1, Bruna Barros Santos2, Aline Girlane Brito da Silva 3

Introduo
Qumica, para muitos alunos de Ensino Mdio, um grande problema devido, segundo eles, a sua complexidade, a dificuldade de visualizao, a no compreenso de determinados assuntos, entre outros. Recai sobre o professor a necessidade de desenvolver um trabalho significativo, mudando essa rejeio pela disciplina, com a utilizao de analogias, e trazendo a Qumica para o cotidiano de seus alunos, dando-lhes subsdios para o entendimento do contedo trabalhado, assim como para uma postura investigativa na disciplina. Para a teoria da Aprendizagem Significativa [6] necessrio que o sujeito esteja disposto a aprender o contedo abordado em sala de aula, pois, se ele preferir memorizar o contedo, a aprendizagem ser mecnica e esse contedo tem que estar relacionado aos seus conhecimentos prvios. As bases da Teoria da Aprendizagem Significativa so importantes ao conceber-se o desenvolvimento cognitivo dos alunos que se propem a dedicar aos estudos qumicos, pois esses estudos revelam um carter de abstrao, devido a conceitos nem sempre apreendidos pelo campo visual, para o qual, muitas vezes, esses alunos no se encontram preparados. Cabe, portanto, ao professor no somente apresentar argumentos que respaldem os conceitos apresentados, como estabelecer entre eles e o cotidiano de seus alunos vnculos de sentidos e de relaes possveis, a fim de proporcionar-lhes uma aprendizagem, de fato, significativa. Como se trabalharia a Qumica para os surdos? Ser que h a possibilidade de trabalhar, da mesma forma, com alunos surdos e ouvintes? Quais os subsdios que professores podem buscar para proporcionar aulas que conduzam a uma aprendizagem significativa para eles? H vrias perguntas para essa situao, mas, quando se fala em Qumica ou qualquer outra cincia voltada aos surdos, depara-se com muitos problemas, como o de passar e receber os contedos dados. A metodologia utilizada pelos professores no ocorre efetivamente como foi pensada, percebe-se que os professores so mal preparados para trabalharem com os alunos, ignorando as limitaes trazidas pela deficincia; ministrando aulas destinadas basicamente

aos ouvintes e solicitando excessiva quantidade de trabalhos escritos [5]. O lxico de Libras necessita de ser ampliado, pois na Qumica, por exemplo, h nomes para os quais ainda no existem sinais representativos, portanto, como professores devem proporcionar suas aulas, sem os subsdios necessrios ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, em uma aprendizagem significativa? A proposta apresentada neste artigo a de tentar buscar subsdios que encaminhem as questes apresentadas acima, para que no s a Qumica, mas qualquer outra disciplina, no seja um empecilho incluso social, porm mais uma arma de incluso, mostrando o que realmente somos: todos iguais, apesar de nossas particularidades.

Material e mtodos
Foram aplicados questionrios para 35 alunos do ensino mdio e a 2 professores de Qumica da Escola Governador Barbosa Lima, localizada na Regio Metropolitana do Recife. Os alunos so da faixa etria de 15 a 30 anos. Essa escola foi escolhida devido ao mrito que ela possui, pois considerada a escola modelo para o ensino de surdos.

Resultados
Ao analisar os questionrios entregues aos alunos, constatou-se a grande dificuldade que possuem na disciplina de Qumica, especialmente por no terem professores que expliquem os contedos em Libras. Mesmo com a presena do intrprete encontram dificuldades, pois os mesmos no conseguem transmitir o contedo, por no possuir o conhecimento em Qumica, logo os alunos ficaro sem saber o assunto passado. Outras dificuldades expostas pelos alunos foram: A complexidade dos assuntos; Certas palavras que, segundo eles so difceis; A grande quantidade de assuntos. Entre os entrevistados, apenas um no encontrou dificuldade com a disciplina.

________________ 1. Primeiro Autor aluna do oitavo perodo do curso de licenciatura plena em Qumica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Bento Gonalves, 9500, Recife, PE, CEP 91501-970. E-mail: nanda_lq@hotmail.com. 2. Segundo Autor aluna do oitavo perodo do curso de licenciatura plena em Qumica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Bento Gonalves, 9500, Recife, PE, CEP 91501-970. E-mail: gatabuba17@yahoo.com.br. 3. Terceiro Autor aluna do oitavo perodo do curso de licenciatura plena em Qumica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Av. Bento Gonalves, 9500, Recife, PE, CEP 91501-970. E-mail: girlaine_bb@yahoo.com.br.

Relao professor-aluno Verificou-se que 20 % dos alunos consideram a relao, entre eles e os professores, tima, 42,85 % boa, 11,42 % regular e/ou ruim, e 8,75% considerada pssima. Conclui-se, portanto que h uma boa relao entre o professor de qumica com o aluno surdo. Relao entre alunos surdos e alunos ouvintes A relao entre os alunos surdos e ouvintes de fundamental importncia para o desenvolvimento cognitivo de ambos, em especial dos surdos. Perguntou-se a eles se tinham amigos que no fossem portadores de deficincia auditiva (surdez) e foram obtidos os seguintes dados: 57,14 % possuam amigos ouvintes, 28,57 % no possuam e 14,28 % no opinaram. Em geral h uma boa relao com alunos ouvintes. Apoio familiar A famlia exerce um papel fundamental no desenvolvimento desses alunos. Constatou-se que 34,28 % no possuem o apoio da famlia em seus estudos e 65,71 % possuem. Desses 65,71 % (afirmaram que tem o incentivo educacional familiar que eles) descrevem esse apoio familiar como: soletrar as palavras, ensinar o assunto, ter pacincia, proporcionando para eles o incentivo necessrio a seu desenvolvimento. Afinidade com a disciplina qumica Foi constatado que 54,28 % dos entrevistados gostam de Qumica e 47,71 % no gostam da disciplina. Os motivos nos quais (qual) eles no gostam foram s dificuldades j relatadas anteriormente. Perspectiva do futuro Observou-se que em sua maioria, as profisses eram as mais conhecidas, por exemplo: comrcio em geral e tcnicos em computao, apenas dois dos entrevistados pretendiam fazer um curso superior. Observa-se que a viso de futuro dos entrevistados no chega muito longe, pensam em trabalhar, mas no em se realizar profissionalmente. Viso dos professores em relao aos alunos surdos A linguagem de Libras um meio facilitador para que alunos surdos possam entender o contedo dependendo da forma que cada professor trabalha, pois os professores se empenham para superar os limites pelo desconhecimento da linguagem de Libras. A interao dos surdos com a sociedade em especial nos ambientes escolares marcada por dificuldades e por posturas preconceituosas. A opinio dos professores para minimizar os efeitos dessas dificuldades na interao de:

Conscientizar os alunos ouvintes; Conscientizar os professores possibilidades dos surdos; e Aumentar o nmero de intrpretes;

das

O papel dos professores de Qumica nessa insero tem sido: Saber se adequar s caractersticas dos surdos e colaborar no sentido de que esses alunos no se sintam excludos na sala de aula; Procurar motivar os alunos para que eles consigam superar suas dificuldades;

Agradecimentos
Primeiramente a Deus, o Criador de todas as coisas; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a professora Mari Noeli Kiehl Iapechino, pela orientao e dedicao; e s escolas que foram favorveis pesquisa e que nos proporcionaram contatos com seus alunos.

Referncias
[1] AMORIM, J. A. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. So Paulo; 2004. [2] AQUINO, N. A. HISTRIA AS LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM CAMPO GRANDE MS. Minas Gerais. [3] CARDOSO, A. H. A.; RODRIGUES, K. G.; BACHION, M. M. PERCEPO DA PESSOA COM SURDEZ SEVERA E/OU PROFUNDA ACERCA DO PROCESSO DE COMUNICAO DURANTE SEU ATENDIMENTO DE SADE. So Paulo, 2006. [4] JESUS, S. C. SURDEZ, CULTURA E EDUCAO. (CES/JF). [5] MOL, G. S. MINHA EXPERINCIA NO ENSINO DE QUMICA PARA SURDOS. Braslia DF: Maria Leila Leles (IC), 2005. [6] PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L. DOROCINSKI, S. I. TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL.Revista Psicologia Educao Cultura, Curitiba: v 2, n.1, 2001-. [7] S, N. R. L. Cultura, Poder e Educao de surdos; ed. 3, Manaus, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2002,388 p..

You might also like