You are on page 1of 1

NEUTRALIZAO DA GLICERINA BRUTA OBTIDA PELA TRANSESTERIFICAO DOS LEOS DE CRAMBE, CRTAMO E SOJA

Josiane L. Cubas (DQ/UTFPR, josicubas@yahoo.com.br), Daniele C. Ado (DBIO/TECPAR, danielec@tecpar.br), Felipe A. F. Ferreira (DQ/UEM), Lorena D. Delfino (DBIO/TECPAR), Giuliano F. Zagonel (DBIO/TECPAR), Patrcia R. Silva (DBIO/TECPAR), Marcos Maia (DBIO/TECPAR), Luciana B. Adad (DBIO/TECPAR), Wellington W. D. Vechiatto (DBIO/TECPAR), Elisa M. Suchek (DBIO/TECPAR), Bill J. Costa (DBIO/TECPAR)

Introduo
O crescimento da produo de biodiesel tem gerado um grande excedente de glicerina, originando um enorme problema ambiental. Em geral, 10% massa do produto da reao de transesterificao representado pela glicerina bruta que apresenta impurezas como: gua, metanol e material orgnico no-glicerol, o que lhe confere um baixo valor comercial1,2,3. A neutralizao da glicerina com um cido, usualmente cido clordrico ou fosfrico, promove a sua purificao a glicerina loira que depois de ser evaporada pode atingir uma pureza de 60 a 80%4 e aumentar para 99,5% se seguir para uma destilao a vcuo ou para uma adsoro contnua5. Apesar dessas inmeras aplicaes industriais, outra possibilidade vivel e que deve ser considerada a utilizao da glicerina como uma alternativa para o leo combustvel. A queima visando o aproveitamento do seu poder calorfico uma das finalidades mais empregadas ultimamente, porm, a liberao de compostos txicos, como a acrolena6, durante a queima da glicerina um problema ambiental que pode inviabilizar esse processo7. Como a rentabilidade de vrios processos qumicos depende em parte, da venda dos subprodutos, a purificao do glicerol ou o seu reaproveitamento direto, sem tratamento, pode proporcionar a viabilizao do processo de produo de biodiesel, permitindo que este se torne competitivo no crescente mercado de biocombustveis8. Para evitar possveis interferentes na anlise de teor de glicerol e poder calorfico o excesso de metanol e umidade foi removido das amostras de glicerina. No grfico podemos observar que a neutralizao da glicerina bruta com o cido promoveu um aumento no teor de glicerol de 76% na glicerina proveniente do leo de crambe e de 52% para amostras de glicerina de crtamo e de soja.

Objetivo
Este trabalho tem como objetivo aperfeioar a purificao da glicerina proveniente do processo de produo de biodiesel, obtido a partir de diferentes matrias primas, como o leo de crambe (Crambre abyssinica), de crtamo (Carthamus tinctorius) e de soja (Glycine hispida), pela adio de cido fosfrico. O presente trabalho visa ainda avaliar a sua capacidade energtica antes e aps a neutralizao cida alm de propor uma destinao adequada aos subprodutos formados. O grfico a seguir apresenta os valores para o poder calorfico da glicerina neutralizada em mdia 3798cal/g, que corresponde a aproximadamente a metade da energia liberada pela glicerina bruta de crambe (7432cal/g), crtamo (5614cal/g) e soja (6647cal/g). O elevado valor para a glicerina bruta explicada pela presena de traos de biodiesel e cidos graxos na amostra.

Materiais e Mtodos
As amostras de leo vegetal foram caracterizadas a partir da realizao dos seguintes ensaios: massa especfica (NBR 7148), acidez (NBR 14248), teor de fsforo (EN 14107) e ndice de iodo (EN 14111). Para as amostras de glicerina, no entanto, foram realizados ensaios de teor de glicerol e de poder calorfico superior conforme procedimento descrito pela Farmacopia Brasileira e ASTM D 240, respectivamente. O poder calorfico superior foi determinado utilizando uma bomba calorimtrica IKA 2000.

Resultados e Discusso
Para obter a glicerina, uma reao de transesterificao alcalina foi realizada utilizando lcool metlico (marca Merck) com razo molar 6:1 em relao ao leo (de crambe, de crtamo e de soja) e 1% (m/m) de hidrxido de potssio P.A. (marca J.T.Baker) necessrio para catalisar a reao. As condies de reao foram similares para cada tipo de leo, entretanto, as caractersticas dos leos descritas na Tabela 1 apresentam as suas particularidades. Tabela 1. Caractersticas fsico-qumicas dos leos vegetais. leo de Crambe Massa especfica, kg/m3 Acidez, mgKOH/kg Teor de fsforo, mg/kg ndice de Iodo, gI2/100g 906,6 4,006 <5 90 leo de Crtamo 920,0 5,372 17,41 132 leo de Soja 918,3 1,450 27,35 128 Podemos concluir com o presente trabalho que a neutralizao cida promoveu a purificao da glicerina bruta a um valor mdio de 93%, indiferente da matria prima. Podemos verificar tambm que, apesar da glicerina bruta possuir um elevado poder calorfico superior, 6564cal/g, em mdia, apresenta muitas impurezas que podem causar problemas quando queimados sem nenhum tratamento. Os coprodutos formados, porm, aps a neutralizao, os sais de fosfatos e os cidos graxos, podem ser utilizados em outras aplicaes agregando um valor comercial que despendido durante a queima. Desta forma, o tratamento da glicerina bruta, obtida no processo de produo de biodiesel, alm de elevar a sua pureza possibilita tambm a reduo na gerao desse passivo ambiental e evita custos com a disposio do produto final.

Para a neutralizao, foram adicionados glicerina bruta de leo de soja e crambe 6% v/v de cido fosfrico com pureza 85% volume (marca Analytical) e 8% v/v do mesmo cido glicerina de leo de crtamo. A quantidade do cido fosfrico foi determinada experimentalmente para cada tipo de leo e definido de acordo com: quantidade do catalisador utilizado na reao de transesterificao e, teor de glicerol aps a neutralizao da glicerina bruta. Aps homogeneizar a mistura glicerina/ cido as amostras foram centrifugadas e a fase intermediria, correspondente a glicerina neutralizada, foi separada para anlise.

Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com apoio da Fundao Araucria/SETI, por meio de bolsa concedida Josiane de Lima Cubas, conforme Edital 06/2009. Agradecemos tambm Diviso de Biocombustveis do TECPAR pela infraestrutura e apoio tcnico.

Referncias Bibliogrficas
HJEK, M. SKOPAL, F.; Bioresource Tech.,2010, 101,3242. JOHNSON, T. D.; TACONI, K. A.; Environ. Prog., 2007, 26, 338. BOURNAY, L.; CASANAVE, D.; DELFORT, B., HILLION, G., CHODORGE, J.A.; Catal. Today, 2005, 106, 190. KNOTHE, G.; GERPEN, J. V.; KRAHL, J.; RAMOS, L. P. Manual de Biodiesel. 1th ed., Edgard Blcher: So Paulo, 2006. MAJER, S.; MUELLER-LANGER, F.; ZELLER, V.; KALTSCHMITT M.; Eur. J. Lipid Sci. Technol., 2009, 111, 747. EISLER, R. Eislers Encyclopedia of Environmentally Hazardous Priority Chemicals, 1th ed., Elsevier: Amsterdam, 2007. DE BONI, L. A. B. Dissertao de Mestrado, Universidade Luterana do Brasil, Brasil, 2008. NETO, P. R. C.; RAMOS, L. P.; ROSSI, L. F. S.; ZAGONEL, G. F.; Qum. Nova, 2000, 23, 531.

Instituto de Tecnologia do Paran, Diviso de Biocombustveis - Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 - Cidade Industrial de Curitiba, 81350-010 - Curitiba PR Fone: (41) 3316-3032, E-mail: dbio@tecpar.br Website: http://www.tecpar.br/cerbio

You might also like