You are on page 1of 4

Se tiver uma parte do mundo que sinaliza no ter jeito, esta o Oriente Mdio.

. Os governos totalitaristas ainda pensam e agem como se estivssemos vivendo h pelo menos um sculo atrs. Os maiorais que comandam algumas naes, como a Sria, ignoram o avano tecnolgico e o flagrante crescimento do intelecto humano, mas esquece-se que o povo no ignora nada disso; ao contrrio, assim como a notcia, ele se adolesce cada vez mais!

O barril da plvora mais voltil do planeta tem incio na Somlia; quem segue pela linha africana em direo ao Mar Vermelho passa ainda por inmeros infernos como Djibuti, Eritreia, Sudo e Egito. Contornando pelo Mar da Arbia e o Golfo de Aden, mais campos minados como Imen e Om; e da em diante s pedreira. Paquisto, Afeganisto, Ir, Iraque, Palestina, Israel e finalmente a bola da vez, Sria...

No h ONU, Liga rabe, China ou Venezuela que faa o ditador Bashar al-Assad largar de um osso cheio do melhor tutano, o petrleo; nem que isso o faa matar seu prprio povo servil e que suje ainda mais o mapa da regio de muito sangue. Assad que j se mantm no Poder desde os tempos de seu pai, Hafez, outro ditador; no seu calendrio o quesito poder algo imprescindvel desde 1971; j so 41 anos a base de saques aos cofres do pas para o sustento de muito luxo e mortes aos milhares para manter-se perpetuando o medo entre os seus.

Para entender, ou tentar, o que a Sria vive hoje, precisamos atingir (ou tentar), o que a Sria foi ao passado. A criao da nao sria remonta de uma poca to antiga quanto histria egpcia, nos tempos em que os mesopotmios e os faras guerreavam por esta faixa de terra espremida entre a Turquia e o Iraque com sada para o Mediterrneo. Ainda no Sculo I AC ela sofreu interveno Romana e da em diante, passou a ser uma das mais fortes influncias do islamismo e cultura rabe. Mais tarde foi territrio francs e assim ficou at 1936; e como uma nao rabe precisa passar por vrias provas de fogo, esta independncia franca foi contestada por outras duas vezes at 1946 aps a Segunda Guerra.

A populao atual de pouco mais de 20 milhes; deste volume, 17 milhes so muulmanos, sendo 74% sunitas. Os cristos e judeus no somam muito nesta nao, mas existem e com certa influncia regionalizada. Os 20 bilhes de dlares que a Sria produz anualmente fizeram com que a famlia Al-Assad se mantivesse entre palcios e luxos desde 1970; tambm o grande motivo de Bashar no querer largar o osso, alis, o fil!

40 anos de atrocidades so suficientes para criar duas geraes de insatisfeitos; o povo de hoje viu seus pais sofrerem horrores nas mos dos asseclas de Assad e agora, pelo advento da Primavera rabe deflagrada no norte da frica, quis dar tambm o seu grito de liberdade. Eles sabiam que a situao seria bastante diferente dos problemas egpcios, tunisianos e lbios. No caso da Sria, Assad sempre possuiu um controle absoluto de todo o pas e vasto poderio blico; este ltimo, muitas vezes endossado pela prpria ONU.

A Revoluo de Jasmim chegou Sria em janeiro de 2011 e agora, pouco mais de um ano, segundo fontes da oposio, mais de 15 mil pessoas j perderam a vida depois de intensos combates entre os revolucionrios mulumanos e o Governo, tambm mulumano.

Os combates foram iniciados como uma mobilizao social e miditica, demandando maior liberdade de imprensa, direitos humanos e uma nova legislao. A populao do pas afirma que a Sria tem permanecido em estado de emergncia desde 1962, que efetivamente, suspende as protees constitucionais para a maioria dos cidados. Os protestos comearam de forma tmida em frente ao parlamento srio e a embaixadas estrangeiras em Damasco; o presidente Bashar al-Assad sempre afirmou que seu pas est imune a todos os tipos de protestos em massa como os que ocorreram no Egito.

Ao contrrio da Lbia, nenhuma cidade importante gora foi tomada pelos revolucionrios, mas tambm ao contrrio da Lbia, o Governo no mede esforos para matar e promover ainda mais terror pelos quatro cantos do pas. Pelo sangrento rio j formado at agora, ainda no sabemos como este povo consegue resistir e permanecer combatendo.

Os primeiros grupos de oposio na Sria foram formados em 2005, em protestos contra o atual regime. Em 2011, com a implantao de protestos antigovernamentais, comearam a firmao de grupos numerosos de oposio. Para a formao do Conselho Nacional da Sria (CNS), que foi lanado oficialmente na Turquia, em 23 de agosto de 2011, centenas de pensadores srios, muitos residentes no Lbano, tiveram apoio internacional. So estas pessoas que o Presidente Assad afirma ser de uma rede terrorista ligada a Osama Bin Laden.

Chega-se a falar em interveno militar internacional em outubro de 2011, mas o presidente do CNS, o analista poltico Burhan Ghalioun, que vive na Frana, rejeita a proposta de interveno militar estrangeira. Em seu discurso, ele temia que Assad dizimasse a populao sria, caso houvesse mobilizao militar que o ameaasse deixar o Poder. A mdia da poca divulgou que o lder rebelde apenas pediu proteo internacional para a prpria oposio.

O CNS pediu um apoio maior das potncias estrangeiras, sugerindo uma pequena zona de excluso sobre o territrio srio, proposta esta negada pelo Conselho de Segurana da ONU.

Deste incio de revoluo acabou nascendo alguns grupos importantes na luta armada contra Assad; a Irmandade Mulumana Sria, alguns dissidentes curdos, vrios independentes dissidentes srios e os chamados "Comits de Coordenao Locais" foram alguns dos principais grupos envolvidos que tambm se envolveram na organizao e coordenao das manifestaes contra o governo.

O Exrcito pela Libertao da Sria, sob o comando do coronel Riyad al-Asad, formado por centenas de soldados desertores do exrcito nacional, foi fundado em 29 de julho de 2011 e passou a ser o brao armado da oposio.

Do lado de Bashar Al-Assad conta-se 10 milhes de aptos ao servio militar e a maior parte do poderio blico srio foi comprada da Rssia e China, seus maiores aliados atualmente. Alguns pases como os Estados Unidos da Amrica insistem em fazer o mesmo a Assad que fizeram com Kaddafi, mas os aliados srios que mantm assento no Conselho de Segurana da ONU, inclusive o Brasil (que no tem uma cadeira, mas consultado), insistem numa retrica de soluo diplomtica.

Nos atentados a bomba (fato indito no pas), que ocorreram hoje, mais de 100 pessoas morreram, a maioria crianas vindas da escola; o Governo acusa a oposio de tram-lo, j a oposio afirma ser o Governo o mentor de mais estas mortes. Certo mesmo que quase 500 pessoas foram vitimadas, entre mortos e feridos; e isso ps ainda mais combustvel no fogo deste conflito entre um Governo tirano e uma comunidade extremista que anseia derrub-lo, por mal ou por mal!

Aquele povo deve torcer muito para que a Sria no seja ainda mais terrvel com Assad e desprezvel sem ele, ou vice e versa...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires autor do Blog www.irregular.com.br

You might also like