You are on page 1of 4

APRESENTAO Todo ser humano tem suas crenas e com base nelas, seus pensamentos, sentimentos e atitudes.

Se refletirmos no comportamento das crianas e adolescentes veremos a urgente necessidade de trabalharmos valores, no no sentido da imposio, mas no da construo. Os verdadeiros valores precisam ser abordados, pois nessa faixa etria que o ser humano aprende de significativo, ele levar para a vida toda, pois os valores se constroem no convvio com o outro, nas aes do dia-a-dia, todos ns precisamos de amor, respeito, cooperao, amizade, paz, solidariedade etc. Precisamos partilhar esses valores e assim descobriremos que conviver com o outro de maneira harmoniosa maravilhoso.

JUSTIFICATIVA Este projeto justifica-se pela busca da valorizao do ser humano, resgatando a importncia das virtudes, como tendncia para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas pela famlia, sociedade e pela escola tambm. A sociedade, da qual fazemos parte, preza o individualismo ou a massificao. Entre os dois extremos, h um lugar especial a ser ocupado por pessoas que reconheam e lutem pelo bem! O bem que no s meu, nem teu, mas que inclui a comunidade, beneficiando a cada um e a todos. Quantas pessoas no resolvem seus problemas com socos e pontaps, so preconceituosas, jogam lixo nas ruas, desrespeitam os sinais de trnsito... os exemplos so muitos. Por isso, com esse projeto, pretendemos motivar nos alunos uma autocrtica e uma reavaliao de situaes comuns no dia-a-dia que dificultam a convivncia harmoniosa entre as pessoas. E procuraremos conscientizar que sentimentos como amizade, solidariedade, responsabilidade e paz so essenciais para se recriar um mundo melhor. Com este projeto abordaremos os temas transversais da tica, pluralidade cultural e meio ambiente, os quais favorecem o conhecimento pluricultural sobre o meio ambiente e ainda sobre a tica nas aes dirias no convvio social.

OBJETIVO GERAL Intensificar o trabalho de valores, consciente a oportunizar as reflexes e atitudes que visam ao bem estar dos cidados e o fortalecimento da autonomia dos homens.

OBJETIVOS ESPECFICOS Desenvolver reflexes sobre aes corriqueiras.

Despertar para mudana de atitudes. Aprender pequenos gestos de boas maneiras, como cumprimentar e desculpar-se. Adotar atitudes de valorizao das amizades Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas. Fazer com que os alunos prestem ateno nas regras de convivncia, fazendo-os pensar sobre o respeito que voc tem pelos outros e por si mesmo. Desenvolver o esprito de colaborao em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade. Transformar os alunos em agentes transmissores e multiplicadores de valores, tanto com a famlia, quanto com os amigos. Valorizao do dilogo como forma de lidar com os conflitos. Refletir os valores humanos na prtica do dia a dia.

METODOLOGIA Para que as aes tenham sucesso necessrio que toda comunidade escolar e extraescolar estejam envolvidos, despertando um conhecimento coletivo atravs das seguintes estratgias: Promover debate com o tema em estudo. O que amizade? Qual a importncia de um amigo? Trabalhar msica relacionada com a temtica em voga (refletir sobre a letra da msica). Leitura de histrias como: O leo e o ratinho (respeito, solidariedade) O bom samaritano (amor ao prximo) O amor de Deus (baseado em I corntios 13) O besouro invejoso Produo de textos Poemas Bilhetes Reconto escrito de histrias Histria em quadrinhos etc. Organizar murais sobre os valores abordados em cada ms. Dramatizaes Realizar dinmicas de grupo que favoream reflexo sobre conduta. Dinmica das flores Recreio com cores Correio da amizade Cantinhos

RECURSOS UTILIZADOS DVD Televiso Livros, revistas, jornais Cartolina, papel madeira Pinceis, lpis, tesoura, cola, TNT, EVA etc. Filmes

CRONOGRAMA o o o o Maro: Amizade (amor ao prximo, respeito, carinho) Abril: Solidariedade (cooperao, bondade) Maio: Responsabilidade (honestidade, dedicao e verdade) Junho: Paz (justia, unio, liberdade)

AVALIAO Avaliao acontecer de maneira qualitativa de acordo com a participao de cada equipe.

ESCOLA MUNICIPAL HENRIETTE SOTER CASTELO BRANCO

PROJETO VIVENDO VALORES

PARNAIBA-PI MARO 2012

You might also like