ATIVIDADES SOBRE A HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO Língua (Caetano Veloso

)
Gosto de sentir minha língua roçar A língua de Luís de camões Gosto de ser e estar E quero me dedicar A criar confusões de prosódia E uma profusão de paródias Que encurtem dores E furtem cores como camaleões Gosto do Pessoa na pessoa Da rosa no Rosa E sei que a poesia esta para a prosa Assim como o amor esta para a amizade E quem ha de negar que esta lhe é superior E deixa os portugais morrerem a míngua "Minha pátria é minha língua" Fala mangueira! (...) Flor de Lácio Sambódromo Lusamérica Latim em pó O que quer O que pode Esta língua?

neles podem assumir os vocábulos língua e roçar. 4 – Além de Luís de Camões, que aparece mencionado nos dois textos, o poema de Caetano menciona outros dois escritores. Indique quais são e em que versos são citados. 5 – Explique a razão pela qual a palavra portugais aparece escrita com letra minúscula e não com maiúscula no verso: E deixa os portugais morrerem à míngua. 6 – O verso Gosto de ser e de estar faz alusão a uma característica gramatical da língua portuguesa não compartilhada por outros idiomas, como o inglês. Explique. Olá! Negro Os netos de teus mulatos e de teus cafusos E a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor Tentarão apagar a tua cor! E as gerações dessas gerações quando apagarem A tua tatuagem execrada, Não apagarão de suas almas a tua alma,negro! Pai-João,Mãe negra,Fulô,Zumbi, Negro fujão,negro cativo,negro rebelde, Negro cabinda,negro congo,negro ioruba Negro que foste para a algodão dos U.S.A Para os canaviais do Brasil, Para o tronco ,para o colar de ferro,para a canga De todos os senhores do mundo: Eu melhor compreendo agora os teus blues Nesta hora triste da raça branca,negro! Olá,Negro! Olá,negro! (Jorge de Lima, Poemas Negros) 1 – No poema encontramos a evocação de tipos sociais que se tornaram lendários do mundo afro-brasileiro. Identifique um verso em que eles aparecem. 2 – Retire do poema um trecho em que se faz alusão à escravidão de africanos na América. Aponte também vocábulos ou expressões que fazem referência aos castigos físicos a que eram submetidos os escravos. 3 – o poema cita estilos musicais de origem negra. Quais são eles?

Língua portuguesa (Olavo Bilac)
Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela... Amo-te assim, desconhecida e obscura. Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela, E o arrolo da saudade e da ternura! Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, ó rude e doloroso idioma, em que da voz materna ouvi: "meu filho!", E em que Camões chorou, no exílio amargo, O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

1 – (VUNESP – SP) O texto de Bilac contém referências ao Brasil ou ao português falado, como, por exemplo, em: amo o teu viço agreste e o teu aroma / de virgens selvas e de oceano largo!. Localize no texto de Caetano duas passagens em que se faça referência ao português do Brasil ou a qualquer outro fato que diga respeito a nosso país. 2 – A que fatos históricos fundamentais fazem alusão as expressões flor do Lácio e latim em pó? 3 – Gosto de sentir a minha língua roçar / a língua de Luís de Camões. Interprete esses dois versos, atentando para os sentidos que

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful