You are on page 1of 13

OLHAR, ESCREVER COM OLHOS NMADES, OU UMA REAO AO DISFARCE DO OVO

Livia Chede Almendary RESUMO Clarice Lispector constri heterotopias com as palavras e, com sua escritura, multiplica e potencializa os sentidos do mundo. Flerta com o discurso psicanaltico sem deixar-se capturar por ele: transforma o desejo em espao potente, cambiante. Diante de sua adorao possessiva pelo ovo objeto que percorre muitos de seus textos como metfora da prpria escritura , a nica maneira de no disciplin-lo (e mat-lo) , incessantemente, disfar-lo. Palavras-chave: Literatura brasileira. Clarice Lispector. Psicanlise. Biopoltica.

TO LOOK, WRITE WITH NOMADIC EYES, OR A REACTION TO THE EGG DISGUISE ABSTRACT Clarice Lispector builds heterotopies from words, and by her writing multiplies and potentializes the world senses. Flirts with the psychoanalytic discourse yet is never captured by it: instead, converts desire in potent and changeable spaces. In dealing with her possessive adoration to the egg nomadic object present in many of her texts as a metaphor for her writing , the only way to not discipline it (nor kill it) is, incessantly, to disguise it. Keywords: Brasilian Literature. Clarice Lispector. Psychoanalysis. Biopolitcs.

Tradutora e mestranda em Literaturas Espanhola e Latino-americana na Universidade de Buenos Aires (UBA). Endereo para correspondncia: lilits@gmail.com

26

As heterotopias inquietam, sem dvida porque solapam secretamente a linguagem, porque impedem de nomear isto e aquilo, porque fracionam os nomes comuns ou os emaranham, porque arrunam de antemo a "sintaxe", e no somente aquela que constri as frases aquela, menos manifesta, que autoriza "manter juntos" (ao lado e em frente umas das outras) as palavras e as coisas. Michel Foucault. As palavras e as coisas

Quando queremos que algum escute, dizemos: olha!; se algo nos agrada muito, exclamamos: espetacular!; ao escutar algo disparatado, replicamos com um nada a ver; ao dar uma opinio, no duvidamos em situ-la como nosso ponto de vista, ou viso de mundo. A lista comprida: se buscarmos, encontraremos uma infinidade de expresses e palavras habituais e cotidianas que se referem viso, ao olhar e aos olhos para designar nossa relao com o mundo. a partir dessa observao que parte a pensadora Marilena Chaui para mostrar como a viso foi se construindo como o sentido primordial na cultura ocidental. O primado da viso molda a linguagem e a forma como pensamos o mundo: assim falamos porque acreditamos nas palavras e nelas acreditamos porque acreditamos em nossos olhos: acreditamos que as coisas e os outros existem porque os vemos e os vemos porque existem. 1 Por outro lado, o olhar sempre foi considerado algo perigoso. Orfeu transformou sua amada em esttua com um olhar impaciente; Narciso apaixonou-se por seu prprio reflexo na gua e terminou afogado em si mesmo; dipo furou os olhos porque no suportou ver que tinha matado o pai e cometido incesto com a me; alguns ndios recusaram olhar-se no espelho pois sabiam que a imagem refletida era sua prpria alma, e que a perderiam se nela depositassem seu olhar. 2 Ao ver o ovo tarde demais: ovo visto, ovo perdido, 3 vai dizer tambm a narradora de O ovo e galinha, de Clarice Lispector. Estabelecer limites, classificar, definir, delimitar, fixar: ver dar forma ao pensamento e esgotar, de alguma maneira, o instante fugaz em que algo livre para ser, antes de ser capturado pela linguagem, pelo discurso, pela autoridade pesada daquilo que diz isso .... Ver, portanto, pode ser de fato perigoso, e o ovo coisa que precisa tomar cuidado, 4 j avisa a personagem do conto nas primeiras pginas.

1 2

CHAUI, 1988, p. 32. Ibid., p. 33. 3 LISPECTOR, 1998a, p. 49. (O ovo e a galinha). 4 Ibid., p. 51.

27

Contra a explicao, a reao nesse sentido que os primeiros crticos literrios que escreveram sobre Clarice Lispector notaram que sua prtica discursiva retirava o sentido comum das palavras para mold-las s suas necessidades de expresso. A autora no utilizava a linguagem como um dispositivo para ordenar o mundo, e sim como elemento de transgresso, de potncia, num processo de violao da norma discursiva para arrancar da linguagem pura uma nova energia, indomvel e incomum. 5 Clarice tentava a faanha de escrever sem esgotar ou limitar em apenas uma as mil faces secretas sob a face neutra 6 de uma palavra, escrevia para multiplicar os sentidos do mundo, e no para reduzi-los.

Por isso a galinha o disfarce do ovo. (...) Ele vive dentro da galinha para que no o chamem de branco. O ovo branco mesmo. Mas no pode ser chamado de branco. No porque isso faa mal a ele, mas as pessoas que chamam o ovo de branco, essas pessoas morrem para a vida. 7

Ler, vai dizer Maurice Blanchot, como exumar um livro, tir-lo de um jarro e traz-lo luz da leitura para que nasa outra vez. Um livro no lido um livro no escrito. Ler, ento, ser no escrever um livro, mas fazer com que o livro se escreva ou seja escrito sem a intermediao do escritor, sem ningum que o escreva. Por outro lado, continua Blanchot, a leitura no uma conversao, ela no discute, no pergunta ao livro ou ao autor o que voc quis dizer?, pois essa uma pergunta sem resposta: o livro que se origina da arte, depois de lido, continua sem ser lido, pois existe somente no espao de uma leitura, sempre primeira e nica 8 . Essa estranha liberdade e autonomia da leitura aparece nas palavras da prpria Clarice ao formular uma resposta indagao sobre como e por que escreve um conto ou uma novela. Ao falar de alguns de seus textos, relembra que o processo de escritura de Amor lhe deixou uma lembrana incomum:

5 6

Cf. ANTELO, 2002, p. 9 - 29 [traduo minha]. ANDRADE, 1983, p. 177. 7 LISPECTOR, 1998a, p. 51. 8 Cf. BLANCHOT, 1968, p. 201-206.

28

A segunda coisa que me lembro um amigo lendo a histria para critic-la, e eu, a ouvi-lo com voz humana e familiar, tendo subitamente a impresso de que apenas naquele instante ela nascia, e nascia j feita, como nascem os bebs.9

pela leitura de uma histria que ela se constitui, constata a autora, situando sua prpria escritura dentro do jarro de Blanchot. Ou dentro do ovo? O ovo basicamente um jarro? Ter sido o primeiro jarro moldado pelos etruscos? 10 Ler Clarice, ou escrever sobre ela, no poderia ser de outra forma seno como reao, como o inesperado da primeira vez, pois explicar fixar, traduzir, estabilizar uma leitura no tempo e no espao seria trair o prprio objeto de partida, seria como chamar de branco aquilo que branco e, justamente por isso, destruir a humanidade. 11 A mesma personagem tambm nos recomenda a lei geral para continuarmos vivos: pode-se dizer 'um rosto bonito', mas quem disser 'o rosto' morre; por ter esgotado o assunto. 12 Reagir, pois, para no esgotar. O ovo que vem O ovo vive foragido por estar sempre adiantado demais para sua poca. Ovo por enquanto ser sempre revolucionrio, 13 retoma a narradora, desdobrando e inflando o simples ovo branco na mesa da cozinha com um olhar hiper-realista que deforma e parodia a ideia mesma de ovo, situando-o no presente (vejo o ovo), porm ao mesmo tempo deslocando-o ao passado (mal vejo um ovo e j se torna ter visto um ovo a trs milnios) e projetando-o em direo ao futuro, sempre a frente do seu tempo, ontem, hoje e amanh. O ovo est para a cozinha, assim como o Aleph est para o sto, poderia se dizer. o elemento clariceano falando do elemento borgeano (ou vice-versa): o ovo uma coisa suspensa, nunca pousou, 14 uma esfera cujo centro est em todas as partes e a circunferncia em nenhuma. 15

LISPECTOR, 2005, p. 183. LISPECTOR, 1998a, loc. cit. 11 Ibid., loc. cit. 12 LISPECTOR, 1998a, p. 51. 13 Ibid., loc. cit. 14 Ibid., p. 50. 15 BORGES, 2005, p. 210.
10

29

Tambm poderia se dizer que o ovo o ser que vem, o ser qual seja. No o ser qualquer no sentido de no importa qual, como se poderia supor a partir da acepo mais comum da palavra qualquer, e sim o ser que seja qual for, importa. 16 Esse jogo sutil de sentido com as palavras ser e qualquer est no primeiro fragmento do livro A comunidade que vem, de Giorgio Agamben, no qual percorre possveis caminhos etimolgicos para o termo em latim quodlibet (qualquer). O ser qualquer que seja em questo, segundo o caminho escolhido pelo autor, tem sua singularidade em seu ser tal qual , ou seja, uno, perfeito, no necessita uma categoria de pertencimento para ser tal qual , o que desprenderia a singularidade desse ser do falso dilema que obriga o conhecimento a eleger entre a inefabilidade do indivduo e a inteligibilidade do universal. 17 Em outras palavras, a singularidade no estaria vinculada a um aspecto particular de um universal, no seria uma parte especfica de um todo ou um objeto pertencente a um grupo. No entanto, se por um lado o ser qualquer que seja no est enquadrado em alguma classe ou categoria, tampouco representa a ausncia genrica de todo pertencimento: o ser em seu pertencimento mesmo, o ser como ideia presente e ausente, como o fugaz indefinido entre a ideia e a linguagem que lhe da vida, que a concretiza; o ser como gesto. A ideia de gesto est em outro texto de Agamben, em que discute a posio do autor em relao sua obra. A funo do autor no deve figurar como definidora do sentido de sua obra, no obstante seja o autor mesmo quem organiza o mundo de alguma maneira por meio da escritura. Sua obra se completa apenas na leitura. Assim, leitor e autor esto em relao sob a condio de permanecerem inexpressivos: o ato de escrever pe em jogo o dispositivo da linguagem, cujo sentido no pode ser capturado em sua essncia, mas apenas como um gesto tanto do autor como do leitor. 18 Esse gesto estaria, assim, precedido pelo instante fugaz entre a linguagem no submetida no umbral de uma obra da qual podem derivar mltiplos sentidos e o movimento de tir-la do jarro. Assim seria tambm o ovo, ou o ser qual seja: representao fugaz da linguagem que no foi submetida ou enquadrada em nenhum sentido categrico. O serovo, a partir de um gesto de escritura e leitura, pode dar origem a mltiplas existncias.
16 17

AGAMBEN, 2006, p. 11. Ibid., loc. cit. [traduo minha]. 18 AGAMBEN, 2005, p. 93.

30

A faanha da narradora de O ovo e a galinha justamente prolongar ad eternum esse instante fugaz, pois a presena do ovo designa tambm uma ausncia constante na medida em que essa voz joga com as palavras e constri heterotopias que deslocam permanentemente esse objeto. Agamben retoma com seu ser qual seja uma questo cara ao pensamento ocidental: a relao entre essncia e aparncia, o ser entre o que e o que pode ser:

O amor no se dirige jamais a esta o aquela propriedade do amado (ser branco, pequeno, terno, aleijado), mas tampouco prescinde dele em nome da inspida abstrao (o amor universal): quer a coisa com todos seus predicados, seu ser tal qual .19

Assim, a singularidade, aquilo que se ama (o Amvel), no jamais a inteligncia de algo, dessa ou aquela qualidade ou essncia, mas apenas inteligncia de uma inteligibilidade.20 Analogamente:

Ver o ovo a promessa de um dia chegar a ver o ovo. [] Ver o ovo impossvel: o ovo supervisvel como h sons supersnicos. [] O amor pelo ovo tambm no se sente. O amor pelo ovo supersensvel.21

Tal movimento transporta o objeto o ser, o ovo, o amor, o Aleph em direo Ideia, mas no Ideia como o lugar da perfeio a ser profanado pelo olhar edpico da eterna falta, e sim Ideia como potncia do que pode ser um objeto, um ser qual seja. Pode-se dizer, assim, que o ser que vem de Agamben o ser-potncia, o ser no enquadrado em uma classe (no operrio, elite, francs, muulmano...), tampouco na ausncia genrica de todo o pertencimento, mas o ser o ovo, o amor, o objeto, o Aleph como possibilidades que se desdobram e se proliferam ao infinito porque nunca pousam. E se pousam, no foram elas que pousaram: foi uma coisa que ficou embaixo do ovo. 22 Ovo, objecto do desejo

19 20

AGAMBEN, 2006, p. 12. [traduo minha]. Ibid., loc. cit. 21 LISPECTOR, 1998a, p. 49. 22 LISPECTOR, 1998a, p. 50.

31

A ordem segundo a qual vemos e pensamos o mundo a episteme no sentido foucaultiano opera por descontinuidades, ou seja, relaciona de formas distintas as palavras e as coisas em certo recorte histrico e temporal. A forma como vemos o mundo , portanto, cambiante. nesse sentido que Chaui faz uma genealogia do olhar e sublinha que ao tentar decifrar seu enigma, a Filosofia terminou por escindir o que nossa atitude fidesta ainda mantem unido: a crena na simultnea passividade e atividade da viso. Doravante, ou a viso depende das coisas (que so causas ativas do ver), ou depende de nossos olhos (que fazem as coisas serem vistas). 23 Com a filosofia antiga, e sobretudo a partir de Descartes, passamos da f perceptiva atitude analtica: a tradio cartesiana dualista dividiu de maneira radical o mundo em conscincia e natureza, sujeito e objeto, interior e exterior, considerando o mundo objetivo como um dado explcito e o ser como plenamente determinado j na relao originria que com ele se estabelece na percepo. De um lado est o mundo e do outro o sujeito que emana a viso, os dois lados previamente constitudos. sob a forma de prejuzo do mundo objetivo que essa tradio cartesiana dualista aparece na introduo da Fenomenologia da Percepo, de Merleau-Ponty. Essa diviso radical cuja origem remonta a Plato e atenta contra nossa atitude fidesta, ou f perceptiva, buscaria ser superada pelos fenomenologistas pela ideia de ser no mundo, pela existncia, o que significa, em ltima instncia, que o ser est sempre engajado em uma situao aberta cujo sentido total no pode ser possudo. Isso quer dizer que um ovo em cima da mesa de uma cozinha um todo, o ovo-emcima-da-mesa-da-cozinha, e no uma somatria matemtica e analtica do ovo, da cozinha e da mesa como se fossem objetos absolutos no tempo e no espao. Merleau-Ponty viu na teoria de Freud essa busca pelo ser no mundo na medida em que a psicanlise postula um sujeito construdo em relao especular com o exterior. O sujeito da psicanlise um sujeito que olha e necessita ser olhado para constituir-se como tal, v com olhos edipianos: para ter um corpo e consider-lo prprio, o sujeito precisa alienar-se na imagem que um outro sustenta de si mesmo, ao mesmo tempo que busca com seu olhar satisfazer e projetar desejos ligados a um objeto insubstituvel (a me, o objeto de castrao) falta cuja origem est no outro. A psicanlise romperia com a tradio filosfica ao diferenciar o olhar do sentido da viso: onde estava a viso, Freud instituiu a pulso, o impulso de olhar e ser olhado relacionado ao campo do
23

CHAUI, 1988, p. 40.

32

prazer e desse desejo pelo impossvel. A psicanlise leva em conta no a funo de um rgo o olho , e sim o desejo de um sujeito com um olhar edipiano. Se a psicanlise ameaava romper com a diviso radical entre mundo externo e interno do sujeito ao postular uma subjetividade construda em relao especular e interdependente com um outro, por outra parte teria reduzido a proliferao mltipla do desejo e do pensamento e, portanto, do olhar lei binaria da estrutura e da falta, como marca Foucault no prefcio da edio americana do Anti-dipo, de Gilles Deleuze e Flix Guattari. O sujeito edipiano da psicanlise levaria a uma sociedade que funciona estruturalmente em termos de sujeitos individuais que atuam impulsionados principalmente por seu inconsciente e por seus desejos de suprimir uma falta de origem libidinal e familiar. Desde esse ponto de vista, a atuao dos sujeitos no mundo emanaria de uma origem idealista por se pretender universal e castradora por pressupor sempre uma falta, o que criticado por Foucault como um discurso que mitifica a singularidade do indivduo, dogmatiza a existncia e localiza no mbito do ntimo o que, em realidade, seria construdo historicamente e na coletividade. 24 A amplitude que ganhou o discurso psicanaltico da falta e sua fora fundamentadora de outros discursos construdos em cima deste representaria uma sorte de fascismo, de poder disciplinador sobre o corpo, sobre a poltica, sobre a arte, sobre o prprio desejo. O anti-dipo, contudo, no equivalente ao anti-desejo, ou uma tentativa de construir a ideia de um ser humano no desejoso; trata-se, antes, de pensar uma nova forma de introduzir o desejo no pensamento, de tentar liber-lo das categorias negativas da lei, do limite, da castrao, da falta, da lacuna. Em vez disso, pensar como o desejo pode e deve desdobrar suas foras na esfera do poltico e se intensificar no processo de reverso da ordem estabelecida. 25 Contra o negativo, prefira o que positivo e mltiplo; a diferena uniformidade; o fluxo s unidades; os agenciamentos mveis aos sistemas. Considere que o que produtivo, no sedentrio, mas nmade. 26 O produtivo aquilo que circula em distintos estados, em distintas formas, que nunca se deixa fixar por um olhar possessivo que a todo custo tenta constituir com seu objeto uma relao essencial, total, fascista.

24 25

Cf. FOUCAULT, 2005, p. 29-51. FOUCAULT, 2006, p. 230. 26 Ibid., p. 232.

33

dessa forma nmade que o ovo vai passear por muitos textos de Clarice, no raro em pleno flerte com o discurso psicanaltico, embora sem deixar-se capturar por ele. impossvel ver, entender, decifrar o ovo, mas no porque ele representa uma lacuna, algo que falta ou que jamais ser restitudo a um sujeito-narrador, e sim porque ele escapa permanentemente, circula em diferentes estados, situaes, formas: ora galinha, ora pintinho, ovo de comer, de olhar (e o olhar como avidez de ovo), ovo que se quebra, ovo que no pode ser quebrado, ovo que se frita, galinha que foge da morte e se salva ao pr um ovo. O ovo performativo, potente, travesti profissional; o ovo uma figura desterritorializada, suspensa: nunca pousa (pelo menos, no como ovo) para poder desdobrar e proliferar suas possibilidades ao infinito. 27 A narradora de O ovo e galinha vai afirmar que olha o ovo com ateno para no quebr-lo, porm s entende o ovo quando o quebra na frigideira: a partir desse instante exato que o ovo nunca existiu. 28 Entre o devaneio e a tarefa na cozinha, est o ovo se metamorfoseando, inflando, rodopiando, at o momento de quebrar-se e esparramar-se na frigideira para sumir de sua existncia ou voltar a ser ovo. Os ovos estalam na frigideira enquanto a narradora est mergulhada em sonho preparando o caf da manh. Ovos tambm se quebram na sacola de compras de Ana, personagem de Amor, no momento em que, atordoada com a viso de um cego mascando chicletes que atravessava a rua, se distrai e termina por derrubar aps um movimento brusco do bonde o volume que carregava no colo. Gemas amarelas e viscosas pingavam da sacola, enquanto ela se dava conta do quanto sua vida cotidiana de esposa e dona do lar disfarava um mundo externo selvagem e sem organizao. Quebrar o ovo, pois, sair de um estado de devaneio para entrar em outro, e assim sucessivamente transcorre a vida, de um ovo a outro. E pode ser perigoso, como algum j havia dito antes: Ana sai do devaneio organizado de seu cotidiano para o devaneio selvagem de um jardim to bonito que chega a dar medo do Inferno. 29 O ovo pode, ainda, ser salvao, mesmo se temporria. Ao fugir da cozinha onde estava a panela que a esperava, e depois de muito ser perseguida pelo homem faminto que viu seu almoo bater as asas, a galinha ovo nascido e crescido , sabiamente ou quase sem querer, ps um ovo. A famlia, resignada com a situao
27 28

Cf. DELEUZE; GUATTARI, 1995, p. 11- 37. LISPECTOR, 1998a, p. 55. 29 LISPECTOR, 1998b, p. 25.

34

me do bicho, decide no com-lo. Chegou a ser o animal de estimao da casa, mas um tempo depois que se apagou a imagem do ovo, seu destino foi mesmo a morte e o prato. O ovo a alma da galinha. 30 Ao ficar sem alma, a galinha voltou a estar condenada ao seu destino, que alis o mesmo de todos ns, pois viver leva morte. 31 o pintinho o ovo em sua forma nascida que tambm vai livrar a narradora de Legio Estrangeira da pequena Oflia, a criana-filha da vizinha que a atormentava com visitas cheias de sabedoria infantil em forma de conselhos e crticas. Enquanto a narradora tentava escrever seus textos durante a tarde, perodo do dia em que estava livre da presena dos filhos e do marido para mergulhar em sua mquina de escrever, em seus oito anos altivos e bem vividos, Oflia

Dizia que na sua opinio eu no criava bem os meninos; pois meninos quando se d a mo querem subir na cabea. Banana no se mistura com leite. Mata. Mas claro a senhora faz o que quiser; cada um sabe de si. No era mais hora de estar de robe [], no era hora de ainda no ter tomado banho.32

Os discursos de como comprar os legumes na feira, como organizar a geladeira, como arrumar a casa, em que momento tomar banho e vestir-se enlouqueciam a narradora, que se sentia ameaada pela sabedoria de ser mulher da menina. Ameaada talvez porque os discursos de Oflia representassem tecnologias de si voltadas ao treinamento e modificao das atitudes da narradora e por isso se configuravam como certa tentativa de dominao: do corpo, da esttica, do modo de ser no mundo. 33 Cada um sabe de si, diz cinicamente a menina mulher, ao mesmo tempo em que arbitrariamente sugere formas de se alcanar a felicidade, a sabedoria, a perfeio, o ideal de mulher. Da mesma maneira que se uma pessoa chamar o ovo de branco esgota o assunto, se a mulher se transformar em a mulher, morre para a vida. Oflia e a narradora, portanto, estavam ameaadas de morte. Um dia, durante uma visita, Oflia se deu conta de que havia um pintinho na cozinha, ficou fascinada, desejosa de brincar com o bicho e, nesse momento, como um ectoplasma, ela estava se transformando em criana. [] Ela estava engrossando toda, a

30 31

Id., 1998a, p. 50. Ibid., p. 52. 32 LISPECTOR, 1998a, p. 69. 33 Cf. FOUCAULT, 2004, p. 321-360.

35

deformar-se com lentido. Por momentos os olhos tornavam-se puros clios, numa avidez de ovo. 34 Ao desejar o ovo em forma de pintinho, Oflia havia deixado de ser a voz de um discurso disciplinador do universo feminino para voltar a ser uma simples criana que j no ameaava os momentos de escritura da narradora, nem seu ser mulher. A tenso entre a que escreve e o discurso disciplinador que tenta se impor, se reconfigura na presena do ovo ou da prpria escritura. A menina Oflia talvez fosse um disfarce precoce de Tereza Quadros, Helen Palmer ou Ilka Soares, pseudnimos 35 que Clarice Lispector usava para assinar os textos que escrevia para colunas femininas em jornais da imprensa carioca nas dcadas de 1950 e 1960. Pequenas narrativas eram publicadas em forma de conselhos, receitas e segredos sobre beleza, decorao, moda, maquiagem, postura, etiqueta, comportamento e tudo o mais que poderia fazer parte do universo da mulher, me e esposa. Se por um lado esses textos poderiam configurar-se como uma grande coleo de tecnologias de si, por outro h espao, entre eles, para a criao de um laboratrio de feitiaria. Ilka Soares, por exemplo, na coluna S para mulheres, convida sua leitora a tornar-se uma bruxa moderna: ensina desde a confeccionar xampus e cremes na cozinha, at a desenvolver uma frmula caseira para matar baratas. Ilka Soares subverte o prprio discurso disciplinador (como estar bonita, como cuidar do corpo, dos cabelos, da pele, da seduo...) para a ideia de que a mulher na cozinha detm um poder de transformao, 36 um laboratrio para criar e recriar a si mesma. Assim como a cozinha est para a transformao e recriao de si, o ovo est para a escritura. Se aceitarmos a afirmao da narradora de O ovo e a galinha de que seu falso emprego disfara sua verdadeira funo, esses textos sobre o universo feminino tornam-se fundamentais para a existncia do ovo (embora por vezes houvesse desvio de verba):

fao um mal aos outros que, francamente. O falso emprego que me deram para disfarar minha verdadeira funo, pois aproveito o falso emprego e dele fao o meu verdadeiro; inclusive o dinheiro que me do como diria para facilitar minha vida de modo que o ovo se faa, pois esse dinheiro eu tenho usado para outros fins [...].37

34 35

LISPECTOR, 1998a, p. 74. No caso de Ilka Soares, Clarice Lispector atuava como ghost-writer. 36 Cf. NUNES. "Jogo de disfarces. Clarice Lispector e o ofcio de escrever colunas femininas. Disponvel em: www.claricelispector.com.br/Download_Clarice_jornalista_por_Aparecida_Maria.pdf. 37 LISPECTOR, 1998a, p. 57.

36

O ovo aparece aqui como a escritura possvel por outra escritura, ou, analogamente, como o objecto clariceano na leitura de Ral Antelo. O objecto o objeto com um c que produz estranhamento, que tira o objeto de sua funo, de seu entendimento comum, para transform-lo num magma de magmas, ou seja, numa massa pastosa em estado de fuso que toma formas, mas nunca se cristaliza em uma forma, ou na forma. O objecto se faz possvel e se apresenta atravs da palavra, mas ao mesmo tempo obriga essa palavra a deslocar-se para outras incessantemente, pois nica forma de se manter o objecto vivo. O objecto, assim, um objeto que se apresenta de forma obscura e enigmtica, como coisa ou mercadoria, como signo equvoco e, ao mesmo tempo, esquivo. 38 Pois o ovo um esquivo, vai confirmar a narradora de O ovo e a galinha. Diante da minha adorao possessiva desejo disciplinador ele poderia retrair-se para nunca mais voltar. 39 Para no decifrar o ovo e esgot-lo , esse sujeito desejoso precisa mant-lo secreto, esquivo e removente. 40 No entanto, no se trata de desej-lo como objeto impossvel ou edipiano, mas dar a ele potncia, possibilidade e desdobramento atravs da prpria escritura, deix-lo inteiramente protegido por tantas palavras. 41 Diriam talvez Oflia, Tereza Quadros, Helen Palmer e Ilka Soares em suas dicas e conselhos para o cuidado de si que, embora haja rumores de que comer muito ovo faz mal, d enjoo, pesa, faz subir o colesterol, seu verdadeiro perigo

que se descubra o que se poderia chamar de beleza, isto , sua veracidade. A veracidade do ovo no verossmil. Se descobrirem, podem querer obriglo a se tornar retangular. O perigo no para o ovo, ele no se tornaria retangular. [] Mas quem lutasse para torn-lo retangular estaria perdendo a prpria vida. O ovo nos pe, portanto, em perigo.42

No toa, e no por acaso, os iniciados disfaram o ovo.

38 39

ANTELO, 1997, p. 28. LISPECTOR, 1998a, p. 59. 40 ANTELO, 1997, p.26. 41 LISPECTOR, 1998a, loc. cit. 42 LISPECTOR, 1998a, p. 76.

37

REFERNCIAS

AGAMBEN, Giorgio. La comunidad que viene. Valencia: Pre-textos, 2006. ______. Profanaciones. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2005. ANDRADE, Carlos Drummond de. Procura da Poesia. In: ______. Antologia Potica. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1983. ANTELO, Ral. Prlogo. In.: LISPECTOR, Clarice. La araa. Buenos Aires: Corregidor, 2002 (p. 9 29) ________. O objeto textual. Fundao memorial da Amrica Latina: So Paulo, 1997. (Coleo Memo) BLANCHOT, Maurice. Lire. In: ______. L'espace Littraire. Paris: Gallimard, 1968. BORGES, Jorge Luis. El Aleph. In: ______. El Aleph. Buenos Aires: La nacin/Emec, 2005. CHAUI, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto (Org.). O Olhar. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. Introduo: rizoma. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. FOUCAULT, Michel. Introduo vida no-fascista. Revista Comunicao&poltica, v. 24, n. 2. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, 2006. ___________. Conferencia 2. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: Nau, 2005. ___________. Tecnologias de si. Revista Verve, n.6. So Paulo: Nu-sol/PUC-SP, 2004. LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a. ___________. Revelacin de un mundo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2005. ___________. Laos de famlia. Rio de Janeiro: Rocco, 1998b. NUNES, Aparecida Maria. Jogo de disfarces. Clarice Lispector e o ofcio de escrever colunas femininas. Disponvel em: <http:www.claricelispector.com.br/Download_Clarice_jornalista_por_Aparecida_Maria .pdf>.

38

You might also like