You are on page 1of 2

As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educao Infantil visando nortear a elaborao das Propostas Pedaggicas das Instituies de Educao

Infantil, de forma a orientar na organizao, articulao, desenvolvimento e avaliao destas Propostas, acabam por constiturem-se em avanos na legislao voltada para a criana. Visto que, anteriormente, o intuito das leis era o amparo e proteo de crianas pobres e/ou desamparadas. Esses avanos esto expostos ao longo do 3 Artigo e enfatizam um conceito de infncia no qual a criana considerada na sua totalidade, sujeito histrico e de direito; que possui caractersticas prprias de sua fase de desenvolvimento, e de seu grupo social e cultural, e que precisa apreender o sentimento de cidadania. O 3 Artigo das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educao Infantil em seu inciso III determina que dever da Instituio de Educao Infantil promover prticas de educao e cuidados que integrem todos os aspectos relevantes ao desenvolvimento aspectos fsicos, emocionais, afetivos, cognitivo-lingusticos e sociais , focados em uma viso holstica da criana. No entanto, para que ocorram prticas de educao e cuidados com a criana, que contemplem a integrao plena desses aspectos, imprescindvel a implementao de polticas pblicas voltadas para a promoo da famlia. Polticas estas que, pautadas no incentivo e acesso educao e ao trabalho, gerem uma justa distribuio de renda que favorea a autonomia e a elevao da auto-estima das famlias, e propicie a elas condies intelectuais, emocionais e financeiras para que possam assumir, de forma plena, seu importante papel no processo de formao e desenvolvimento de suas crianas, quebrando o crculo vicioso de tutela de crianas pobres pelo Estado. Sendo assim, podemos inferir que as Instituies de Educao Infantil, por si s, no so munidas de recursos e competncias para cumprir plenamente o disposto no referido inciso. Pois, as atitudes necessrias para tal, so da alada de vrios outros rgos e secretarias. Cabendo Instituio, muitas vezes, apenas aes diagnsticas e de encaminhamento, que s resultam em melhorias para as crianas e suas famlias caso haja vontade poltica, e verdadeiras parcerias regadas de comprometimento entre as secretarias, conselhos e as instituies educacionais. Contudo, o inciso III, ao prescrever a integrao de todos os aspectos relevantes ao desenvolvimento infantil, favorece a adoo de uma viso da criana como um ser completo, que traz em si uma identidade, e no apenas como um adulto em potencial. Essa percepo da identidade da criana e no s a dela contemplada no inciso II, quando este estabelece que as Instituies de Educao Infantil em suas Propostas Pedaggicas devem destacar a importncia da identidade de todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento das crianas. Todos; crianas, famlias, professores, e comunidade escolar, fazem parte desse processo e tm suas peculiaridades sua condio social, suas crenas, seus costumes, seus pontos de vista o que torna cada um, um indivduo, ou seja, um ser nico.

Mas, essa diversidade acrescenta sempre o novo aos relacionamentos contribuindo para seu enriquecimento. E, considerando que cada criana pensa, sente e sonha de uma forma s sua; que ela est inserida num ambiente social desde a mais tenra idade, mantendo contato com a linguagem e toda a cultura de seu grupo de origem, desejvel e muito relevante que ela ao ser introduzida numa Unidade Educacional, seja respeitada em suas especificidades para que aprenda a respeitar as especificidades dos outros; se sinta valorizada e valorize o diferente. Neste nterim, desponta a oportunidade de o papel da Instituio de Educao Infantil ir alm do cuidar das crianas, assumindo sua funo principal: educar, contrapondo-se ao carter assistencialista, compensatrio ou preparatrio de educao que sempre lhe foi atribudo. Essa Instituio, como ressaltado no inciso I do referido pargrafo, deve, atravs de suas Propostas Pedaggicas, oferecer s crianas oportunidades de desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, visando a construo do cidado consciente, crtico e autnomo. Dentro desta perspectiva, Propostas Pedaggicas que privilegiem a ludicidade so altamente relevantes, pois ao potencializar a sensibilidade e a criatividade inerentes criana, edifica o esprito de cooperao e o senso de pertena ao grupo e sociedade, possibilitando relaes interpessoais num exerccio de empatia e alteridade que, com toda certeza, contribuiro para construo do conceito de cidadania. De acordo com o acima exposto, percebemos o forte apelo constante nas Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educao Infantil a favor de prticas pedaggicas que viabilizem o pleno desenvolvimento das crianas, de forma a proporcionar a ela oportunidade de construir valores como autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito a si mesma, ao prximo e ao bem comum. No entanto, bvio que h pontos que no dependem unicamente da Instituio de Educao Infantil. A participao da famlia nesse processo de grande importncia, mas o papel do poder pblico imensurvel, visto que a burocracia, a politicagem, a falta de recursos humanos e materiais, entre outros fatores, muitas vezes, impedem que o estabelecido acontea, atravancando o que no papel avano, dando-lhe ares de estagnao.

You might also like