You are on page 1of 29

PROCESSOS INDUSTRIAIS

Introduo s Operaes Unitrias parte 3

Prof. Dr. Jos Luiz Moreira de Carvalho

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.1.3 Operaes envolvendo sistemas fluidos Os fluidos que participam de processos qumicos podem ser gases, lquidos ou uma combinao de ambos. comum falar de bombeamento quando lquidos esto envolvidos e se utiliza bombas. Em alguns casos, preciso transportar suspenses mediante bombas especiais. No caso dos gases, a depender do aumento de presso que se deseja, podese usar ventiladores, sopradores ou compressores.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.1.3 Operaes envolvendo sistemas fluidos a) Bombeamento de lquidos Para deslocar um fluido ou mantlo em escoamento necessrio adicionar energia. O equipamento capaz de fornecer essa energia ao escoamento do fluido denominado bomba. A energia adicionada compensa perdas por atrito e contribui para aumento da velocidade, presso ou altura do fluido. Esta energia depende: - da altura que o fluido elevado; - do comprimento da tubulao; - do dimetro da tubulao; - da vazo; - das propriedades fsicas do fluido.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a) Bombeamento de lquidos Trabalho de uma bomba: Uma bomba destinase a elevar um volume de fluido a uma determinada altura, em um certo intervalo de tempo, consumindo energia para desenvolver este trabalho e para seu prprio movimento, implicando, pois, em um rendimento caracterstico. As chamadas grandezas caractersticas das bombas so: vazo, altura manomtrica, rendimento e potncia.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a) Bombeamento de lquidos Tipos de bombas: a.1) Bombas de deslocamento positivo: Podem ser do tipo alternativas ( 20 rpm) ou rotativas ( 100 150 rpm). Impelem uma quantidade definida de fluido em cada golpe ou volta do positivo. O volume do fluido proporcional velocidade.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.1) Bombas de deslocamento positivo: As bombas de deslocamento positivo possuem uma ou mais cmaras, em cujo interior o movimento de um rgo propulsor comunica energia de presso ao lquido, provocando o seu escoamento. Assim, proporciona as condies para que se realize o escoamento na tubulao de aspirao at a bomba e na tubulao de recalque at o ponto de utilizao. A caracterstica principal desta classe de bombas que uma partcula lquida em contato com o rgo que comunica a energia tem aproximadamente a mesma trajetria que a do ponto do rgo com o qual est em contato. As bombas de deslocamento positivo podem ser Alternativas ou Rotativas.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.1.1) Bombas Alternativas: Envolvem um movimento de vaievem de um pisto num cilindro. Resulta num escoamento intermitente. Para cada golpe do pisto, um volume fixo do lquido descarregado na bomba. A taxa de fornecimento do lquido funo do volume varrido pelo pisto no cilindro e o nmero de golpes do pisto por unidade do tempo.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.1.1) Bombas Alternativas: Ex: Bombas pisto e mbolo (alta presso). Aplicaes: - bombeamento de gua de alimentao de caldeiras, leos e de lamas; - imprimem as presses mais elevadas dentre as bombas; - pequena capacidade; - podem ser usadas para vazes moderadas.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.1.2) Bombas Rotativas: Dependem de um movimento de rotao. Resulta em escoamento contnuo. O rotor da bomba provoca uma presso reduzida no lado da entrada, o que possibilita a admisso do lquido bomba, pelo efeito da presso externa. medida que o elemento gira, o lquido fica retido entre os componentes do rotor e a carcaa da bomba. Usos: - Nas indstrias farmacuticas, de alimentos e de petrleo.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Bombas Rotativas: Caractersticas: - Provocam uma presso reduzida na entrada e, com a rotao, o fluido escoa pela sada; - Vazo do fluido: funo do tamanho da bomba e velocidade de rotao, ligeiramente dependente da presso de descarga; - Fornecem vazes quase constantes; - Eficientes para fluidos viscosos, graxas, melados e tintas; - Operam em faixas moderadas de presso; - Capacidade pequena e mdia.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.2) Bombas Centrfugas: Convertem energia mecnica em energia cintica. Operao: a bomba centrfuga geralmente opera a velocidade constante e a sua capacidade depende somente da presso total do projeto e das condies de suco. A bomba no autoaspirante. Ao ser ligada, a fora centrfuga decorrente do movimento do rotor e do lquido nos canais das ps cria uma zona de maior presso na periferia do rotor e uma de baixa presso na sua entrada, produzindo o deslocamento do lquido em direo sada dos canais do rotor e boca de recalque da bomba.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.2) Bombas Centrfugas: Operao: Como, em geral, as bocas de aspirao e de recalque esto ligadas a tubulaes que levam a reservatrios em diferentes nveis, essa diferena de presso que se estabelece no interior da bomba faz com que surja um trajeto do lquido do reservatrio inferior (ligado boca de aspirao) para o superior (ligado boca de recalque) atravs da tubulao de aspirao, dos canais do rotor e difusor, e da tubulao de recalque, respectivamente. na passagem pelo rotor que se processa a transformao da energia mecnica nas energias de presso e cintica.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.2) Bombas Centrfugas: A energia cintica aumenta do centro para a periferia do rotor (ponta das palhetas propulsoras). Esta energia cintica ento convertida em presso quando o fluido sai do rotor para a carcaa espiral (voluta ou difusor).

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a.2) Bombas Centrfugas: OBS: As bombas centrfugas tm grande limitao devido ao fato de que sua utilizao somente possvel em poos onde o nvel dinmico (inferior) no ultrapasse a profundidade de aproximadamente 8 metros, no mximo.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Bombas Centrfugas: Caractersticas: - Opera com vazo constante; - Simplicidade de modelo; - Muito utilizadas na indstria: pequeno custo inicial, manuteno barata e flexibilidade de aplicao; - Permite bombear lquidos com slidos em suspenso; - Vazo desde 1 gal/min at milhares de gales/min, e centenas de psi; - constituda de duas partes: carcaa e rotor; - O fluido entra nas vizinhanas do eixo do rotor e lanado para a periferia pela ao centrfuga.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Bombas Centrfugas: Dentre os principais tipos de equipamentos, destacamse: - Bomba submersa (bomba sapo): o tipo ideal e de maior rendimento para poos de qualquer profundidade. O conjunto motobomba instalado dentro do poo, submerso em alguns metros abaixo do nvel dinmico. Funciona silenciosamente e requer pouqussima manuteno quando bem especificada e corretamente instalada.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Bombas Centrfugas: Dentre os principais tipos de equipamentos, destacamse: - Bomba injetora: uma bomba centrfuga horizontal convencional com um dispositivo (ejetor ou injetor) instalado nas tubulaes de suco e de retorno. Apresenta baixo rendimento e conseqente maior custo operacional devido ao fato de utilizar motores eltricos de maior potncia do que uma bomba submersa de igual vazo e presso.
Ex: bomba injetora do Toyota Hilux

PROCESSOS INDUSTRIAIS
Vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=5eQeK3Wh_DM

PROCESSOS INDUSTRIAIS
Vdeo: http://www.youtube.com/watch?v=L-OwWhbKf8A

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Seleo de Bombas: Para a escolha de uma bomba, necessrio dispor de informaes detalhadas sobre a capacidade e a presso de descarga que se deseja, e tambm sobre as propriedades do lquido a ser bombeado. Capacidade: A vazo necessria ao processo determina a capacidade da bomba. Devese considerar no apenas a vazo em estado permanente mas tambm os picos de vazo. Tambm preciso contar com um possvel aumento da vazo em virtude da expanso futura do processo.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Seleo de Bombas: Presso de descarga: A altura manomtrica da descarga da bomba deve ser determinada por uma anlise detalhada do sistema de tubulaes, levando em conta as perdas por atrito e as modificaes de velocidade e de presso. O efeito da variao de temperatura sobre as propriedades do lquido deve ser levado em conta. Tambm deve ser includo um fator de segurana para garantir as incertezas. Propriedade dos lquidos: Todos os tipos de bomba tm maior ou menor dissipao de energia mecnica pelo atrito, ou seja, para um fluido viscoso necessrio fornecer mais energia. O aumento da viscosidade provoca velocidades menores e, por isso, presso mais baixa.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Seleo de Bombas: Curva caracterstica: As grandezas Q (vazo ou descarga), He (altura de elevao), n (nmero de rotaes) e n (rendimento) foram chamadas de grandezas caractersticas do funcionamento de uma bomba. A bomba pode ser projetada para atender a um valor prefixado do nmero n de rotaes. Nesse caso, com esse valor de n, ela operar com uma descarga Q, uma altura de elevao He, proporcionando um rendimento mximo n mx.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Seleo de Bombas: Curva caracterstica: Podese, entretanto, desejar que a bomba funcione com outros valores de Q
ou de He, e uma das solues consiste em variar o nmero de rotaes. o que acontece em elevatrias de gua ou de esgotos em que a descarga depende da hora e do dia da semana. Dentro de certos limites da variao do nmero de rotaes, o rendimento baixa a valores ainda aceitveis.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.1.3 Operaes envolvendo sistemas fluidos b) Compressores, ventiladores e sopradores Nos processos qumicos, freqentemente gases devem ser transferidos atravs de dutos e equipamentos de processo. Para impelir esses gases, so usados compressores, ventiladores e sopradores. Os ventiladores produzem um pequeno aumento de presso (at 0,03 atm). Os sopradores provocam um aumento maior (at 0,3 atm). Os compressores produzem aumentos ainda maiores (de 0,3 at 4000 atm).

PROCESSOS INDUSTRIAIS
b) Compressores, ventiladores e sopradores O equipamento usado na compresso dos gases apresenta, muitas vezes, uma semelhana superficial com as bombas de lquidos, pois os modelos so baseados nos mesmos princpios fsicos. Por isso, existem compressores alternativos, rotativos e centrfugos. Mas, so vrias as diferenas que distinguem a compresso dos gases do bombeamento dos lquidos. Os gases tm viscosidades e densidades menores que as dos lquidos, mas so muito mais compressveis. E a densidade de um gs inversamente proporcional presso numa temperatura constante (de acordo com a lei dos gases ideais).

PROCESSOS INDUSTRIAIS
b) Compressores, ventiladores e sopradores Ventiladores: Os ventiladores operam a presses suficientemente baixas para que se possa desprezar a compressibilidade dos gases, ou seja, os volumes dos gases na entrada e na sada so essencialmente iguais. Os ventiladores so simplesmente movimentadores de gs, e o volume de gs deslocado varia diretamente com a velocidade da ventoinha. Aplicaes: transporte pneumtico de p, pellets e gros em geral; aerao de efluentes e lquidos com difusores de ar tipo membrana; caminhes para transporte de p a granel; sistemas de limpeza a vcuo.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
b) Compressores, ventiladores e sopradores Sopradores: A denominao sopradores usada para designar as mquinas que operam com elevao de presso muito pequena porm superior aos limites usuais dos ventiladores. Tais mquinas possuem caractersticas de funcionamento tpicas dos compressores, mas incorporam simplificaes de projeto compatveis com a sua utilizao.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
b) Compressores, ventiladores e sopradores Compressores: so utilizados para proporcionar a elevao da presso de um gs ou escoamento gasoso. Nos processos industriais, a elevao de presso requerida pode variar desde cerca de 1,0 atm at centenas ou milhares de atmosferas. As caractersticas fsicas dos compressores podem variar em funo dos tipos de aplicaes a que se destinam. Dessa forma, convm distinguir pelo menos as seguintes categorias de servios: 1) Compressores de ar para servios ordinrios: destinam se normalmente a servios de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas mquinas pneumticas, etc.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2) Compressores de ar para servios industriais: destinam se s centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a ser mquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, so oferecidos em padres bsicos pelos fabricantes.

3) Compressores de refrigerao: operam com fluidos bastante especficos e em condies de suco e descarga pouco variveis, possibilitando a produo em srie. Consiste de uma srie de processos executados sobre e por um fluido refrigerante.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
Ex: Compressores de refrigerao O ciclo de compresso de uma geladeira, ou de um aparelho de ar condicionado, constitudo dos seguintes processos:
(1) Compresso de vapor, isto , o compressor realiza trabalho sobre o vapor, transfere potncia a ele; (2) Condensao do vapor, que ocorre no condensador; (3) Expanso do lquido aps o condensador, que ocorre na vlvula termosttica ou em um tubo capilar;

(4) a evaporao do lquido no evaporador.


Fonte: FRANA, F. Controle Trmico de Ambientes.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
Ex: Como funciona o ar condicionado

Fonte: http://www.eletrodomesticosforum.com/funciona_ar_condicionado.htm

PROCESSOS INDUSTRIAIS
b) Compressores, ventiladores e sopradores 4) Compressores para servios de vcuo (ou bombas de vcuo): so mquinas que trabalham em condies de presso de suco subatmosfrica. A presso de descarga quase sempre atmosfrica e o fluido de trabalho normalmente o ar. Podem ser destinados produo de vcuo ou reduo adicional da presso de um vcuo j existente.

OBS: Como no caso das bombas, os compressores podem ser classificados em compressores de deslocamento positivo ou centrfugos. Os princpios de funcionamento so similares aos das bombas.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.1.3 Operaes envolvendo sistemas fluidos c) Mistura e agitao de lquidos; A agitao usada em diversas aplicaes, como: - Disperso de um produto em um solvente; - Mistura de dois lquidos miscveis; - Produo da suspenso de um slido finamente dividido num lquido; - Mistura dos reagentes num reator qumico; - Agitao de um lquido homogneo para melhorar a transferncia de calor para o lquido.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
c) Mistura e agitao de lquidos; O desempenho de um sistema agitador em larga escala pode ser previsto a partir de ensaios de medidas efetuados num sistema semelhante, mas de pequeno porte. E o agitador pode operar em base contnua ou descontnua. As lminas do agitador podem assumir formas diferentes, dependendo do servio a ser realizado.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
OBS: Usualmente um tanque contm chicanas. As chicanas promovem mais mistura. Na ausncia das chicanas, forma se um redemoinho nas velocidades elevadas. O movimento da lmina do agitador no fluido e o movimento resultante do fluido pelas chicanas e pelas paredes provocam um atrito pelicular e um arraste que dependem da velocidade de rotao e do modelo das lminas e do tanque.

com chicanas

sem chicanas

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2 OPERAES COM TRANSFERNCIA DE CALOR As operaes envolvendo a transferncia de calor, a transferncia de massa ou a transferncia de calor e massa simultaneamente so descritas pelos fundamentos de Fenmenos de Transporte. 2.2.1 Aquecimento e resfriamento de fluidos Os equipamentos industriais utilizados para troca trmica, tanto no aquecimento quanto no resfriamento, so normalmente chamados de trocadores de calor. E podese definir um trocador de calor como um dispositivo que efetua a transferncia de calor de um fluido para outro.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.1 Aquecimento e resfriamento de fluidos A transferncia de calor pode se efetuar de quatro maneiras principais: - pela mistura dos fluidos; - pelo contato entre os fluidos; - com armazenagem intermediria; e - atravs de um parede que separa os fluidos quente e frio. Os trocadores de calor podem ser classificados de acordo com: - A disposio das correntes dos fluidos: correntes paralelas, contracorrente, correntes cruzadas e multipasse. - Tipo de construo: segundo a construo os trocadores podem ser de tubos coaxiais, casco e tubos, de placas e compactos.

PROCESSOS INDUSTRIAIS Exemplos:

casco e tubo contracorrente

trocador de placas

detalhe dos tubos

casco e tubo contracorrente

PROCESSOS INDUSTRIAIS
Aplicaes de Trocadores de Calor: a) Torres de Refrigerao As torres de resfriamento so equipamentos utilizados para o resfriamento de gua industrial, como a proveniente de condensadores, ou de instalaes de refrigerao, trocadores de calor, etc. A gua aquecida gotejada na parte superior da torre e desce lentamente atravs de enchimentos de diferentes tipos, em contracorrente com uma corrente de ar frio (normalmente temperatura ambiente). No contato direto das correntes de gua e ar ocorre a evaporao da gua, principal fenmeno que produz seu resfriamento.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
a) Torres de Refrigerao Uma torre de refrigerao essencialmente uma coluna de transferncia de massa e calor, projetada de forma a permitir uma grande rea de contato entre as duas correntes. Isto obtido mediante a asperso da gua lquida na parte superior e do enchimento da torre, isto , bandejas perfuradas, colmias de materiais plstico ou metlico, que aumenta o tempo de permanncia da gua no seu interior e a superfcie de contato gua- a r.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
b) Condensadores O condensador o componente do ciclo de refrigerao responsvel por transferir o calor do sistema para o ar ou gua ou para uma combinao dos dois. So identificados, de acordo com o fluido para o qual transferem calor, dois tipos de condensador: - Condensador resfriado a ar: transfere o calor absorvido diretamente para o ar externo. Numa condio normal de projeto e funcionamento (carga mxima do sistema), o fluido refrigerante est, aproximadamente, 14 a 16oC mais quente do que o ar externo.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
- Condensador resfriado a gua: Os sistemas resfriados a gua fazem isso em 3 estgios pata transferir o calor: * primeiro, o calor transferido do fluido refrigerante, no condensado, para a gua que circula no mesmo; * depois, a gua transferida de dentro do condensador para fora, atravs de uma tubulao e uma bomba, que a leva para a torre de resfriamento; * por fim, a torre de resfriamento rejeita o calor da gua para o ar externo.
Embora esse sistema de condensao seja mais complicado e mais caro, alm de exigir uma manuteno maior do que os sistemas resfriados por ar, ele tambm mais eficiente em termos energticos.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
c) Leito Fluidizado A fluidizao baseia se fundamentalmente na circulao de slidos juntamente com um fluido (gs ou lquido), proporcionando um maior contato superficial entre slido e fluido, favorecendo a transferncia de massa e calor. O termo leito fluidizado geralmente refere se a um leito de slidos finamente divididos atravs dos quais um gs passa e encontra se num estado intermedirio ao de um leito esttico e de um em que os slidos esto suspensos no fluxo gasoso, tal como ocorre no transporte pneumtico.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
c) Leito Fluidizado A introduo de um jato adequado de gs por entre o leito material acarreta o incio da fluidizao. Bolhas de gs passam por entre o leito de material criando uma condio de rpida mesclagem. O leito possui a aparncia de um lquido em fervura vigorosa e, de fato, adquire muitas das propriedades de um fluido. Ele exerce uma presso hidrosttica e o material passa a fluir atravs de um orifcio no recipiente ou acima e abaixo de um escoadouro por dentro do leito. A fluidizao a operao pela qual as partculas slidas so transformadas em um estado como de um lquido atravs de suspenso em um gs ou lquido.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
c) Leito Fluidizado Se um fluido passa ascendentemente atravs de um leito de partculas finas a uma baixa vazo, como mostrado na Figura (a), o fluido apenas percola pelos espaos entre as partculas estacionadas. Este um leito fixo. Com um aumento na vazo do fluido, partculas distanciam-se e uma pequena vibrao e movimentaes em regies restritas so observadas, recebendo neste estado o nome de leito expandido. Com vazo ainda maior, atinge-se uma condio em que todas as partculas so suspensas pelo fluxo ascendente do gs ou lquido. Neste ponto as foras de frico entre as partculas e o fluido contrabalanam o peso das partculas. O leito considerado como sendo fluidizado e denominado como leito fluidizado incipiente ou um leito na mnima fluidizao, como mostrado na Figura (b).

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2 OPERAES COM TRANSFERNCIA DE CALOR 2.2.2 Evaporao e Cristalizao A evaporao a operao unitria que tem por objetivo a concentrao de uma soluo, pela retirada de solvente, fazendo a soluo entrar em ebulio. Os evaporadores so usados quando h interesse somente na fase slida, sendo a fase lquida ento desprezada.

Ex: para produzir cloreto de sdio (sal de cozinha) a partir da gua do mar, utilizase a tcnica da evaporao).

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.2 Evaporao e Cristalizao Basicamente, um evaporador consiste de um trocador de calor para aquecer a soluo ebulio e um separador do vapor formado pela fase lquida em ebulio. O produto de um evaporador geralmente a soluo concentrada. A figura ao lado mostra um esquema simplificado de um evaporador.

O meio de aquecimento normalmente utilizado o vapor dgua, que, ao passar pelo trocador, passa ao estado lquido cedendo o seu calor de condensao para a soluo que ento entra em ebulio.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.2 Evaporao e Cristalizao Existe uma infinidade de tipos de evaporadores sendo que a escolha do tipo adequado para a realizao de uma determinada tarefa depende das condies e das caractersticas da soluo a concentrar como tambm das caractersticas que se deseja para o produto final. Equipamentos industriais para evaporao nada mais so do que recipientes que concentram uma soluo pela evaporao do solvente. Entre os equipamentos h o evaporador de simples efeito e o de mltiplos efeitos. Entre os equipamentos, tmse os evaporadores de tubos horizontais e tubos verticais.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.2 Evaporao e Cristalizao s vezes, o produto de interesse deve estar na forma de partculas slidas. Quando o processo de fabricao leva a uma soluo, o slido pode ser obtido, de forma mais conveniente, pela concentrao de uma soluo at a sua saturao e conseqente formao de cristais.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.2 Evaporao e Cristalizao A cristalizao uma operao de separao onde, partindo de uma mistura lquida se obtm cristais de um dos componentes da mistura, com 100% de pureza. Na cristalizao criam se as condies termodinmicas que levam as molculas a aproximarem se e a agruparem s em estruturas altamente organizadas, os cristais. - e Por vezes, as condies operatrias no permitem obter cristais 100% puros verificando s a existncia, nos cristais, de incluses - e (impurezas) de molculas que tambm tm grande afinidade para o soluto.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.2 Evaporao e Cristalizao Ex: Cristalizao em processo de fabricao de acar

Fonte: http://www.brumazi.com.br/div_acucar_alcool/elevadores_de_canecas.asp

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.3 Secagem A desidratao ou secagem de um slido ou lquido a operao de remoo de gua ou de qualquer outro lquido na forma de vapor, para uma fase gasosa insaturada, atravs de um mecanismo de vaporizao trmica, numa temperatura inferior de ebulio. Esta desidratao realizada atravs de calor produzido artificialmente em condies de temperatura, umidade e corrente de ar cuidadosamente controladas. O ar o mais usado meio de secagem. O mesmo conduz calor, provocando evaporao da gua, sendo tambm o veculo no transporte do vapor mido. Fenomenologicamente, ocorre ento a transferncia simultnea de calor e massa.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.3 Secagem Por ser uma das operaes unitrias mais antigas de que se tem conhecimento, existe uma infinidade de equipamentos (leitos fixos, fluidizados, de jorro, secadores convectivos, de estufas, fornos, liofilizadores, spray dryer, microondas, etc.) e de tcnicas de secagem (secagem solar, convectiva, por microondas, por radiao, etc). A tcnica mais conveniente de secagem deve ser escolhida em funo das caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do produto e da matria prima, econmicas, volume de produo, tipo de ps processamento, etc.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.3 Secagem

Ex:

Forno rotativo de secagem de areia

Estufa de secagem e esterilizao

PROCESSOS INDUSTRIAIS
2.2.3 Secagem

Ex:

Leito fluidizado

Spray dryer

PROCESSOS INDUSTRIAIS

DEVER DE CASA
Para a prxima aula, pesquise e traga um resumo dos seguintes conceitos: * regimes laminar e turbulento;

* manmetro;
* cavitao.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
BIBLIOGRAFIA DESTA AULA Cabano Engenharia. Como funcionam os compressores. URL: <http://www.cabano.com.br/compressores.htm>. DALEFFE, R.V. Introduo s operaes unitrias. DEQUFSCar, 2008. URL: <http://daleffe.googlepages.com/AulaIITeoriaPOU2008.pdf>. FRANA, F. Controle Trmico de Ambientes. URL: <http://www.fem.unicamp.br/~em672/Ciclo_Refrigeracao_Refrigerantes.doc>. FOUST, ALAN et al. Princpios das operaes unitrias. Ed. LTC. MOREIRA, R.F.P.M.; SOARES, J.L. Bombas. URL: <http://www.enq.ufsc.br/disci/eqa5313/bombas.htm>.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
BIBLIOGRAFIA DESTA AULA Sites da internet: http://www.em.pucrs.br/lsfm/alunos/luc_gab/bombas1.html http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/hidraulica_bomba.html http://www.marvial.oi.com.br/engqui/topicos/ccr02.html http://www.mmc-equipamentos.com.br/folderAgitadores.htm http://www.fem.unicamp.br/~em712/torre.doc http://www.refrigeracao.net/topicos/condensador_1.htm http://bragante.br.tripod.com/evaporacao.html
http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=159

http://www.brumazi.com.br/div_acucar_alcool/cristalizador.asp Imagens: coletadas da internet.

You might also like