1

001FORÇA E CORAGEM PARA MOMENTOS DIFÍCEIS!
Muitas vezes nos encontramos em momentos difíceis! As vezes tudo parece estar bem e algo nos acomete de repente e nos sentimos fracos, desanimados, desencorajados, sem força para continuar! Você é assim? Eu também sou! Então são nessas horas que Deus deseja nos fortalecer para prosseguirmos e é justamente sobre isso que quero tratar nesta mensagem! veja esse texto comigo onde o Povo de Deus estava se sentindo assim, diante de um momento difícil e desanimador:

0021 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o
Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: 2 "Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. 003 3 Como prometi a Moisés, 4 Seu todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. 004 5 Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. 6 "Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Josué 1:1-6 Neste texto a morte de Moisés e o desafio de conquistar a terra prometida gerou esse desânimo no povo, que se sentia sem força, incapaz, desencorajado, desamparado Talvez você esteja assim: Por alguma palavra que alguém disse a você! (seu cônjuge, seu patrão, filho(a) ou até um(a) amigo(a) que você considera; Talvez o resultado de um exame médico! O resultado de um concurso que você prestou! Ou até mesmo as vezes sem um motivo que você consegue nominar, você simplesmente acordou assim o em um determinado momento do seu dia, você passou a se sentir assim: FRACO e DESENCORAJADO Veja a palavra de Deus para sua vida!

2

I.

005DEUS FORTALECE E ENCORAJA VOCÊ QUANDO: SUA OBEDIÊNCIA PRECEDE SUA COMPREENSÃO!
Josué e o povo de Deus estavam diante de uma situação adversa, tudo aparentemente era contrário. B. Humanamente falando era impossível eles realizarem a façanha de conquistar aquela terra. C. Veja comigo a situação era desanimadora aos olhos humanos, veja o relatório daqueles que foram olhar a terra: 00625 Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de 27 E deram o seguinte reconhecimento daquela terra. relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. 28 Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. (Numeros 13: 25,27-28) D. Todavia Deus fortaleceu e encorajou a Josué dizendo a ele as seguintes palavras: 0077 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. (Josué 1: 7. NVI) E. Perceba que Deus disse, não importa o relatório, não importa o inimigo, não importam as dificuldades! 1. Somente e tão somente se você me obedecer você será bem sucedido. F. Talvez você tem enfrentado momentos como Josué e o povo de Israel neste momento! 1. Onde seus desafios parecem impossíveis; 2. Você não sabe como poderá fazer para cumprir com suas responsabilidades financeiras; 3. Você está desanimado(a) porque não sabe com tratar com seu filho(a) adolescente; 4. Você está desencorajada diante dos mesmos erros que se repetem em sua vida; 5. Frustrada pelas atitudes do seu cônjuge! 6. Deus trouxe você aqui para animar você, encorajar você Ele está dizendo: A.

3

a)

b)

Continue me obedecendo, mesmo sem compreender tudo, eu tenho o melhor, eu não perdi o controle. Eu não deixarei frustrado aqueles que confiam em minha palavra, aqueles que confiam em meu nome diz o Senhor. (1)

Tão somente obedeça, mesmo sem compreender tudo! ILUSTRAÇÃO: O discípulo e a vaca! 7. Moral da história: a) As vezes não queremos obedecer, pois achamos que sabemos o que é melhor... e acabamos estragando tudo. b) Atrapalhamos o plano de Deus na vida de alguém e na nossa vida porque queremos compreender tudo antes de obedecer! c) Acabamos nos tornando vacas na vida das pessoas! G.

008Portanto: Para ajudar você a obedecer: 1. 008AViva para agradar a Deus e Deus somente!
a) Querer agradar todo mundo é uma das razões pelas quais nos frustramos e nos colocamos em situações difíceis! b) Todavia quando vivemos para agradar a Deus recebemos força e coragem e então progredimos, veja essa verdade: 008B 1 Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. (I Tessalonicenses 4:1. ACF) c) Querer agradar as pessoas ao invés de Deus, ou tentar compreender tudo antes de agir, compromete nossa obediência a DEUS

4

d)

e)

f)

Querer entender antes de agir, ou agradar as pessoas ao invés de Deus denuncia que ainda não estamos obedecendo a Deus e assim não podemos experimentar o fortalecimento e encorajamento dado pelo Espírito Santo à aqueles que estão dispostos a obedecer. Além do mais, quando agradamos a Deus, mesmo que desagradamos as pessoas mais tarde essas mesmas pessoas nos admiram Quando queremos agradar as pessoas ou a nós mesmos ao invés de Deus, acabamos machucando a nós mesmos e as pessoas que não queríamos desagradar. (1) (2) A mãe que não desagrada o filho e colhe conseqüências terríveis A namorada que não desagrada namorado e destrói sua vida o

009 RECAPITULAÇÃO:
2. Agrade a Deus, obedeça-o, mesmo sem entender tudo, mesmo que isso contrarie as pessoas ou até mesmo sua vontade. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2. ACF)

II.

010 EM 2º. LUGAR, DEUS FORTALECE E ENCORAJA VOCÊ QUANDO: SUA DEVOÇÃO PERMEIA SUA AÇÃO!
A. Alguém que desfruta do encorajamento de Deus é alguém que obedece mesmo quando não compreende tudo; E Justamente por isso é alguém que não age sem antes entender a orientação de Deus; É exatamente isso que Deus aconselha Josué a fazer com o povo para que eles conquistem a terra prometida:

B. C.

5

0118 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de
meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. (Josué 1: 8. NVI) D. É interessante que Josué estava em Guerra e Deus dá esta ordem para que ele não aja sem antes meditar em sua Palavra; E. Isso deve indicar a mim e a você que não podemos agir sem a certeza da vontade de Deus. F. Meditar na palavra de Deus nos fortalece e encoraja pois ela: 1. Poupa tempo 2. A palavra de Deus nos dá sabedoria 3. Revela a vontade de Deus 4. Acrescenta sabedoria as nossas ações e decisões 5. Dá direção segura 6. Nos protege do erro G. E quando abatidos por alguma circunstância ela nos tira do foco da dificuldade e coloca nossos olhos em Deus e assim somos encorajados e fortalecidos no senhor. H. 012Pense nisso: Para suas ações não serem comprometidas: 1. a) b) c)

012ANÃO NEGOCIE SUA VIDA DEVOCIONAL!
Adão e Eva pecaram justamente por não dar ouvidos a palavra de Deus Pense comigo, Jesus venceu as tentações do deserto com a Palavra de Deus; Quando você estiver precisando de força e coragem recorra a palavra de Deus (1) (2) Quantas pessoas nessas horas procuram conselho de qualquer pessoa; Ficam frustradas e desanimadas e ao invés de buscar alento na palavra de Deus, deixam seu devocional;

6

(3)

Deixe-me sugerir a você quando você estiver fraco, precisando de força, precisando de ânimo, precisando ser encorajado recorra a Palavra de Deus...

ILUSTRAÇÃO: I. Esses dias eu estava assim PRECISANDO E ENCORAJAMENTO, então fui ler o evangelho de João e quase no final do livro Deus usou uma verdade maravilhosa para mostrar como sou amado do Senhor e isso me encorajou! 1. Ao ler a passagem enquando Jesus era interrogado pelo sumo sacerdote, o v. 18 de Jão 18 diz assim 01318 Fazia frio; os servos e os guardas estavam ao redor de uma fogueira que haviam feito para se aquecerem. Pedro também estava em pé com eles, aquecendo-se. (João 18:18) 2. Logo em seguida fiquei imaginando Jesus sofrendo as torturas dos guardas no frio... a) Me senti amado por Deus; b) Me senti encorajado por Deus; c) Me senti fortalecido em Deus.... d) Busque na Palavra de Deus e ela encorajará você, fortalecerá você para que suas ações sejam firmes a pesar de qualquer dificuldade que você esteja enfrentando.

014 - Recapitulação III. 015EM 3º. LUGAR, DEUS FORTALECE E ENCORAJA VOCÊ QUANDO: SUA AÇÃO PREVALECE SOBRE O MEDO!
A. Alguém já afirmou um dia que ter coragem não é não ter medo, mas é fazer o que for preciso mesmo com medo! Veja que foi exatamente isso que o Senhor ordenou a Josué:

B.

7

0169 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não
se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9 – NVI) C. Recebi uma mensagem esta semana com um texto de Max Lucado retirado do seu livro “sem medo de viver” que gostaria de compartilhar com você, o autor afirma:

O MEDO é o único oponente real da vida. Só o medo pode derrotar a vida. Ele é um adversário inteligente, traiçoeiro! Ele não tem decência, não respeita nenhuma lei ou convenção, não mostra a menor misericórdia. O medo procura o seu ponto mais fraco. Começa em sua mente, de repente. O medo, disfarçado na pele de uma leve dúvida, entra na sua mente como um espião. A dúvida encontra a descrença e a descrença tenta expulsála. Mas a descrença é um soldado raso mal armado. A dúvida a derrota sem maiores problemas. Você fica ansioso! A razão vem batalhar por você. Você está reafirmado. A razão está completamente equipada com a última tecnologia em armas. Mas, para a sua surpresa, apesar de ter uma tática superior e várias vitórias inegáveis, a razão perde. Você se sente enfraquecendo, hesitando. Sua ansiedade se torna pavor... Rapidademente você toma decisões precipitadas ou deixa de tomar qualquer decisão. Você dispensa seus últimos aliados: a esperança e a confiança. Pronto, você se derrotou. O medo que nada mais é do que uma impressão triunfou sobre você.

D.

E. A.

É interessante como o medo tem o poder de nos paralisar! 1. O que Deus está dizendo aqui é que se você agir. Na sua ação ele te fortalecerá! 2. Conforme você decidir agir mesmo com medo, Deus te animará e te fortalecerá à medida que você vai agindo. 017Portanto guarde isso: Para agir apesar do medo:

017AOuça apenas a voz de Deus!

8

1.

2.

Sempre que vamos realizar algo, eu e você temos que vencer as distrações que nos impedem de ouvir a voz de Deus! E há algumas vozes que sempre nos impedem de agir, que ao invés de nos encorajar nos desanimam, que ao invés de nos fortalecer nos enfraquecem. a) Nossa própria voz! (1) Perceba que grande porcentagem do seu medo é apenas uma impressão falsa criada a partir de um preconceito. (a) Exemplo: você ouve algo, sente algo, e começa a construir pensamentos sobre seu sentimento que já não é verdadeiro, e então mais a frente, você comprometerá sua decisão, pois tomará uma decisão beseado(a) nesses pensamentos, conjecturações.´

b)

A voz do mundo! (1) (2) O mundo vai usar pessoas a sua volta! As pessoas por mais bem intencionadas que são vão falar de suas própria experiências, vão falar da sua percepção que também é comprometida por causa daquilo que elas conhecem! (a) (i) Um pessoa não pode dar aquilo que não possui! Você pode pedir conselhos a alguém, mas necessariamente precisa ser alguém que tem uma palavra de Deus para você! E não mundana!

c)

A voz do diabo! (1) A bíblia afirma que o diabo vem para roubar matar e destruir, mas Jesus veio para te dar vida e vida em abundância

9

(a)

A voz do diabo sempre será contrária a voz de Deus, e sempre será um atalho! Todavia os atalhos, embora prometam uma chegada mais rápida, não garantem a chegada! O caminho de Deus pode ser mais longo mas é seguro.

(b)

(c) B.

Você consegue perceber que se você ouvir a voz de Deus então isso capacitará você a obedecer mesmo sem entender tudo, sua vida com Deus norteará suas ações e você se sentirá fortalecido e encorajado! 1. É um ciclo vitoriosos! 0181 Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. (Filipenses 2:1. NTLH) C. Decida nesta hora ouvir a voz de Deus e a voz de Deus somente e você perceberá como Ele animará você! D. Veja o que Deus disse a Josué no final desta lição e Ele fez você ouvir esta mensagem para falar o mesmo a você neste momento da sua vida! 019...pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9b – NVI) E. Não bastasse essas palavras Jesus reafirma isso em Mateus 28:20, onde o contexto está afirmando se você ouvir a minha voz, e me obedecer... 020e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. (Mateus 28:20b)

021 – Recapitulação
MÚSICAS 1. SINTO TEU FLUIR 2. SEJA O QUE FOR NÃO TEMEREI 3. QUANDO EU PRECISO 4. JESUS É O CAMINHO VERDADE E VIDA 5. É SÓ QUERER 6. EU NÃO SEI O QUE TE ACONTECEU 7. EU SEI QUE TUA VIDA POR AÍ 8. QUERO OUVIR TUA VOZ 9. SE ATENTAMENTE OUVIR A DEUS 10. NÃO TEMAS EU SOU CONTIGO