You are on page 1of 8

QUESTIONRIO 01

MTODOS LEGISLATIVOS DE CONTROLE DE PRAGAS

1) Sobre mtodos de controle de pragas correto afirmar, exceto: a) O Servio Quarentenrio evita a entrada de pragas exticas e impedir sua disseminao. b) rea Livre Pragas o conhecimento da distribuio geogrfica de uma praga quarentenria.. c) Praga Quarentenria A1 - importncia econmica potencial para a rea de risco e ainda no se encontra presente. d) Praga Quarentenria A2 - importncia econmica potencial para a rea de risco e ainda no se encontra amplamente disseminada e est sendo oficialmente controlada. e) Praga Quarentenria Regional A2 - Apresenta disseminao localizada e est submetida a controle oficial por um ou mais pases da regio. 2) So exemplos de pragas quarentenrias A1. a) b) c) d) e) Anthonomus pomorum, Anastrepha ludens, Anastrepha suspensa. Cydia pomonella, Guignardia citricarpa , Mycosphaerella fijiensis. Ralstonia solanacearum, Sirex noctilio, Xanthomonas axonopodis. Alternaria spp., Erwnia spp., Fusarium solani. Fusarium spp., Meloidogyne spp., Phytophthora infestans.

3) So exemplos de pragas quarentenrias A2. a) Eotetranychus carpini, Steneotarsonemus spinki ,Tetranychus mcdanieli. b) Bruchidius spp., Bruchus spp.,Chaectonema basalis. c) Dacus spp., Delia spp., Mayetiola destructor. d) Bactrocera carambolae, Crinipellis perniciosa, Sirex noctilio. e) Rhizoctonia solani, Spongospora subterrnea, Streptomyces spp.

4) So exemplos de Pragas No Quarentenrias Regulamentadas. a) Oospora oryzetorum, Polyscytalum pustulans, Gaeumannomyces graminis. b) Xanthomonas campestris pv. passiflorae, Xanthomonas campestris pv. viticola, Xylella fastidiosa. c) Alternaria spp., Erwnia spp., Fusarium solani. d) Agrius convolvuli, Agrotis segetum, Anarsia lineatella. e) Eotetranychus carpini, Steneotarsonemus spinki ,Tetranychus mcdanieli.

5) Sobre TRATAMENTOS QUARENTENRIOS DE PRAGAS podemos afirmar, exceto:

a) A banana pode ser tratada atravs de irradiao. b) A manga pode ser tratada tanto por tratamento a quente como tratamento a frio. c) A fumigao com aplicao de brometo de metila 32 g/m3 durante 2 h usado para controle de pragas de gros armazenados d) A irradiao atravs do emprego de raios gama do Cobalto (60CO) ou Csio (137CS) ou raios de eltron com a energia de radiao at 10 MeV pode ser usado no tratamento de frutas como a banana, a manga e o melo. e) O tratamento a frio pode ser utilizado em uva para o controle da mosca das frutas Anastrepha ludens. 06) (Prova do estado do maranho fiscal agropecurio 2005) Para impedir a introduo e a disseminao de pragas e doenas que possam comprometer o patrimnio fitossanitrio nacional e para manter a competitividade da agricultura brasileira, tanto em nvel nacional como internacional, o MAPA publicou a Instruo Normativa no 38/99, estabelecendo a lista de pragas quarentenrias A1, A2 e no quarentenrias regulamentadas. Com relao a essas pragas e a essa instruo normativa, considere: (1,0) I. Pragas quarentenrias A2 so aquelas j presentes e amplamente distribudas no pas, sem um Programa Oficial de Controle. II. Pragas quarentenrias no regulamentadas so aquelas cuja presena em plantas ou, em partes de plantas para plantio, influi no uso proposto com impactos econmicos inaceitveis e no h programa oficial de controle. III.Pragas quarentenrias A1 so aquelas no presentes no pas, porm, se introduzidas, so potenciais causadoras de importantes danos econmicos.

correto o que se afirma que: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III.

07) (NUCEPI /Concurso ADAPI 2010) At meados de 2009, a praga que ataca a cana-de-accar, denominada de Ferrugem Alaranjada da cana, ainda no havia sido identificada em canaviais brasileiros. No entanto, no final do mesmo ano, esta foi identificada em canaviais no estado de So Paulo. Desta forma, de acordo com a legislao vigente, podemos afirmar que esta doena: (0,5) a) passou de no quarentenria para quarentenria A2; b) passou de quarentenria A1 para quarentenria A2; c) passou de quarentenria A1 para no quarentenria; d) passou para quarentenria A1; e) passou de quarentenria A2 para quarentenria A1.

08) (NUCEPI /Concurso ADAPI 2010) O procedimento que visa prevenir a difuso de pragas exticas, atravs de controle de vegetais importados, procedentes de pases ou regies suspeitas, cujo estado sanitrio na ocasio da chegada, oferea dvidas, estabelecido pelo Regulamento de Defesa Sanitria Vegetal, aprovado pelo Decreto n 24.114, de 12 de abril de 1934, denomina-se:

a) Quarentena entomolgica b) Rastreabilidade vegetal; c) Quarentena vegetal; d) Manejo integrado de pragas; e) Sistema de mitigao de riscos.

9) Sobre a operao de expurgo, que visa a eliminao dos insetos que se encontram nos produtos armazenados em suas diversas fases de desenvolvimento, procurando atingir uma eficincia de 100% no controle, podemos afirmar que: a) um dos produtos mais utilizados o fosfato de alumnio; b) os gros a serem expurgados devem estar obrigatoriamente ensacados; c) o produto a ser utilizado no pode ser txico ao homem; d) o etileno o produto mais utilizado e mais eficiente; e) a operao deve ser realizada fora dos armazns. 10) A Permisso de Trnsito de Vegetais - PTV o documento emitido para acompanhar a partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal de acordo com as normas de defesa sanitria vegetal. Este documento deve ser emitido e assinado por: a) Engenheiro agrnomo ou Engenheiro florestal, pertencentes ao quadro da Agncia de Defesa Agropecuria Estadual e que exeram a atividade de fiscalizao agropecuria; b) funcionrio da Agncia de Defesa Agropecuria Estadual; c) funcionrio do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; d) Tcnico em agropecuria, pertencente ao quadro da Agncia de Defesa Agropecuria Estadual e que exera a atividade de fiscalizao agropecuria; e) Engenheiro agrnomo ou Engenheiro florestal, com registro no CREA. 11) A mosca-das-frutas (Anastrepha ludens) uma praga que ocorre em vrias regies produtoras defrutas no Brasil e no mundo. Esta praga, de acordo com Legislao em vigor considerada: a) quarentenria A1; b) praga domstica; c) quarentenria; d) no quarentenria; e) quarentenria A2.

QUESTIONRIO 02

1) Sobre os MTODOS MECNICOS DE CONTROLE DE PRAGAS podemos afirmar, exceto: a) A rotao de culturas recomendada principalmente para controle de pragas especficas de determinadas plantas. b) A irrigao por asperso pode contribuir para a reduo da populao de grandes insetos, como gafanhoto e besouros por lavagem e afogamento das pupas. c) A arao do solo pode ser usada para destruio de larvas e pupas de insetos que normalmente se desenvolvem no solo. d) A formao de barreiras ou sulcos pode ser usado contra ataque do curuquer-dos-capinzais e gafanhotos em surtos graves. e) O esmagamento de ovos e a catao de lagartas pode ser usada no controle de do curuquer-da-couve. 2) A adubao tem sido vista como uma forma eficiente de controle de pragas, pois o equilbrio nutricional proporciona uma maior capacidade de resistncia ao dano sofrido atravs de processos regenerativos da planta. Tal metodologia de controle de praga pode ser classificada como: a) b) c) d) e) Controle Biolgico Manejo Ecolgico de Pragas Mtodo Cultural Mtodo Legislativo Mtodo Qumico.

3) A Irrigao pode ser includa como um mtodo MECNICO E CULTURAL de controle de pragas, este mtodo eficiente no controle de: a) b) c) d) e) Gafanhotos Percevejos Serra-paus Lagartas Grilos

4) O fogo um mtodo comum de controle de pragas. Este mtodo fsico mai eficiente para controlar. a) b) c) d) e) Lagartas Gafanhotos Pragas de solo Precevejos Afideos

5) Sobre os MTODOS DE CONTROLE DE PRAGAS POR RESISTNCIA VARIETAL podemos afirmar, exceto: a) Emprego de plantas resistentes a insetos permite a manuteno da praga em nveis inferiores ao de dano econmico, sem causar prejuzos ao ambiente e sem nus adicional ao agricultor. b) Este mtodo foi usado no controle das lagartas Ostrinia nubilalis e Helicoverpa zea em milho, nos EUA. c) A cultivar resistente aquele que, devido a sua constituio genotpica, menos danificado que outros em condies de igualdade para o ataque de uma praga. d) A planta com alta suscetibilidade aquela que sofre dano menor que as demais. e) Planta imune aquele que no sofre nenhum dano do inseto em nenhuma condio.

6) Sobre os MTODOS DE CONTROLE RESISTNCIA VARIETAL podemos afirmar:

DE

PRAGAS

POR

a) A evaso hospedeira ou assincronia fenolgica ocorre quando a fase de maior suscetibilidade da planta coincide com uma poca de alta densidade populacional da praga. b) A resistncia induzida ocorre quando a manifestao da resistncia permanente devido a condies especiais do ambiente. c) As modalidades de no-preferncia mais importantes so as referentes oviposio e a alimentao. d) A antibiose ocorre quando o inseto se alimenta normalmente da cultivar, mas este no exerce um efeito adverso sobre sua biologia. e) A antibiose pode ser causado por diversos fatores como melhoramento nutricional da planta para o inseto.

5) Sobre os MTODOS DE CONTROLE DE PRAGAS POR RESISTNCIA


VARIETAL correto afirmar: a) Estmulos podem ser de natureza culturais ou mecnicas e so governados por fatores genticos independentes com efeitos cumulativos. b) A proporo entre estmulos positivos e negativos cosntante, afetando o grau de resistncia ou suscetibilidade. c) Entre as causas da tolerncia podem ser citadas: maior capacidade da planta de compensar a rea destruda por meio do crescimento ou regenerao dos tecidos ou mesmo formao de novas folhas, razes ou perfilhos.

d) Existe repelncia exercida pela colorao vermelha sobre Pieris rapae em repolho e sobre Anthonomus grandis em algodoeiro, inibindo a oviposio desses insetos. e) As substncias responsveis pelas interaes qumicas dos organismos so denominadas Aleloquimicos.

6) Sobre os MTODOS DE CONTROLE DE PRAGAS POR RESISTNCIA VARIETAL INCORRETO afirmar:

a) A florizina (em macieira), que deterrente (inibidor de alimentao) para Myzus persicae, e a tomatina (em tomate), repelente e deterrente para Leptinotarsa decemlineata. b) A resistncia pode ser causada por caractersticas da planta que podem afetar a locomoo, acasalamento, seleo hospedeira para alimentao e oviposio, ingesto e digesto do alimento dos insetos. c) Palhas mais imbricadas em cultivares de milho dificultam a penetrao larval de Helicoverpa zea. d) Os principais fatores de resistncia relacionados epiderme so espessura, dureza, textura, cerosidade e pilosidade. e) Entre as vantagens deste mtodo de controle esto as caractersticas de resistncia conflitantes, j que fatores de resistncia a um inseto podem induzir suscetibilidade a outros.

7) Sobre o uso de PLANTAS TRANGNICAS NO CONTROLE DE PRAGAS podemos afirmar: a) O fumo possui cultivar com o gene Bt para controle de Helicoperva zea e Spodoptera exigua. b) A batata possui variedade com o gene Bt e P-lec para o controle de Phthorimeae operculella e Macrosiphum euphorbiae. c) O algodo possui cultivar com o gene CpTi para o controle de Heliotis virencens. d) A ervilha possui cultivar com o gene A1Pv para o controle de Tenebrio molitor. e) A ao do gene Bt mais eficiente sobre insetos mastigadores.

8) Nos ltimos anos a transgenia tem dedicado suas pesquisas para o controle de pragas agrcolas, onde vem sendo tem utilizado comumente a capacidade de controle de insetos mastigadores (principalmente lagartas) dos genes de:

a) Beauveria basiana

b) Alternaria fitophrora c) Bacillus thuringienses c) Matharizium aniphlie e) Aedis egypht

You might also like