You are on page 1of 5

Universidade Federal de Santa Catarina Ciência da Computação INE 5414 – Redes de Computadores I

Modems ADSL, Cable Modems e Modems Óticos

Aluno: Bruce Rodrigues
Florianópolis 2011

O Modem:

O modem (modulador e demodulador) é um dispositivo que modula o sinal digital (há apenas dois valores, 0 ou 1) em uma onda analógica (sinais digitais que variam continuamente entre todos os valores possíveis), para que este seja transmitido pela linha telefônica, e demodula o sinal analógico, transformando-o novamente em sinal digital.Os modems foram criados na década de 60 como uma forma para permitir aos terminais conectarem-se a computadores através de linhas telefônicas.

A maioria dos modems em operação transmite uma onda portadora senoidal continua que é modificada de acordo com os dados que devem ser enviados. Os modems normalmente são classificados pela quantidade de dados que podem enviar em um determinado tempo (bits por segundo). Basicamente existem modems para acesso discado (conexão por dial up, em que você se conecta a seu provedor e ele se encarrega de fazer o roteamento para a internet), que geralmente são instalados internamente no computador (usando slots PCI ou portas seriais), e modems para acesso banda larga, que podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet.

Modems de acesso Banda Larga: Modem ADSL:
A ADSL é um formato de DSL (Linha de Assinante Digital), que é uma conexão de velocidade muito alta, que usa os mesmos fios de uma linha telefônica. A ADSL tem a característica de que os dados podem ser transmitidos mais rapidamente em uma direção do que na outra, normalmente mais rápido para receber dados (download), e mais lento para enviá-los (upload), com base na premissa de que um usuário comum baixa muito mais informações da internet do que envia. Em julho de 2002 foi criada a tecnologia ADSL2, que possui algumas melhorias em relação a ADSL. Enquanto o ADSL normal gasta 32Kbps de banda para sinalização, o ADSL2 gasta apenas 4Kbps, deixando mais banda para a transferência de dados. O ADLS2 chega a até 24Mbps de banda de download , enquanto o ADSL normal chega a 8Mbps. Como o ADSL2 possui mais banda, o efeito positivo é que, mantendo a mesma velocidade, o ADSL possui um alcance maior. Assim, um operador de banda larga que forneça conexões de 4 Mbps, pode chegar a até 3,5 Km de distância até seus usuários usando ADSL e 4 km em ADSL2. Outro recurso importante do ADSL2 é o auto-diagnostico, eles podem medir as características de ruído, margem de ganho (SNR) e atenuação nos dois lados da linha. Além disso, o ADSL2/2+ monitora esses parâmetros continuamente e geram alarmes quando a qualidade da linha varia para patamares muitos próximos dos limites.

Abaixo estão listadas algumas vantagens da tecnologia DLS:
• •

- É possível se conectar a internet e ainda usar a linha telefônica para chamadas de voz. - A velocidade é muito maior que a do modem comum.

- Não requer fiação nova, pode usar a linha telefônica já existente.

Há também algumas desvantagens:
• •

- A conexão funciona melhor quando você está mais próximo da estação de operador do provedor. - A conexão é mais lenta para o envio de dados (upload).

Cable Modem:
Muitas pessoas hoje em dia possuem TV a cabo( que lhes proporciona melhores imagens e maior número de canais), e essas pessoas podem obter uma internet de alta velocidade através do cabo de sua TV. O cabo coaxial pode carregar centenas de Megahertz de sinais, e em um sistema de TV a cabo os sinais variados de canais recebem cada um uma faixa de 6Mhz da largura de banda disponível.

Para este tipo de acesso à internet o computador do usuário deve estar equipado com placa de rede Ethernet. Nela, conectasse um cabo par-trançado. A outra extremidade deste cabo deve ser ligada ao modem. Ao modem, também é conectado o cabo coaxial da TV, que servirá para conectar o usuário à Internet. Outra forma de conexão é através de um conector USB, cujo modem de rede conecta-se ao computador através de um cabo. O sistema do modem a cabo envia dados da internet para o computador (downstream) em um canal de 6MHz, exatamente como um canal da TV, e os dados enviados para a internet (upstream) ocupam somente 2Mhz, utilizando a mesma premissa do modem ADSL, de que a maioria das pessoas baixa muito mais informações da internet do que as envia. Todos os cable modems contém os seguintes componentes: sintonizador, modulador, demodulador, dispositivo de Controle de Acesso a Mídia (MAC) e um microprocessador.

Abaixo estão listadas algumas vantagens do cable modem:
• •

- Se você for um dos primeiros a se conectar a internet através de um canal especifico, praticamente toda a largura de banda do canal estará disponível para seu uso. - Diferente do ADSL, o desempenho da conexão não depende do quão próximo você está da central de cabo.

Desvantagens:

- A medida que mais usuários vão se conectando ao mesmo canal que você, a largura de banda será compartilhada. Nas horas em que o tráfego de dados for muito intenso, o desempenho pode ficar muito aquém ao máximo teórico.

Modem Óptico:
Modems óticos conseguem converter sinais óticos em elétricos e sinais elétricos em óticos, o que permite obter uma conexão através de fibras óticas.

Com o uso desse tipo de modem para a comunicação de dados, obtém-se algumas vantagens devido a utilização de fibras óticas, tais como:
• • • • •

- Imunidade a ruídos elétricos - baixa atenuação com a distância - Segurança - Isolação elétrica - dimensões e peso reduzidos

Banda Larga no Brasil:
Banda larga define uma conexão a internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 kbps). Apesar das evoluções da banda larga no Brasil, esta ainda continua cara e ruim. De acordo com dados do IBGE, 104,7 milhões de brasileiros não acessam a internet, e para cada 100 brasileiros existe apenas 5,8 conexões fixas de banda larga, a grande maioria ainda é obrigada a navegar utilizando

conexões discadas. Para mudar essa situação o governo pretende construir um backbone utilizando uma malha já existente de fibras óticas pertencentes a empresas estatais, como a Petrobras.