You are on page 1of 39

Preveno e Controle de Perdas

SENAC Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Curso Tcnico em Segurana do Trabalho Docente: Erika Silva Santos

OFICINA: Preveno e Controle de Perdas (PRECOPER)

2012

Preveno e Controle de Perdas

SUMRIO

1. INTRODUO 2. PREVENO E CONTROLE DE PERDAS ASPECTOS GERAIS 2.1. Acidente 2.1. Incidente: 2.2. Risco X Perigo 2.3. Preveno e controle de perdas 2.4. As causas dos acidentes 2.5. Acidentes ampliados 2. PERMISSO PARA TRABALHO (PT) 3. PLANOS DE EMERGNCIA 3.1. Tipos mais comuns de emergncia 3.1.1. Espao confinado 3.1.2. Produtos perigosos (vazamento, incndio, tombamento de veculos rodovirio e ferrovirio) 3.2. Diretrizes de um Plano de Ao de Emergncia e Contingncia 3.2.1. Mapa de localizao dos perigos 3.2.2. Procedimentos seguros de interveno 3.2.3. Descrio das responsabilidades 3.2.4. Recursos humanos e materiais disponveis para a emergncia 3.2.5. Prticas de monitoramento e identificao das zonas de riscos 3.2.6. Prticas de descontaminao e recuperao da rea 3.2.7. Aes de proteo ao pblico 3.2.8. Comunicao com a imprensa e comunidade. 4. PLANO DE ABANDONO OU PLANO DE ESCAPE 5. PLANO DE AJUDA MTUA BIBLOGRAFIA RECOMENDADA

3 3 3 4 4 5 5 10 18 20 21 21 21 22 23 23 24 24 25 27 28 29 29 32 33

Preveno e Controle de Perdas

1. INTRODUO A preveno de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais tem se tornado uma questo prioritria para as empresas se manterem competitivas no mercado. Na busca incessante pela competitividade, os acidentes representam um fator indesejvel, quer seja do ponto de vista social, quer seja do ponto de vista econmico. Com a exceo dos acidentes inevitveis, como os maremotos, se considerarmos todos os outros tipos de acidentes podem ser evitados, podemos deixar de gastar em acidente e comear a investir em PREVENO. 2. PREVENO E CONTROLE DE PERDAS ASPECTOS GERAIS A fim de estudarmos a preveno e controle de perdas, devemos entender alguns conceitos: 2.1. Acidente Evento no desejado e inesperado que pode resultar em danos s pessoas, propriedade, ao meio ambiente e interrupo do processo produtivo. Segundo o ILCI (International Loss Control Institute Instituto Internacional de Controle de Perdas), os acidentes so ocasionados pelo contato com uma fonte de energia acima da capacidade limite do corpo humano ou estrutura. Dentre as fontes de energia, podemos encontrar:

Energia mecnica: gera leses resultantes do impacto de objetos

mveis e objetos que caem e do impacto do corpo em movimento contra estruturas relativamente imveis. Ex. quedas. Podemos dizer que neste grupo encontramos a maioria das leses, que so fraturas, luxaes, entorses, esmagamentos, etc;

Energia trmica: neste grupo, as leses caractersticas so as

queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus e sua conseqncia a inflamao, coagulao, queimaduras em todos os nveis do corpo humano;

Preveno e Controle de Perdas

Energia eltrica: o contato com a energia eltrica pode levar

interferncia da funo neuro-muscular e queimaduras em todos os nveis no corpo;

Energia ionizante: normalmente os acidentes envolvendo radiao podem ocasionar nas pessoas desorganizao dos

ionizante

componentes e funes celulares. O resultado especfico depende do lugar e da forma como a radiao dissipada;

Energia qumica: este tipo de energia inclui leses devido a

queimaduras decorrentes da reao dos produtos qumicos com o corpo humano. Algumas reaes so a destruio imediata do tecido, como nos casos do contato com cidos concentrados. A leso maior ou menor segundo os seguintes fatores:

Nveis potenciais de energia envolvidos; Resistncia da estrutura dos corpos.

No entanto, no podemos esquecer o conceito legal de acidente, que aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. 2.1. Incidente: Segundo o presidente da SOBES (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurana), Jaques Sherique, um incidente pode ser definido como sendo um acontecimento no desejado ou no programado que venha a deteriorar ou diminuir a eficincia operacional da empresa. Os incidentes podem ou no serem acidentes, entretanto todos os acidentes so incidentes. 2.2. Risco X Perigo Perigo uma fonte ou uma situao com potencial para provocar danos em termos de leso, doena, prejuzo propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinao destes. Pode ser entendida tambm como uma fonte de energia capaz de provocar perda, dano ou leso.

Preveno e Controle de Perdas

Risco a combinao da probabilidade de ocorrncia de um determinado evento perigoso e a sua conseqncia. Assim: Risco = probabilidade X severidade Considera-se grave e iminente risco toda a condio do ambiente de trabalho com probabilidade acentuada de ocorrncia imediata de eventos que possam causar acidente ou doena do trabalho a qualquer momento o instante, com graves conseqncias. 2.3. Preveno e controle de perdas Constitui-se num conjunto de diretrizes administrativas, que considera que a grande maioria dos acidentes evitvel, que as aes gerenciais podem evitar acidentes e que as perdas provocadas pelos acidentes tem causas semelhantes causa de outras perdas empresariais. Com isso, podemos resumir que a PERDA o resultado de um acidente e devemos conhecer suas causas. 2.4. As causas dos acidentes Um dos conceitos existentes para se entender as causas dos acidentes o Modelo de Causalidade, que fixa os seguintes nveis de causas para a ocorrncia do acidente: causas imediatas, causas bsicas e causas administrativas.

Ilustrao 1 - Modelo de Causalidade

Frank Bird, Diretor de Segurana de Servios de Engenharia da Insurance Company North America, como Domin de Frank Bird. a fim de estudar e entender melhor todos esses conceitos, criou um modelo constitudo de peas de domin, que conhecido

Preveno e Controle de Perdas

Ilustrao 2 - Domin de Frank Bird

1. Causas imediatas So as circunstncias que precedem imediatamente o contato para a ocorrncia do acidente. So causas bastante evidentes e facilmente observadas. Frequentemente so chamadas de atos inseguros (comportamentos inadequados que podem contribuir para um acidente) e condies inseguras (circunstncias que podem permitir a ocorrncia de um acidente).

Ilustrao 3 - Causa imediata

Nos dias de hoje, muito comum a troca das expresses ato inseguro e condio insegura por atos abaixo do padro e condies abaixo do padro, respectivamente. Essa prtica de pensamento tem se tornando aceitvel, j que compara as prticas e as condies a um padro, que uma base de medio,

Preveno e Controle de Perdas

avaliao e correo. Dessa forma, se torna mais adequado para avaliar as causas de um acidente. Exemplos de prticas abaixo do padro

Usar

equipamento/ferramenta

de

forma

incorreta,

defeituosa

improvisado;

Remover dispositivos de segurana para a realizao de tarefas e depois recoloc-los; Instalar carga de forma incorreta; No sinalizar ou advertir sobre o risco da operao que est sendo realizada; Operar equipamentos sem a autorizao; Fazer brincadeiras; Operar equipamentos sob a influncia de lcool ou drogas; Realizar manuteno de equipamento em movimento/operao. Exemplos de condies abaixo do padro:

Proteo e barreiras inadequadas; Ferramentas, equipamentos ou materiais defeituosos; Espao restrito ou condicionado; Sistema de comunicao/advertncia inadequado; Organizao, ordem e limpeza deficientes no local de trabalho; Condies ambientais, como presena de poeiras, fumos, gases, vapores, etc; Ventilao insuficiente; Perigo de exploso ou incndio, etc.

2. Causas bsicas Ao entender a existncia das causas imediatas, durante a anlise de um acidente, importante consider-las como sintomas e fazer um trabalho de diagnstico para verificar quais as doenas que geram esses sintomas. Assim, devemos fazer as seguintes perguntas:

Por que ocorreu essa prtica abaixo do padro?

Preveno e Controle de Perdas

Por que existiu essa condio abaixo do padro?

As respostas dessas questes iro originar as causas bsicas, que so as causas reais atrs dos sintomas. Esse novo tipo de anlise nos mostra por que as pessoas cometem atos abaixo do padro, j que os atos inseguros eram considerados as principais causas de acidentes e com esta nova abordagem, existem situaes (causas bsicas) que podem causar os atos abaixo do padro. As causas bsicas podem ser divididas em dois grupos:

Fatores pessoais: capacidade inadequada, falta de conhecimento, falta de habilidade, motivao inadequada, tenso, etc. Fatores de trabalho: liderana e/ou superviso inadequada, manuteno inadequada, etc.

Ilustrao 4 - Causa bsica

3. Causas administrativas As causas bsicas, no entanto, no so o comeo da seqncia das causas de acidentes. Elas so causadas pela FALTA DE CONTROLE PELA ADMINISTRAO ou CAUSAS ADMINISTRATIVAS.

Preveno e Controle de Perdas

Ilustrao 5 - Causas administrativas

Existem trs razes para a falta de controle:


a. b. c.

Programa inadequado; Padres inadequados do programa; Cumprimento inadequado do programa.

Todos esses fatores podem se referir aos seguintes itens:


Seleo de pessoal; Inspees; Treinamentos; Investigaes de acidentes; Anlise dos riscos; Normas e procedimentos, etc. Com esses conceitos, podemos entender as fases que antecedem e

procedem ao contato com a fonte de energia, ou seja, o acidente.


Pr-contato: causas administrativas, causas bsicas e causas imediatas; Energia que gera o acidente/incidente; Ps-contato: as medidas que devem ser adotadas para evitar as perdas.

Preveno e Controle de Perdas

Ilustrao 6 - Fases antes e depois do contato com a fonte de energia

2.5. Acidentes ampliados Os acidentes ampliados ou acidentes maiores so eventos de maior gravidade e de freqncia significativamente menor, cujas conseqncias se estendem a um nmero maior de pessoas. Alguns autores consideram os acidentes ampliados como as ocorrncias com mais de cinco vtimas e que provocam problemas de sade futuros ou imediatos para a populao, alm de danos ambientais, danos s instalaes e perdas econmicas para as empresa, podendo ultrapassar os seus limites geogrficos.

Ilustrao 7 - Acidentes maiores ou ampliados

Dentro desse conceito, entendemos desastre ou catstrofe como a situao na qual os meios de socorro disponveis no so suficientes para fazer frente situao de emergncia, havendo necessidade de ajuda externa. A seguir esto alguns dos acidentes ampliados que ocorreram em unidades de produo no mundo:

Preveno e Controle de Perdas

Preveno e Controle de Perdas

ACIDENTE Exploso na fbrica Basf com um composto de sulfato de amnio com salitre Exploso aps vazamento de ciclohexano

PAS Alemanha

ANO PERDAS 192 561 mortos, 1952 1 feridos e danos a diversas instalaes e prdios vizinhos

CAUSAS Desconhecimento sobre o processo de afofar a mistura (para evitar que se petrifique) com pequenas exploses e sobre o composto. Este comeou a ser fabricado 5 a 6 anos antes. Ruptura de tubulao e vazamento de 30-50 toneladas de ciclohexano quente. Este vazamento vaporizou-se e originou uma nuvem de vapor no confinada, que explodiu momentos depois. A tubulao tinha sido instalada provisoriamente de forma inadequada e sem projeto adequado pela equipe de manuteno. No momento no havia um engenheiro mecnico e esta equipe no tinha conhecimento suficiente para a realizao deste processo com segurana. Os gerentes pediram para esta

Flixborough (Inglaterra)

1974 28 mortes, 89 pessoas com leses graves e danos materiais em um raio de 13 Km

Preveno e Controle de Perdas

equipe executar uma tarefa, para qual eles no estavam qualificados. A sala de controle no era adequada para proteger os funcionrios que ali estava. Na ocasio, tinha sido classificada como leve e construda seguindo os seus requisitos. O acidente ocorreu numa tarde de sbado e no havia muitas pessoas no Vazamento de gasolina, seguido de incndio Vila Soc (Cubato) Brasil (atual Vila So Jos) 1984 86 corpos localizados e danos materiais (2500 desabrigados) local. Vazamento de 700 mil litros de um dos oleodutos com gasolina que ligava a Refinaria Presidente Bernardes (Petrobras) ao Terminal de Alemoa. O duto cruzava uma rea de ocupao habitacional ilegal. Um operador iniciou a transferncia de gasolina para uma tubulao que se encontrava fechada (falha operacional), gerando sobrepresso e ruptura da mesma,

Preveno e Controle de Perdas

espalhando cerca de 700 mil litros de gasolina pelo mangue. Muitos moradores visando conseguir algum dinheiro com a venda de combustvel, coletaram e armazenaram parte do produto vazado em suas residncias. O produto inflamvel espalhou-se pela regio alagada e cerca de 2 horas aps o vazamento, aconteceu a ignio seguida de incndio. O fogo se alastrou por toda a rea coberta pela gasolina, incendiando as palafitas. Acidente ocorrido no Vazamento de GLP, seguido de exploso Cidade do Mxico 1984 Cerca de 650 mortes e 6000 feridos e perdas materiais (10.000 desabrigados e perda total da base) sbado. O acidente ocorreu na base de armazenamento e distribuio de GLP da empresa PEMEX. No momento do acidente, a PEMEX estava com o armazenamento em torno de 11.000 m de GLP. O vazamento de gs se deu devido ruptura de uma tubulao que transportava o gs de

Preveno e Controle de Perdas

uma das esferas para os reservatrios cilndricos. A sala de controle da PEMEX registrou uma queda de presso em suas instalaes e tambm em um duto localizado a 40 km de distncia, porm no conseguiu identificar a causa desta queda de presso. Formou-se imensa nuvem de gs inflamvel, a qual foi levada por um vento de destino sudoeste, at que encontrou uma fonte de ignio e explodir. Neste caso, a fonte de ignio direta foi o flare instalado inadequadamente ao nvel do solo. Uma bola de fogo com mais de 300 m de dimetro foi gerada, alm de vrias Vazamento de Isocianato de Metila Bhopal (ndia) 1984 Cerca de 3.000 mortes e 200.000 feridos, principalmente moradores pobres que se exploses. Vazamento de 25 toneladas de gs isocianato de metila de uma unidade industrial. A causa provvel do aumento da presso e

Preveno e Controle de Perdas

fixaram nas redondezas, atrados pela presena da unidade industrial.

da temperatura foi atribuda entrada de gua num dos tanques causando uma reao altamente exotrmica. Os vapores emitidos deveriam ter sido neutralizados em torres de depurao, porm, como uma destas torres se encontrava desativada, o sistema no funcionou, vindo a dispersar-se pelas redondezas da planta qumica. Exploso aps a uma falha do reator da usina nuclear, que j se encontrava com defeito. Os operadores, que no sabiam do defeito do reator, durante um teste de segurana, desligaram trs sistemas de segurana. Uma nuvem radioativa composta principalmente por iodo e csio foi lanada na atmosfera, atingindo fortemente trs pases. Gs vazou submarino,

Exploso, seguido de vazamento de material radiativo.

Chernobyl (Ucrnia exURSS)

1986 Nmero incerto de mortos e contaminados. Estudo estima 93 mil mortos (Greenpeace).

Vazamento de gs,

Plataforma Enchova I

1984 37 mortes e 19 feridos, alm de

do

poo

ocorrendo

Preveno e Controle de Perdas

seguido de exploso

(Bacia de Campos)

outros com problemas psicolgicos

uma exploso e o fogo tomou conta de toda a plataforma. baleeira (barco Uma de

salvamento) despencou de uma altura de 30 metros. nunca A foi exploso esclarecida

pela Petrobrs (Jornal Vazamento de petrleo no mar Alaska (Petroleiro Exxon Valdez) 1989 Dano ambiental SINDIPETRO). O navio-tanque 300 metros comprimento tinha de

despejou

41 milhes de litros de petrleo em uma rea de vida selvagem no Alasca (EUA). US$ 22.000,000 foram economizados casco estava singelo. do alcoolizado. ao O navio O constitu-lo somente com comandante

comandante avisado pelo rdio de que blocos de gelo que haviam se desprendido penetraram nas faixas do trafego martimo. Mas ao invs de buscar o rumo Sul, o comandante navio acaba toma a direo Leste-Oeste. O batendo nos blocos de gelo.

Preveno e Controle de Perdas

Vazamento de gs seguido de exploso

Plataforma Piper Alpha (Mar do Norte)

1988 167 mortes

vlvula

da

bomba foi para deixando

condensadora removida manuteno,

um buraco na bomba onde ela era instalada. Devido conseguido aos todo os o trabalhadores no terem equipamento que eles precisavam at s 18 horas, eles pediram e receberam trabalho seguinte. Durante o turno de trabalho seguinte, falhou a bomba condensadora primria. As pessoas na sala bomba de controle sem decidiram dar partida na reserva, saber que ela estava em manuteno. Produtos gasosos escaparam do buraco e houve uma exploso. A fora da exploso derrubou a parede cortafogo, que separa partes diferentes da instalao de processamento, j permisso para o dia para deixar o resto do

Preveno e Controle de Perdas

que no era a prova de exploso quantidades e grandes de leo

armazenado comearam a queimar sem controle. O sistema de dilvio automtico no chegou a ser ativado porque estava desligado. A tripulao comeou a agrupar-se na rea de alojamentos, a parte da plataforma que era o mais distante da chama e parecia ser a menos perigosa, helicpteros. Infelizmente, os alojamentos no eram prova de fumaa. Havia Plano de Emergncia, mas os operadores no eram treinados e sequer conheciam a rota de fuga. As linhas e depsitos de leo e gs das plataformas adjacentes esperando

continuam a alimentar o incndio por cerca de uma hora. Todas as rotas para os barcos salva-vidas foram

Preveno e Controle de Perdas

bloqueadas por fumaa e chamas, e na falta de qualquer outra instruo, saltaram ao mar espera de serem salvos por barco. As pessoas que morreram foram com ao se de 50 sufocadas no altura aproximadamente Vazamento de leo Baa de Guanabara (RJ) 200 0 resistiram

monxido de carbono ou atirarem do mar de uma

metros. Danos ambientais O oleoduto procedente (fauna e flora) e prejuzos econmicos populao. da REDUC rompeu devido corroso, no interior do manguezal, liberando 1,3 milhes de litros muito paralisar bombeamento identificar vazamento. pela o local de leo. Os para o e do Enquanto de operadores demoraram

tempo

isso, o leo se espalhou Baa Guanabara. Danos ambientais Um operador, com 16 nos rios Barigui e Iguau anos de servio, no abriu uma vlvula que permitiria a entrada do leo bombeado do

Vazamento de leo

Auraucria (PR) /So Francisco do Sul (SC)

200 0

Preveno e Controle de Perdas

terminal para um

de dos

So dez

Francisco do Sul (SC) tanques da REPAR, em Araucria. Um pea chamada junta de expanso no resistiu presso e se rompeu, deixando vazar 4 milhes de litros de leo. Alm disso, o acidente levou duas horas para Vazamento de gs, seguido de exploso P-36 - Bacia de Campos 200 1 11 mortos ser detectado. Maior plataforma produo A plataforma de semiprecisou

submersvel do mundo. passar por modificaes de expanso. Projetada originalmente perfurar petrleo 500 e a metros para produzir uma de

profundidade de 100 a profundidade, a unidade foi transformada numa plataforma de produo capaz de operar em lmina d'gua de at 1.360 metros. Ocorreu uma falha na vlvula de bloqueio e petrleo, gs e gua entraram em um tanque, causando sua

Preveno e Controle de Perdas

ruptura.

local

do

tanque que explodiu no era considerada como rea de risco (erro de projeto). De acordo com relatrios, deveriam ser utilizados dispositivos de deteco e conteno de gs e ainda equipamentos resistentes a exploses.

Preveno e Controle de Perdas

Aps o acontecimento de grande parte dos acidentes ampliados, as empresas passaram a ter maiores preocupaes com a segurana e adotaram algumas medidas importantes:
1. 2.

Verificao dos riscos na fase de projeto; Adaptao da produo a novas rotinas de preveno a acidentes industriais; Modificaes passam a ser controladas e documentadas; As unidades de negcio devem ter um quadro suficiente de profissionais com a qualificao profissional correta e a experincia necessria;

3. 4.

5.

As plantas devem ser planejadas de forma a evitar o Efeito Domin ou minimizar a propagao de acidentes e ocorrncias perigosas internas;

6.

Prdios ocupados localizados prximos de plantas perigosas devem ser projetados para resistir a um determinado nvel de sobre-presso externa;

7.

Apenas os funcionrios, cuja presena absolutamente essencial para manter uma operao segura, devem ser abrigados em reas perigosas;

8.

Funcionrios de escritrio devem preferencialmente ser re-alocados das reas perigosas; Instalao de sistemas de isolamento de oleodutos e gasodutos submarinos; Melhorias nos sistemas de escape; Incio de anlises formais de segurana; Criao de Comit Consultor para Riscos Maiores para a comunidade europia a fim de regular as unidades produtivas consideradas riscos maiores, etc.

9.

10. 11. 12.

2. PERMISSO PARA TRABALHO (PT) A Permisso para Trabalho, tambm conhecida simplesmente como PT, uma autorizao dada por escrito, para a execuo de qualquer trabalho atpico

Preveno e Controle de Perdas

envolvendo manuteno, montagem, desmontagem, construo e reparos em equipamentos ou sistemas que envolvam riscos de acidentes. O objetivo da PT assegurar que qualquer servio considerado como perigoso venha a ser acompanhado de aes voltadas a evitar incidentes/acidentes de qualquer natureza. Dentre os tipos de trabalho, onde na qual a PT pode ser feita, podemos citar:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Corte e/ou Solda; Eletricidade; Espao Confinado; Produto Qumico (inflamveis, corrosivos, etc.); Altura; Escavao; Iamento / Movimentao de Carga, etc.

A seguir esto as responsabilidades de cada cargo envolvido neste procedimento de segurana.


1.

Supervisor de rea

Informar ao SESMT a tarefa a ser executada; Assegurar que somente pessoal habilitado execute a tarefa; Solicitar bloqueio eltrico/travamento mecnico; Isolar a rea de trabalho; Providenciar iluminao se necessrio; Supervisionar a execuo da tarefa; Verificar as condies dos equipamentos e/ou local.

2.

SESMT Promover o treinamento para procedimento; Avaliar o risco e indicar quais as aes a serem tomadas; Ajudar na disponibilizao das aes de segurana; Emitir a Permisso de Trabalho; Disponibilizar EPI e EPC necessrios; Disponibilizar equipamentos para uma emergncia; Arquivar as Permisses para auditoria;

Preveno e Controle de Perdas 3.

Avaliar anualmente os procedimentos para a PT. Executantes Estarem cientes dos riscos existentes na tarefa; Solicitar esclarecimento de dvidas; Colaborar com a segurana da tarefa a todo o momento; Ter noes de como proceder em caso de emergncia; Informar a superviso qualquer mudana das condies de trabalho; Saber reconhecer uma situao de risco; Deixar a Permisso em lugar visvel. A permisso de trabalho somente vlida para uma determinada tarefa, restringindo-se a um equipamento e/ou rea. Alm disso, h alguns trabalhos onde o uso de listas de verificao (check-list) se faz necessrio e importante ainda, que todos os trabalhadores passem por uma avaliao mdica, sempre que o trabalho assim o exigir, como por exemplo, o trabalho em altura. A PT ser cancelada sempre que houver descumprimento de qualquer uma recomendao contida na PT ou alterao na situao de risco inicial. Ao final da realizao do servio, dever-se- encerrar a PT, conjuntamente entre o emitente e o responsvel pela execuo. 3. PLANOS DE EMERGNCIA Mesmo com todas as medidas e procedimentos de controle para evitar um acidente, devemos lembrar que todos eles so realizados e controlados por pessoas. Dessa forma, pode existir a falha humana, o que significa que todos os mtodos, equipamentos, processos, etc. no so infalveis. Dessa forma, necessrio que haja planos de ao de emergncia (PAE) para que o atendimento ao acidente seja rpido e eficiente, minimizando as conseqncias. O PAE tem o objetivo de proteger pessoas, meio ambiente, patrimnio e retornar s atividades normais no menor tempo possvel. Assim, o plano fornece um guia de gerenciamento para aes a serem tomadas para todos os tipos de condies de emergncia possveis de ocorrer em uma operao particular.

Preveno e Controle de Perdas

Deve abranger tanto as emergncias de causas naturais, tais como tempestades, enchentes, etc., como as especficas do local, tais como vazamentos de produtos qumicos, etc. Antes da elaborao de um Plano de Emergncias propriamente dito, necessrio que se faa uma definio dos cenrios de acidentes, atravs de anlise de riscos. importante que se faam as seguintes perguntas:

O que pode acontecer (hipteses acidentais)? Como pode acontecer? Quais as conseqncias? A partir dessas perguntas, devem se identificar: Quais os recursos (humanos e materiais) necessrios? Quais as aes para neutralizar/controlar? 3.1. Tipos mais comuns de emergncia 3.1.1. Espao confinado Espao Confinado qualquer rea no projetada para ocupao contnua, possui meios limitados de entrada e sada, ventilao insuficiente para remover contaminantes perigosos e existe a deficincia ou enriquecimento de oxignio, o que torna o ambiente extremamente perigosos ao homem. 3.1.2. Produtos perigosos (vazamento, tombamento de caminhes-tanque, vages e navios contendo produtos perigosos, etc.) Durante uma emergncia com produtos perigosos, importante conhecer as caractersticas desse produto. Assim, devemos ter acesso a algumas informaes importantes, como: nome comercial, nome qumico, risco e classe de risco, risco subsidirio, nmero de risco, tipo de embalagem utilizada no armazenamento, volume, presso e temperatura do produto durante o armazenamento, ponto de fulgor, faixa de inflamabilidade, presso de vapor, limite de tolerncia, dose ou concentrao letal, temperatura de ignio, local de estocagem e rea e/ou responsvel pelo produto1. 3.1.3. Incndio
1

As informaes relativas ao produto podem ser encontradas nas Fichas de Informao de Segurana de Produto Qumico (FISPQs).

Preveno e Controle de Perdas

Incluem-se os incndios resultantes da ignio de produtos inflamveis, produtos combustveis, sendo eles incndios criminosos ou acidentais. No caso de produtos inflamveis, devemos saber as caractersticas do produto. 3.1.4. Causas naturais Incluem-se os maremotos, terremotos, enchentes, etc que podem afetar o andamento normal da empresa. 3.1.5. Terrorismo Inclui-se qualquer forma de terrorismo. 3.2. Diretrizes de um Plano de Ao de Emergncia e Contingncia Segundo Arajo (2005), o Plano de Ao de Emergncia (PAE) envolve procedimentos que devem ser executados durante emergncias que se limitam rea interna da empresa, no atingindo comunidade e ao meio ambiente. J o Plano de Contingncia feito para emergncias que extrapolam a rea de operao da empresa, necessitando o envolvimento de rgo de controle ambiental, polcia rodoviria, bombeiros, defesa civil e outros. O Plano de Ajuda Mtua (PAM) um tipo de plano de contingncia. O PAE um documento simples e objetivo, envolvendo os seguintes princpios bsicos para garantir a segurana da operao:
a. Minimizar b. Evitar

o nmero de pessoas envolvidas na rea do acidente;

o contato com produtos qumicos provenientes de vazamentos e que todos conheam o sistema de comunicao; que todos os aspectos com relao s responsabilidades sejam em equipe com recursos preventivos adequados aos riscos;

derramamentos, quando for o caso;


c. Garantir d. Garantir

bem definidos;
e. Trabalhar f.

Manter a comunicao via rdio entre as pessoas que esto na rea de que as pessoas comam, bebam, fumam ou tenham qualquer outra

risco e equipe de apoio emergncia;


g. Proibir

prtica que aumente a possibilidade de contaminao e/ou agravamento do sinistro;

Preveno e Controle de Perdas

O PAE engloba um conjunto de aes decorrentes da avaliao formal dos perigos previamente identificados, devendo ser aprovado por uma equipe da empresa e testado periodicamente atravs de simulados. O PAE o resultado de estudo dos riscos e deve englobar, no mnimo, os seguintes aspectos: 3.2.1. Mapa de localizao dos perigos Significa identificar em uma planta/layout as fontes de perigo existentes. Nos casos de espaos confinados, identificar as caractersticas fsicas do espao, alm das possibilidades de acesso. Portas, paredes, teto e exterior devero ser avaliados quanto resistncia ao fogo, e identifica-se ainda a presena de material retardante de fogo. 3.2.2. Procedimentos seguros de interveno Uma ao desorganizada ir expor as pessoas ao risco. Assim, o atendimento emergncia deve ter prticas seguras e eficazes e ser controlado por pessoas emocionalmente equilibradas com decises pr-ativas, a fim de minimizar os impactos do acidente o mais rpido possvel. Nesta etapa, so descritos de forma detalhada os procedimentos de conteno do sinistro. necessrio se ter uma lista de todas as fontes possveis de auxlio s emergncias para que possam ser prontamente contatadas caso se faa necessrio. So elas:

Corpo de Bombeiros; Polcia; Ambulncia; Hospitais; Centros de controle de veneno; Consulta especializada (produtos qumicos); Clnicas mdicas de emergncia; Defesa civil; Agncias de controle ambiental.

Preveno e Controle de Perdas

Ao definir dispositivos de controle, devemos sinaliz-los a fim de obter uma resposta mais rpida. Dentre os dispositivos de controle, podemos citar:
a. b. c. d.

Vlvulas; Chaves; Travas; Paradas de emergncia 3.2.3. Descrio das responsabilidades A Equipe de Emergncia inclui Brigada de Incndio, equipe de descontaminao, Socorristas, profissionais de SMS, logstica (agiliza a disponibilidade de recursos), etc. A equipe dever ser estruturada para cuidar do primeiro atendimento emergncia. A equipe deve ser composta por pessoas voluntrias, com boa sade fsica e psicolgica e que possuam interesse na segurana. Em situaes onde existe um grande nmero de pessoas e rgos envolvidos, importante que haja um coordenador de emergncia para que analise a dimenso do acidente e distribuir os recursos disponveis de forma rpida e coordenada. Em casos mais graves, o coordenador de emergncia deve ter autonomia para contratar pessoas, alugar equipamentos e suprimentos de apoio. Essa funo pode exercida pelo gerente da unidade, chefe de produo ou outro cargo a nvel gerencial. As pessoas de campo devem fornecer informaes sobre o suprimento de gua, energia e reposio de equipamentos. importante ressaltar a importncia de ter agilidade e pr-atividade em uma situao de emergncia. Assim, no se deve perder tempo em descobrir culpados e deve-se aceitar ajuda de outras organizaes.

Recursos humanos e materiais disponveis para a emergncia Os recursos materiais devem estar disposio em locais estratgicos e de fcil acesso. Eles devem ser dimensionados para a pior situao. Dentre os recursos materiais, podemos citar EPI e equipamentos de combate a incndio; equipamentos para conteno, remoo e neutralizao; equipamentos de

Preveno e Controle de Perdas

monitoramento, comunicao, sinalizao e alarme; sistemas alternativos de gerao de energia; ferramentas para reparo de emergncia; meios de transporte. Com relao aos equipamentos de medio, importante que haja mais de um para comparar os valores. Eles devem ser apropriado, estar em bom estado de conservao e devidamente calibrados, de acordo com as recomendaes do fabricante Os EPIs variam de acordo com cada emergncia. Para produtos perigosos, importante o uso de equipamentos de proteo autnoma com luvas resistentes, roupas e calados especiais. Esses equipamentos devero ser utilizados tanto pela equipe de interveno, quanto pela equipe de descontaminao, mas em algumas ocasies, a equipe de descontaminao pode utilizar EPIs de nvel inferior dos utilizados pela equipe de interveno. 3.2.5. Prticas de monitoramento e identificao das zonas de riscos A equipe de emergncia deve estar atenta s mudanas meteorolgicas que podem fazer com que gases e vapores se desloquem para locais onde pessoas e veculos foram mantidos distncia. O monitoramento de gases e vapores deve ser feito durante toda a situao de emergncia. Em alguns casos, a equipe de emergncia no ter acesso imediato aos resultados das monitoraes. Dessa forma, algumas caractersticas devem ser observadas:
a.

Nuvens visveis de gs ou vapor indicam grande concentrao de contaminantes; Vazamento de lquidos, gases ou vapores; Emergncias ocorridas em espao confinado, pois grande parte dos acidentes ocorre com pessoas que entram em espaos confinados tentando resgatar os colegas;

b. c.

d.

Animais mortos, folhas amareladas indicam que pode estar ocorrendo um vazamento de produto qumico; etc. Na medida do possvel, devem-se setorizar as dependncias da empresa para que se possam direcionar as aes para o local onde est ocorrendo a

Preveno e Controle de Perdas

emergncia. O objetivo do isolamento evitar o acesso de pessoas no envolvidas com a emergncia. O isolamento deve ser realizado com fitas e cones. Os seguintes aspectos devem ser previstos:
a. b. c. d.

Identificar o local do acidente; Isolar a rea e conduzir as pessoas para um ponto de encontro; Decidir sobre a necessidade de retirar ou no as pessoas da rea de risco; Colocar isolamento em pontos estratgicos. Normalmente o isolamento da rea realizado pela polcia e ela tem grande autoridade para convencer as pessoas de se retirar da zona de risco, mesmo que elas no concordem em sair. Em uma rea industrial, esta responsabilidade pode ficar a cargo da segurana patrimonial, sob a orientao do coordenador de segurana. Os seguintes critrios devem ser utilizados para definir as zonas de risco:

1.

Permetro de isolamento: regio fora das zonas de risco onde se concentra grande nmero de pessoas no envolvidas com a emergncia; Zonas de risco: definio das reas de risco em torno do local onde est ocorrendo a emergncia; Zona quente: rea que envolve o local onde est ocorrendo a emergncia. Esta zona tambm denominada Zona de Excluso ou de Restrio. Em casos de emergncia com produtos perigosos, esta a rea onde existe a atmosfera IPVS Imediatamente Perigosa Vida e Sade. Alm disso, a rea onde a concentrao do produto inflamvel se encontra na faixa de inflamabilidade, onde h deficincia ou enriquecimento de oxignio e presena de radioatividade. Alm disso, para gases e vapores que no possuam valores IPVS publicados, considera-se um valor de IPVS estimado em dez vezes o valor do LT. Se a concentrao no local estiver acima deste valor, pode ser considerada zona quente (ARAUJO, 2005). Devem-se utilizar Equipamentos de Proteo Autnoma;

2.

3.

4.

Zona morna: zona de controle, onde o pessoal de apoio e descontaminao ficar posicionado. Devido a isso tambm chamada de Zona de descontaminao em emergncias qumicas. Consideram-se situaes que fazem parte da zona morna, as situaes no encontradas na zona quente e onde haja

Preveno e Controle de Perdas

concentrao de gases e vapores acima do LT. Assim, como zona quente, deve-se utilizar Equipamento de Proteo Autnoma;
5.

Zona fria: zona de segurana onde est localizado o posto de comando e apoio emergncia. Tambm chamada de Zona de Espera. Consideram-se as situaes que esto identificadas nas zonas anteriores e onde a concentrao de gases e vapores esteja acima do Nvel de Ao e abaixo do LT;

6.

rea de refgio: rea localizada dentro da zona quente, onde as pessoas expostas ou contaminadas so mantidas protegidas de uma exposio maior. Elas so mantidas nessas reas at que sejam levadas em segurana para a rea de descontaminao.

Ilustrao 8 - reas de risco As operaes na rea quente requerem um nmero de pessoas limitado (cerca de quatro pessoas) durante um perodo de tempo limitado. As zonas de risco podem ser identificadas no mapa de localizao e devem ser sinalizadas com fitas e cones, no entanto elas podem ser modificadas em funo das condies metereolgicas. Em caso de acidente rodovirio ou ferrovirio de produtos perigosos, a ficha de emergncia e simbologias de identificao podem ser danificadas e por isso, antes de qualquer ao, o importador, expedidor ou fabricante do produto deve ser contactado. 3.2.6. Prticas de descontaminao e recuperao da rea Descontaminao significa o uso de diversas alternativas para reduzir a contaminao por contato, inalao ou ingesto de produtos perigosos. A descontaminao pode ser feita basicamente atravs de dois mtodos:

Preveno e Controle de Perdas a.

Mtodo fsico: retirada do contaminante da pessoa ou objeto. A sua constituio qumica no modificada. Podemos citar: diluio, lavagem, raspagem, adsoro, isolamento, etc. A escolha do mtodo deve levar em considerao a possibilidade de contaminao do solo.

b.

Mtodo qumico: so formas de retirada do contaminante atravs de um processo qumico que transforma o produto inicial em um produto menos perigoso. Podemos citar: neutralizao, solidificao, esterilizao, etc. Todas essas tcnicas devem ser avaliadas previamente levando em considerao o custo, a viabilidade, etc. A rea de descontaminao deve ser prxima rea quente para minimizar a disperso de contaminantes e, com isso, localizada na rea morna. Nesta rea, deve haver ponto de gua (inclusive para duchas), chuveiro de emergncia, lava-olhos, local para descarte materiais contaminados e boa iluminao para o caso da emergncia ser noite, alm de estar em uma rea alta e contra o vento. Nem sempre possvel escolher uma rea ideal, com isso, devem-se prever alguns itens como ventilao forada, dreno, etc. Alm disso, a maioria das vezes a rea de descontaminao pode mudar de posicionamento, em funo da evoluo da emergncia e mudanas meteorolgicas. A gua utilizada na descontaminao, a terra prxima rea quente e os equipamentos de proteo devem ser tratadas como resduo. 3.2.7. Aes de proteo ao pblico Algumas aes devero ser feitas em conjunto com a Polcia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Basicamente existem trs aes:

Proteger as pessoas desprotegidas e que esto expostas ao risco; Retirar as pessoas desprotegidas que esto expostas ao risco; Manter as pessoas em suas residncias ou no local de trabalho, at que a situao de emergncia esteja sob controle. Essas aes devero ser tomadas de acordo com o tipo de acidente, o tempo disponvel, os recursos disponveis para a proteo e retiradas dessas pessoas, etc.

Preveno e Controle de Perdas

As pessoas que devem permanecer no local de trabalho devero ter um sistema de comunicao para receber instrues e ter notcias sobre a evoluo do acidente, pois a falta de informao causa pnico. A informao para as pessoas em geral pode ser feita atravs de notificao pessoal, carros com alto-falantes, estaes de rdio e televiso locais, alarmes e sirenes, avies e helicpteros com panfletos e at mesmo atravs da Internet. 3.2.8. Comunicao imprensa e comunidade. A comunidade precisa saber informaes sobre a ocorrncia e se o acidente pode lhe causar danos. Essas informaes podem ser transmitidas pela imprensa e devido a isso, importante a empresa saber que melhor que a imprensa tenha informaes sobre o acidente atravs da prpria empresa do que por pessoas estranhas. Assim, muitas vezes necessrio escalar uma pessoa para ser o Assessor de Comunicao com a Imprensa. Essa pessoa precisa ser uma pessoa equilibrada, treinada para atender imprensa e conhecer a fundo todas as etapas do PAE, alm de ter um canal direto com a alta administrao e saber de tudo que est acontecendo para fornecer informaes verdadeiras. Para que o plano seja eficiente, alm dos simulados peridicos, importante que haja uma anlise peridica do plano a fim de verificar se ele adequado aos cenrios identificados. 4. PLANO DE ABANDONO OU PLANO DE ESCAPE Plano de Abandono o documento que possibilita organizao desenvolver aes de preparao e preveno, tendo em conta o eventual envolvimento numa situao de emergncia. O principal objetivo do plano a sada do local sem pnico, rapidamente e em ordem, seguindo rotas pr-definidas at um local seguro e pr-determinado. Para que tal seja possvel, necessrio que todos conheam perfeitamente o Plano e o tenham treinado vrias vezes, de modo que numa situao de real emergncia no haja lugar a hesitaes, atropelos ou a descontroles emocionais. O plano constitudo pelos seguintes itens: 1. Informao dos ocupantes da instalao

Preveno e Controle de Perdas

Identifica-se a forma como as pessoas sero informadas sobre a ocorrncia do sinistro. feito atravs de sirenes, principalmente, mas deve-se levar em considerao a forma com que os deficientes e/ou pessoas com pouco discernimento sero avisadas sobre o sinistro.

2. Formas de atuao Refere-se como ser feito o escape na ocorrncia do sinistro, ou seja, identifica as rotas de escape e os recursos disponveis, como:

Sadas de emergncia Nmero de sadas; Distncia a percorrer; Larguras das sadas de emergncia; Sinalizao fotoluminescente das rotas de escape (visualizados mesmo com o corte da energia eltrica); Escadas; Portas corta-fogo com barra anti-pnico /antecmaras; Iluminao de emergncia; Livre acesso a essas rotas. Para melhor visualizao das rotas de escape, importante que existam mapas de escape/planta de emergncia e que estas sejam colocadas em locais

Preveno e Controle de Perdas

visveis.

Alm das rotas de escape, dever-se- haver local (is) de concentrao (ponto de encontro).

3. Funes especficas Identifica as responsabilidades de cada um durante a execuo do plano de abandono. Essas pessoas podem utilizar equipamentos especiais como crach, coletes, lanternas, etc. a fim de distingui-los.

Lderes de equipe: responsvel pela orientao para que as pessoas sigam em direo a escada de emergncia. Aps visualizar que todas as pessoas deixaram o andar, far, se possvel, uma varredura no corredor de sua atuao, indo a seguir para o Ponto de Encontro;

Auxiliares dos lderes: Daro apoio s atividades dos lderes;

Preveno e Controle de Perdas

Outros: pessoas que sero escaladas para acionar o alarme, desligar o quadro eltrico, ligar para o Corpo de Bombeiros, abrir portes externos da edificao e auxiliar o direcionamento das pessoas para o ponto de encontro. importante que todas as pessoas observem atentamente a sua rea de

trabalho e memorize a sua via de escape. As regras recomendadas para as situaes de emergncia devem ser lidas periodicamente, pois na hora da emergncia, o tempo no suficiente grande para permitir leitura de instrues. Alm disso, importante definir o nmero de simulaes que ser realizado. A freqncia de exerccios dever ser baseada no nvel de risco de cada rea de trabalho. reas de trabalho onde o risco seja alto, devero executar exerccios de escape cada seis meses. Alm disso, recomenda-se:

No carregar objetos; No correr, no gritar, sair com naturalidade e rapidamente; Nunca usar o elevador; Aps sair do prdio, no retornar sob qualquer pretexto; No permanecer nas proximidades, como simples curioso, obstruindo os acessos que devero estar livres para as equipes de incndio e socorro; Se ficar preso em meio fumaa, molhar um leno e utilize-o como mscara improvisada. Procure rastejar para a sada, pois o ar sempre melhor junto ao cho;

Fechar todas as portas que estejam atrs para retardar o efeito do fogo; Se voc ficar preso em uma sala cheia de fumaa, fique junto ao piso, onde o ar sempre melhor. Se possvel, fique perto de uma janela, de onde poder chamar por socorro;

Toque a porta com sua mo. Se estiver quente, no abra. Se estiver fria, faa este teste: abra vagarosamente e fique atrs da porta. Se sentir calor ou presso vindo atravs da abertura, mantenha-a fechada;

Preveno e Controle de Perdas

Procure conhecer o equipamento de combate incndio para utiliz-lo com eficincia em caso de emergncia; Um prdio pode lhe dar vrias opes de salvamento. Conhea-as previamente. No salte do prdio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos. 5. PLANO DE AJUDA MTUA um mecanismo voluntrio de iniciativa da empresa que visa articular recursos humanos e materiais para dar apoio, queles existentes nos rgos pblicos como o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Esse plano tem o objetivo de selecionar, planejar e manter corretamente relaes com indstrias e servios que possam ser teis em caso de emergncia. As atividades para se manter este relacionamento podem incluir:

a. b. c.

Visitas peridicas; Informaes sobre perigo de processos; Treinamento em conjunto. O PAM muito indicado em um distrito industrial com objetivo de otimizar os investimentos e disponibilizar maior quantidade de recursos materiais e humanos possveis. A experincia mostra que no incio as empresas resistem em participar do PAM, pois acreditam que os recursos internos so suficientes para lidar com as emergncias internas. Segundo, por considerar que sero investidos recursos financeiros muito maiores que a real necessidade. O coordenador do PAM deve avaliar a capacidade e a disponibilidade dos recursos externos do corpo de bombeiros, defesa civil, polcia militar, hospitais pblicos e privados para atender s emergncias. As vantagens do PAM so:

Acrscimo significativo dos recursos humanos e materiais; Reduo do custo operacional e administrativo; Diminuio do tempo de atendimento emergencial; Reduo do impacto dos acidentes e das penalidades por dano ambiental; Reduo das aplices de seguro, etc.

Preveno e Controle de Perdas

Dentre as responsabilidades dos rgos pblicos esto:


a. b. c.

Polcia rodoviria: liberao do o trnsito; Polcia civil: identificao das responsabilidades em caso de morte; Polcia militar: evitar que pessoas entrem na rea de risco e haja roubo em caso de acidentes com caminhes; Bombeiros: apagar o incndio; Defesa civil: retirar as pessoas do local; rgos ambientais: identificar possveis danos ao meio ambiente. BIBLOGRAFIA RECOMENDADA ARAJO, G.M. Segurana na Armazenagem, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos. Gerenciamento de Emergncia Qumica. Volume 1. Gerenciamento Verde Editora: Rio de Janeiro, 2005.

d. e. f.

You might also like