You are on page 1of 24

Semana 1.

Caso 1 Tema: Constituio de 1937 A Constituio dos Estados Unidos do Brasil de 10 de novembro de 1937 possua dispositivo determinando que o texto constitucional deveria ser submetido consulta do povo, por intermdio de plebiscito nacional, na forma regulada por Decreto do Presidente da Repblica. Tendo em vista que o referido mecanismo de democracia direta no foi realizado, pergunta-se: A Constituio Polaca, durante o Estado novo, entrou em vigor? Caso 2 Tema: Constituio de 1824 A Constituio do Imprio, de 1824, no seu artigo 178, estabelecia que s constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos Poderes Polticos e aos Direitos Polticos e individuais dos cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas pelas legislaturas ordinrias. Ao Examinar o mencionado dispositivo constitucional, como se pode classificar a Constituio Imperial quanto a sua rigidez? A Constituio outorgada de 1824 estabelecia uma distino entre as normas constitucionais? Questo objetiva: Em tema referente s caractersticas das Constituies ptrias, assinale a alternativa incorreta. (a) A Constituio de 1824, quanto estabilidade, pode ser classificada de semi-rgida. (b) A Carta Magna de 1946 foi outorgada, por amparar regime de governo ditatorial. (c) A Carta de 1937 surge em substituio Carta de 1934, para legitimar o Estado Novo. (d) A Carta de 1967 marca a afirmao da ditadura no Pas, aps o golpe de 1964.

Semana 2. Caso 1 - Tema: Classificao das Constituies Durante quase dois sculos, ainda que afirmasse a igualdade entre os diversos grupos tnicos, a Suprema Corte dos EUA interpretou a Constituio norte-americana no sentido de admitir polticas discriminatrias. Sob a chancela do Tribunal, tornou-se juridicamente admissvel, por exemplo, a criao de estabelecimentos de ensino que no admitiam o ingresso de afro-descendentes. Finalmente, na dcada de sessenta, aps intensas mobilizaes sociais, a Suprema Corte declarou inconstitucional qualquer espcie de segregao tnica, sem que tivesse ocorrido qualquer alterao no texto constitucional, enunciando o fenmeno da mutao constitucional. Diante do modelo constitucional brasileiro, seria possvel a ocorrncia de tal fenmeno na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal? Caso 2 - Tema: Classificao das constituies A Constituio de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princpios prprios do modelo liberal clssico de forma conjugada com outros, tpicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiolgico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princpio da ordem econmica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulao do mercado. Considerando tal constatao, responda: a) Como o pluralismo principiolgico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88? b) Diante de tal caracterstica, como a doutrina classificaria a CRFB/88? Questo objetiva: Em relao supremacia constitucional, julgue os itens abaixo com (V) verdadeiro, e (F) falso. I - (__) No h supremacia formal da Constituio costumeira em relao s leis do mesmo ordenamento jurdico. II - (__) A supremacia constitucional pode ser visualizada, do ponto de vista jurdico, como supremacia formal. III - (__) A Constituio vigente no revestida de supremacia, haja vista proclamar que todo o poder emana do povo, sendo este, ento, supremo perante o ordenamento jurdico do Brasil. IV - (__) Considerando que a Constituio de um estado moderno objetiva organizar o prprio poder, pode-se concluir que, luz da supremacia constitucional, a carta poltica brasileira delimita e regula o poder constituinte originrio.

Semana 3. Caso 1 Tema: Clusulas Ptreas ou Superconstitucionais Tramita no Congresso Nacional proposta de Emenda Constitucional convocando uma nova Reviso Constitucional nos moldes do artigo 3 da ADCT. A referida proposta de Emenda Constitucional prev a realizao de Referendo para a entrada em vigor dos dispositivos alterados pela Assemblia Revisora. legtima tal proposta? Caso 2 - Tema: Poder Constituinte Decorrente A Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no exerccio do Poder Constituinte Derivado Decorrente inseriu no texto da Constituio Estadual norma que assegurava aos candidatos aprovados em concurso pblico, dentro do nmero de vagas obrigatoriamente fixado no respectivo edital, o direito ao provimento no cargo no prazo mximo de cento e oitenta dias, contado da homologao do resultado. Constitucional a o artigo 77, VII da Constituio do Estado do Rio de Janeiro? Questo objetiva Assinale a opo mais adequada s limitaes impostas ao constituinte derivado. Ao poder constituinte de reforma impem-se limitaes de ordem (a) temporal, material e econmica. (b) oramentria e material. (c) temporal, circunstancial e financeiras. (d) circunstanciais.

Semana 4. Caso 1 Tema: Aplicabilidades das normas constitucionais Numa audincia no Juizado Especial Cvel, em cujo processo o autor pleiteava uma indenizao por danos morais no valor de R$ 3.000,00 (trs mil reais), o advogado da empresa demandada, com amparo no art. 133 da Constituio da Repblica, pleiteou a extino do processo sem apreciao de mrito (CPC, art. 267, IV), sob o fundamento de que o advogado essencial administrao da justia. O autor, mesmo no tendo formao jurdica, ofereceu defesa alegando que a Lei n. 9.099/95 lhe garantia a possibilidade de postular em juzo sem assistncia de defensor tcnico. Diante de tal hiptese, considerando a aplicabilidade do art. 133, CRFB, seria correto afirmar que a Lei n. 9.099/95 padece de vcio de inconstitucionalidade? Caso 2 Tema: Recepo A Emenda Constitucional n 1/69 permitia a criao, em sede de Lei infraconstitucional, de monoplios estatais. Com o advento da Constituio da Repblica de 1988, a possibilidade de criao de monoplios por lei no foi mais contemplada. luz da teoria da recepo, possvel sustentar a manuteno de monoplios estatais criados em sede infraconstitucional pelo ordenamento pretrito e no reproduzidos pela Constituio de 1988? Questo objetiva: As normas constitucionais no auto-executveis (a) implicam uma exigncia constitucional de ao. (b) equivalem a uma lacuna constitucional. (c) acarretam obrigatria supresso de lacuna pelo juiz. (d) caracterizam dever constitucional de legislar.

Semana 5 Caso 1- Tema: Interpretao Constitucional Ronaldo, militar do exrcito, estava matriculado no Curso de Direito numa Universidade Particular de Pernambuco, quando foi transferido ex officio da Unidade sediada em Boa Viagem para a Unidade localizada no Municpio do Rio de Janeiro. Por conta do seu deslocamento e da necessidade de dar continuidade aos estudos na Cidade do Rio de Janeiro, o militar solicitou Sub-reitoria de Graduao da UERJ, transferncia do curso de Direito da referida Universidade Particular para o mesmo curso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com base na Lei n 9.536/97. O pedido do militar foi indeferido pela Sub-reitora da UERJ, com fulcro no ato normativo interno desta Universidade (Deliberao n 28/2000), o qual regula esta matria, uma vez que a Universidade de origem do militar era uma instituio de ensino superior particular. O militar impetra mandado de segurana alegando, em sua defesa, os seguintes argumentos: I - que o seu direito est amparado pelo pargrafo nico do artigo 49 da Lei Federal n 9536/97 dispositivo este que regulamenta o pargrafo nico da Lei Federal n 9.394/96 (estabelece as diretrizes e bases da educao nacional); II - que a norma restritiva do art. 99 da Lei 8.112/90 (entidades congneres) no se aplica aos militares; III - que o ato normativo n 28/2000, no qual o sub-reitor se baseou para indeferir o pedido de transferncia, tem vcio de ilegalidade a negativa de matrcula, pois contraria o contedo da Lei n 9536/97, uma vez que a Lei federal no exige o carter congnere entre instituies de ensino; Diante da situao acima descrita, questiona-se: qual a interpretao constitucional mais adequada para a soluo deste conflito? Caso 2- Tema: Princpio da razoabilidade O Estado do Tocantins publicou edital no Dirio Oficial do Estado de concurso pblico para o preenchimento de vagas para o cargo de policial. Uma das provas a realizao de testes fsicos e um dos testes exige que os candidatos faam a seguinte atividade: Flexes abdominais: consiste em o candidato executar exerccios abdominais, por flexo de braos, deitado em decbito ventral, em um maior nmero de repeties dentro de suas possibilidade, no perodo de um minuto, obedecendo tabela de pontuao abaixo: ... Em funo da redao incoerente do texto desse teste, o Estado publicou uma errata do edital no mesmo rgo oficial de imprensa, duas semanas antes de iniciarem as provas, com a seguinte redao: Flexes abdominais: consiste em o candidato executar exerccios abdominais, por flexo de tronco, em decbito dorsal em um maior nmero de repeties tocando os cotovelos nos joelhos ou coxas, no perodo de um minuto.

Como os candidatos j haviam se inscrito na prova no momento da percepo do equvoco da referida redao, muitos deles se consideraram surpreendidos, no dia da realizao desse teste fsico, pois no tomaram conhecimento da errata do edital. Alguns desses, que no conseguiram passar na prova de esforo fsico, ingressaram com mandado de segurana com a alegao de que esse teste deve ser desconsiderado como critrio de aprovao, pois foi includo aps as inscries, apenas duas semanas antes do comeo das provas e porque no foi publicado num jornal de grande circulao para que todos tivessem a chance de tomar conhecimento da modificao. Assim, alegam que houve ofensa ao princpio da razoabilidade. A quem assiste razo no caso? D os fundamentos jurdicos cabveis (fundamentos normativos, jurisprudenciais e doutrinrios). Questo objetiva: O art. 5, I, CRFB, assegura o tratamento isonmico entre homens e mulheres. Entretanto, a prpria Constituio da Repblica encarregou-se de estabelecer discriminaes de gnero, a exemplo daquela proveniente do art. 40, 1, III, a e b, CF. Tendo-se em conta os mtodos de interpretao da Constituio, qual o que auxiliaria o interprete a constatar a inexistncia de contradio real entre as referidas normas constitucionais? (a) o gramatical (b) o lgico (c) o sistmico (d) o da proporcionalidade

Semana 6.

Caso 1 - Tema: Eficcia dos direitos fundamentais nas relaes privadas A Unio Brasileira de Artesos, sociedade civil sem fins lucrativos, por deciso de sua diretoria determinou a excluso de alguns de seus scios sem garantia da ampla defesa e do contraditrio. Entendendo que os direitos fundamentais assegurados pela Constituio no vinculam somente os poderes pblicos, estando tambm direcionados proteo dos particulares nas relaes privadas, tais scios buscam tutela jurisdicional no sentido de invalidar a referida deciso. Diante do que dispe o art. 5, XIX, CRFB, poderia o Poder Judicirio invalidar a deciso da diretoria da entidade? Caso 2 Tema: Abrangncia dos Direitos Fundamentais e Ponderao de Interesses A ABRATI Associao Brasileira das Empresas de Transporte Rodovirio Intermunicipal, Interestadual e Internacional de Passageiros - ajuizou Ao Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal onde pedia a declarao de inconstitucionalidade da Lei 8.899/1994. Tal norma assegura o direito ao passe livre s pessoas portadoras de deficincia, desde que comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual. Segundo a ABRATI, a norma viola os seguintes dispositivos constitucionais: art. 1, IV; art. 5, XXII; art. 170, II e art. 195, 5. Alega, em sntese, violao do direito de propriedade e da livre iniciativa, direitos fundamentais que devem ser protegidos pelo Supremo Tribunal Federal. Em parecer, o Procurador-Geral da Repblica manifestou-se pela improcedncia da ao, uma vez que a Constituio consagra como Direito Fundamental a proibio de discriminao e a norma em xeque procura realizar a efetiva incluso social dos deficientes fsicos com carncias econmicas, razo pela qual, numa ponderao entre os direitos em conflitos estes deveriam prevalecer em detrimento do direito propriedade. Analise o conflito acima, assinalando se a Lei 8.899/1994 deve realmente ser declarada inconstitucional. Para a soluo deste caso procure utilizar a tcnica da ponderao de interesses. Questo objetiva: As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, insertas na Constituio Federal de 1988, (a) dependem de lei complementar (b) tm aplicao imediata no que diz com as garantias, apenas. (c) tm aplicao imediata apenas ou direitos, mas as garantias dependem de lei complementar. (d) tm aplicao imediata, tanto para os direitos quanto para as garantias.

Semana 7.

Caso 1 Tema: Igualdade entre os sexos A Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro abriu edital para concurso pblico para o provimento de vagas para Primeiro-Tenente, mdico e dentista, do seu quadro de oficiais de sade. De acordo com as regras do edital seriam admitidos apenas candidatos do sexo masculino, uma vez que a Polcia Militar, por sua natureza de ser uma polcia de confronto, poderia diferenciar quanto ao gnero na contratao de seus oficiais. Inconformada com a restrio do edital, Alethia Maria, dentista regularmente inscrita no CRO (Conselho Regional de Odontologia) e com mais de dez anos de experincia na rea de sade, procura seu escritrio de advocacia em busca de uma orientao jurdica quanto legalidade do edital da PMERJ. constitucional a restrio imposta pelo edital do concurso? Caso 2 Tema: Vedao ao anonimato O Ministrio Pblico Federal, com base unicamente em denncia annima constante de carta apcrifa, pede a abertura de notitia criminis contra um determinado Desembargador, integrante de um Tribunal de Justia. A carta annima afirmava que o citado Desembargador influa na deciso de diversos processos que tramitavam na 1 instncia da Justia estadual pressionando juzes de direito a prolatarem decises num ou noutro sentido. Integravam o pedido de investigaes do Ministrio Pblico, alm da prpria carta annima, cpias das decises judiciais tomadas nos processos sob suspeita. vivel a instaurao da notitia criminis em face do disposto no art. 5, IV da Constituio da Repblica? Questo objetiva: So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material e moral decorrente de sua violao. O inciso X do art. 5., da CRFB/88 (a) uma garantia. (b) um direito. (c) uma garantia e um direito. (d) uma garantia porque referente intimidade.

Semana 8

Caso 1 Tema: Direito intimidade e privacidade Determinado cidado, ocupante de cargo pblico, sofre uma acusao de malversao de verbas pblicas, sendo acusado pelo Ministrio Pblico de corrupo passiva, peculato e formao de quadrilha. Para instruir o procedimento criminal instaurado requer o MP a quebra do sigilo fiscal, bancrio e telefnico do investigando, pedido deferido pelo Juiz da causa. Contra a deciso judicial concessiva apela o poltico ao Tribunal de Justia, alegando que dita deciso violou seu direito intimidade e privacidade, garantia extensiva tambm aos homens pblicos, conforme reiteradas decises do Supremo Tribunal Federal, constante no art. 5, X da Carta da Repblica. Tem fundamento o apelo do investigado? Caso 2 Tema: Inviolabilidade do domiclio Num sbado noite um cidado recebe a visita de um Oficial de Justia que havia se dirigido at sua residncia com o fim de citar sua esposa, que se encontrava enferma e acamada. Preocupado com o estado de sade de sua mulher, o cidado no permitiu a entrada do Oficial de Justia em sua casa, e quando este tentou ingressar forosamente, foi repelido com um empurro. Foi o cidado ento indiciado pelo crime de desobedincia (art. 330, Cdigo Penal). O Juiz de primeira instncia o absolveu, entendendo ter o agente agido com inexigibilidade de conduta diversa, em face do exposto no art. 5, XI da Constituio da Repblica. No entanto, provendo apelo do Ministrio Pblico, o Tribunal de Justia reformou a deciso de primeiro grau, entendendo que o autor atuou com violncia contra agente pblico competente que executava ordem com amparo legal. Ressaltou o Tribunal que o Oficial de Justia encontrava-se de posse de mandado de citao que continha autorizao expressa para cumprimento em domingo ou em dia til, em horrio diverso do estabelecido no caput do art. 172 do Cdigo de Processo Civil, nos termos do 2 deste mesmo artigo, condenando-o assim nas penas do crime de desobedincia. Dessa deciso do Tribunal de Justia o advogado interps Recurso Extraordinrio, pedindo a reforma da deciso do TJ com o restabelecimento da sentena de 1 grau. Analise tecnicamente as possibilidades de sucesso desse recurso, conforme a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. Questo objetiva: Em que hiptese a Constituio Federal de 1988 admite que a autoridade competente use a propriedade particular: (a) em caso de iminente perigo pblico, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano.

(b) a critrio da prpria Administrao, mediante indenizao em Bnus do Tesouro Nacional. (c) quando no demonstrado o atendimento de sua funo social. (d) quando a rea for vizinha a terrenos pblicos.

Semana 9.

Caso 1 Tema: Juiz natural, ampla defesa e devido processo legal Maria Carabina, conhecida advogada atuante na rea do direito previdencirio, foi denunciada pelo Ministrio Pblico juntamente com um Juiz de Direito, por que juntos integrarem um esquema de concesso de aposentadorias fantasmas com graves prejuzos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Pelo fato de um dos co-rus ser juiz de direito, o processo foi conhecido e julgado originalmente pelo Tribunal de Justia, que condenou, tanto o magistrado como Maria, nas penas da lei. Inconformada com a deciso do Tribunal de Justia, Maria impetrou habeas corpus pedindo a decretao da nulidade da ao penal movida contra ela. Alega que o fato de ter sido julgada originariamente pelo Tribunal de Justia implicou em supresso de instncia, j que, se julgada originariamente por um juiz, e apenas em grau de recurso pelo Tribunal, teria mais instncias para apresentar sua tese defensiva, o que poderia lograr a sua absolvio. Assim, o fato de ter sido julgada originariamente pelo Tribunal, apesar de no ser magistrada, acabou por prejudicar sua defesa e ofender os princpios constitucionais do juiz natural, do devido processo legal e da ampla defesa. Em honra ao devido processo legal pede que a condenao proferida contra ela pelo Tribunal de Justia seja anulada, enviando-se os autos a um Juiz de Direito de Vara Criminal de 1 instncia, que seria seu legtimo juiz natural. Analise os argumentos apresentados pela r Maria Carabina luz da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal sobre este tema. Caso 2 Tema: Gratuidade de Justia Anos atrs a empresa KobroKaraoMesmo Ltda. era uma slida empresa, lder no mercado de fabricao de computadores. No entanto, hoje em dia vive um drama comum a vrias empresas brasileiras, passando por grave crise financeira. Por conta de sua situao econmica a empresa perdeu vrios contratos e viu-se obrigada a demitir mais de 60% de seus funcionrios. No entanto, luta para ainda sobreviver. Para piorar ainda mais a situao, um cliente da empresa deixou de pagar as prestaes que devia pela compra de 80 computadores que fez h trs meses atrs. O dinheiro das prestaes era usado para pagamento dos salrios dos funcionrios restantes e para investir em um novo processo de produo que poderia tirar a empresa daquela grave situao financeira. Assim, o advogado da empresa ajuizou ao de cobrana, mas pediu a gratuidade de justia devido situao pela qual passava a autora (art. 5, LXXIV da Constituio). Tal pleito foi indeferido pelo Juiz de Direito sob o argumento que a Lei 1.060/1950, que trata da gratuidade de justia, tem por esprito amparar apenas pessoas naturais e no pessoas jurdicas, como no caso se apresenta. correta a orientao firmada pelo magistrado de 1 grau? Questo objetiva:

O direito de petio aos Poderes Pblicos, em defesa de direitos e contra ilegalidades ou abuso de poder, assegurado (a) mediante o pagamento de taxa recolhida pelo estado, aos cofres pblicos. (b) mediante autorizao da autoridade imediatamente superior ao servidor que praticou o ato. (c) a toda pessoa, independentemente do pagamento de taxas. (d) dependendo de autorizao legal.

Semana 10.

Caso 1- Tema: Salrio Mnimo Soldado do Exrcito Brasileiro, indignado por ter uma remunerao inferior ao salrio mnimo, fato que contrariaria o art. 7, IV da CRFB/88, lhe procura para saber da constitucionalidade dessa remunerao inferior ao salrio mnimo. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudncia. Caso 2 Tema: Licena-maternidade Mulher grvida, que trabalha sob a regime de contratao temporria, lhe consulta como advogado trabalhista para saber se tem direito licena maternidade. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudncia. Questo objetiva: A respeito dos direitos constitucionais na ordem constitucional vigente, julgue os itens seguintes com (V) verdadeiro, e (F) falso. I - (__) O direito ao trabalho e ao livre exerccio profissional est consagrado entre os direitos sociais previstos na Constituio da Repblica de 1988. II - (__) Esto consagrados, entre os direitos sociais previstos na Constituio da Repblica de 1988, o direito educao, direito moradia, o direito segurana e o direito assistncia aos desamparados. III (__) direito dos trabalhadores, alm de outros que visem melhoria de sua condio social, o estabelecimento da idade mnima de dezesseis anos para o trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de quatorze anos para qualquer trabalho, salvo a condio de aprendiz. IV (__) Nas empresas com mais de cem empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover o entendimento direto com os empregadores. V (__) atribuio exclusiva de cada sindicato a defesa judicial e administrativa dos direitos individuais de seus filiados.

Semana 11.

Caso 1- Tema: Nacionalidade e Extradio Joo da Silva Smith, filho de Ana Maria da Silva, brasileira, natural dos Estados Unidos da Amrica, cometeu um homicdio em Nova York em 26 de janeiro de 2000. No dia 28 de janeiro de 2000 fugiu para o Brasil. Ao chegar aqui, Joo da Silva Smith opta pela nacionalidade brasileira na Justia Federal de acordo com os artigos 12, I, c e 109, X da CRFB/88. No ano de 2001, antes de se concluir o processo de opo de nacionalidade, o governo norte-americano pede a extradio de Joo da Silva Smith ao Brasil pelo homicdio cometido em 2000. Pergunta-se: o Brasil vai extradit-lo? Por qu? Caso 2- Tema: Dupla Nacionalidade e Extradio Marco Fiori, italiano pelo critrio do jus sanguinis e brasileiro pelo critrio do jus soli, e domiciliado no Rio de Janeiro, viaja a Roma onde comete um furto de duas obras de arte e retorna ao Brasil. O governo italiano pede a sua extradio. Pergunta-se: o Supremo Tribunal Federal vai conceder a extradio? Por qu? Questo objetiva: Roberto nasceu na cidade francesa de Nice. Sua me argelina descendente de franceses. Seu pai, no entanto, brasileiro, e trabalhava na Frana para uma empresa brasileira quando Roberto nasceu. Aos 22 anos, Roberto passou a residir no Brasil e, aps dois anos, veio optar pela nacionalidade brasileira, em janeiro de 2007. Tendo em vista o pedido de Roberto, assinale a opo correta luz da Constituio Federal de 1988. (a) Roberto deve ter seu pedido deferido e, nesse caso, adquirir a nacionalidade brasileira, passando a ser brasileiro naturalizado. (b) Roberto deve ter seu pedido deferido e, nesse caso, ser considerado brasileiro nato. (c) Roberto no pode ter seu pedido deferido porque estrangeiro e, por isso, precisaria residir no Brasil por perodo superior a 15 anos para obter a nacionalidade brasileira, alm de ter de cumprir outros requisitos. (d) Roberto no poder ter seu pedido deferido porque no estabeleceu residncia no Brasil antes de completar a maioridade civil. (e) Por ser filho de brasileiro, Roberto brasileiro nato e o reconhecimento desta condio independe da sua manifestao de vontade.

Semana 12. Caso1 Tema: Reeleio O Vice-Governador do Estado do Par, eleito duas vezes para o cargo de ViceGovernador, sendo que no segundo mandato sucedeu o titular, consulta-lhe para saber se h possibilidade constitucional de se reeleger Governador. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudncia. Caso 2- Tema: Registro de Candidatura a cargo poltico Joo Francisco, querendo registrar a sua candidatura para Prefeito s Eleies de 2008, lhe procura na qualidade de advogado para saber se haveria algum impedimento a sua inteno pois separado de fato da filha do ento Prefeito. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudncia. Questo objetiva: No que diz respeito aos direitos polticos, assinale a opo correta: (a) A impugnao de mandato eletivo ante a Justia Eleitora poder verificar-se no prazo de 30 dias contados da diplomao. (b) Embora alistveis, os analfabetos so inelegveis. (c) A Constituio assegura apenas aos cidados brasileiros o acesso aos cargos pblicos. (d) A condenao criminal transitada em julgado no suspende os direitos polticos.

Semana 13. Caso 1- Tema: Partido Poltico Determinado partido poltico, com representao nacional, mas com poucos votos obtidos em ltima eleio, sente-se prejudicado por lei que reduz substancialmente o seu tempo de propaganda partidria gratuita e participao na diviso do Fundo Partidrio. Este fato o impossibilitaria de concorrer em p de igualdade com outros partidos nas prximas eleies. Isto posto, esta pessoa jurdica de direito privado lhe procura, na qualidade de advogado especialista em matria constitucional, para saber da constitucionalidade da medida. Caso 2 - Tema: Verticalizao das coligaes

A Emenda Constitucional No. 52/06, que entrou em vigor em maro de 2006, alterou a redao do art. 17, 1, CRFB, para conferir aos partidos polticos plena autonomia para definir o regime de suas coligaes eleitorais, extinguindo a chamada verticalizao das coligae partidrias. Logo, a partir da referida reforma as coligaes partidrias realizadas em mbito naciona deixaram de ser obrigatrias em mbito estadual, distrital ou municipal. Diante de tais circunstncias seria possvel aplicar as novas regras ao pleito de outubro de 2006? Resposta fundamentada. Questo objetiva: Sobre os partidos polticos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmaes abaixo e assinale a alternativa correta. I Todo partido poltico no Brasil deve, necessariamente, ter carter nacional. II vedada a criao de partidos polticos no Brasil que tenham, entre suas metas, a instalao do parlamentarismo. III Os partidos polticos brasileiros podem receber recursos financeiros de entidades estrangeiras no-governamentais. IV Os partidos polticos, somente por seus diretrios nacionais, podem receber recursos financeiros de governos estrangeiros que mantenham relaes diplomticas com o Brasil. V A Constituio assegura o acesso gratuito dos partidos polticos ao rdio e televiso, mas no aos jornais impressos. VI Os partidos polticos, conforme a Constituio brasileira, no pagam tributos Unio, aos Estados-Membros, ao Distrito Federal e aos municpios. (a) V F F F V F (b) V F F V V V (c) V F V F F V (d) F V F V F F

Semana 14. Questo 1 As constituies compromissrias so aquelas que: a) s podem ser modificadas por um processo diferenciado e mais dificultoso do que o reservado alterao das normas infraconstitucionais. b) no so dotadas de efetividade. c) encontram amparo na vontade popular. d) trazem em seu texto princpios prprios do liberalismo e do socialismo democrtico, com vistas a equilibrar a principiologia do ordenamento jurdico e conferir maior estabilidade ao seu texto. e) programam a evoluo social do Estado. Questo 2 Assinale a opo correta: a) A reforma constitucional, no sistema constitucional brasileiro, no conhece limites materiais. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, existem normas de hierarquia diferenciada na Constituio. c) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, os princpios gravados com clusula ptrea devem ser interpretados de forma to estrita que a simples alterao de sua expresso literal, mediante emenda, pode significar uma violao da Constituio. d) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, as clusulas ptreas protegem direitos e garantias individuais que no integram expressamente o captulo relativo aos direitos individuais. e) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, as disposies constitucionais transitrias no so modificveis mediante emenda constitucional. Questo 3 Assinale a opo correta: a) A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal enfatiza que as disposies protegidas pelas clusulas ptreas no podem sofrer qualquer alterao. b)Segundo orientao dominante no Supremo Tribunal Federal, os direitos assegurados em tratado internacional firmado pelo Brasil tm hierarquia constitucional e esto ipso jure protegidos por clusula ptrea. c)Os direitos e garantias individuais protegidos por clusula ptrea so somente aqueles elencados no catlogo de direitos individuais. d)Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudncia, a introduo de um sistema parlamentar de governo ou do regime monrquico pode ser realizada por simples Emenda Constitucional. e)Segundo o entendimento dominante no Supremo Tribunal Federal, normas constitucionais originrias no podem ser objeto de controle de constitucionalidade.

Questo 4 Assinale a opo correta: a) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o princpio da proporcionalidade tem aplicao no nosso sistema constitucional por fora do princpio do devido processo legal. b) A priso provisria no se compatibiliza com o princpio constitucional da presuno de inocncia. c) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a determinao contida na lei de crimes hediondos no sentido de que os autores de determinados crimes cumpram a condenao em regime fechado atenta contra o princpio da individualizao da pena. d)A condenao criminal proferida com base exclusiva em provas obtidas no inqurito criminal plenamente vlida. e) O direito a permanecer calado est limitado estritamente esfera do processo criminal. Questo 5 Assinale a opo correta: a) No direito constitucional brasileiro, o princpio do direito adquirido protege contra mudana das situaes estatutrias ou dos regimes jurdicos. b)As leis de ordem pblica aplicam-se de imediato, independentemente da proteo ao ato jurdico perfeito e ao direito adquirido. c)A aplicao da lei que amplia os prazos de prescrio aquisitiva ou extintiva s situaes em curso viola o princpio do ato jurdico perfeito. d)A tentativa de alterao, mediante lei, de situao jurdica submetida a termo ou a condio insuscetvel de ser modificada a arbtrio de outrem atenta contra o princpio constitucional do direito adquirido. e)Segundo a jurisprudncia pacfica do Supremo Tribunal Federal, o princpio do direito adquirido afirma-se inclusive em face de alterao introduzida mediante Emenda Constitucional. Questo 6 A doutrina tradicional conceitua Constituio, em sentido jurdico, como sendo "o conjunto de regras concernentes forma do Estado, forma do governo, ao modo de aquisio e exerccio do poder, ao estabelecimento dos seus rgos, aos limites de sua ao". Podese deduzir, deste enunciado, que correta a afirmativa: a) As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituio formal do Estado; b) As disposies que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de clusulas ptreas ou ncleo irreformvel da Constituio; c) Todas as regras, cuja matria estiver nesse rol, so constitucionais e formam a denominada Constituio material do Estado; d) A Constituio escrita do Estado integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais.

Questo 7 Marque a resposta correta: O poder constituinte derivado de reforma, com fora de emendar a Constituio da Repblica Federativa : a) Inicial, incondicionado e ilimitado. b) Soberano, permanente e incondicionado. c) Secundrio, limitado e condicionado. d) Temporrio autnomo e ilimitado.

Questo 8 Assinale a opo correta: a) o poder constituinte originrio autnomo, ilimitado e condicionado, apenas, s clusulas ptreas. b) a Constituio Federal no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. c) constitui limitao circunstancial a proibio de deliberao acerca de proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao de Poderes e os direitos e garantias individuais. d) a proposta de emenda aprovada pelas Casas do Congresso Nacional ser submetida ao Presidente da Repblica que, aquiescendo, a sancionar.

Questo 9 Afirma-se que a Constituio: a) rgida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais. b) escrita, quando no admite reforma. c) promulgada, quando decorre de rgo constituinte composto de representantes do povo, eleitos com a finalidade de elabor-la. d) histrica, quando possui uma parte rgida e outra flexvel, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo atravs do qual so alteradas as leis ordinrias. Questo 10 Em tema de Poder Constituinte e de Constituio da Repblica Federativa do Brasil, lcito afirmar que: a) A Constituio em vigor produto do Poder Constituinte derivado decorrente, que ilimitado e incondicionado. b) material a limitao que probe a alterao do texto da constituio na vigncia de interveno Federal, de estado de defesa e de estado de stio.

c) A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. d) Os Municpios, assim como os Estados Federados, exercem, no sistema em curso, Poder Constituinte originrio para a promulgao de suas respectivas Leis Orgnicas, com a sano dos Prefeitos Municipais.

Questo 11 Assinale a assertiva correta: a) A Constituio de 1988 consagra um regime de democracia representativa absolutamente incompatvel com qualquer forma de democracia direta ou "de identidade". b) A Constituio de 1988 no impede que o legislador ordinrio crie um tipo de "recall " para cassar o mandato do representante infiel s teses programticas assumidas durante o processo eleitoral. c) A filiao partidria no constitui condio de elegibilidade no sistema constitucional brasileiro. d) A fim de proteger a probidade administrativa e a moralidade para o exerccio do mandato, lei complementar poder estabelecer outras hipteses de inelegibilidade, alm daquelas j previstas na Constituio Federal. e) Nos termos da Constituio Federal, os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico.

Semana 15. Questo 1 A Democracia Participativa possvel atravs de quais prticas? a) Eleies diretas. b) Plebiscito, referendo e lei popular. c) Plebiscito, referendo e iniciativa popular. d) Representao no Congresso Nacional e eleies indiretas. Questo 2 As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais: a) tm aplicao imediata; b) dependem de edio de medida provisria; c) carecem de legislao ordinria integradora de eficcia; d) necessitam de regulamentao atravs de lei complementar Questo 3 Assinale a alternativa INCORRETA: a) O poder constituinte originrio soberano, inicial, ilimitado e incondicionado. b) A limitao circunstancial ao poder de reforma constitucional inibe a que a Constituio Federal seja alterada diante da ocorrncia de determinados eventos, como a decretao de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. c) Normas constitucionais de eficcia limitada so aquelas que possuem aplicabilidade direta e imediata, com possibilidade, todavia, de terem o seu alcance reduzido por obra do legislador ordinrio. d) Normas materialmente constitucionais so aquelas que integram a estrutura fundamental do Estado, includas ou no no texto constitucional.

Questo 4 A regra inserida no art. 2 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, uma norma de: a) Eficcia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral. b) Eficcia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional. c) Eficcia limitada de princpio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integrao legislativa para dar corpo a instituies, entidades e rgos.

d) Eficcia limitada de princpio programtico, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido atravs de integrao legislativa, visando realizao dos fins sociais do Estado.

Questo 5 Assinale a opo correta: a) A prevalncia dos direitos sociais se constitui em um dos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas relaes internacionais. b) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, entre outros, erradicar a pobreza e a marginalizao, promovendo o desarmamento da sociedade civil. c) A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios, dos Territrios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. d) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa podem ser apontados como um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. Questo 6 Afirma-se que a constituio da Repblica Federativa do Brasil em vigor: a) Inclui entre os Direitos e Garantias Fundamentais, em Ttulo prprio, os direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, a nacionalidade, os direitos polticos e os partidos polticos. b) Ao prover acerca da Organizao do Estado Federal, insere entre as entidades federativas a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, a primeira soberana e as demais autnomas, nos termos da lei. c) Autoriza a criao, pelos Municpios, de Tribunais, Conselhos ou rgos de Contas, inseridos nas suas respectivas estruturas orgnicas, de sorte a viabilizar a fiscalizao deferida s Cmaras Municipais, mediante controle externo, a exemplo do que ocorre nos planos Federal e Estaduais. d) Faculta a interveno da Unio Federal, em hipteses que menciona, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municpios dos Estados. Questo 7 Assinale a opo correta: a) So brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. b) So privativos de brasileiros natos os cargos de Deputado Federal, Senador, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Oficial das Foras Armadas. c) O alistamento eleitoral e o voto so facultativos para os estrangeiros e para os conscritos. durante o perodo de servio militar obrigatrio. d) So condies de elegibilidade, na forma da lei, a nacionalidade brasileira, o pleno exerccio dos direitos polticos, o alistamento eleitoral, o domiclio eleitoral na circunscrio, a filiao partidria e a idade mnima estabelecida na Constituio.

Questo 8 So brasileiros naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral; b) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas; c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil; d) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. Questo 9 Assinale a alternativa correta: a) A lei ordinria no pode reduzir a maioridade penal (imputabilidade) para 16 anos. b) O devido processo legal no uma garantia individual. c) Em nenhuma hiptese o civilmente identificado poder ser submetido a identificao criminal. d) O erro judicirio nunca ser indenizado. Questo 10 A Constituio veda que em quaisquer casos ou circunstncias haja pena de: a) morte; b) banimento c) extradio; d) priso por dvida. Questo 11 Assinale a assertiva correta: a) Segundo o entendimento dominante do Supremo Tribunal Federal, os direitos sociais so insuscetveis de alterao mediante emenda constitucional. b) Extingue-se em dois anos, para o trabalhador urbano, o direito de reivindicar crditos resultantes de relaes do trabalho. c) A participao nos lucros da empresa um direito inalienvel do empregado. d) Nos termos da Constituio Federal, o salrio do trabalhador pode sofrer reduo com base em conveno ou acordo coletivo. e) Nos termos da Constituio Federal, o aviso-prvio poder ser inferior a 30 dias.

Questo 12 AS CONSTITUIES PODEM SER CLASSIFICADAS, SEGUNDO A DOUTRINA, EM: a) rgidas: aquelas que somente podem ser modificadas mediante plebiscito ou por Assemblia Constituinte eleita para tal fim; b) rgidas: aquelas que somente podem ser modificadas por meio de processo distinto do de elaborao de leis ordinrias, realizado pelo Poder Constituinte derivado com as limitaes estabelecidas no prprio texto da Constituio; c) flexveis: as que podem ser reformadas mediante processo de emendas Constituio exercido pelo Poder Constituinte derivado; d) flexveis: as que permitem alterao pelo intrprete de suas normas, por no terem carter dogmtico, sendo desnecessria ruptura constitucional.

You might also like