You are on page 1of 29

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA PR-REITORIA ACADMICA ENGENHARIA DE PRODUO

ANDR DA COSTA LUCRCIO CSAR GOMES DA SILVA ROMILDO AUGUSTO GOMES DA SILVA

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

ENERGIA ELICA

Niteri 2010

ANDR DA COSTA LUCRCIO - 082490182 CSAR GOMES DA SILVA - 062400152 ROMILDO AUGUSTO G. DA SILVA - 072400032

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

ENERGIA ELICA

Trabalho entregue como exigncia da disciplina de Fontes Alternativas de Energia do curso de Engenharia de Produo da Universidade Salgado de Oliveira.

Niteri 2010
2

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem geral sobre energia elica e suas caractersticas no Brasil e no mundo. O mercado de energia elica mundial vem apresentando forte impacto no aumento de capacidade instalada mundial. A despeito dessa vertente, o Brasil, conhecido pelo grande volume de ventos, caminha de maneira discreta, porm numa ascendente, em direo consolidao da energia elica na matriz energtica nacional.

Palavras-chave: Fonte Alternativa, Energia Elica, Sistema Elico.

ABSTRACT

This paper aims to present a general approach on wind and its characteristics in Brazil and worldwide. The global wind energy market is showing strong impact on the worldwide capacity increase installed. Despite this aspect, Brazil, known by massive winds, moves in discrete way, but an upward, toward the consolidation of wind energy in national energy policies.

Keywords: Alternative Power, Wind Power, Wind Power System.

INDICE

1- INTRODUO 2- APLICAES DA ENERGIA ELICA 2.1- NAVEGAO 2.2- MOINHOS DE VENTO 2.3- GERAO DE ENERGIA ELTRICA 3- COMPONENTES DE UM SISTEMA ELICO 4- COMO FUNICONA O SISTEMA ELICO 5- APLICAES DO SISTEMA ELICO 5.1- SISTEMAS ISOLDOS 5.2- SISTEMAS HBRIDOS 5.3- SISTEMAS INTERLIGADOS REDE 6- ENERGIA ELICA NO MUNDO 6.1- CAPACIDADE INSTALADA 6.2- MAIORES PRODUTORES 6.3- ENERGISA ELICA NOS ARRANHA-CU 6.4- AS MICROELICAS 7- ENERGIA ELICA NO BRASIL 7.1- POTENCIALIDADE ELICA 7.2- CAPACIDADE INSTALADA 7.3- PROJETOS EM OPERAO NO BRASIL 8- CUSTOS 8.1- CUSTOS DE INSTIMENTO 8.2- CUSTO DA ENERGIA 8.3- DIVISO DO CUSTO DA ENERGIA 9- VANTAGENS DA ENERGIA ELICA 10- DESVANTAGENS DA ENERGIA ELICA 11- CONCLUSO 12- BIBLIOGRAFIA

6 8 8 8 9 9 11 12 12 13 13 14 15 15 16 18 19 19 20 22 25 25 25 25 26 26 28 29

1- INTRODUO

O vento o ar em movimento devido ao aquecimento desigual da superfcie da terra pelo sol. A terra e sua faixa de ar, a atmosfera, recebem mais calor solar prximo ao Equador do que nas regies polares. Mesmo assim, as regies equatoriais no ficam mais quentes a cada ano, nem as polares ficam mais frias. o movimento do ar ao redor da terra que ameniza a temperatura extrema e produz ventos na superfcie to teis para a gerao de energia.

Como todos os gases, o ar se expande ou aumenta de volume quando aquecido, e contrai e diminui de volume quando resfriado. Na atmosfera o ar quente mais leve e menos denso do que o ar frio e se eleva a altas altitudes quando fortemente aquecido pelo sol. O ar aquecido prximo ao Equador fluir para cima, e ento, na direo dos plos onde o ar prximo a superfcie mais frio. As regies terrestres prximas aos plos agora tm mais ar, pressionandoas, e o ar da superfcie mais fria tende a desligar dessas reas e movimentarem-se na direo do Equador.

A fora motora primria da brisa do mar a diferena de temperatura entre a terra e o mar. Quando essa diferena grande e diurna, podem ser esperadas brisas marinhas relativamente fortes durante as horas da tarde e no comeo da noite. As brisas marinhas mais intensas so encontradas naquelas regies subtropicais, ao longo da costa dos continentes onde haja um oceano frio. precisamente nessas regies que o vento predominante geralmente fraco e a brisa marinha local na verdade quase a nica fonte de energia elica por grande parte do ano.

A topografia, ou caractersticas fsicas do solo, influencia fortemente as caractersticas do vento. As montanhas impedem a passagem uniforme dos ventos, o ar canalizado ao redor ou atravs das aberturas freqentemente aumenta os ventos fortes locais, ideais para geradores de energia elica

A quantidade de energia disponvel no vento varia de acordo com as estaes e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo tambm tm grande influncia na distribuio de freqncia de ocorrncia de velocidade do vento em um local. Alm disso, a quantidade de energia elica extravel numa regio depende das caractersticas de desempenho, altura de operao e espaamento horizontal dos sistemas de converso de energia elica instalados. 7

2- APLICAES DA ENERGIA ELICA.

2.1- Navegao.

Barcos a vela

No mar o vento j era empregado para mover barcos vela de pano em 3.500 a.C.. 2.2- Moinhos de vento.

Moinhos de vento

Em terra os primeiros moinhos de vento talvez tenham aparecidos na Prsia por volta de 700 d.C. Nos moinhos de vento a energia elica era transformada em energia mecnica e conseqentemente utilizada na moagem de gros (fabricao de farinhas), na irrigao de terras ridas e ainda na drenagem de canais, sobretudo nos Pases Baixos:

2.3- Gerao de Energia Eltrica.

Aerogeradores

Na atualidade utiliza-se a energia elica para mover aerogeradores (grandes turbinas), colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, atravs de um gerador, produz energia eltrica.

3- COMPONENTES DE UM SISTEMA ELICO

Um sistema elico constitudo por vrios componentes que devem trabalhar em harmonia de forma a propiciar um maior rendimento final. Para efeito de estudo global da converso elica devem ser considerados os seguintes componentes: 9

Vento: o principal elemento, ele determina a disponibilidade energtica do local destinado instalao do sistema elico.

Rotor: o componente do sistema elico responsvel por captar a energia cintica dos ventos e transform-la em energia mecnica de rotao. o componente mais caracterstico de um sistema elico. Por este motivo, a configurao do rotor influenciar diretamente no rendimento global do sistema. Transmisso e Caixa Multiplicadora: A transmisso, que engloba a caixa multiplicadora, possui a finalidade de transmitir a energia mecnica entregue pelo eixo do rotor at o gerador. Gerador Eltrico: Responsvel pela transformao da energia

mecnica de rotao em energia eltrica atravs de equipamentos de converso eletro-mecnica. Mecanismo de Controle: Destinam-se orientao do rotor, ao controle de velocidade, ao controle de carga, etc. Pela variedade de controles, existe uma enorme variedade de mecanismos que podem ser mecnicos (velocidade, passo, freio), aerodinmicos (posicionamento do rotor) ou eletrnicos (controle da carga). Torre: As torres so necessrias para sustentar e posicionar o rotor a uma altura conveniente para o seu funcionamento. um item estrutural de grande porte e de elevada contribuio no custo inicial do sistema. Em geral, as torres so fabricadas de metal (trelia ou tubular) ou de concreto e podem ser ou no sustentadas por cabos tensores. Sistema de Armazenamento: Tambm chamado de banco de baterias, pode ser necessria a utilizao desse sistema devido mudana de comportamento do vento ao longo do tempo, ele garante o fornecimento de energia adequado demanda. Transformador: Responsvel pelo acoplamento eltrico entre o aerogerador e a rede eltrica.

10

Acessrios: englobam todos os itens de apoio necessrios ao funcionamento do sistema elico. Incluem-se transmisses, freios, embreagens, eixos, acoplamentos e mancais que no apresentam nenhum problema tecnolgico aos sistemas elicos.

Esquema tpico de um aerogerador

O rendimento global do sistema elico relaciona a potncia disponvel do vento com a potncia final que entregue pelo sistema. Os rotores elicos ao extrarem a energia do vento reduzem a sua velocidade; ou seja, a velocidade do vento frontal ao rotor maior do que a velocidade do vento atrs do rotor. Uma reduo muito grande da velocidade do vento faz com que o ar circule em volta do rotor, ao invs de passar atravs dele.

4- COMO FUNCIONA O SISTEMA ELICO

Um aerogerador consiste num gerador eltrico movido por uma hlice, que por sua vez movida pela fora do vento. A hlice pode ser vista como um motor a vento, cujo nico combustvel o vento. A quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende, a grosso modo, de quatro fatores: da quantidade de vento que passa pela hlice, do dimetro da hlice, a dimenso do gerador e o rendimento de todo o sistema. 11

As turbinas so, em princpio, instrumentos razoavelmente simples. O gerador ligado atravs de um conjunto acionador a um rotor constitudo de um cubo e duas ou trs ps. O vento aciona o rotor que faz girar o gerador e converte esta energia mecnica captada pelas ps em energia eltrica.

A quantidade de energia disponvel no vento varia de acordo com as estaes e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo tambm tm grande influncia na distribuio de freqncia de ocorrncia de velocidade do vento em um local. Alm disso, a quantidade de energia elica extravel numa regio depende das caractersticas de desempenho, altura de operao e espaamento horizontal dos sistemas de converso de energia elica instalados, que ser melhor abordado no decorrer deste trabalho.

Os

aerogeradores

precisam

agrupar-se

em

parques

elicos

(concentraes de aerogeradores), necessrios para que a produo de energia se torne rentvel, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmisso. possvel ainda a utilizao de aerogeradores de baixa tenso quando se trate de requisitos limitados de energia eltrica.

5- APLICAES DO SISTEMA ELICO Um sistema elico pode ser utilizado em trs aplicaes distintas: sistemas isolados, sistemas hbridos e sistemas interligados rede. Os sistemas obedecem a uma configurao bsica, necessitam de uma unidade de controle de potncia e, em determinados casos, conforme a aplicao, de uma unidade de armazenamento. 5.1- Sistemas Isolados Os sistemas isolados de pequeno porte, em geral, utilizam alguma forma de armazenamento de energia. Este armazenamento pode ser feito atravs de baterias ou na forma de energia potencial gravitacional com a finalidade de armazenar a gua bombeada em reservatrios elevados para posterior utilizao. 12

Alguns sistemas isolados no necessitam de armazenamento, como no caso dos sistemas para irrigao onde toda a gua bombeada diretamente consumida. Os sistemas que armazenam energia em baterias necessitam de um dispositivo para controlar a carga e a descarga da bateria. O controlador de carga tem como principal objetivo no deixar que haja danos ao sistema de bateria por sobrecargas ou descargas profundas. Para alimentao de equipamentos que operam com corrente alternada (CA) necessrio a utilizao de um inversor. Este inversor pode ser de estado slido (eletrnico) ou rotativo (mecnico). 5.2- Sistemas Hbridos Os sistemas hbridos so aqueles que apresentam mais de uma fonte de energia como, por exemplo, turbinas elicas, geradores Diesel, mdulos fotovoltaicos, entre outras. A utilizao de vrias formas de gerao de energia eltrica aumenta a complexidade do sistema e exige a otimizao do uso de cada uma das fontes. Nesses casos, necessrio realizar um controle de todas as fontes para que haja mxima eficincia e otimizao dos fluxos energticos na entrega da energia para o usurio. Em geral, os sistemas hbridos so empregados em sistemas de mdio porte destinados a atender um nmero maior de usurios. Por trabalhar com cargas em corrente alternada, o sistema hbrido tambm necessita de um inversor. Devido grande complexidade de arranjos e multiplicidade de opes, a forma de otimizao do sistema torna-se um estudo particular a cada caso. 5.3- Sistemas Interligados Rede Os sistemas interligados rede no necessitam de sistemas de armazenamento de energia, pois, toda a gerao entregue diretamente rede eltrica. Estes sistemas representam uma fonte complementar ao sistema eltrico de grande porte ao qual esto interligados.

13

Os sistemas elicos interligados rede apresentam as vantagens inerentes aos sistemas de gerao distribuda tais como: a reduo de perdas, o custo evitado de expanso de rede e a gerao na hora de ponta quando o regime dos ventos coincide com o pico da curva de carga.

6- ENERGIA ELICA NO MUNDO A energia elica pode garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade at 2020, e pode criar 1,7 milhes de novos empregos e reduzir a emisso global de dixido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhes de toneladas.

A primeira turbina elica comercial ligada rede eltrica pblica foi instalada em 1976, na Dinamarca. Atualmente, existem mais de 30 mil turbinas elicas em operao no mundo. Recentemente, na Dinamarca, foi inaugurada a maior fazenda elica, off-shore, do mundo.

Apesar da crise financeira mundial, a implantao de usinas elicas deu um salto no ano passado, com a implantao de mais 37.500 MW de energia eltrica no mundo, o que equivale a 2,6 vezes a capacidade da usina hidreltrica de Itaipu, que de 14 mil MW e um acrscimo de 42% sobre o ano anterior, segundo se informou na Feira Industrial de Hannover. E a projeo do presidente da entidade nacional de produtores da Alemanha, Hermann Albers, de que haja um crescimento anual de 20%, elevando os investimentos dos atuais 50 bilhes de euros por ano para 200 bilhes. O destaque mais uma vez a China, que mais do que dobrou sua capacidade em 2009, atingindo agora 25.800 MW.

14

6.1- Capacidade Instalada

Capacidade Instalada at 2007

De acordo com a pesquisa do Conselho Global de Energia Elica (GWEC, na sigla em ingls), em 2009, a capacidade da Amrica Latina passou de 653 MW para 1,27GW, enquanto a capacidade do mundo ampliou-se em 37,5GW, chegando a 157,9GW. Em termos absolutos, os Estados Unidos tm uma capacidade de 35 GW, a China de 25 GW, a ndia de 11 GW e a Europa de 76 GW. 6.2- Os Maiores Produtores.

Os Maiores Produtores at 2008

15

O vice-diretor do Departamento da Energia Renovvel da Administrao Nacional de Energia da China, Shi Lishan, afirmou que, no final de 2009, a capacidade instalada de energia elica da China atingiu 25 milhes quilowatts, ficando no segundo lugar do mundo. Shi Lishan afirmou que esse volume em 2005 era de somente 1,27 milhes de quilowatts. Nos ltimos anos, a China manteve uma tendncia acelerada do desenvolvimento no setor, com um aumento considervel por quatro anos consecutivos. Segundo Shi, a China est dando mais ateno ao plano de rede eltrica e s usinas de energia elica. Ao mesmo tempo, o pas tambm est acelerando a captao de energia elica no mar.

6.3- Energia Elica nos Arranha-Cu.

Bahrain World Trade Center

O Bahrain World Trade Center comeou a ser construdo em 2004 pela companhia dinamarquesa Ramboll e foi inaugurado em 2008, ele tem 50 andares, mede 240 metros de altura e o primeiro arranha-cu equipado com turbinas elicas. As turbinas foram fabricadas pela companhia dinamarquesa NORWIN, especializada em energia elica. 16

Cada uma das 3 turbinas mede 29 metros de dimetro e tem uma potencia de 225 KW e juntas geram 675 KW, entre 11 e 15% da energia consumida pelo arranha-cu.

Comissionamento das turbinas do Bahrain World Trade Center

Castle House, em Londres

17

Em 2010 ser inaugurado o segundo edifcio com turbinas elicas (3 turbinas de 20 KW cada da companhia dinamarquesa Norwin), o Castle House, em Londres.

6.4- As Microelicas Um novo conceito de gerao elica comea a ganhar mais espao em todo mundo, inclusive aqui no Brasil. As microelicas consistem na gerao de energia renovvel a partir do vento em menor escala, residencial, pequenos negcios entre outros. So pequenas turbinas elicas que podem ser instaladas no quintal de casa. Elas capturam o vento e transformam esta energia em eletricidade.

Gentle Breeze

As microelicas produzidas pela empresa japonesa Shinko Eletric possuem ps na vertical e utilizam a fora do vento de forma similar asa de um avio.

De acordo com o gerente de meio ambiente do Banco Sumitomo Mitsui, Hajime Uchida, a Gentle Breeze uma energia inteligente que j esta no 18

mercado japons h dois anos, sendo produzida na Europa e nos Estados Unidos. Com ps de 2 metros e rotor com 1,8 a 3,2 metros e gerando at 2,26 KW, dependendo do modelo, essas microelicas entram em funcionamento com ventos de apenas 2 m/s (7,2 Km/h) e podem ser instaladas no topo de edifcios, barcos, em jardins residenciais, em estdios, hospitais, shopping centers e outras construes. No caso de ventos leves, pode contar com o auxilio de placas fotovoltaicas, outra fonte renovvel e de graa.

7- ENERGIA ELICA NO BRASIL No primeiro leilo de energia elica do Pas, promovido em dezembro, o Cear apareceu como o Estado com mais projetos cadastrados, seguido por Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As regies que registraram mais empreendimentos no certame so justamente as que aparecem no Atlas do Potencial Elico Brasileiro, estudo encomendado pelo Ministrio de Minas e Energia, como as mais promissoras para a fonte. Por meio de medies de vento, clima e solo, foi traado um mapa com as regies que apresentariam as melhores condies para a gerao de energia pela fora dos ventos.

7.1- Potencialidade Elica

Resultados Preliminares da CBEE - 1998

19

Os investidores sempre fazem suas prprias medies, mas o atlas um indicativo que mostra onde eles devem focar, explica o pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Eltrica (Cepel), Antnio Leite de S. Atualmente, ele trabalha no desenvolvimento de uma nova verso do documento, que trar dados atualizados. No atlas antigo, com medies feitas a alturas de at 50 metros, o potencial brasileiro foi estimado em 143,5GW. Com o desenvolvimento da tecnologia as torres elicas ficaram cada vez maiores, o que deixou o mapeamento anterior defasado. Na nova verso, as medies sero feitas a 150 metros, e o Cepel no descarta mapear at mesmo alturas de 200 metros. O estudo, que deve ser concludo em at dois anos, mostrar um potencial elico ainda maior para o Pas. Eu trabalho com uma estimativa de 250GW, para ser conservador. H quem fale em at 300GW, adianta Antnio.

7.2- Capacidade Instalada O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na Amrica Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial. Para o diretorexecutivo da Associao Brasileira de Energia Elica (ABEElica), Pedro Perrelli, o desenvolvimento do parque elico do pas s no maior porque o Brasil tem muita capacidade hidreltrica instalada e potencial. Segundo ele, apesar disso, o Brasil tem ainda muito terreno para crescer na energia elica. "A energia elica importante, porque ela complementar a esse potencial hidrulico. Inclusive porque ela no consome gua, que um bem cada vez mais escasso e vai ficar cada vez mais controlado", segundo Perrelli.

De acordo com a ABEElica, a capacidade instalada de energia elica no Brasil deve crescer ainda mais nos prximos anos. Isso porque um leilo, realizado no final de 2009, comercializou 1.805MW que devem ser entregues at 2012.

20

Capacidade Instalada em 2008

A capacidade de gerao de energia elica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relao ao ano anterior. Com isso, o pas passou a ter uma capacidade instalada de 606MW, contra os 341MW de 2008.

Os dados, divulgados hoje pelo Conselho Global de Energia Elica (GWEC, na sigla em ingls), mostram que o Brasil cresceu mais do que o dobro da mdia mundial (31%). O crescimento brasileiro foi maior, por exemplo, que o dos Estados Unidos, que teve aumento de 39%, o da ndia 13% e o da Europa 16%, mas menor que o da China, cuja capacidade de gerao ampliou-se em 107%. O Brasil tambm cresceu menos do que a mdia da Amrica Latina, cujo aumento foi de 95%, puxado, em grande parte, pelas expanses de capacidade do Mxico 137%, do Chile 740%, da Costa Rica 67% e da Nicargua, que saiu de zero para 40MW. De acordo com a pesquisa, a capacidade da Amrica Latina passou de 653MW para 1,27GW, enquanto a capacidade do mundo ampliou-se em 37,5GW, chegando a 157,9GW.

21

7.3- Projetos em operao no Brasil

Turbinas Elicas do Arquiplago de Fernando de Noronha-PE: A primeira turbina foi instalada em junho de 1992, a partir do projeto realizado pelo Grupo de Energia Elica da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, com financiamento do Folkecenter (um instituto de pesquisas dinamarqus), em parceria com a Companhia Energtica de Pernambuco CELPE. A turbina possui um gerador assncrono de 75kW, rotor de 17m de dimetro e torre de 23m de altura. Na poca em que foi instalada, a gerao de eletricidade dessa turbina correspondia a cerca de 10% da energia gerada na Ilha, proporcionando uma economia de aproximadamente 70.000l de leo diesel por ano. A segunda turbina foi instalada em maio de 2000 e entrou em operao em 2001. O projeto foi realizado pelo CBEE, com a colaborao do RIS National Laboratory da Dinamarca, e financiado pela ANEEL. Juntas, as duas turbinas geram at 25% da eletricidade consumida na ilha. Esses projetos tornaram Fernando de Noronha o maior sistema hbrido elicodiesel do Brasil.

Central Elica de Taba CE: Localizada no Municpio de So Gonalo do Amarante, a Central Elica de Taba, com 5MW de potncia, foi a primeira a atuar como produtor independente no Pas. Em operao desde janeiro de 1999, a central composta por 10 turbinas de 500KW, geradores assncronos, rotores de 40m de dimetro e torre de 45m de altura.

Central Elica de Prainha CE: Localizada no Municpio de Aquiraz, a Central Elica de Prainha possui uma com capacidade de 10MW (20 turbinas de 500KW). O projeto foi realizado pela Wobben Windpower (do Brasil) e inaugurado em abril de 1999. As turbinas utilizam geradores sncronos, funcionam com velocidade varivel e com controle de potncia por pitch (ngulo de passo das ps).

22

Central Elica Mucuripe CE: Situada em Fortaleza, esta central tinha potncia instalada de 1.200KW. Desativada em 2000, foi posteriormente repotencializada e passou a contar com 4 turbinas elicas E-40 de 600KW. Central Elica de Palmas PR: Inaugurada em 2000, trata-se da primeira central elica do Sul do Brasil, localizada no Municpio de Palmas, com potncia instalada de 2,5MW. Realizado pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e pela Wobben Windpower (do Brasil), o projeto foi inaugurado em novembro de 1999, com 5 turbinas de 500KW, idnticas quelas de Taba e Prainha. Central Elica de Olinda PE: O CBEE instalou em 1999 uma turbina elica WindWord na rea de testes de turbinas elicas em Olinda. Esta turbina conta com sensores e instrumentao para medidas

experimentais. Central Elica de Bom Jardim SC: Em 2002 uma turbina Enercon de 600KW foi instalada no Municpio de Bom Jardim da Serra pela CELESC e Wobben Windpower (do Brasil). Parque elico de Osrio - (RS) - (Junho - 2006): Localizado na cidade de Osrio. composto por 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas de peso cada uma, podendo ser vistas da autoestrada BR-290 (Free-Way), RS-030 e de praticamente todos os bairros da cidade. O parque tem uma capacidade instalada estimada em 150MW (energia capaz de atender uma cidade de 700 mil habitantes), sendo a maior usina elica da Amrica Latina. O fator de capacidade mdio dos parques elicos de Osrio de 34%, o que significa dizer que ele produz, em mdia, 34% da capacidade total instalada. A mdia mundial deste fator de 30%. O Parque de Osrio um empreendimento da Ventos do Sul Energia, pertencente espanhola Enerfin/Enervento (Grupo Elecnor) com 90%, alem Wobben com 9% e brasileira CIP Brasil, com 1%. O empreendimento envolveu um aporte de R$ 670 milhes, dos quais 69% financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social). 23

Parque Elico de Paracuru (CE) - (Dezembro - 2008): O parque elico de Paracuru esta localizado no municpio de Paracuru, distante 87 km de Fortaleza-CE. Com potncia instalada de 23,40MW atravs de 12 torres aerogeradoras, tem capacidade de abastecer cerca de 384 mil pessoas. O parque est localizado na estrada de acesso Petrobras, km 8,5, na localidade de So Pedro.

Parque Elico Pedra do Sal (PI): A Tractebel Energia inaugurou, em 13 de fevereiro de 2009, a Usina Elica Pedra do Sal localizada no municpio de Parnaba, que vai produzir 18MW por meio de 20 aerogeradores e estar interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestao da Cepisa. Com um investimento total de R$ 102,8 milhes, a usina tem capacidade, quando operar em plena carga, de gerar energia eltrica para atender o consumo residencial de aproximadamente 70 mil pessoas.

Parque Elico Praias de Parajuru (CE) - (Agosto - 2009): O Parque Elico Praias de Parajuru, no Cear, esta instalado em uma rea de 325 hectares, localizada a pouco mais de 100 quilmetros de Fortaleza, a nova usina tem 19 aerogeradores, capazes de gerar 28,8 MW. O empreendimento resultado de uma parceria da CEMIG (Companhia Energtica de Minas Gerais) e da empresa Impsa, que fabrica os aerogeradores, cada um com uma capacidade de 1,5 MW. Quando totalmente instalado, o projeto dever gerar 99,6 MW.

24

8- CUSTOS

8.1- Custo de Investimento Os custos de investimento na produo por KWh de energia Elica, so 50% mais caros que os de uma Hidroeltrica. Este um dos motivos este que inviabiliza um maior investimento desse tipo de gerao de energia no pas.

8.2- Custo da Energia No leilo de energia elica, realizado em 14 de Dezembro de 2009, foi alcanando um resultado positivo por um preo de fornecimento de energia eltrica bastante razovel, R$ 0,148 por KWh.

8.3- Diviso do Custo da Energia Em Niteri o preo cobrado pela AMPLA por KWh e de R$ 0,63339. Que so divididos da seguinte maneira:

25

9- VANTAGENS DA ENERGIA ELICA

Fonte inesgotvel: Abundante fonte de energia, renovvel, limpa e disponvel em todos os lugares;

Meio ambiente: Ecologicamente correto, pois no influi no efeito estufa;

Alto potencial: Grande potencial para gerao de energia eltrica;

Compatibilidade: Pode coexistir tranquilamente com a produo agrcola e a pecuria;

Prazo de instalao: Tempo de instalao relativamente rpido em torno de 18 a 24 meses para comear a produo.

10- DESVANTAGENS DA ENERGIA ELICA

Sistema secundrio: A energia elica no pode ser utilizada como um sistema principal de gerao de energia eltrica devido variao da distribuio dos ventos;

Custo de instalao: Mesmo com o avano da tecnologia dos equipamentos equipamentos do e sistema linhas de elico, o investimento continua inicial sendo com alto,

transmisso

inviabilizando alguns projetos;

Os impactos sonoros: So devido ao rudo dos rotores e variam de acordo com as especificaes dos equipamentos, as turbinas de mltiplas ps so menos eficientes e mais barulhentas que os aerogeradores de hlices de alta velocidade. A fim de evitar transtornos populao vizinha, o nvel de rudo das turbinas deve atender s normas e padres estabelecidos pela legislao vigente;

26

Os impactos visuais: So decorrentes do agrupamento de torres e aerogeradores, principalmente no caso de centrais elicas com um nmero considervel de turbinas, tambm conhecidas como fazendas elicas. Os impactos variam muito de acordo com o local das instalaes, o arranjo das torres e as especificaes das turbinas. Apesar de efeitos negativos, como alteraes na paisagem natural, esses impactos tendem a atrair turistas, gerando renda, emprego, arrecadaes e promovendo o desenvolvimento regional;

Interferncias eletromagnticas: Podem causar perturbaes nos sistemas de comunicao e transmisso de dados (rdio, televiso etc.). Essas interferncias variam muito, segundo o local de instalao da usina e suas especificaes tcnicas, particularmente o material utilizado na fabricao das ps;

Interferncia na rota de migrao de pssaros: A interferncia nas rotas de aves deve ser devidamente considerada nos estudos e relatrios de impactos ambientais (EIA/RIMA).

27

CONCLUSO
Nota-se que o aproveitamento elico tem sido desenvolvido de maneira efetiva para o aumento de gerao de energia eltrica nos pases desenvolvidos atrados pela sustentabilidade de uma fonte renovvel e inesgotvel, associados a uma poltica de desenvolvimento limpo para este setor, sendo assim, comprometendo-se com a diminuio do lanamento de gases poluentes na atmosfera como determina o tratado de Kioto. Nos pases desenvolvidos o volume de energia a ser produzido viabiliza os investimentos o que acarreta a diminuio dos custos dos equipamentos.

28

BIBLIOGRAFIA

BEN Balano Energtico Nacional 2008; Revista: Conselho em revista Setembro/2009 (Energia Elica); Revista: ISTO 27 de Janeiro de 2010 (Do petrleo ao vento); Wikipedia www.pt.wikipedia.org; Howstuffworks www.howstuffworks.com; Elica tecnologia www.eolica.com.br; ANEEL www.aneel.gov.br; Wind Power Report www.energywatchgroup.org.

29

You might also like