You are on page 1of 3

Portugus de cara limpa: a desmistificao dos dogmas lingusticos*

Ludmilla M. Alves**

BAGNO, M. A lngua de Eullia: Novela Sociolingustica. 12.ed. So Paulo: Contexto, 2003. 215p. ISBN 85-7244-081-X.

Marcos Bagno nasceu em Cataguases (MG). Tradutor, contista, poeta e autor de livros para crianas, formou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde tambm obteve seu ttulo do mestre em Lingstica. doutor em Filologia e Lngua Portuguesa pela Universidade de So Paulo.

Influenciado por um artigo do sociolinguista norte-americano William Labov, Marcos Bagno escreveu sua introduo sociolingustica na forma de romance. A obra conta a histria de trs amigas universitrias que vo passar as frias na chcara de Irene, professora e doutora em lingustica. Ao longo da estadia, elas se renem todos os dias a fim de reformarem seus conhecimentos e critrios a respeito das variaes lingusticas da lngua portuguesa. Contextualizando o tema de maneira descontrada, Irene entrelaa fatos histricos que ajudaram a moldar e desencadear as mudanas sofridas desde o portugus arcaico at o falado nos dias de hoje. Indubitavelmente se tratando de um assunto polmico, o livro tenta por meio de argumentos cientificamente fundados, a desmistificar as razes que sustentam o preconceito lingustico. O autor defende a premissa de que no Brasil no existe a unidade lingustica, sendo esse, um mito idealista que no corresponde com a realidade. Partindo dessa concepo, somos apresentados s variedades da lngua faladas no pas. Essas, por sua vez, so classificadas de acordo com o nvel de escolaridade, social, regional, e at de gneros dos falantes. A essa altura possvel que o leitor comece a sentir-se incomodado com algumas das ideias propostas e insistentemente vindicadas. O que um sintoma que diria at compreensvel caso seja a primeira vez em que se depare com frases curiosas como: no Brasil no se fala
*

Resenha apresentada como requisito para avaliao parcial na disciplina de Lngua Portuguesa I, do curso de letras UEG (UNUCSEH) ministrada pelo professor Ms. Sostenes Lima.
**

Aluna do primeiro ano do curso de Letras da Universidade Estadual de Gois UEG (UNUCSEH).

uma s lngua. Mas na medida em que os argumentos se solidificam, oferecendo provas convincentes, o susto e a desconfiana iniciais tendem a suavizarem aos poucos, ou desaparecendo por completo. Apoiando-se entre duas variantes simblicas da lngua para facilitar os paralelos comparativos, a narrativa se divide entre o PP (portugus padro) e o PNP (portugus nopadro). Atravs de Irene, Bagno afirma que o malevel PNP a lngua natural de todo falante, e no uma a qual precise ser ensinada nas escolas, como o caso do normativo PP. Condena energicamente a educao pedaggica que trata a criana como algum que tem o conhecimento errado do portugus, e constantemente corrigida de modo a atingir os ideais da norma gramatical. O que ainda uma realidade dominante nas escolas, onde o aluno forado a vestir a sua lngua natural com uma roupagem artificial e de praticidade limitada. Dentre os exemplos de melhor persuaso que Bagno usa para ilustrar as contradies do PP versus PNP, esto nas origens do portugus, ou seja, o latim, juntamente com exemplos de suas lnguas derivadas. Palavras como pranta, grobo, ingrs, altamente condenadas pelos falantes da lngua culta, resultam-se do mesmo processo evolutivo (rotacismo) que deu origem a palavras que, ironicamente, so aceitas no PP. Alguns exemplos delas: igreja, praia, escravo, frouxo; vieram do latim: ecclesia, plaga, slavu, fluxu. Um dos mritos de Bagno ao reafirmar seus argumentos, encontrar no prprio PP semelhanas com o PNP, mostrando que entre eles existem mais afinidades do que discordncias. Ele mantm sempre o cuidado de ilustr-las sem infringir nenhum fato que desvie do que no poderia ser comprovado historicamente. Isso s evidencia ainda mais o quo hipcrita os gramticos ferrenhos so, para no dizer irracionais, lutando para preservar a pureza (no existente) do portugus padro. Distoro que s serve para influenciar brasileiros desavisados a acreditarem na iluso de que no sabem falar portugus direito. uma presso dispensvel que apenas oprime o carter nato de transformao da lngua. Tanto que esse fenmeno no exclusividade do portugus. O livro deixa claro que o mesmo acontece em diversas outras lnguas. Bagno nos mostra tambm como o PNP consegue ser flexvel, simplificando a lngua falada tornando-a mais gil, devido sua natureza de descartar tudo o que entulha a comunicao. Apesar de o nosso costume rejeitar certas adaptaes alheias nossa realidade, com toda a carga de informao que o autor nos fornece, fica difcil negar o quanto o portugus que falamos hoje j carrega mudanas que foram consideradas verdadeiras infraes lngua no passado. Portanto, bom ter a sensatez de comear a treinar a tolerncia, uma vez que no porque uma variao do PNP me soa estranha, que ela esteja necessariamente errada. Afinal,

aps estar ciente das mudanas pelas quais nosso portugus j passou, o preconceito, completamente desprovido de lgica, duplica sua ignorncia. Adiante, Bagno vai ainda mais longe comprovando que, alguns erros de sintaxe condenados pelo PP so desmentidos pela prpria gramtica. Exemplo que nos mostra o quo questionvel algumas normas so, deixando a sombra da suspeita pairando nesse dogma. Porm, o professor e linguista admite que precisamos do PP como unidade geral na escrita, de modo a padronizar textos que sirvam compreenso da populao num geral. Entretanto, em meio a tantas comparaes vlidas, o autor s vezes faz uso de certas analogias como recurso para reforar seus argumentos. Como algumas esto fora de contexto, o embasamento inverte a eficcia da eloquncia e abre uma brecha de inconsistncia. Mas esses detalhes no chegam a ser verdadeiros incmodos, apesar de desnecessrios, porque o argumento por si s j consegue ser forte o bastante para assegurar-se sem o apoio de metforas indigestas. O livro certamente abre a mente do leitor para comear a ver o portugus com outros olhos. Fica ntida a necessidade e a contribuio social sobretudo na educao , que faramos se passssemos a aceitar e acolher as diferentes formas de se falar o portugus. Bagno nos convence a abandonar a ideia fixa de considerar errado a fala de classes sociais inferiores, por exemplo, que na verdade uma identidade, uma caracterstica nica que cada grupo tem para reconhecido na sociedade. Tendo uma linguagem acessvel e espontnea, a obra de Bagno nos introduz muito bem ao mundo das variaes lingusticas sem que o assunto caia no peso da burocracia informativa. Tudo sintetizado de forma que o texto parea sempre agradvel e convidativo leitura. Para os interessados em conhecer melhor o assunto, A Lngua de Eullia a obra ideal para elucidar o leitor de um modo mais generalizado sobre alguns dos pontos principais da sociolingustica e das metamorfoses sofridas pelo portugus.

You might also like