You are on page 1of 50

DISPOSIO FINAL DE RESDUOS:

Resduos:
Restos das atividades humanas considerados indesejveis ou descartveis. Encontrados em estado slido, semi-slido e semi-lquido. Classificao: Natureza fsica: seco ou molhado. Composio qumica: matria orgnica ou inorgnica. Riscos potenciais ao meio ambiente: perigosos, no inertes e inertes.

De acordo com a NBR-10 004 da ABNT os resduos so classificados em


:
-

Classe 1: Perigosos . Apresentam riscos ao meio ambiente ou sade pblica e exigem tratamento e disposio especiais. Classe 2: No Inerte. So os resduos com caractersticas do lixo domstico. Classe 3: Inertes. So os resduos que no se degradam ou no se decompem em contato com o solo. Ex: Entulho.

ORIGEM DOS RESDUOS


Domiciliar: restos de alimentos, papel/fraldas higinicas, embalagens, etc. Comercial: papel, plstico, embalagens resduos de asseio dos funcionrios. Pblico: resduos de varrio das vias pblicas, limpeza de galerias, crregos, podas de rvores,corpos de animais, limpeza de feiras livres, etc Hospitalar: resduos spticos (agulhas, luvas, algodes, seringas, rgos e tecidos humanos, animais usados em testes, bandagens, remdios vencidos, sangue coagulado, filmes de Raio X, etc). Portos, Aeroportos, Terminais Rodo e Ferrovirios: Resduos spticos (materiais de higiene, asseio pessoal, restos de alimentos) podem veicular doenas provenientes de outras cidades. Industrial: bastante variado (cinzas,lodos, leos, resduos alcalinos/cidos, Plsticos, papis, madeiras, fibras, borrachas, metais, escrias, vidros , etc

Agrcola: embalagens de fetilizantes e defensivos agrcolas, raes, restos de Colheitas. Entulho: resduo de construo civil (restos de obras e demolies, solos de escavaes diversas, restos de tintas, etc). Responsabilidade pelo gerenciamento de resduos: Domiciliar / Comercial / Pblico = Prefeitura do municpio gerador. Servios de Sade/Industrial/Portos e terminais/Agrcolas/Entulhos: Prprios Geradores.

Gerenciamento de Resduos Para que ocorra um gerenciamento possibilitando a correta administrao e total cuidado com possveis danos indispensvel conhecimento dos Parmetros e descrio do tipo de resduo. Taxa de gerao por habitante, Composio fsica, densidade aparente, Umidade, teor de materiais combustveis e incombustveis, poder calorfico, Composio qumica, teor de matria orgnica. Somente assim podemos identificar o dimensionamento das instalaes e os Equipamentos necessrios, um ponto de partida para aproveitamento de alguns dos resduos e para compostagem, tipo de disposio, transporte e tratamento necessrio,Tecnologia a ser aplicada, avaliao de sistemas de incinerao e disposio final.

Destinao Final dos resduos gerados


Em sua maioria os resduos so despejados em LIXES que no passam de terrenos sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica, localizados em meio a populao a cu aberto. H tambm os ATERROS CONTROLADOS, preferveis aos lixes porm, devido somente administram os resduos de forma a no causar danos a sade pblica e reduzir riscos de acidentes, no tm tratamento no solo para que o resduo no polua os lenis dgua o que compromete a qualidade da gua da regio da sua localizao. Alguns municpios que h gerenciamento existem os ATERROS SANITRIOS, que se trata de um amplo espao, estruturado em sua engenharia de forma a comdicionar os resduos, de forma segura em termos de poluio ambiental e sade pblica.

Outras formas de disposio final dos resduos


Compactao Triturao Incinerao Reciclagem Compostagem

Destinao de resduos:
Aps a coleta em seu gerador, seja feita por caminhes transportadores, varredores, coletores seletivos, etc, este parte para seu destino final que nem sempre o mais apropriado, mas que deveriam seguir os seguintes padres: Reciclveis diretos: Vidros, Metais, Plsticos e Papeis que no foram utilizados para higiene pessoal, seguiriam para cooperativas recicladoras, diminuindo assim o volume deste resduo e gerando mais empregos com condies dignas, reduzindo a mo de obra dos catadores que acabam desencadeando doenas e epidemias, provenientes deste contato direto com resduos sem tratamento algum.

Reciclveis indiretos: restos da alimentao humana e animal. Estes se devidamente separados e armazenados, tambm no devem ir ao aterro, pois se coletados at horas de seu descarte e condicionado corretamente pode ser transformado em adubo, rao animal, etc. Reciclveis de construo civil: em sua maioria os produtos descartados em uma obra pode ser reaproveitado, desta forma a dupla troca deveria Ocorrer, o governo passava a se responsabilizar pela coleta destes resduos e os mesmos seriam utilizados na construo de moradias de baixo custo. Resduos hospitalares: Devem seguir para incinerao evitando risco de qualquer tipo de contaminao. Resduos provocados pela falta de conscincia humana: todos estes so Coletados em vias publicas, galerias etc, impossvel de serem completamente separados, geram volume bastante grande de material. A concientizao seria um bom passo neste ponto.

Aterro Sanitrio
um processo utilizado na disposio de resduos slidos no solo particularmente lixo domiciliar que, fundamentado em critrio de engenharia e normas operacionais especificas permite um confinamento seguro em termos de controle de poluio Ambiental e proteo a sade pblica. Atualmente a cidade de So Paulo produz cerca de 40 mil toneladas de lixo por dia. Para a disposio deste lixo primeiramente h uma coleta seletiva para os resduos reciclveis e o restante enviado para os aterros.

Operao
Descarga
Compactao Cobertura Clula de lixo

Vantagens
Processo de baixo custo; Recuperao de reas degradadas; Flexibilidade de operao; No requer pessoal altamente especializado.

Desvantagens
Longa imobilizao do terreno; Necessidade de grandes reas; Necessidade de material de cobertura; Dependncia das condies climticas.

Critrios para a implantao de um aterro sanitrio


Escolha do local Identificao da origem da propriedade Tamanho da rea Localizao Caracteristicas topograficas Tipo de solo Conhecimentos das guas subterrneas Levantamentos preliminares

Escolha do mtodo construtivo


Mtodo da trincheira: Apropriada para terrenos planos ou pouco inclinados. Mtodo da rampa: Apropriado para rea plana, seca e com tipo de solo adequado para servir de cobertura. Mtodo da rea: Apropriado para zonas baixas, onde dificilmente o solo local pode ser utilizado como cobertura.

Exemplo de mtodo de rampa

Depois da escolha do mtodo construtivo, devem ser construdas vias de acesso para facilitar a movimentao de resduos no aterro.
Um bom aterro o que se mantm em boas condies de operao e trfego, at mesmo em dias chuvosos.

Delineamento do projeto e discusso com a comunidade:


Antes de iniciar o projeto executivo preciso lanar as idias bsicas, a concepo geral do aterro. Aps esta fase fundamental que se informe a comunidade sobre o que um aterro, as medidas de proteo e controle da poluio.

INSTALAES DE APOIO:
PORTARIA CERCAS BALANA RODOVIRIA SEDE ADMINISTRATIVA, VESTIRIO, SANITRIO E REFEITRIO SETOR DE OFICINA DE MANUTENO ALMOXERIFADO INSTALAO DE SERVIOS BSICOS

OBRAS DE DRENAGEM
Drenagem de guas pluviais Drenagem de chorume Drenagem de biogs

DRENAGEM DE GUAS PLUVIAIS

Dreno em local com lixo aterrado.

Dreno em local sem lixo aterrado.

Disposio final da gua pluvial

DRENAGEM DE BIOGS
Sistema para drenar os gases provenientes da decomposio do lixo. Medida tomada para evitar futuros problemas ambientais. Os drenos so colocados em vrios pontos do aterro.

Tubulao de drenagem forada de biogs.

DRENAGEM DE CHORUME
Chorume: o lquido que escoa de locais de disposio final de lixo. resultado da umidade presente nos resduos, da gua gerada durante a decomposio dos mesmos e tambm das chuvas que percolam atravs da massa do material descartado.

GERAO DO CHORUME
Evapotranspirao Precipitao Escoamento superficial

COBERTURA Infiltrao

LIXO

SISTEMA DE COLETA DE CHORUME

ONS QUE PODEM SER ENCONTRADOS NO CHORUME E POSSVEIS ORIGENS


ons Na+, K+, Ca 2+, Mg 2+ PO4 3-, NO3 -, CO3 2 Cu 2+ ,Fe 2+ ,Sn 2+ , Origens Material orgnico, entulhos de construo, cascas de ovos Material orgnico Material eletrnico, latas, tampas de garrafas

Hg 2+ , Mn 2+
Ni 2+ ,Cd 2+ , Pb 2+

Pilhas comuns e alcalinas, lmpadas fluorescentes, fungicidas, tintas, amaciantes, produtos farmacuticos, interruptores.
Baterias recarregveis (celular, telefones sem fio, automveis), plsticos, ligas metlicas, pigmentos, papeis, vidro, cermica, inseticidas, embalagens. Latas descartveis, utenslios domsticos, cosmticos, embalagens laminadas em geral. Tubos de PVC, negativos de filmes de raio-X Embalagens de tintas, vernizes, solventes orgnicos

Al 3+ Cl - , Br - , Ag + As 3+ , Sb 3+ , Cr 3+

PROBLEMAS CAUSADOS AO SER HUMANO


Hg: Distrbios renais, neurolgicos, efeitos mutagnicos, alterao no metabolismo e deficincia nos rgos sensoriais Cd : Dores reumticas,osteoporose, disfuno renal. Pb : Perda da memria, dor de cabea, irritabilidade, tremores musculares, lentido de raciocnio, alucinao, anemia, depresso e paralisia.

FORMAS DE TRATAMENTO
Tratamentos biolgicos: - Lodo ativado; - Lagoa de estabilizao e aerao; - Digestor anaerbico. Recirculao ou irrigao;

Tratamentos qumicos;
Estao de tratamento de esgoto.

Lagoas de chorume

SISTEMA DE MONITORIZAO
Acompanhamento da evoluo de um determinado processo para a realizao de alteraes. O principal sistema de controle ambiental refere-se ao acompanhamento dos lquidos percolados. Deve-se fazer coletas frequentes das guas para acompanhamento.

Piezmetro: sistema de monitorizao do nvel de chorume.

Queima do chorume:

Beneficiamento do gs
Aquecedores a gs nas residncias; Combustvel para veculos.
- Dificuldades: pH, temperatura,slidos volteis, substncias inibidoras, impurezas corrosivas.

Gerao de energia eltrica


Tratado de kyoto (MDL)
- Nove aterros registrados: SP, RJ,ES e BA; - Projetos:33 municpios (US$ 979 mil);

- So Paulo:14 mil Kw/h para 14 mil casas.


Venda pela concessionria; Uso em escolas e hospitais; Benefcio comunidade.

FECHAMENTO DO ATERRO
de acordo com a vida til e com a capacidade de armazenamento de resduos. Deve-se se continuar com a drenagem, com as vias de acesso e com a monitorizao, ate a estabilizao da massa de resduos. A rea deve ser destinada futuramente a parques e campos de praticas esportivas; grandes construes devem ser evitadas.

VOC SABIA?
Material Borracha
Chiclete Cigarro Vidro Lata de alumnio Papel Plstico Restos orgnicos

Tempo de degradao Tempo indeterminado


5 anos 1 a 2 anos 10 mil 1 milho de anos Mais de 1000 anos 3 meses vrios anos Mais de cem anos 2 12 meses

FOTOS
Pesagem da quantidade de lixo.

Colocao da manta para a proteo do solo contra contaminaes do lixo

Disposio e compactao do lixo

Retirada de terra para cobrir o lixo

Chegada do chorume novo

Bomba que leva o chorume a lagoa

O aterro Bandeirantes troca com a Sabesp um caminho de chorume por um caminho de lodo.

Mercado de tratamento de resduos


Aterro classe II e III: 83% Aterro classe I:...........6% Co-processamento:........9% Incinerao:................1% Outros:.....................1%

BIBLIOGRAFIA DAlmeida,M.L.O;Vilhena A.Lixo municipal: Manual de Gerenciamento Integrado - 2 ed. So Paulo: IPT/ CEMPRE, 2000. 370p.

http://www.braval.com.br http://www.resol.com.br http://pessoas.hsw.br

You might also like