You are on page 1of 3

RESUMO DE HISTRIA DO BRASIL-COLNIA

Noo de Sincretismo Religioso no Brasil-Colnia


O catolicismo vindo de Portugal era carregado de outras grandes influncias recebidas ao longo do tempo devido ao contato com outros povos, como africanos, rabes e judeus. Isso representa dizer que para o Brasil no veio um catolicismo puro. Forjou-se a formao de uma religiosidade peculiar, que at hoje predomina nestas terras. Neste perodo, no h como dissociar a religiosidade da produo e sociabilidade, onde para o escravo o sentimento real a participao do catolicismo de uma forma completa, mesclando suas divindades nativas (politesta) com as divindades catlicas. O Culto religioso acaba por ser o nico meio de lazer e diverso.

Sculo XVIII Questo das mudanas sociais, econmicas e polticas (achamento do ouro) Sociais
Com a corrida do ouro na posteriormente chamada Minas Gerais, muitas pessoas acabaram por migrar para aquelas terras at ento despovoadas. Em 30 anos se transforma na maior populao da colnia e o Nordeste perde sua importncia.

Econmicas
Em funo da atividade aurfera, aumentam as atividades comerciais e formam-se e/ou ampliam-se um grupo de comerciantes de maior poder econmico. Em contrapartida, face a essa demanda crescente, o ouro enquanto moeda muito forte traz uma valorizao superavitria dos bens de consumo na regio, provocando desabastecimento em outras regies e resultando na interveno do governo para se evitar que os produtos fossem vendidos apenas na regio onde sua cotao fosse mais alta. A Base da economia mineira eram a minerao, os alimentos e o comrcio.

Polticas
So criados cargos de poder e prestgio em Minas Gerais, tal qual aconteceu em Pernambuco, favorecendo uma elite local, composta de desbravadores e pioneiros da terra. Por outro lado, em funo do ouro e da necessidade de escoamento da produo, muda-se a capital para o Rio de Janeiro, posteriormente desenvolvendo e favorecendo o comrcio de l.

Conceito de Decadncia Da corrida do ouro em Minas Gerais


Baseado no relato de Jos Vieira Couto, o panorama desolador, decadente e com muita misria, em contraponto com os relatos de Teixeira Coelho, que 20 anos depois demonstra um quadro mais prspero, com uma economia em transio da minerao para a agricultura e pecuria. Enquanto a viagem de Jos Vieira fora patrocinada pela coroa protuguesa, a qual tinha pessoal interesse na propagao do cenrio de decadncia, Teixeira que por l viveu por 11 anos e pra l se dirigiu por expensas prprias, se mostra mais crvel e isento de influenciaes. Portanto, podemos concluir que ao contrrio do que se pensa, o perodo do esvaziamento dos aluvies no trouxe a decadncia, mas sim a mudana, a transio da economia mineira.

Restaurao Pernambucana Como a elite local cria um discurso


As elites locais tinham muito poder, pois tinham prestgio atravs de redes clientelares. A criao de um discurso nativista A terra tem dono, os donos somos ns, tem relao com a terra e atravs dela tem ligaes com o rei. So (esta elite) ligados terra mas prestam servios ao rei de Portugal, buscando assegurar atravs deste o acesso a cargos, privilgios e isenes para sustentar a legitimidade do poder local, uma relao com a conquista e restaurao da terra. O poder local disputado entre a ELITE AGRRIA (os mozambos nativos) e a ELITE MERCANTIL (os reinos). O dinheiro no valia mais do que o prestgio: enquanto os reinos entendem que os principais cargos so seus de direito, a elite agrria considerava-os como inferiores.

Famlia, Mulher e Patriarcalismo Viso equivocada de um nico modelo familiar


A condio social da famlia dava a tnica da diferenciao do modelo familiar. Nas classes mais pobres, a relao sexual da filha poderia ser facilitada pelo pai, a fim de que se garantisse uma aliana social vantajosa para a famlia. Na elite tambm aconteciam casos de mulheres se casarem sem serem virgens, no entanto estes casos no eram divulgados, pois alm da privacidade ser mais garantida, a questo do dote e consequentemente da virgindade eram fatores fundamentais para a valorizao dela no mercado matrimonial. J nas classes subalternas, a divulgao do ato sexual antes do

casamento advm de fatores como a falta de privacidade e convvio com pessoas fora do crculo familiar. Podemos concluir que essa ambigidade tinham a mesma finalidade, ou seja, tanto pela virgindade como pela ausncia dela, o objetivo era garantir alianas sociais ou casamentos vantajosos.

Inconfidncia Mineira
Foi uma revolta local. Falar em revolta nacionalista um equivoco. Em Minas Gerais, a elite local detem o poder, assumindo os principais cargos. A inconfidncia no aconteceu por razes meramente locais, mas sim fruto de um processo histrico. Em 1762 houve a queda da produo aurfera, onde no se tinha idia do esgotamento dos aluvies, portanto acreditava-se que o estariam roubando. A idia do poder central era roubo, contrabando e culpava-se a elite local. Com a queda do recolhimento de impostos sobre o ouro, o governador Barbacena institui a derrama, que era um novo imposto criado a fim de cobrir o dficit de 3.305:472$000 a ser repartido e pago pela populao, e tambm a retirada da elite local do poder, por ordem da coroa portuguesa. A elite sente-se incomodada, considerando este ato uma quebra de contrato do rei, e onde reside o problema: na mudana de poder, retirando os poderosos locais. O carter de contrato vem do conceito de governo arraigado de valores iluministas somados a valores locais. Neste cenrio Tiradentes tinha uma insatisfao muito grande por no receber promoo por 3 anos. Outras questes pessoais permearam o envolvimento dos demais inconfidentes. No dia da derrama, Tiradentes deveria matar o governador Barbacena, mas a insurreio foi impedida. A punio segue o direito portugus (Ordenaes Filipinas, Ttulo VI do Livro V crime de lesa majestade, morte natural cruel e confisco dos bens do condenado coroa). No caso de Tiradentes aplica-se a forma da execuo atroz, o esquartejamento.

Vide: http://www.webartigos.com/artigos/religiao-identidade-e-sincretismo-multiplos-olharessobre-um-fenomeno/23146/ http://www.pos.direito.ufmg.br/rlep/098479494.pdf (pg. 485)

You might also like