You are on page 1of 7

SUMRIO INTRODUO....................................................................................................................... 01 Conceitos......................................................................................................................... 03 Tipos de Organizaes....................................................................................................... 04 CONSIDERAES FINAIS.................................................................................................. 06 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.....................................................................................

07

Introduo Terceiro Setor


O terceiro setor composto por entidades da sociedade civil de fins pblicos, em outras palavras, por pessoas jurdicas de direito privado, criadas pela iniciativa privada, que prestam servios de utilidade pblica, realizam atividade de interesse pblico, sem fins lucrativos. Em razo do interesse pblico da atividade que realizam, recebem proteo, auxlio, incentivo por parte do Estado, atividade administrativa que se chama fomento. Denomina-se de terceiro setor, porque o primeiro setor o Estado e o segundo setor o mercado, e essas entidades nem integram a Administrao, nem o mercado, porque, na medida em que no possuem fins lucrativos, no se enquadram totalmente como entidades privadas. O primeiro setor o governo, que responsvel pelas questes sociais. O segundo setor o privado, responsvel pelas questes individuais. Com a falncia do Estado, o setor privado comeou a ajudar nas questes sociais, atravs das inmeras instituies que compem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor constitudo por organizaes sem fins lucrativos e no governamentais, que tem como objetivo gerar servios de carter pblico.

Conceito
Apesar de vrias definies encontradas sobre o Terceiro Setor, existe uma definio que amplamente utilizada como referncia, inclusive por organizaes multilaterais e governos. Proposta em 1992, por Salamon & Anheier, trata-se de uma definio estrutural/operacional, composta por cinco atributos estruturais ou operacionais que distinguem as organizaes do Terceiro Setor de outros tipos de instituies sociais. So eles: Formalmente constitudas: alguma forma de institucionalizao, legal ou no, com um nvel de formalizao de regras e procedimentos, para assegurar a sua permanncia por um perodo mnimo de tempo. Estrutura bsica no governamental: so privadas, ou seja, no so ligadas institucionalmente a governos. Gesto prpria: realiza sua prpria gesto, no sendo controladas externamente. Sem fins lucrativos: a gerao de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organizao. Estas entidades no podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes. Trabalho voluntrio: possui algum grau de mo-de-obra voluntria, ou seja, no remunerada ou o uso voluntrio de equipamentos, como a computao voluntria.

Tipos de Organizaes

Dentro das organizaes que fazem parte do Terceiro Setor, esto as ONGs (Organizaes No Governamentais), entidades filantrpicas, OSCIP (Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico), organizaes sem fins lucrativos e outras formas de associaes civis sem fins lucrativos. No mbito jurdico, no Brasil, em estudo intitulado As Fundaes Privadas e Associaes sem Fins Lucrativos no Brasil 2002, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica(IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), em parceria com a www.abong.org.br (ABONG) e o Grupo de Institutos, Fundaes e Empresas (GIFE), foram identificadas mais de 500 mil instituies no Terceiro Setor. Essas entidades, em funo da sua natureza jurdica, so compostas de 14 categorias: Servio Notarial e Registral (Cartrio); Organizao Social; Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP); Outras Fundaes Mantidas com Recursos Privados; Servio Social Autnomo; Condomnio em Edifcios; Unidade Executora (Programa Dinheiro Direto na Escola); Comisso de Conciliao Prvia; Entidade de Mediao e Arbitragem; Partido Poltico; 123 Entidade Sindical; Filial, no Brasil, de Fundao ou Associao Estrangeira; Fundao ou Associao Domiciliada no Exterior; Entre Outras Formas de Associao.

No mesmo estudo, que tem como um dos objetivos servir de comparativo com outros pases, foi aplicada uma metodologia internacional desenvolvida pelas Naes Unidas que tem como base os critrios definidos por Salamon & Anheier, reduzindo-se o nmero de instituies sem fins lucrativos para 276 mil. Para atender aos critrios internacionais, algumas categorias foram excludas permanecendo trs figuras jurdicas correspondentes no novo Cdigo Civil: associaes, fundaes e organizaes religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria). Existe uma discusso de quais seriam os contornos do Terceiro Setor, pois suas organizaes utilizam recursos do Estado e do Mercado. Alm disso, o trabalho voluntrio (no qual uma pessoa doa o seu tempo e talento em prol de uma causa solidria) implicaria um investimento econmico do mesmo sem a necessidade de estar vinculado a uma organizao. O Terceiro Setor no pblico nem privado, mas sim uma juno do setor estatal e do setor privado para uma finalidade maior, suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento s necessidades da populao, numa relao conjunta. A sua composio lastreada por organizaes sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participao voluntria, de natureza privada, no submetidas ao controle direto do Estado,

dando continuidade s prticas tradicionais da caridade, da filantropia, trabalhando para realizar objetivos sociais ou pblicos, proporcionando sociedade a melhoria na qualidade de vida, atendimento mdico, eventos culturais, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades.

Concluso
Em termos ideolgicos, poderia ser definido dentro do campo da social-democracia, pois pretende tornar o capitalismo mais humano. Os seus membros se entendem mais como gestores sociais (profissionais) do que como militantes (categoria mais vinculada ao conceito de sociedade civil de Antonio Gramsci). O Terceiro Setor o conjunto de agentes privados com fins pblicos, cujos programas visam atender direitos sociais bsicos e combater a excluso social e, mais recentemente, proteger o patrimnio ecolgico. Terceiro Setor um termo usado para fazer referncia ao conjunto de sociedades privadas ou associaes que atuam no pas sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execuo de atividades de utilidade pblica. Possuem gerenciamento prprio, sem interferncias externas. Entre as organizaes que fazem parte do Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizaes No Governamentais) e OSCIPs (Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico). Outra caracterstica importante das associaes do Terceiro Setor que elas contam com uma grande quantidade de mo-de-obra voluntria (que no recebem remunerao pelo trabalho). As associaes do Terceiro Setor atuam, principalmente, prestando servios para pessoas carentes que no podem contratar servios do setor privado (segundo setor). Como o setor pblico (primeiro setor) no consegue, em nosso pas, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importncia. O Terceiro Setor mantido com recursos de doaes de empresas e pessoas fsicas e, tambm, com repasse de verbas pblicas. Existem tambm muitas associaes que conseguem obter recursos atravs da organizao de festas, jantares, bazares e venda de produtos (camisas, agendas, etc). As associaes do Terceiro Setor tm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas reas de educao, sade, esportes, lazer, orientao vocacional, qualificao profissional, cultura, etc.

Referncias
COELHO, Simone de Castro Tavares. Terceiro Setor: Um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. 2. Ed., So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2002. GOHN, Maria da Glria. O Protagonismo da Sociedade Civil: Movimentos sociais, Ongs e redes solidrias. So Paulo: Cortez, 2005. (Coleo Questes da nossa poca; v. 123) MONTAO, Carlos. Terceiro Setor e Questo Social: Crtica ao padro emergente de interveno social. So Paulo: Cortez, 2002. SANTOS, Deivis Perez Bispo dos. Formao de Educadores para o Terceiro Setor. 2004. Dissertao (Mestrado em Educao, Arte e Histria da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo. SALAMON, Lster. Estratgias para Fortalecimento do Terceiro Setor. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (Coord.). Terceiro Setor e Desenvolvimento Sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, So Paulo: GIFE, 1997. p. 89 a 112. SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor: Regulao no Brasil - 3. Ed. So Paulo: Peirpolis, 2003. 9897969594939291

You might also like