You are on page 1of 54

9 Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil ENEPEA Curitiba, Paran - 2008.

8. TELHADOS VERDES: Ferramenta potencial para gerao de renda em reas de fragilidade social. Consequncias de aes coletivas com aplicao de telhados verdes. Manuteno de micro climas. Do ponto de vista trmico, os benefcios so inquestionveis, e ainda ajudam na manuteno de micro climas (WONG, 2003). A vegetao contribui de forma significativa para o estabelecimento de micro climas. Segundo Romero (2000), atravs do processo de fotossntese que auxiliando na umidificao do ar, provoca o resfriamento evaporativo que diminui a temperatura e aumenta a umidade do ar em dias quentes de vero, a vegetao atua como um refrigerador evaporativo diminuindo as altas temperaturas. A vegetao tambm contribui para estabilizar o clima ao seu entorno, reduzindo a amplitude trmica, absorvendo energia e favorecendo a manuteno do ciclo oxignio-gs carbnico que essencial para a renovao do ar atmosfrico (DIMOUDI & NIKOLOPOULOU, 2003). Em centros urbanos as superfcies verdes nas coberturas so de estimvel beneficio para o conforto ambiental e trmico, dos usurios dessas edificaes, alm da economia de energia para climatizao de ambientes internos e da reduo do efeito urbano denominado ilhas de calor, causado devido ao crescimento urbano desordenado. A composio de vegetao nas superfcies dos telhados urbanos tem sido uma opo eficiente na manuteno e no aumento das reas verdes (NIACHOU, 2001). Nas cidades as coberturas verdes funcionam como um filtro contra a poluio e na manuteno da umidade relativa do ar, no tendo somente um carter esttico e ornamental (GOMEZ, 1998). Reduo de rudos. O solo, as plantas e o ar possuem o efeito de isolante ao som. O substrato tende a bloquear freqncias de som mais baixas e as plantas as freqncias mais altas. Um telhado verde com uma camada de substrato de 12 cm de profundidade pode reduzir o som em 40 decibis e uma de 20 cm pode reduzir o som em 46 a 50 decibis (OLIVEIRA & RIBAS, 1995).

Tetos verdes Planificao, execuo, conselhos prticos. Gernot Minke

Efeito do isolamento trmico Os colches nos telhados de plantas tm um efeito elevado de isolamento trmico, principalmente devido aos seguintes fenmenos: O colcho de ar fechado faz com que o efeito de uma camada de isolamento trmico. Quanto mais denso e mais espesso, maior vai ser o efeito. Parte da radiao de calor de onda longa emitida pela construo refletida pelas folhas e outra parte absorvida. Assim, se reduze a perda de radiao de calor do edifcio. Com uma vegetao densa impede-se ao vento atingir a superfcie do substrato. Como no h quase nenhum movimento de ar, perda de calor por efeito do vento prximo zero. Como nos antigos edifcios isolados, a proteo trmica melhorada, a perda de calor por conveco (principalmente elica) pode ser superior ao 50%, uma espessa camada de plantas alcanaria nestes casos a poupana de energia mais eficaz.

1. Expanso do terrao ajardinado com Berlin-Kreuzberg (Alemanha) De manh cedo, quando a temperatura exterior menor e, portanto, a diferena de temperatura e perda de calor em ambientes quentes para fora maior, as formas de orvalho na vegetao. A formao de orvalho aumenta a temperatura na capa de vegetacin (porque

na condensao de 1 g de gua liberam-se aproximadamente 530 calorias de calor). De maneira que atravs disto a perda de calor transmitida novamente se reduz. Em zonas de climas frios, nas que em inverno a terra se congela se produz uma vantagem adicional: para a transformao de um gramo de gua para gelo liberam-se aproximadamente 80 calorias, sem que a temperatura baixe. Portanto, mantm-se a terra congelada durante longo tempo a 0C, inclusive quando a temperatura exterior bastante mais baixa. Com uma temperatura de 20 C (interior), de 20C (exterior) e uma temperatura da terra de 0C diminui a perda de calor por transmisso do teto, portanto, ao redor de 50%. Vale dizer que o isolamento trmico aumenta ao duplo com respeito ao mesmo teto sem substrato nem vegetao. Ao derreter-se o gelo se consumir novamente a correspondente energia de 80 cal/g de gelo para a transformao do estado de agregao, j que esta extrada do ar; surge ento, atravs deste efeito de poupana latente, um ganho de calor para o teto. Drr parte da base de que um denso colcho de pasto tem um valor de 0,17 W/mK e um substrato de terra mida mostra um I de cerca de 0,6 W/mK (Drr 1995). Proteo trmica no vero. Em regies com intensa radiao solar e zonas de climas clidos, o efeito de esfriamento dos tetos verdes ainda mais notrio que o efeito de isolamento trmico em inverno. Em Alemanha comprovou-se reiteradamente, que para temperaturas ao exterior de 30C, a temperatura na terra do teto verde no subia acima de 25C. Isto est unido, por um lado a que por causa da sombra arrojada pela vegetao, a radiao solar no esquenta a terra; e por outro a que a energia solar amplamente usada para a evaporao de agua, reflexo e para a fotossnteses. A figura 2.5 mostra um exemplo de Berlim Kreuzberg onde, atravs da reciclagem do espao do teto, se criou um local habitvel adicional. Com o ajardinado do teto surgiu baixo o mesmo, um clima confortvel. Isolamento acstico As plantas reduzem o rudo mediante a absoro (transformao da energia sonora em energia de movimento e calrica), reflexo e disperso. Investigaes de um laboratrio suo deram como resultado, que um pesado tapete com base de feltro tem menos capacidade de absorver o som que uma grama (Robinette 1972, pg. 42). Medies sobre um teto plano ajardinado de um hospital em Karlsruhe (Alemanha), mostram que, nas fachadas localizadas nas imediaes do jardim do teto, em consequncia da absoro e a reflexo diminuda, o rudo do trnsito baixa ao redor de 2-3 dB. Portanto so reduzidas mais pronunciadamente as frequncias altas que consideram-se especialmente molestas (Mrb 1981). Nos tetos verdes, em general, no decisivo o efeito de absoro acstica das plantas, seno do substrato sobre o qual as plantas crescem. Para um ngulo vertical de incidncia do som, a

camada de plantas consegue por absoro s uma insignificante diminuio do som de alta frequncia, enquanto a absoro acstica da camada de terra para uma espessura de 12 cm ascende aproximadamente a 4 dB, e para uma espessura de 20 cm aproximadamente 46 dB (fig.2.6).

2. Dependncia do isolamento acstico do ar com o peso das superfcies (Gosele, Schle 1983)

Anlise trmica de moradias econmicas em Mxico utilizando tetos verdes Mara Guadalupe Alpuche, Hugo Moreno, Jos Manuel Ochoa e Irene Marincic - Universidad de Sonora,Departamento de Arquitectura y Diseno Descripcin del estudio de caso Para a anlise tomou-se como caso uma casa localizada num fracionamento de interesse social na cidade de Hermosillo, Sonora. Esta moradia compreende um s nvel, com um total de 43 m2 distribudos num dormitrio, uma caixa de banho, sala, comedor e cozinha, dentro dum prdio de 140 m2 (veja-se figura 1). O sistema construtivo com base em muros de blocos de concreto de 15 cm de espessura, firme de concreto e telhado de concreto reforado de 10 cm. Numa primeira etapa avalia-se o comportamento trmico da edificao sem aplicar nenhum tipo de isolamento. Posteriormente, toma-se este mesmo modelo mas aplicando o sistema de telhado verde como proteo ante as condies climticas da regio, a qual se pode apreciar na figura 2. Para o clculo da anlise trmica utilizou-se o programa Design- Builder, o qual tem como suporte de clculo a EnergyPlus. Para efeitos da avaliao trmica dividiu-se a edificao em trs zonas principais: quarto banheiro e zona comum, esta ltima integrada por sala, comedor e cozinha. O nmero de moradores, bem como os requerimentos de iluminao, tem um efeito importante sobre as cargas internas, pelo que para levar a cabo o clculo, se simulou que a edificao fosse habitada por quatro utentes. A iluminao foi modelada com lustres fluorescentes compactas e as propriedades trmicas dos materiais obtiveram-se da base de dados de materiais do programa.

A proposta de telhado verde foi simulada com a opo exposta e, ato seguido, programou-se na base de dados do programa. A condio de temperatura do desenho inicial foi de 25 C.

Resultados Como partes do trabalho se realizaram medies de temperaturas superficiais nos diversos materiais comumente utilizados nos diferentes sistemas construtivos, os quais foram: impermeabilizante elastmero, coberta de lmina, concreto, terra, pasto verde e pasto seco. Os resultados baseiam-se nos valores que se obtiveram no dia 16 de maro de 2009, cuja medio se levou a cabo a cada hora a partir das 7:00 h e at as 18:00 h (veja-se figura 3). Em quanto aos valores, podemos observar que o comportamento trmico superficial do pasto muito menor ao do resto dos materiais, com um valor menor de hasta 8 C com respeito ao impermeabilizante elastmero, material comumente utilizado como acabado final nos telhados da regio.

Figura 2. Croquis da vivenda com a aplicao de telhado verde (fonte: elaborao prpria com DesignBuilder).

Figura 3. Temperaturas superficiais dos diversos materiales.

Posteriormente, apresentam-se os resultados que se obtiveram da simulao, onde se observam valores mdios dirios para o ms de julho (o ms mais clido do ano). A figura 4 mostra os dados resultantes da comparao entre as temperaturas interiores do caso de estudo e a temperatura exterior ao utilizar lousa de concreto e o telhado verde. Os valores obtidos demonstram que o uso do telhado verde contribuiu a uma diminuio de at 5 C na temperatura ao interior em relao com a temperatura exterior, bem como uma reduo de 6 C com respeito temperatura interior do modelo com telhado de concreto. Estes valores foram calculados sem a utilizao dum sistema mecnico de acondicionamento de ar.

Figura 4. Temperaturas exteriores e interiores do caso de estudo com telhado verde e lousa de concreto para o ms de julho.

importante recalcar que, devido s condies climticas, durante o ms de julho no possvel atingir temperaturas de conforto ao interior da moradia sem a ajuda de um sistema mecnico de acondicionamento de ar. Por sua vez, os ganhos de calor registadas na simulao atravs das cobertas avaliadas durante o perodo estabelecido denotam com maior clareza um melhor comportamento trmico do telhado verde em comparao com o teto de concreto (veja-se figura 5). Os valores do telhado verde mostram mdias prximas zero enquanto o teto de concreto mostra valores superiores a 35 kWh durante o ms, o qual representa 30% com respeito aos ganhos totais, devido envolvente e s atividades que se realizam dentro do espao. Uma vez comparados os resultados, analisou-se a quantidade de consumo energtico que se poderia poupar com a implementao do telhado verde, para o qual se realizou a simulao de um sistema de ar acondicionado de tipo multisplit, no qual um sozinho aparelho abastece a toda a moradia. Os resultados que se apresentam correspondem unicamente ao ganho de calor atravs da envolvente e, por tanto, no incluem os valores correspondentes a iluminao e equipas elctricas. A fim de determinar corretamente ditos valores tomou-se em conta

unicamente a temporada de vero, na qual a maioria da populao na regio recorre a mecanismos de ar condicionado. Estes sistemas de refrigerao comeam-se a utilizar, geralmente, a partir do ms de maro e continua seu uso at finalizar no ms de outubro. A figura 6 mostra o consumo energtico requerido em sistemas de ar acondicionado, tanto para a edificao como telhado de concreto como para aquela que possui teto verde; destaca que esta ltima diminui o consumo at 350 kWh em mdia mensal, o qual representa uma poupana energtica de 16 % sobre o consumo total.

Figura 5. Ganhos de calor mdio mensal apresentado pelo telhado durante todo o ano nos casos analisados.

Figura 6. Consumo de energia na temporada de vero do sistema de aire acondicionado.

Concluso Os resultados que se obtiveram mediante a simulao dos tetos verdes mostraram uma diminuio na temperatura ao interior da casa avaliada, isso em comparao com o telhado comum de concreto. Ao obterem-se menores ganhos de calor atravs da coberta, apresentase, em consequncia, um menor gasto energtico por conceito de diminuio no uso de ar acondicionado, o qual finalmente representa uma poupana que se v refletido na faturao da energia elctrica. Com isto se demonstrou que a utilizao de tetos verdes em Hermosillo pode ser factvel para obter uma poupana no consumo de energia elctrica e, portanto, nos custos de faturao devido ao uso de sistemas de ar acondicionado. Os provados benefcios que esta prtica implica, provocaram um maior xito no emprego de tetos verdes tanto na esfera nacional como na internacional, auge que se intensifica, sobretudo neste ltimo mbito. As bondades que a utilizao desta tcnica construtiva prov, fazem factvel que sua aplicao se conceba como um mtodo eficaz na reduo do impacto ambiental, capaz de melhorar o microclima ao interior das edificaes. Por ltimo, o uso de ferramentas computacionais para a simulao das edificaes, bem como a avaliao das estratgias de desenho, deveriam utilizar-se com maior frequncia no desenho de edificaes energeticamente eficientes, dada sua capacidade para contribuir dados fidedignos e confiveis, dantes de levar a cabo o processo de construo, com o qual evitar-se-iam gastos desnecessrios.

Investigao de Teto Verde e Potencial de Esfriamento de Teto Branco em Edifcio Residencial dum s andar no Clima de Malsia. Asmat Ismail, Muna Hanim Abdul Samad and Abdul Malek Abdul Rahman. World Academy of Science, Engineering and Technology 76 2011

Os Tetos verdes poderiam dar muitos benefcios medioambientales aos edifcios e os ocupantes que incluem a melhora do rendimento trmico dos predios por proporcionar superfcies grandes com vegetao. Em 2001, Niachou A, et al. publicaram os resultados do microclima em interior e exterior dantes que e aps que fosse instalado o teto verde num edifcio que concluiu que os valores de temperatura interiores no edifcio com teto verde mais baixo durante o dia. Os resultados mostram que a temperatura de superfcie dum edifcio no isolado sem teto verde varia de 420C a 480C enquanto a temperatura de superfcie dum teto verde em edifcio no isolado mais baixo e abarcando de 280C a 400C. A incidncia das diferenas de temperatura grandes era devido instalao de um teto verde e isto poderia contribuir o potencial de poupana da energia. Em Japo, um grupo de pesquisadores dirigiu as medies num teto verde com plantado com non-woven fabricado num prdio de trs andares realizado em concreto reforado. Foi observada a reduo de temperatura da superfcie do teto slab de 600C a 300C durante a medida e um estimado 50 per cento do fluxo de calor foi deduzido por clculos simples. Este estudo foi apoiado por um estudo dirigido em Cingapura sobre o rendimento trmico dum extenso sistema de tetos verdes. Os resultados mostram que o teto verde tende a ter uma temperatura superficial mais baixa que a original superfcie de teto exposto e o fluxo de calor atravs da estrutura do teto muito reduziu-se aps a instalao do sistema de teto verde. Nas reas bem cobertas por vegetao, sobre o 60 por cento do benefcio de calor foi impedido pela instalao dum sistema de teto verde In Central Pennsylvania, the Penn State Center for Green Roof Research desenvolveu um experimento de campo de teto verde que consiste em seis edifcios experimentais separados, trs edifcios foram desenvolvidos com tetos verdes e os outros trs foram construdos com tetos escuros. A temperatura, as condies meteorolgicas e a reteno de gua foram controladas nos tetos. Os dados de temperatura foram tomados a cada cinco minutos e eles demonstraram o potencial de esfriamento de superfcies de teto verde comparadas com as superfcies de teto escuras. Na superfcie dos tetos verdes foi medidas uma poro de temperatura de 300C o menos grados. Em 2008, Spala et a o. encontra que a instalao de um teto verde num edifcio de escritrio em Atenas apresenta uma contribuio significativa a poupana de energia durante os perodos de vero e foi estimada uma reduo notvel da temperatura do edificio. No entanto, o efeito da instalao de telhado verde no foi significativo durante o inverno, porque a variao de carga de aquecimento foi muito pequena. O Telhado verde pode efetivamente reduzir a necessidade de ar condicionado no vero, contribuindo assim para a poupana de energia nos edifcios. Foi realizado um estudo comparativo do efeito de resfriamento passivo de telhado verde em um edifcio alto no clima quente hmido da Malsia em 2008. O estudo concluiu que o resfriamento passivo pelo telhado verde reconhecido

como um dos meios mais eficazes na reduo da temperatura interior de edifcios em climas quentes e hmidos tropicais. Foram registrados no telhado verde em comparao com o teto nua uma reduo de temperatura mxima da superfcie exterior de at 19.80C e uma reduo da temperatura interna da superfcie do teto de at 30C. Vrios estudos foram realizados para comparar as temperaturas da superfcie do telhado verde e teto branco, a fim de avaliar o potencial de arrefecimento dos dois tipos de telhado. Em 2003, um estudo foi dirigido na Universidade Estatal de Penn em Nova York para avaliar um equilbrio de energia entre um teto branco e um teto verde simulando a temperatura de superfcie de teto verde com um alto albedo com um modelo calibrado de controle de teto.. Os resultados permitiram concluir que o telhado verde resfriado to eficaz como o telhado de cor branco o mais brilhante possvel (albedo valor na faixa de 0,7-, 85 esto entre as superfcies mais brilhantes disponveis a partir de revestimentos brancos), mas, sem a necessidade de lavagem regular, ao contrrio do telhado branco. Outro estudo foi realizado em junho de 2008 para comparar o comportamento da temperatura entre telhado preto desprotegido, telhado verde e teto branco. O resultado demonstrou que a temperatura da superfcie do telhado verde continua mais fria do telhado branco e muito mais frio do que num telhado preto, num mesmo dia muito quente. Da literatura acima, confirma-se que o telhado verde capaz de proporcionar uma sensao de resfriamento de edifcios e reduo de temperatura do que melhor telhado branco especialmente durante os perodos de vero. No entanto, nenhum estudo comparativo entre estes dois telhados foi realizado na Malsia (com as mesmas condies climticas quentemida durante todo o ano). Este estudo especialmente importante numa casa residencial piso trreo, a fim de reduzir o desconforto interior, devido ao calor ganho de telhado. Portanto, o objetivo deste estudo identificar qual telhado poderia fornecer um melhor desempenho de refrigerao interior especificamente no piso trreo de casas residenciais no clima da Malsia. A fim de obter uma base de dados mais confiveis sobre seus efeitos interiores e exteriores, um estudo comparativo desses dois telhados e tambm com telhado descoberto preto (que atua como um teto de referncia) foram realizados num mesmo teto a partir de 08 de junho de 2009 at 04 de julho 2009.

A. Estudo do caso do edifcio. O estudo foi realizado no terrao de uma casa com andar trreo destacado dentro do Sains Universidade Malsia, Penang campus. Esta casa de andar trreo foi construda de alvenaria e exposta luz solar durante o dia. O quarto que foi construdo com um telhado de concreto plano e localizado na parte traseira da casa foi escolhido para ser a sala de testes para este estudo. Este quarto foi anexado a outro quarto, a cozinha e isolada do edifcio principal. Este quarto tinha orientao leste-oeste e parece experimentar temperaturas mais altas durante as horas do dia devido exposio ao sol pleno. O quarto medindo 3.05mx 2.73mx 3.05m consiste de uma porta e uma janela de um lado da parede de tijolos. A superfcie de telhado plano foi isolada com feltro betuminoso na cor preta. Ambientes interiores e exteriores, as temperaturas do ar exterior e interior, a temperatura da superfcie exterior e interior, a radiao solar, velocidade do vento e umidade

interior foram medidos para avaliar o desempenho trmico da sala debaixo do telhado. As medies foram realizadas na mesma sala com telhado de diferentes tratamentos denominado teto preto nu, telhado verde (utilizando vasos de plantas) e teto branco. Medies de 6 dias "para cada cobertura foram realizadas em semanas diferentes, com as medidas do telhado nua atuando como controle para este estudo. Como a sala foi localizada na parte traseira da casa e ligado a um outro quarto e uma cozinha, s o telhado em cima da sala de teste vai ser medido, o resto do telhado plano era coberta por madeira compensada para minimizar a transferncia de calor na superfcie do telhado de teste. O edifcio estudo de caso para esta pesquisa mostrado na figura. 1.

Fig.1 Sala de teste localizado na parte de trs do edifcio principal C. A medio As medies de microclimas interiores e exteriores da sala de testes com diferentes tipos de tratamentos nos telhados foram realizados em dias diferentes a partir de 08 de junho de 2009 at 4 de julho de 2009. Cada tipo de medio foi realizado dentro duma semana de durao. A medio da primeira semana foi realizado numa sala com telhado verde e da medio do quarto com teto preto nu foi realizado na semana seguinte. A medio do telhado branco foi realizado durante a semana aps o teto foi pintado com tinta branca. 102 vasos de ipomoea pes caprae foram colocadas no telhado para cobrir-o totalmente durante a primeira semana de medio que foi a partir de 8 de junho de 2009 at 13 de junho de 2009. A medio do teto preto nu foi realizado na semana seguinte aps o teto tem sido esvaziado de vasos de plantas, que foi a partir de 15 de junho de 2009 at 20 de junho de 2009. A medio do telhado branco s foi realizado em 29 jun 2009 at 04 de julho de 2009 aps o telhado existente negro foi pintado de branco. Um sistema de aquisio de dados foi instalado na sala de prova. A temperatura do ar externo, a radiao solar, temperatura da superfcie exterior do telhado, temperatura do ar interior, a temperatura da superfcie interna do telhado, a temperatura da superfcie do teto, a umidade interna e velocidade do vento interior foram monitorados durante o experimente. A porta foi fechada durante a medio, enquanto a janela

permaneceu aberta durante o dia e foi fechada durante as horas da noite. Sete sensores foram colocados em cima do telhado e na sala de teste. Trs sensores foram colocados em cima do telhado que um pirmetro LI-200SA para medir a radiao global, um sensor de temperatura 1906 NRG 110S com escudo de radiao para medir a temperatura do ar ambiente e um sensor de temperatura da superfcie para medir a temperatura da superfcie na sala de teste. Outros quatro sensores foram colocados no interior da sala de teste ou seja, um sensor de temperatura do ar interior, um sensor de velocidade do ar interior, um sensor de temperatura da superfcie interna e um sensor de umidade relativa no interior. O pirmetro foi fixado em 340 milmetros a partir da superfcie do telhado, enquanto o sensor de temperatura exterior foi de 350 milmetros a partir da superfcie do telhado. Sensor de temperatura da superfcie interior foi colocado sobre a superfcie do teto. Sensores para o ar interior, a temperatura e umidade relativa do ar interior foram colocados em 2.58m do piso perfil da temperatura mdia do ar no exterior para cada telhado mostrado na figura. 6. A diferena de temperatura mdia do ar entre os trs tipos de telhado entre 0.010C e 1.910C. A temperatura mdia do ar exterior para o telhado verde foi maior do teto nu preto e teto branco de nove horas da manh at 1:15 da tarde e 07:45 da noite at as 3h45 da manh, enquanto perfil de temperatura ao ar livre para telhado branco foi menor do que tanto telhado preto nua e telhado verde durante o dia, apesar da presena da intensidade de radiao solar de alta em comparao com aqueles telhados. No entanto, ao comparar a temperatura de superfcie ao ar livre entre os trs telhados, o telhado verde demonstrou uma reduo de temperatura muito impressionante em comparao com o teto branco e o teto preto nu especialmente durante o dia entre 9:00 da manh at 19:00 da noite, como mostrado na Fig. . 7 (a). A diferena de temperatura mdia da superfcie ao ar livre entre o teto preto nu eo teto branco foi muito pequeno em 0.680C. A diferena da maior temperatura mdia entre o teto preto nu e o telhado verde foi gravado no 4.620C entre as 11h da manh e 05:00 da tarde (com a diferena de temperatura mais alta de 5.740C gravado em 2:45 da tarde). Enquanto isso, o perfil da temperatura mdia da superfcie exterior de telhado verde foi menor que a temperatura da superfcie exterior observado no telhado branco quase em todos os tempos, exceto sete horas - oito horas da manh. Este resultado mostra que o telhado verde capaz de impedir a penetrao de calor na superfcie do telhado e reduzir a temperatura do teto indoor. A comparao das redues de temperatura mdia para cada telhado mostrado na figura. 7 (b), (c) e (d).B. Outdoor and Indoor Air Temperatures and Surface Temperature Profiles for All Roofs A medio de microclimas interiores e exteriores dos edifcios foi realizado em semanas diferentes a partir de 08 de junho de 2009 at 04 julho de 2009. A medio em cada telhado foi conduzida por um perodo de durao de seis dias em semanas consecutivas. Este procedimento produziu uns dados climticos diferentes, principalmente sobre a radiao solar e perfis de temperatura do ar ambiente. Para analisar estes dados, a leitura mdia, seis dias para todas as variveis utilizado. A. A intensidade da radiao solar Radiao solar mdia verificada durante a medio de todos os telhados exibido na Fig.5. Radiao solar comeou a subir a partir de 8h da manh e alcanou seu valor mximo entre as 11h da manh e 03:00 da tarde em todos os casos. A intensidade da radiao solar

diminuiu rapidamente em direo ao fim da tarde at quase 8:00 da noite. A radiao solar mxima registrada durante a medio do telhado nu preto, telhado verde e teto branco so 1009, 1126 e 1048 W/m2, respectivamente. A intensidade da radiao solar flutuou devido variao da cobertura de nuvens enquanto o sensor de velocidade do vento no interior foi colocada a 2.49m do cho. A colocao de todos os sensores ilustrada na Fig.2. Os dados foram registrados a cada 15 minutos, utilizando um sistema de aquisio de dados. Desde a coleta de dados para cada tipo de telhado foram analisados todos os tipos de telhados a partir de medies de dias diferentes, leituras a mdia 6 dias. Comportamentos de temperatura interior e exterior, do ar e da superfcie foram analisados a fim de estudar as suas potencialidades de refrigerao. A condio do telhado antes e durante o experimento mostrado na figura. 3 e 4.

Fig.2 A colocao dos sensores na construo do caso de estudo.

Fig.3 (a) Telhado nu preto antes do experimento, (b) Telhado nu preto durante o experimento

(a)

(b)

Fig. 4 (a) Telhado cheio de vasos de plantas (Ipomoea pes Capre), (b) Telhado branco com sensor externo de temperatura de superfcie colocados sobre a superfcie.

A. A intensidade da radiao solar A radiao solar mdia verificada durante a medio de todos os telhados exibido na Fig.5. A radiao solar comeou a subir a partir de 8h da manh e alcanou seu valor mximo entre as 11h da manh e 03:00 da tarde em todos os casos. Sua intensidade diminuiu rapidamente em direo ao fim da tarde at quase 8:00 da noite. A radiao solar mxima registrada durante a medio do telhado nu preto, telhado verde e teto branco so 1009, 1126 e 1048 W/m2, respectivamente. A intensidade da radiao solar flutuou devido variao da cobertura de nuvens.

Fig. 5 Comparao da radiao solar mdia entre o telhado nu preto, telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias.

B. Temperaturas Exteriores e interiores do ar e perfis de temperatura de superfcie para todos

os telhados. A medio de microclimas interiores e exteriores dos edifcios foi realizado em semanas diferentes a partir de 08 de junho de 2009 at 04 julho de 2009. A medio em cada telhado foi conduzida por um perodo de durao de seis dias em semanas consecutivas. Este procedimento produziu uns dados climticos diferentes, principalmente sobre a radiao solar e perfis de temperatura do ar ambiente. Para analisar estes dados utilizada, a leitura mdia, seis dias para todas as variveis .

Fig.6 Comparao de temperatura mdia do ar ao ar livre entre teto nu preto, telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias.

O perfil de temperatura mdia do ar no exterior para cada telhado mostrado na figura. 6. A diferena de temperatura mdia do ar entre os trs tipos de telhado entre 0.010C e 1.910C. A temperatura mdia do ar exterior para telhado verde foi maior do telhado nu preto e teto branco de nove horas da manh at 1:15 da tarde e 07:45 da noite at as 3h45 da manh, enquanto perfil de temperatura ao ar livre para telhado branco foi menor do que tanto telhado preto nua e telhado verde durante o dia, apesar da presena da intensidade de radiao solar de alta em comparao com os telhados. No entanto, ao comparar a temperatura de superfcie ao ar livre entre os trs telhados, o telhado verde demonstrou uma reduo de temperatura muito impressionante em comparao com o teto branco e o teto preto nua especialmente durante o dia entre 9:00 da manh at 19:00 da noite, como mostrado na Fig. . 7 (a). A diferena de temperatura mdia da superfcie ao ar livre entre o teto preto nu e o teto branco foi muito pequeno em 0.680C. A diferena da maior temperatura mdia entre o teto preto nu e o telhado verde foi gravado no 4.620C entre as 11h da manh e 05:00 da tarde (com a diferena de temperatura mais alta

de 5.740C gravado em 2:45 da tarde). Enquanto isso, o perfil da temperatura mdia da superfcie exterior de telhado verde foi menor que a temperatura da superfcie exterior observado no telhado branco quase em todos os tempos, exceto sete horas - oito horas da manh. Este resultado mostra que o telhado verde capaz de impedir a penetrao de calor na superfcie do telhado e reduzir a temperatura do teto indoor. A comparao das redues de temperatura mdia para cada telhado mostrado na figura. 7 (b), (c) e (d).

Fig. 7(a) Comparao da mdia entre as temperaturas da superfcie exterior do telhado nu preto, telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias.

Fig. 7 (b): Comparao das temperaturas mdias da superfcie ao ar livre entre teto nu preto e telhado verde para a leitura de seis dias.

Fig. 7 (c) Comparao da temperatura da superfcie ao ar livre entre teto nu preto e telhado branco para a leitura de seis dias

Fig.7 (d) Comparao das temperaturas da superfcie ao ar livre entre telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias

Fig.8 (a) Comparao da mdia entre as temperaturas do ar interior teto nu preto, telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias.

Fig. 8(a) A leitura mostra a mdia de seis dias de temperaturas do ar interior para todos os trs tipos de telhado. Novamente, o grfico demonstrado um valor inferior para a temperatura do telhado verde do ar interior em comparao com telhado nu preto em todos os momentos durante o dia. No entanto, seu valor era maior que o teto branco entre 1 de manh e 1 da tarde. A diferena mais alta de temperatura mdia entre telhado nu preto e telhado verde durante o dia foi gravado no 1.550C entre 4 horas da tarde e 09:00 da noite. Durante o perodo de medio, as plantas sobre o telhado verde foram regadas uma vez por dia para garantir sua sobrevivncia. A rega de plantas sobre o telhado verde foi realizada as sete horas - oito horas da noite para cada dia. Assim, a temperatura do ar interior gravado durante estas horas (que pode ser visto no grfico) foi a mais baixa. A faixa de temperatura mdia no interior da 28.580C para 29.960C foi observada no quarto debaixo do telhado verde que, faixas de temperatura de 28.880C para 31.580C e 27.950C para 30.500C foram observadas debaixo do telhado nua e teto branco, respectivamente. As diferenas de temperatura mnima e mxima de 0.210C e 1.730C foram observados no experimento, s 10h00 horas da manh e 19:30 da noite debaixo do telhado nu preto e telhado verde. Enquanto isso, a maior diferena de temperatura entre telhado verde e teto branco foi gravado no 0.70C s 8 horas da manh. A temperatura mdia do ar interior para todos os telhados comeou a aumentar a partir de 10:00 da manh at 09:00 da noite e depois que comea a diminuir gradualmente. Isso aconteceu porque o telhado comeou a absorver o calor durante o dia e liberado lentamente o calor armazenado durante a noite.

Fig.8 (b) Comparao da mdia entre as temperaturas do ar interior no teto nu preto e telhado verde para a leitura de seis dias. Fig.8 (b) mostra as diferenas de temperatura mdia entre o interior do telhado nu preto e o telhado verde. A diferena de temperatura mxima de 1.550C foi observada entre as quatro horas - 21:45. A diferena maior de temperatura entre as temperaturas do ar no interior do telhado verde e teto nu preto estava em 1.730C as 19:30 e o valor mnimo foi 0.210C s 10 horas da manh. Enquanto isso, a diferena de temperatura mxima mdia entre telhado nu preto e teto branco era apenas 0.970C entre 10 horas da manh e 12 meia-noite com o valor mximo de 1.160C gravado em 07:45 (como mostrado na Fig. 8 (c)).

Fig. 8 (c) Comparao de temperatura mdia do ar interior entre os telhados nu preto e teto branco para a leitura de seis dias.

Fig. 8 (d) demonstra a diferena de temperatura mdia entre telhado verde e teto branco durante o experimento. Perfil de temperatura do ar interior para o telhado verde foi menor do telhado branco durante as horas crticas do dia que de 01:30 at 01:15. A partir do resultado, foi inferido que vasos de plantas podem reduzir significativamente a temperatura da superfcie e a temperatura do ar da sala por baixo.

Fig. 8 (d) Comparao de temperatura mdia do ar interior entre as telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias.

As temperaturas da superfcie interior dos telhados foram examinados a fim de avaliar o potencial de resfriamento de telhado verde e teto branco,. O resultado mostrado na figura. 9 (a), (b) (c) e (d). Fig. 9 (a) mostra o perfil de temperatura no interior da superfcie para todos os telhados. A temperatura mdia da superfcie interna do telhado nu preto apresenta o maior valor que foi gravado no 41.730C as 2:45 da tarde. Por outro lado, o valor mximo da temperatura mdia da superfcie interior (para leitura de seis dias) para telhado verde e teto branco so 36.440C e 41.370C respectivamente. A mxima diferena de temperatura mdia da superfcie interna do telhado nu preto e telhado verde foi a 7.860C as 4:45 da tarde e valor mnimo foi 0.630C s 8h30 da manh. A diferena de temperatura mdia entre esses dois telhados era to alta quanto 6.850C observado a partir de 1 da tarde at s 8 horas da noite (como mostrado na figura. 9 (b)). Enquanto isso, uma diferena de temperatura mdia da superfcie interna entre telhado branco e teto preto nu s foi gravado em 5.300C 4:15 da tarde. A diferena de temperatura mdia entre 01:00 da tarde e 8 horas da noite para estes telhados foi gravado no 4.740C (como mostrado na figura. 9 (c)). Este resultado mostra que a reduo da temperatura

mdia da superfcie coberta por telhado verde foi marcadamente elevada devido instalao de vasos de plantas sobre o telhado.

Fig. 9 (a) Comparao de temperatura mdia entre superfcies interna do telhado nu preto, telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias.

Fig. 9 (b) Comparao de temperatura mdia da superfcie interna do telhado nu preto e telhado verde para a leitura de seis dias.

Fig. 9 (c): Comparao de temperatura mdia da superfcie interna do telhado nu preto e teto branco para a leitura de seis dias.

Fig. 9 (d): Comparao de temperatura mdia da superfcie coberta entre telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias.

C. Perfil de Umidade Relativa interior de todos os telhados. Umidade relativa do ar interior inversamente proporcional temperatura do ar interior em que os resultados mais elevados da temperatura do ar em baixa umidade relativa do ar. Fig. 10 (a) mostra o padro de umidade mdia relativa indoor para todos os tipos de telhado. Umidade relativa mdia para o interior do telhado nu preto foi menor que os outros dois tipos de teto em todos os momentos, especialmente durante a tarde devido temperatura mais elevada do ar interior. A diferena na umidade relativa mdia no interior de todos os telhados mostrada na figura. 10 (b), (c) e (d). Padres interiores de umidade relativa so proporcionais temperatura mdia do ar interior registrada para todos os telhados.

Fig.10 (a) Comparao de umidade interna relativa mdia entre telhado nu preto, telhado verde e teto branco para a leitura de seis dias . IV. CONCLUSO O telhado verde tem provado ser uma tcnica promissora na reduo da temperatura do ar interior e proporcionando impacto ambiental positivo aos edifcios e ao ambiente.

Fig.10 (b) Comparao de umidade interna relativa mdia entre telhado nu preto e telhado verde para a leitura de seis dias.

Fig.10 (c) Comparao de umidade interna relativa mdia entre telhado nu preto e teto branco para a leitura de seis dias.

Fig.10 (d) Comparison of average indoor relative humidity between green roof and white roof for six days reading.

DISCUSSO V. O resultado obtido a partir desta experincia de campo confirmou que o telhado verde e teto branco tm efeitos de resfriamento que podem ser usados para resfriar o telhado e a sala debaixo dela no clima da Malsia. Quando comparado com telhado descoberto preto, ambos telhados exibem promissores redues de ar e da temperatura da superfcie que poderia reduzir o desconforto interior, se bem construda. No entanto, telhado verde tem a habilidade de baixar a temperatura do ar interior melhor do telhado branco, proporcionando sombras e evapotranspirao para o telhado. O papel das plantas na prestao de tons e prevenir a superfcie da penetrao direta da radiao solar nunca esto em dvida. Mesmo no caso de maior radiao solar e temperatura mais elevada do ar exterior, o telhado verde pode ainda proporcionar uma sensao de resfriamento em espaos interiores, baixando a temperatura do ar interior. O telhado branco pode refletir o calor de volta para a atmosfera pela radiao de ondas longas e, portanto, menor a temperatura do ar interior. No entanto, a temperatura da superfcie exterior ainda ser alta devido reradiating de calor pela superfcie do telhado. Para alm de que, telhado branco tambm necessita de ser regularmente mantida porque ela fica suja facilmente depois de alguns anos de construo. Sua superfcie brilhante tambm tem uma tendncia a produzir reflexos luminosos especialmente durante as horas do dia. Velocidade do vento no interior era irrelevante neste experimento, pois no havia ventilao cruzada disponvel durante o perodo de medio

desde a porta foi fechada em todos os tempos (exceto durante o processo de download de dados). Como concluso, colocando as plantas em cima do telhado, a temperatura do ar no interior da sala de baixo foi significativamente reduzida. Isso tambm poderia reduzir a temperatura da superfcie exterior (que no poderiam ser fornecidos pelo telhado branco), bem como a reduo do efeito de ilha de calor em reas urbanas, criando assim um ambiente saudvel ao ar livre, reduzindo a concentrao de dixido de carbono na atmosfera.

Aplicao de coberturas verdes em climas tropicais. Ensaio experimental comparativo com telhados convencionais. Francisco Vecchia.1 / Gabriel Castaeda2 / Jaime Andrs Quiroa.3

Engenheiro de Produo. Escola de Engenharia de So Carlos EESC, USP, Brasil, 1981. Profesor del Departamento de Hidrulica e Saneamento, Escola de Engenharia de So Carlos,Universidade de So Paulo (USP), Brasil. email: fvecchia@sc.usp.br
2

Arquitecto, Maestra en la Universidad Autnoma de Yucatn (UADY), en 1995. Profesor del Cuerpo Acadmico Componentes y Condicionantes de la Vivienda, Facultad de Arquitectura de la UNACH, Mxico e-mail: gnolasco@prodigy.net.mx
3

Programa de Postgrado en Ciencias de Ingeniera Ambiental EESC, USP, Brasil email: jaqh2000@yahoo.com.mx.

RESUMEM O artigo mostra os resultados de medies trmicas experimentais de telhados verdes ligeiros em clulas de prova construdas em clima tropical de altitude, com uma cota de altimetria de 900 metros. Os resultados obtiveram-se por mdio das temperaturas interiores, do ar e das superficiais, e evidenciam que o teto verde fator de reduo das mudanas trmicas entre o exterior e o interior, pois atua como elemento de atraso e de amortecimento trmico, sobretudo, em edificaes de um nvel em que os telhados so mais vulnerveis as mudanas trmicas. Respectivamente, o atraso verificado foi de 4 (quatro) horas e o amortecimento de 6 C. Observou-se que as temperaturas do ar e as temperaturas superficiais interiores do telhado verde tiveram, em sua reao em frente ao calor, temperaturas menores que as do ar exterior e embaixo dos limites do conforto trmico, hipoteticamente tomando-se o Diagrama Bioclimtico de Victor Olgyay (1963) como referncia de limitante superior.

INTRODUO Este artigo busca mostrar os resultados da medio experimental comparativa das temperaturas de dois telhados em duas clulas de prova (prottipos) de igual construo. Um teto tradicional composto por lousas de concreto armado sem utilizao de teas de recobrimento e outro alternativo com a aplicao de pasto sobre a coberta. A importncia do pasto refere-se atenuao das temperaturas interiores, sobretudo, das superficiais que, alm de incrementar os valores das temperaturas do ar interior, atuam, diretamente, sobre a pele das pessoas ao interior das moradias, por mdio do efeito de mudanas trmicas por radiao.

Ainda que a percepo do conforto trmico seja diferente para diferentes pessoas, seus efeitos previsveis na sade e na produtividade do trabalho intelectual ou no afetam o desenvolvimento econmico pela utilizao irracional de energia para o acondicionamento trmico das edificaes, entre outros efeitos indesejveis, mas, necessrios. Em duas clulas de prova projetadas para o ensaio experimental, em igual condio, construram-se variando-se s os sistemas de teto. O estudo de avaliao comparativa das respostas trmicas faz parte de esforos de investigao cooperativa entre as Universidades Autnoma de Chiapas, en Mxico, e a de So Paulo, Sao Carlos, no Brasil, alm de participar do Sub-Proyecto XIV.8-Casapartes, Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologa para o Desenvolvimento (CYTED). O estudo de carter experimental justifica-se, pois no possvel, pelas variveis termo fsicas do pasto, tomar programas computacionais ou modelos matemticos de simulacro para predio das temperaturas interiores, superficiais e do ar. Este estudo poder contribuir no tema de equaes predictivas de temperaturas interiores, de Givoni yVecchia (2001), porque essas equaes so formuladas par dar respostas de medies experimentais , dos dados das temperaturas interiores e da radiao solar global junto com os valores da temperaturas do ar exterior. Os resultados que se conseguiram neste experimento mostram que h claras vantagens na construo de tetos verdes, pois dito sistema atua como elemento de atraso e de amortecimento trmico, sobretudo, em edificaes de um s andar em que seus telhados so os fechamentos mais frgeis nas mudanas trmicas com o clima exterior. Respectivamente, o atraso verificado foi de quatro horas e o amortecimento de 6C. Alm dessas vantagens, pde-se observar que as temperaturas do ar e as temperaturas superficiais interiores do telhado verde tiveram, em sua reao em frente ao calor, temperaturas menores que as do ar exterior e por embaixo dos limites do Conforto Trmico, hipoteticamente tomando como referncia de limitante superior o Diagrama Bioclimtico de Olgyay (1963). O lmite superior pode-se achar como no caso das temperaturas superficiais da pele, entre 32C a 33C segn Dogerty y Szokolay (1999) e o limite inferior aos 19 C, o valor mximo da equao de SIPLER, para o efeito wind chill. Finalmente, importante dizer que os sistemas construtivos dos tetos verdes so fundamentais na determinao de suas propriedades trmicas, pois a composio do substrato (terra), com a espessura dele, incrementa a capacidade trmica e, portanto, produz maior armazenamento e atraso trmico nos telhados. Os experimentos realizados e descritos nesse artigo referem-se coberta verde ligeira (CVL), com uma espessura mxima de dez centmetros, como est esquematizado no grfico 1.

Material e mtodos Anlise climtica No dia experimental tomado para a avaliao est definido como dia de excepcional calor, pelos valores da temperatura do ar exterior e, tambm, por o valor dele mximo de 34C, maior que a mdia das mximas. O efeito da radiao solar global foi total pelas caractersticas de cu limpo por todo o dia, com valor mximo de 837 W/m2. Ademais, o episdio climtico adotado passou no domnio de uma massa Tropical Atlntica (mTA), de caracterstica seca e peculiar a essa poca do ano . (Vecchia, 2005a). Sistema de aquisio de dados O aparelho de medio CR10X, Campbell Scientific Inc., foi utilizado para aquisio e para armazenamento de dados do clima e do interior das clulas de prova. O sensor de temperatura e humidade do ar foi o HMP45AC de Vaisala e da radiao solar global foi o piranmetro Koeppe & Zonen. As temperaturas superficiais e do ar interior tomaram-se com termopares tipo T (cobre-constantin), 2 x 24 AWG, com dupla proteo de PVC. Sistema de medies O sistema de medio automtico registrou todos os dados a cada 20 segundos com totalizaes a cada meia hora, formando conjuntas mdias com 180 dados por hora. Os registros das temperaturas do ar dos interiores foram tomados por termopares distantes a 1,50 metros do andar, com um dispositivo de proteo (abrigo) contra possveis erres impostos por radiaes internas, como se aprecia no grfico 2. As temperaturas superficiais registraram-se tambm por termopares que tivessem suas pontas inseridas em pequenas cavidades feitas nas superfcies interiores dos telhados e com proteo de massa trmica para impedir o efeito negativo da radiao interna.

Celas de prova (prottipos) As celas de prova esto configuradas de acordo com o que registra o grfico 3, trreo e corte, com 2,30 x 2,70 metros e altura media de 2,60 metros. Andar de hormign e paredes perimetrales de tijolos de cermica macios, pintados de cor branca. A estrutura do telhado de ambos prottipos est formada por vigas pr-fabricadas de concreto armado e com abobadilha cermica entre as vigas com uma camada de concreto de 3 centmetros de espessura na parte superior, armada com fios de ao por dilatao.

Resultados obtidos e discusso Foi definido no dia 9 de outubro como tpico experimental (Vecchia, 1997), representativo da atuao e do domnio de uma massa Tropical Atlntica (mTA), de caracterstica seca, com valores excepcionais da temperatura do ar, superiores s mdias das mximas, e com radiao solar global 850 W/m2, no dia do cu limpo. No grfico 4 distinguem-se dois aspectos principais. Primeiro o fato de que todas as temperaturas encontram-se quase iguais s 9 horas e trinta minutos (na manh) e, depois na noite, s 22 horas e trinta minutos, originando um perodo total de 13 horas no qual as temperaturas seguem em sua reao em frente ao calor. O segundo aspecto que, nessa reao, as diferentes propriedades termo fsicas dos componentes construtivos impem as diferenas de temperaturas interiores, do ar e das superfcies. A maior temperatura superficial a do teto de lousa de concreto, com valor de 45C, seguida pela do teto verde, com valor de 26,7C. Alm disso, h um atraso de quatro horas entre os valores mximos das temperaturas superficiais de ambos prottipos.

Especial ateno merece observar que a temperatura superficial mxima do teto verde a menor das mximas, alm de ser a menor por todo o perodo vespertino. A comparao entre as temperaturas mximas dos prottipos, lousa de concreto e teto verde, aproxima-se aos 18C, que se deve considerar elevado, sobretudo se considera-se a temperatura superficial mxima, tsi da lousa de concreto, tsi lousa de concreto = 45 C, contra os 27 C da superficial de teto verde. Alm do valor mais reduzido, o valor de tsi de teto verde =27 C est por embaixo dos limitantes superiores de conforto trmico propostos por diferentes diagramas e por diferentes metodologias estabelecidas para delimitar limite-los de conforto. A percepo das temperaturas radiantes adequada, por no impor stress trmico aos possveis moradores das edificaes com esse tipo de teto. Portanto, na reao em frente ao calor, o prottipo de teto verde apresenta melhores e mais adequadas condies de conforto trmico, por seu comportamento ante o calor. Absorve a radiao solar, transmite-a internamente por conduo (pasto, substrato, lousa de concreto) e, aps um intervalo de tempo, a retransmite no interior do prottipo, o calor, em ondas largas (de 0,4 hasta 9 micrmetros), esquentando o ar interior e afetando as pessoas por mdio da transmisso por radiao. A aplicao do teto verde permitiria s pessoas a adequada percepo de conforto trmico no interior, por temperaturas baixas no interior durante todo o perodo crtico de calor, pela tarde, ao invs do telhado de lousa concreto que apresenta temperaturas radiantes maiores que as suportveis de 32,1 C a partir das 11 horas (Dogerty y Szokolay, 1999). Considerando que os valores das temperaturas superficiais do teto verde so menores que todas as demais temperaturas, se pode concluir que em sua reao em frente ao calor, a superfcie do leito inferior do teto verde atua como um elemento absorvente do calor do ar interior, pois, por ser menor sua temperatura, lhe rouba temperatura ao ambiente. O teto

verde ento um elemento ou sistema passivo de refrigerao de ambientes interiores, em sua reao ao calor, principalmente no perodo crtico, pela tarde. Pelo anterior recomenda-se sua aplicao como elemento de mitigao ao excesso de calor proveniente de lousas de concreto armado, muito utilizadas em toda Latino Amrica. Observando-se os valores das temperaturas superficiais e do ar interior do prottipo de lousa de concreto armado conclui-se que: A partir de aproximadamente 12 horas as temperaturas superficiais esto acima dos 32C, onde comearia a percepo do desconforto, pelos ganhos de radiao trmica sobre a pele dos possveis habitantes. Isso ocorreria at cerca das 22 horas (na noite). Nesse intervalo, a lousa de concreto armado tambm atua como elemento de esquentamento do ar interior que, desde 16 at 18h 30 minutos, apresenta temperaturas acima dos 32C, incrementando a percepo do calor. Portanto, recomendam-se medidas de atenuao trmica em todas as lousas de concreto armado, tais como pintura em cores claras, sombrear a superfcie exterior, aplicar algum isolante trmico e/ou barreira de radiao, entre outras medidas de mitigao trmica. Ainda que as temperaturas do ar interior no sejam muito inadequadas, esto cerca dos limites superiores de conforto trmico aceitveis, seu conjugao com as temperaturas superficiais faz dano sade, produtividade em atividades trabalhistas em escolas, escritrios, plantas, hospitais, etc., sobretudo, percepo das temperaturas ambientais e a satisfao em quanto ao ambiente trmico. Com o anterior expem-se evidncias de que o teto verde uma mistura de dois efeitos trmicos: sombrear a superfcie com o pasto e agregar edificao massa trmica mediante a espessura do substrato. Conclusiones O substancial avano da investigao o de concluir que: os tetos verdes exibem um comportamento trmico de refrigerao em sua reao em frente ao calor, j que sua superfcie interior apresenta temperaturas menores que as do ar interior e as do ar exterior. Por isso, atua como elemento atenuador trmico dos espaos interiores, contribuindo a diminuir os valores da temperatura interna do ar. Portanto, permite uma adequada percepo do conforto trmico em perodos de calor excepcional e, por isso, tambm vlido em todos os momentos em que os ganhos de calor podem comprometer a percepo das temperaturas ambientais ao interior das moradias. Alm das importantes vantagens trmicas, os tetos verdes, cumprem funes estticas nos edifcios e colaboram reduzindo a probabilidade de ocorrncia de ilhas de calor urbano, e a eventual inundao pelo atraso do escorrimento das guas de chuvas (runoff) e seu possvel reuso para finalidades especficas.

DESEMPENHO DE ISOLAMENTO TRMICO DE SISTEMAS DE TELHADO VERDE Serdar Celik, Susan Morgan, William Retzlaff and Orcun Once Mechanical Engineering, Southern Illinois University Edwardsville, USA, e-mail: scelik@siue.edu Civil Engineering, Southern Illinois University Edwardsville, USA, e-mail: smorgan@siue.edu Biological Sciences, Southern Illinois University Edwardsville, USA, e-mail: wretzla@siue.edu Mechanical Engineering, Southern Illinois University Edwardsville, USA, e-mail: oonce@siue.edu

RESUMO Este estudo est na anlise terica e experimental de propriedades de isolamento trmico de diferentes sistemas de telhado verde com base em medies experimentais. Os testes foram realizados em 12 diferentes amostras de telhado verde, envolvendo quatro tipos de mdia de crescimento (lava, arkalyte, pedra-pomes, haydite) combinados com trs tipos sedum (kamtchaticum, spurium, sexangulare). Leituras de temperatura nas bases de cada amostra foram gravadas durante trs anos consecutivos a cada 15 minutos. Os dados foram processados e os comportamentos de isolamento de cada aplicao de telhado verde foram analisadas usando a teoria relevante. As variaes de temperatura de base entre as amostras testadas mostraram que a seleo correta dos meios de comunicao de crescimento e vegetao pode gerar economias significativas de energia para ar condicionado.

INTRODUO Nos ltimos anos, o isolamento dos edifcios tornou-se mais significativos porque os custos de energia tm vindo a aumentar continuamente. Paralelo ao aumento dos custos, as tecnologias de isolamento tm vindo a melhorar, tambm. Hoje, a maioria dos materiais de isolamento disponveis no mercado sinttica. No entanto, existem tambm tcnicas de isolamento natural que seja sustentvel e ambientalmente amigvel. Esta nova revoluo a tecnologia chamada telhado verde, onde os telhados de envelopes de construo so cobertos com plantas. Esta aplicao considerada a entregar vrios benefcios como a reduo de aquecimento e arrefecimento dos custos de energia, diminuindo a gua da chuva run-off, filtragem de poluentes e CO2 out do ar, diminuindo o efeito ilha de calor em cidades altamente povoadas, e aumentando a vida til dos materiais de construo.

Uma das principais vantagens do telhado verde em edifcios a economia de energia devido reduo no aquecimento necessria e ar-condicionado cargas nas estaes de inverno e vero, respectivamente. Benefcio trmico de sistemas de telhado verde tem sido cobertos em

numerosos estudos (Eumorfopoulou e Aravantinos, 1998; Feng et al 2010;. Liu, 2003; Niachou et al 2001;. Palomo e Barrio, 1998;.. Sidwell et al, 2008), experimentalmente.

TRANSFERNCIA DE CALOR Para a anlise da transferncia de calor, o dossel da planta e as regies de mdio crescimento podem ser combinados para formar um nico domnio. Este modelo de telhado ilustrado na figura. 1. O balano energtico pode ser definido entre o acoplamento mdio de plantas do dossel crescimento e as camadas do telhado restantes. Esta anlise envolve a transferncia de calor radiativa e convectiva de / para a superfcie superior da vegetao e conduo atravs do sistema acoplado e abaixo das camadas de cobertura do sistema, como a membrana do telhado, isolamento, e madeira serrada.

Fig. 1 Modelo combinado de telhado verde. A transferncia de calor lquido total de radiao para a amostra de telhado verde

Onde a absoro, A a rea de superfcie exposta, GND, Gd, e GR so a normais direta, irradiaes difusa e refletida, respectivamente, a emitncia, a constante de StefanBoltzmann, Ts a superfcie da amostra temperatura e T a temperatura externa ambiente. Transferncia de calor convectiva a partir da superfcie da amostra telhado verde pode ser calculado por

O coeficiente de transferncia de calor por conveco, h, uma funo da velocidade do vento, a geometria do domnio, e rugosidade da superfcie. Transferncia de conduo de calor

atravs das amostras telhado verde e o resto dos materiais de cobertura uma funo da condutividade trmica (k) e espessura (L) de cada camada.

onde Tr a temperatura de design de interiores e Rtotal a resistncia trmica da unidade atravs de todas as camadas que dada por a seguinte equao:

Com base na lei da conservao de energia, assumindo paredes laterais adiabtica (desprezando a perda de calor / ganho dos lados) e 1-D de transferncia de calor da superfcie superior para a base do sistema de telhado verde, pode-se obter:

Da, obtendo variadas temperaturas dirias no exterior, os valores de irradiao e coeficiente de transferncia de calor por conveco, fluxos de calor atravs de sistemas de telhado diferentes podem ser calculados e comparados para anlise de energia. Os resultados deste estudo experimental sero dados na seo de resultados.

Assumindo valores iguais de conduo de fluxo de calor devido s mesmas condies do ar exterior e propriedades geomtricas, pode-se comparar os valores unitrios de resistncia trmica atravs do dossel de plantas acopladas crescimento empregando-media

onde Tb a temperatura base abaixo da mdia de crescimento, Rp + g a resistncia trmica da unidade, e i e j so os ndices referentes ao tipo de meio de crescimento eo tipo de vegetao.

EXPERIMENTAO E PROCESSO A configurao experimental envolve amostras bloco verde telhado com sondas de temperatura e data loggers weatherproofed. Os diferentes tipos de crescimento mdio e plantas produzindo 12 combinaes esto listadas na Tabela 1. As plantas usadas nos experimentos so ilustrados na fig. 2.

Tabela 1. Cdigos das denominaes de amostras testadas. Growth Medium L Lava A Arkalyte PPumice H-Haydite Vegetation Species S Sedum spurium K Sedum kamtchaticum A Sedum sexangulare

Fig.2. Plantas testadas. As leituras de temperatura foram obtidas utilizando a sondas de alta preciso de solo / gua HOBO TMC6-HD e os dados foram gravadas por a HOBO U12-008 feita prova da intemprie. A preciso das sondas declarada como 0,25 C a 20 C pelo fabricante e a preciso dos dados registradore pela U12 dada como 2 mV 2,5% de leitura absoluto. Para o sistema de telhado verde, as sondas para calculo da media de crescimento foram localizadas debaixo e no centro das bandejas de alumnio. Os dados foram coletados continuamente de cada canal cada trs anos, a cada 15 minutos. Cada data logger pode armazenar 43.000 medies que equivalente a trs meses de data. Fig.3. Representa o esquema da instalao experimental.

Fig. 3. Esquemtica da instalao experimental. RESULTADOS Para entender melhor o efeito do meio de crescimento sobre o desempenho trmico de telhados verdes foram determinadas a densidade, porosidade e capacidade de reteno de gua das rochas utilizadas. Estes valores esto listados na tabela 2 (valores marcados com um asterisco so obtidos a partir de literatura pertinente). Verificou-se que as rochas de lava vermelha tem a maior densidade embora tenham porosidade valor prximo ao de pedrapomes, cuja porosidade 80%. A razo para que estas duas rochas tenham alta porosidade devido a que so rochas vulcnicas. Durante sua formao, elas consolidaram-se rapidamente, e fromaram-se bolsas de ar so dentro e a o redor das rochas. Por outro lado, as outras duas pedras arkalyte e haydite, tm valores de relativamente baixa porosidade. Estas so rochas de argila baseado. Em termos da capacidade de reteno de gua, que um parmetro importante devido ao fato de estar relacionado com a capacidade de resfriamento evaporativo do sistema, lava e pedra-pomes so novamente encontrados vantajosos em relao arkalyte e haydite devido a seus valores de porosidade. Alm das propriedades acima mencionadas, as imagens trmicas das rochas tambm foram capturadas com uma cmera trmica. As imagens representam as propriedades reflexivas da mdia de crescimento, juntamente com o seu comportamento de armazenamento trmico. Estas imagens so ilustradas na fig. 4.
Table 2. Properties of growth media (values with * are obtained from literature). Growth medium Lava Arkalyte Pumice Haydite Density (g/l) 1840.9 971.9 641* 1327.4 Porosity (%) 65* 8.8 80* 7.1 Water holding capacity (%) 26 9.9 30* 5.7

Fig. 4. Imagens trmicas de quatro diferentes medidas no mesmo dia. Foram processados os dados brutos recolhidos a partir da data loggers. Para a comparao das temperaturas de base, agosto de 2007 foi selecionado entre os 32 meses de experimentao. Neste ms, todas as amostras comparadas foram totalmente vegetadas, portanto, a sade da planta, que poderia ser um parmetro significativo, foi eliminado na anlise. Fig. 5 ilustra as temperaturas base de doze diferentes combinaes testadas em um dia selecionado que foi 15 agosto de 2007. Na fig. 6 dada a representao do fluxo dirio de calor de trs aplicaes de lava vermelha com diferentes selees de plantas para o dia selecionado Nesta figura, o fluxo de calor negativo implica libertao de calor reverso durante a noite. Para comparao, so apresentados ambientes e temperaturas de referncia de superfcie para o mesmo dia,(Fig. 7). Valores de temperatura de referncia so de um negro no reflexivo EPDM, membrana de cobertura (etileno propileno-dieno monmero), que muito comumente usado em telhados planos na maioria dos edifcios nos EUA midwest. Variao de fluxo de calor do telhado EPDM comparada com a das aplicaes de telhado verde empregando plantas Spurium Sedum. Enquanto a lava parece ser a mais vantajosa, e EPDM as aplicaes que mais consomem energia, pedra-pomes e haydite pareciam ser melhores do que o outro durante as diferentes partes do dia. Isto pode ser explicado pela maior capacidade de armazenamento trmico de hadite em comparao com a pedra-pomes. A comparao de fluxo de calor de EPDM e trs amostras de telhado verde so ilustrados na fig. 8.

Fig. 5. Dados durante o horrio de pico em agosto 15, 2007.

Fig. 6. Valores de fluxo de calor com amostras de lava.

Fig. 7. Ambiente de referncia de superfcie (EPDM membrana), as temperaturas em 15 de agosto.

Fig. 8. Valores de fluxo de calor de amostras telhado verde vs telhado EPDM. CONCLUSO Foram testados diferentes combinaes de meios de crescimento e tipos sedum em um sistema modular de telhado verde para comparar o desempenho isolante. Os parmetros dos diferentes testes foram os meios de crescimento e o tipo de vegetao. Os resultados mostraram que a combinao haydite e sedum sexangulaire (HA) tiveram as melhores caractersticas de isolamento. A diferena de temperatura entre dia e essa combinao foi o ar dentro do mnimo entre todas as combinaes testadas. Por outro lado, no final do horrio de

pico pedras-pomes com sedum kamtchaticum (PK) e lava com sedum spurium (LS) mostrou uma tendncia mais acentuada do que a aplicao de refrigerao HA, devido sua massa trmica ser maior do que a da amostra HA. Uma das vantagens destas duas rochas sobre as outras duas pedras que eles tm altos valores de porosidade (~ 70% de lava, pedra-pomes ~ 90%). No entanto, devido natureza alcalina da formao de algas pedra-pomes, sobre as rochas preencher os poros do meio de crescimento e, portanto, o desempenho trmico destas rochas vai diminuir mais rapidamente no tempo do que a dos outros. Embora arkalyte parecia mais legal ser em termos de imagens trmicas, quando se trata de medies trmicas de amostras de telhado verde com a vegetao, no mostram um desempenho to competitivo. Isto poderia ser devido interao das plantas com o meio de crescimento. Apesar de combinaes particulares poderiam ser selecionados entre todas as amostras devido a suas performances isolantes, observou-se que o mesmo tipo de meio de crescimento com um tipo diferente de vegetao tambm podem produzir resultados significativamente diferentes. Assim, mais estudos sobre as interaes dos meios de crescimento e as razes das plantas devem ser conduzidos.

COBERTURA VERDE LEVE (CVL): ENSAIO EXPERIMENTAL Francisco Vecchia Escola de Engenharia de So Carlos Universidade de So Paulo EESC USP (16) 3373-9540 - (16) 3373-9550 FAX Avenida Trabalhador San carlense, 400 13.566-590 So Carlos - SP fvecchia@sc.usp.br RESUMO. O principal objetivo deste artigo o de apresentar os resultados experimentais do comportamento trmico de uma Cobertura Verde Leve (CVL), comparando-o com os sistemas tradicionais de cobertura existentes no Brasil. Alm disso, o artigo descreve sucintamente o sistema construtivo proposto para telhados verdes, de caracterstica leve, com a utilizao de materiais que provoquem o menor impacto ambiental, de carter sustentvel, que permitam, alm disso, a introduo de sistemas de reuso de gua e do atraso do escoamento das guas de chuva (runoff) que, quase sempre, provocam enchentes no meio urbano. 1 INTRODUO. Em todo o pas o crecente e rpido processo de urbanizao tem acarretado diversos sinistros, como as enchentes observadas nas estacoes de primavera e vero, o aumento da temperatura em escala micro e mesoclimtica, ilhas de calor urbano, o efeito estufa, a falta de gua nas grandes cidades. A preocupao com os aspectos ambientais e de sustentabilidade na sociedade de forma geral tem levado ao desenvolvimento de tecnologias de construo com menor impacto ambiental. Buscando amenizar esses problemas est sendo desenvolvida na Escola de Engenharia de So Carlos USP, ampla pesquisa sobre Coberturas Verdes Leves (CVLs) que envolve trs reas distintas de estudo: 1.) comportamento trmico; 2.) sistema construtivo de caracteristica leve e de 3.) reuso e de retardamento do escoamento de guas de chuva por meio de coberturas verdes leves (CVL). 2 MATERIAL E MTODOS. 2.1. Mtodo Construtivo. O projeto sobre coberturas verdes leves (CVLs) proposto tem por objetivo utilizar materiais e mtodos que provoquem o menor impacto ambiental em todas as etapas de construo e ao longo da vida til do edifcio. Para a sua avaliao foi proposto a instalao experimental de telhado verde, de caracterstica leve, utilizando materiais renovveis, a exemplo do impermeabilizante a base de leo vegetal (resina poliuretana PU) de

mamona (Ricinus communis). Alm dos aspectos construtivos sustentveis, a aplicao das CVLs tem por objetivo contribuir eficincia energtica dos edifcios, por meio da reduo do condicionamento eletro-mecnico; atender aos requisitos do Conforto Ambiental minimizando os valores da temperatura interna do ar e das temperaturas superficiais sistema de cobertura. Esses dois aspectos, eficincia energtica e conforto ambiental, por sua vez, aspectos do Desenvolvimento Sustentvel, igualmente contribuem para reduzir problemas de sade (respiratrios) e para o aumento da produtividade, intelectual ou no, por meio da promoo de condies adequadas no trabalho (escolas, fbricas e escritrios, hospitais e postos de sade), sobretudo, para edifcios que procurem reduzir os seus custos de operao. O conjunto que compe a cobertura verde leve (CVL) formado pelo substrato (grama com terra vegetal); pela geomanta e por uma camada impermeabilizante. Esse conjunto deve ser colocado sobre qualquer estrutura de apoio (laje pr-moldada cermica, estrutura de madeira, laje concreto normal ou de alto desempenho, etc.). Na figura 1, a seguir, est disposta a estrutura utilizada no ensaio de avaliao, no qual o sistema de cobertura verde foi colocado sobre uma laje pr-moldada cermica.

Fig. 1 - Diversas camadas de uma Cobertura Verde Leve (CVL).

2.1.1 Sistema Construtivo Leve. O projeto foi idealizado para se constituir em elemento de menor peso prprio possvel, com a menor sobrecarga sobre os elementos de cobertura, dos pilares e da fundao do edifcio. Os estudos preliminares indicam possvel equivalncia entre o peso da cobertura verde leve (CVL) e o peso do conjunto estrutura e telhas cermicas. Descrio das etapas prticas de implantao de um sistema de cobertura verde leve (CVL): 2.1.2 Impermeabilizao Ecologicamente Correta. Aplicou-se uma pasta de cimento com ltex sobre a superfcie de concreto da laje pr-moldada, para aumentar a aderncia da resina vegetal impermeabilizante. Tambm foi aplicado o impermeabilizante de leo vegetal (Ricinus comminis) com os devidos cuidados para evitar a penetrao de gua e de possveis agentes agressivos que atacam as armaduras do concreto causando corroso, ou mesmo, ultrapassar a laje pr-moldada provocando goteiras e a formao de fungos e de mofo. O impermeabilizante composto de resina vegetal (obtida pro meio de parceria com a empresa Construquil Polmeros Indstria e Comrcio Ltda) derivada do leo de mamona (Ricinus communis), constitui-se em produto obtido a partir de recurso renovvel, no txico, que no provoca prejuzos ao meio ambiente ou sade de quem a manipula ou de quem a utiliza na fase de ocupao. Esse tipo de resina impermeabilizante possui peculiar importncia devido a sua

aplicabilidade no mbito dos denominados plsticos de engenharia, representando promissor campo de pesquisa de novos materiais de construo. Isso se torna possvel por ser a resina poliuretana um material nobre, de alta resistncia mecnica e por se constituir em sistema de polmeros verstil para aplicaes em diferentes setores da Indstria. 2.1.3 Drenagem e Geocomposto. O elemento drenante MacDrain 2L (obtida por meio de parceria com a empresa Maccaferri) um geocomposto utilizado para drenagem, de caracterstica leve e flexvel, cujo ncleo drenante formado por geomanta tridimensional, composta por filamentos de polipropileno, com espessura entre 10 e 18 mm e termosoldada entre dois geotxteis resinados, no-tecidos, a base de polister em todos os pontos de contato. Geocomposto a nomenclatura tcnica adotada para definir produtos constitudos pela combinao de dois geossintticos (no caso, a geomanta tridimensional do ncleo e o geotxtil do filtro) que, em suma, trata-se de denominao genrica de produto polimrico, industrializado, cujas propriedades contribuem para melhoria de obras geotcnicas, desempenhando funes de reforo, filtrao, drenagem, proteo, separao, impermeabilizao e controle de eroso superficial. 2.1.4 Gramnea. Para a gramnea foi utilizada no experimento a grama esmeralda (Paspalum notatum, doada por NC Floricultura), pois resistente ao dos raios solares e ao pisoteamento. Ressalte-se que existe a possibilidade de ser utilizado outros tantos e diferentes tipos de vegetao rasteira, como a grama amendoim (Arachis repens) que tambm muito resistente ao sol pleno e ainda exige menor quantidade de substrato, pois absorve o nitrognio do ar, fixando-o no substrato. 2.2 Anlise climtica e do comportamento trmico de sistema CVL. A abordagem climtica adotada para o experimento que definiu o dia experimental est baseada nos critrios da Climatologia Dinmica, uma vez que foi incorporado ao estudo experimental o estado atmosfrico dominante no perodo de anlise. Alm disso, o experimento utilizou como referncia as Normais Climatolgicas 1961 1990, publicado em 1992, pelo ento Ministrio da Agricultura e Reforma Agrria, Departamento Nacional de Meteorologia. No experimento realizado no Canteiro Experimental da Escola de Engenharia de So Carlos, Prefeitura do Campus de So Carlos, Universidade de So Paulo, foi considerado o episdio de 04 a 10 de outubro 2004, dias em que a regio Noroeste do estado de So Paulo esteve sobre o domnio de uma massa de ar quente e seca. Pode-se considerar que os valores registrados pelas Estaes Meteorolgicas nada mais so do que registros de propriedades da massa de ar atuante (fase de domnio) na regio. Esses valores dos elementos climticos possivelmente contem as modificaes impostas pelos fatores geogrficos de modificao (altitude, latitude e longitude, entre outras condies fisiogrficas) das condies iniciais do clima (ou das referidas massas de ar que invadem a regio). Particularmente a esse episdio climtico adotado, na cidade de So Carlos, os valores da temperatura do ar exterior atingiram elevados ndices, com a temperatura mxima, do dia 9 de outubro, ultrapassando o valor das mdias mximas histricas para esse ms que de 24.70C, segundo as Normais Climatolgicas de 19611990. Apenas ficando abaixo da temperatura mxima absoluta registrada em 12 de outubro de 1963, quando foi anotado o valor de 36.40C. No dia, 9 de outubro, a umidade relativa do ar atingiu o

valor de 15%, um dos mais reduzidos at ento registrados. Na regio Noroeste do estado de So Paulo os valores variaram ao redor desse nmero, tendo atingido valores menores em cidades vizinhas, a exemplo de Ribeiro Preto, segundo os jornais. Os valores apontados pelas Normais Climatolgicas 19611990 registram umidade relativa para o ms de outubro o valor de 80%, o que no pode ser considerado como valor referenciado, uma vez que destoa das caractersticas de inverno seco com baixo ndice de precipitao total de 157.8mm, cerca de 10% do total anual que de 1495.1mm e que provavelmente provem de erro na digitao da referida Normal. A regio de So Carlos pode ser classificada como de vero chuvoso e inverno seco. De acordo com a clssica classificao de Koppen (1900). O clima sancarlense do tipo Cwa, clima quente com inverno seco. A cidade de So Carlos est localizada a 220 01 de latitude Sul e 470 53 de longitude Oeste, apresenta cotas altimtricas na faixa de 890 metros. O clima sancarlense sob a tica dinmica do clima se caracteriza por uma regio de passagem de frentes frias ao longo de todo o ano. Segundo Monteiro (1967), pode-se dividir o domnio das massas de ar atuantes, nessa regio, em duas etapas principais, denominadas em Pr e Ps Frontal que, por sua vez, tambm se subdividem em outras duas fases, respectivamente, prenncio e avano. Essas duas fases que antecedem penetrao de uma massa Polar Atlntica (mPA) de caracterstica quente. Posteriormente, ocorrem as fases de domnio e transio. Nessas duas ltimas predominam as condies do tempo impostas pela massa Polar Atlntica (mPA), de caracterstica fria e, s vezes, mida. Essa diviso profcua, pois, de acordo com a necessidade de anlise climtica voltada ao comportamento trmico, pode-se determinar a fase mais apropriada ou mais adequada realizao dos experimentos. No caso da presente investigao o perodo escolhido foi o da fase de prenncio e de avano da massa Polar Atlntica (mPA), uma vez que nessas situaes (que antecedem ao avano de uma frente fria) ocorre um sobre-aquecimento do ar, na regio a ser penetrada, pela frente, elevando os valores da temperatura do ar exterior e, ainda, ocorrendo consequente diminuio dos valores da umidade relativa do ar. Outras alteraes nos elementos climticos tambm so possveis de se notar como alterao no regime de ventos predominantes, interrupo da senide da presso baromtrica, alterao na nebulosidade e na formao de nuvens, entre outras. A partir dessa compreenso baseada na abordagem dinmica do clima, pode-se obter ento a definio de episdios representativos, segundo Vecchia (1997), nos quais so consideradas as propriedades das massas de ar que atuam sobre determinado lugar. Dessa forma, entende-se como funciona o clima, a partir da compreenso da circulao geral e regional da atmosfera, aproximando-se da definio de clima adotada pela Organizao Mundial de Meteorologia (OMM) de que o clima pode ser definido como a totalidade de elementos meteorolgicos que, em suas sucesses habituais e em um dado perodo, caracteriza o estado da atmosfera.

Fig. 2 Grfico contendo as temperaturas do ar exterior, mximas dirias, do episdio climtico escolhido, de 4 a 10 de outubro de 2004. O dia 9/10, que antecede a penetrao da frente fria se apresenta como o sobre-aquecimento, conforme mostra a figura. O ms de outubro de 2004 foi marcado pelo avano de, pelo menos, trs sistemas atmosfricos, que atuaram sobre a regio. O mais perceptvel deles foi o de 4 a 11 de outubro, que foi tomado como episdio de referncia e de onde se extraiu o dia representativo do perodo. Esse dia foi escolhido devido as suas caractersticas de notvel calor e de reduzida umidade relativa do ar. O episdio de 4 a 10 de outubro claramente expressa as etapas Pr e Ps Frontais, qualificando-se como episdio entre dois sistemas atmosfricos (frentes) atuantes na regio sancarlense, quando a partir do dia 4 de outubro, sob o domnio de uma massa Polar, de fraca intensidade, inicia sua fase de tropicalizao. Nos dias subsequentes ocorre ento a formao de uma massa Tropical, de caracterstica quente e seca, at atingir o seu pice no dia 9 de outubro, que antecede a penetrao de uma nova frente fria. Esse dia se caracteriza pelo seu sobre-aquecimento, normal nos dias e momentos que antecedem penetrao de uma frente fria, tendo em sua retaguarda uma massa Polar Atlntica, conforme se pode confirmar pelos valores do dia 9 de outubro (tmax = 34.040C) e, da mesma forma, pela imagem do satlite GES, na figura 17. Os dias posteriores ao episdio escolhido no foram considerados por que no apresentam interesse para o estudo do comportamento trmico de sistemas de cobertura, em particular, em sua reao frente ao calor. Esses dias se caracterizaram pela lgica diminuio dos valores da temperatura do ar e do conseqente aumento dos valores da umidade relativa do ar exterior. A seqncia de imagens de satlite (GES; CPTEC INPE, 2004) compreendendo os dias 04 a 10 de outubro de 2004, evidenciam o domnio dessas massas de ar sobre a regio de So Carlos. Na figura, a seguir, a imagem do dia 09/10.

Fig 3 - Dia 9 de outubro. Pr-Frontal e incio do Avano da frente fria tendo em sua retaguarda uma massa Polar Atlntica. O valor da temperatura mxima registrada foi de 34.040C. As reas brancas representam nuvens e so mais frias, ao contrrio das escuras so mais quentes e representam condies de cu limpo (Fonte: INPE).

Por meio do grfico, a seguir, se podem verificar os valores horrios das temperaturas externas do ar, tomadas de forma automtica (registrador CR10x Campbell Scientific Inc.) a cada 20 segundo e totalizadas em mdias de 30 minutos em 30 minutos. 2.3 Ensaio experimental. Anlise do comportamento trmico de sistema CVL. Os procedimentos metodolgicos adotados para o estudo do comportamento trmico de diferentes sistemas de cobertura incluram a utilizao de dois sistemas automticos para aquisio dos principais dados meteorolgicos e dos registros necessrios ao comportamento trmico dos sistemas de cobertura, existentes em prottipos em escala real (2.30 x 2.70 x 2.60m) construdos no Campus de So Carlos, da Universidade de So Paulo. Todos os prottipos possuem piso de concreto (tipo radier com 0.15m de espessura), paredes de tijolo cermico (0.20 x 0.10 x 0.05m) macio com 0.10m de espessura pintadas de cor branca e, completam a construo, portas e janelas de madeira voltadas respectivamente para as fachadas Sul e Norte. As nicas variaes introduzidas se referem aos tipos distintos de sistemas de cobertura. Foram comparados no presente estudo os sistemas mais comumente utilizados, no Brasil, que so as coberturas de telhas cermicas, de telhas de fibrocimento, de telhas de ao galvanizado, junto a outro sistema comum na Amrica Latina, que a laje cermica sem a colocao de telhas. Nesse caso foi construda uma laje pr-moldada com vigotas de concreto com vedao cermica, impermeabilizada com geomanta aplicada sob tintura impermeabilizante a base de leo vegetal de mamona (Ricinus communis). 2.3.1 Medies Automticas e Termopares do Tipo T. Cada prottipo dispe de termopares tipo T (cobre-constantin) para leitura das temperaturas superficiais e das temperaturas interna do ar. As tradicionais medies de temperaturas de globo foram substitudas pelas leituras das temperaturas superficiais, consideradas, mais apropriadas ao estudo realizado que, por sua vez, no pretende comparar os dados obtidos com outros experimentos de outras localidades. Foram dispostos termopares nas superfcies interiores, trs por cada elemento construtivo, tomando-se a mdia delas para representar os valores das temperaturas superficiais. Outro termopar foi instalado, aproximadamente, a 1 metro de altura, para a realizao de medies das temperaturas internas do ar na zona habitada. Existem tambm termopares colocados a 0.10m e a 2.10m para verificao dos gradientes internos de temperatura do ar, que seguem outras normativas e finalidades que no foram consideradas no presente estudo. Portanto, os valores para a temperatura interna do ar, de cada prottipo, se referem apenas s leituras obtidas a 1 metro de altura em relao ao piso. 3 RESULTADOS OBTIDOS. 3.1 Comportamento e Desempenho Trmico da CVL. O dia 9 de outubro de 2004 foi tomado como dia de referncia para o estudo do comportamento e desempenho trmico da cobertura verde leve (CVL) devido a sua caracterstica de notvel calor, superando o valor de 24.70C, que corresponde a mdia das mximas obtida das Normais Climatolgicas para So Carlos de 1961 a 1990, publicadas pelo Ministrio da Agricultura. O valor registrado no episdio do experimento apenas ficou abaixo da temperatura mxima absoluta registrada em 12 de outubro de 1963 com valor de 36.40C, o que, contra os 34.040C, temperatura mxima do episdio climtico adotado, significa uma diferena de aproximadamente 2.50C. Portanto, 9 de outubro pode ser considerado notvel pelo seu valor. A amplitude trmica registrada nesse dia

foi 21.70C, com uma temperatura mnima de 12.70C e uma mxima de 34.040C. O dia foi de cu limpo, com valores da radiao solar global atingindo os 900 W/m2. 3.2 Dia Tpico Experimental. A seguir, na figura 24, est o grfico contendo os valores da temperatura externa do ar para o dia 9 de outubro de 2004, registrados em estao meteorolgica automtica Campbell Scientific Inc., composta por um registrador (datalogger) CR10X, com sistema de armazenamento de energia solar, por meio de clulas fotovoltaicas, ampliado por um multiplicador de 32 canais AM 416, por onde so registrados os dados referentes ao clima exterior. O dia 9 de outubro foi escolhido como referncia por sua caracterstica de notvel calor tmx = 34.040C), superando o valor das temperaturas mdias mximas peculiares ao ms de outubro que de 24.70C. Apenas ficou abaixo da temperatura mxima absoluta registrada para o referido ms eu de 34.60C, ocorrida em 12 de outubro de 1963, conforme j apontado anteriormente.

Fig. 4 Dia Tpico Experimental: 9 de outubro de 2004, representativo do episdio de notvel calor e tomado como referncia para o estudo do comportamento e do desempenho trmico do sistema de cobertura verde (CVL), construda no Campus da USP, regio central da cidade de So Carlos (SP). 3.2 Comportamento Trmico. O comportamento trmico de um ambiente com aplicao de cobertura verde (CVL) pode ser observado por meio do grfico, a seguir, na figura 25, onde se nota que quando a temperatura externa mxima vale cerca de 340C, valor mximo ocorrido no perodo da tarde (registrado s 14 horas e 30 minutos, do dia 9 de outubro de 2004, Estao Meteorolgica do Laboratrio de Construo Civil, Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC USP), sob o domnio de massa Tropical, de caracterstica quente e seca (de atuao habitual na regio de So Carlos na transio primavera-vero). O valor da temperatura interna (no mesmo horrio, ressalte-se s 14h30) do ambiente CVL registrou 260C para a temperatura interna do ar (diferena de 80C em relao aos 340C da externa). Foi registrado um valor de 240C para a temperatura superficial da laje forro que suporta a CVL.

Uma diferena de 100C em relao ao valor da temperatura externa do ar. Ressalte-se que essas diferenas ocorrem no mesmo horrio s 14 horas e 30 minutos do perodo vespertino. Alm disso, fazem referncia aos valores mximos que ocorreram, nesse dia, que superior a temperatura mdia das mximas, que vale 24.70C e pouco inferior temperatura mxima absoluta, registrada at hoje, que foi de 36.40C, ocorrida no dia 12 de outubro de 1963. O processo de trocas trmicas retardado pela ao isolante da cobertura verde leve (CVL), devido a sua constituio termofsica, massa e resistncia trmica, ao de sombreamento provocado pelos arbustos da grama, entre outros efeitos trmicos benficos caractersticos desse tipo de sistema de cobertura.

Fig. 5 - Grfico do dia 9 de outubro contendo os valores da temperatura interna do ar (tbs CVL150) com altura tomada a 1.0 m do piso; da temperatura superficial do forro prmoldado de laje cermica (tsicer) e da temperatura externa do ar ( temp ar exterior).

O grfico anterior evidencia que existe um atraso trmico (tempo que o calor externo demora a penetrar no ambiente interno) de aproximadamente 4 horas, acompanhado de um amortecimento trmico (manuteno da temperatura interna inferior aos valores da temperatura externa do ar) de cerca de 80C. A amplitude trmica dos valores da temperatura interna do ar da ordem de 12.50C, enquanto que a amplitude trmica dos valores da temperatura superficial do sistema de cobertura verde (CVL) de 100C. Isso significa que a superfcie interna da cobertura verde est absorvendo calor no momento de pico dessa absoro, portanto, tende a contribuir para minimizar os valores da temperatura interna do ar. No pice das temperaturas do ar se verifica que a diferena entre a temperatura do ar exterior e a temperatura interna de 5.30C. No entanto, a temperatura mxima do ar exterior ocorre s 14 horas e 30 minutos, enquanto que a mxima do ar interior ocorre s 18 horas, ou seja, com um atraso trmico de 3 horas e 30 minutos. 3.3 Desempenho Trmico. O estudo de desempenho trmico consistiu em analisar as distintas temperaturas de uma CVL, em diferentes pontos, e compar-los com as temperaturas de outros trs tipos de coberturas existentes no mercado: 1.) ao galvanizado; 2.) fibrocimento

ondulada; 3.) laje pr-moldada cermica inclinada (sem telhas) e com impermeabilizao (cor branca) de resina de leo vegetal (Ricinus communis); 4.) cobertura verde leve e, finalmente; 5.) telha cermica.

Fig. 6 - No grfico, acima, esto dispostas as temperaturas superficiais internas de cinco prottipos: 1.) ao galvanizado; 2.) fibrocimento ondulada; 3.) laje pr-moldada cermica inclinada (sem telhas) e com impermeabilizao, de cor branca, com resina de leo vegetal (Ricinus communis); 4.) cobertura verde leve e, finalmente; 5.) telha cermica.

Dois aspectos principais se notam no grfico das temperaturas superficiais dispostas na figura anterior, com relao ao desempenho trmico da CVL. Em primeiro lugar, que o atraso trmico observado entre a CVL e os sistemas tradicionais de cobertura no Brasil (cermica, fibrocimento e ao galvanizado) superior a sete horas. Isto significa que o calor comea a penetrar na CVL no perodo noturno (quando as temperaturas exteriores tendem a ser menores que as interiores), por volta da 20 horas (8:00 p. m.). O segundo aspecto se refere ao amortecimento trmico registrado (os valores horrios da temperatura superficial interna da CVL) superior aos 200C, quando comparado com os demais sistemas de cobertura. A amplitude de variao trmica da CVL (menor temperatura em relao a maior que ocorre no interior do prottipo de CVL) de A = 60C, tendo sido registradas neste dia de notvel calor: temperatura mnima (na madrugada) igual a tmn = 180C e temperatura mxima igual a tmx = 270C (no incio da noite por volta de 20 horas e 30 minutos). Portanto, quando comparada com os demais sistemas de cobertura a CVL se apresenta como a de melhor desempenho trmico, uma vez que apresenta a menor amplitude trmica (A = 60C). Alm disso, as temperaturas superficiais contribuem no comportamento trmico fornecendo energia no perodo noturno (pois permanece com valores superiores aos

registrados para a temperatura interna do ar) e, por outro lado, absorvendo calor no perodo da tarde, quando ento se mantm com temperaturas inferiores s do ar interior. 4 DISCUSSO. Os principais aspectos decorrentes da avaliao experimental de um sistema de cobertura verde leve se referem, neste artigo, a dois fatores principais. Primeiro, se aps a verificao emprica a cobertura se mostra realmente leve, podendo ser aplicada em larga escala. Os ensaios de carga realizados mostram que o peso prprio de uma CVL pode variar de 96,4kg/m, com o substrato seco (sem gua) at cerca de 285,4kg/m com o saturado encharcado de gua, isto , com o substrato umidecido exaustao at atingir o seu ponto de saturao. Isto permite concluir que a carga mxima exercida por metro quadrado de uma CVL (ressalte-se com gua at a saturao) equivalente a carga exercida pelo conjunto de uma cobertura de telhas cermicas, considerados a estrutura de madeira e o peso prprio das telhas. Dessa forma, possvel dizer que o sistema de coberturas CVL em relao ao peso prprio se apresentou adequado a sua ampla utilizao em edifcios. O segundo aspecto se refere questo do comportamento e do desempenho trmico desse referido tipo de cobertura. Quanto ao aspecto trmico cabe verificar a amplitude trmica do sistema de cobertura verde leve (CVL) e compar-lo aos demais tipos que foram elencados para a verificao e comparao entre todos eles. Assim sendo o quadro geral das amplitudes trmicas registradas est expresso na tabela, a seguir. Tabela 1 Comparao das amplitudes trmicas (A) e dos valores mximos, mdios e mnimos, temperaturas superficiais internas (tsi) dos distintos sistemas de cobertura analisados ao longo do perodo de ensaio, 4 a 10 de outubro de 2004.

A tabela anterior, das temperaturas superficiais interiores registradas, em cada prottipo, evidencia que a menor amplitude trmica que ocorreu pertence CVL e vale 9.20C. De onde se conclui que o sistema de cobertura que apresenta a maior dificuldade em trocar calor com o ambiente exterior. Ao contrrio, o sistema composto por telhas de ao galvanizado (sem isolamento) apresenta a maior amplitude trmica (A = 48.40C), implicando em maior e mais rpido processo de trocas trmicas. Deve-se ressaltar que o efeito das temperaturas superficiais no apenas interferem no aumento da temperatura interna do ar, mas, igualmente, provoca desconforto (trocas trmicas por radiao que independem do meio fsico) dependendo da relao entre a proporo das superfcies radiantes e as superfcies de indivduos expostos, denominado fator de forma. Saliente-se ainda que, em mdia, as

temperaturas da pele normalmente se encontram na faixa dos 31 a 340C, o que significa que a partir desses valores o organismo humano passa a ganhar calor por radiao. Logo, as superfcies de sistemas de cobertura que apresentam valores superiores a essa faixa de temperatura estaro emitindo energia radiante a todos os ocupantes de recintos interiores. Pelo grfico das temperaturas superficiais interiores, figura 26, um sistema de cobertura de ao galvanizado passa a fornecer calor a partir das 8 at 18 horas, quando ento atinge e mantm os valores de suas temperaturas superiores aos 330C, em dia de cu limpo, com incidncia de radiao solar global na faixa de 900 a 1000 W/m2. O dia 9 de outubro se manteve com o cu limpo, conforme pode ser observado pelo grfico da radiao solar global, que apresentou uma parbola caracterstica dos dias em que ocorre reduzida nebulosidade. Por sua vez, um sistema de cobertura de telhas onduladas de fibrocimento de 6mm ultrapassa os 330C das 10 s 18 horas e 30 minutos, em condies iguais ao do exemplo anterior de ao galvanizado. A cobertura de telha cermica atinge os 330C s 9 horas e trinta minutos, permanecendo assim at s 18 horas e 30 minutos. Logo, apresenta comportamento semelhante aos das telhas de fibrocimento do exemplo anterior. Uma cobertura, tradicional no Brasil, de laje pr-moldada cermica composta por vigotas de concreto e lajotas cermicas de 150 mm, com aplicao de uma camada de concreto de aproximadamente 250 mm, impermeabilizada com resina vegetal na cor branca, portanto, sem a utilizao de qualquer tipo de telha, atinge os 330C das 12 horas s 20 horas e 30 minutos em funo de constituio termo-fsica, a exemplo de sua massa trmica e absortncia. Ao contrrio dos demais sistemas de cobertura, a CVL no atinge os 330C, nas mesmas condies de todos os demais, uma vez que a sua temperatura superficial interna mxima verificada experimentalmente foi de 26.70C, ficando inclusive abaixo da temperatura mxima do ar registrada que foi de 28.80C. Fato que significa que as superfcies interiores das CVLs contribuem para a absoro do calor interno, no perodo crtico que ocorre na parte da tarde. Tabela 2 - Comparao das amplitudes trmicas (A) e dos valores mximos, mdios e mnimos, temperaturas internas do ar (tbs) dos distintos sistemas de cobertura analisados ao longo do perodo de ensaio, 4 a 10 de outubro de 2004.

As temperaturas internas do ar tambm expressam, juntamente, com as temperaturas superficiais na percepo do Conforto Trmico e, igualmente, permitem estimar o comportamento e o desempenho trmico de ambientes interiores. Pela tabela anterior, das temperaturas internas do ar (tbs) pode ser verificado que o desempenho mais adequado tambm cabe ao sistema CVL, que apresentou valores da ordem de 28.90C para a sua mxima temperatura. Comparando-se esse valor com a temperatura externa mxima (340C), obtm se uma diferena de 50C, valor absolutamente congruente com a possibilidade de se manter temperaturas interiores abaixo das exteriores, sem a aplicao de sistemas passivos ou mesmo

de condicionadores de ar eletromecnicos. Cabe ainda frisar que o valor mximo encontrado para a temperatura do ar interior do sistema CVL ainda se manteve abaixo dos 29 a 320C, porm no no momento de pico da temperatura externa (340C s 14 horas e 30) e sim s 19 horas com um valor de 28.80C. Isto , com um atraso de aproximadamente 5 horas. No mesmo horrio, a comparao se traduz da seguinte forma: temperatura externa igual 340C contra 260C da temperatura interna da CVL, ou seja, um amortecimento de 80C. O que bastante aceitvel para o comportamento trmico, nesse dia experimental de excepcional calor, que se apresentou com valores acima da mdia das mximas, para esse episdio climtico de transio primavera-vero, na regio de So Carlos (SP).

You might also like