You are on page 1of 12

BRECH ECO- SOLIDRIO: LIES A PARTIR DE UMA EXPERINCIA SINGULAR DE

CONSUMO CONSCIENTE

Elaine Pinheiro Costa1 Gianluigi Airoldi Ktia Aparecida O. dos Santos sia Alexandrina V. D. Passos2

Palavras chave: rede de trocas, consumo consciente, economia solidria, tecnologia social.

Este estudo apresenta a tecnologia social do Brech Eco Solidrio, espao de promoo social, por meio de trocas de bens durveis e de conhecimento, discutindo sua consolidao e seus desafios como prtica de economia solidria. O Brech Eco Solidrio, realizado desde 2006 em Salvador, um mercado de trocas de bens usados mediado pela moeda social gro. O evento acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e associaes que fazem parte dos circuitos da economia solidria e diversas atividades de carter cultural, formativo e de sade integral. A iniciativa constitui-se da parceria estabelecida entre instituies de ensino, empreendimentos solidrios, grandes empresas, organizaes governamentais e no-governamentais. A proposta do evento consiste em proporcionar reflexo crtica acerca dos efeitos do consumo para as mudanas climticas atuais e incentivar os participantes a pensarem em outras formas de consumir, que possibilitem manuteno de vida mais saudvel, com diminuio do desperdcio, priorizando o consumo de produtos oriundos de empreendimentos de economia solidria. O Brech favorece a ressignificao do sentido de consumo e possibilita queles que vivenciam esta experincia uma mudana paradigmtica do ter e do ser social. Para realizao do artigo, foi realizada reviso bibliogrfica sobre Economia Solidria e Tecnologia Social. Alm disso, utilizou-se de entrevista com os organizadores e os participantes do Brech, realizada no ms de junho de 2011, sendo de suma importncia destacar que a integrao nesta experincia favoreceu as consideraes por entendermos cada etapa do processo de maneira participativa e a relevncia das nossas prprias vivncias neste trabalho. Os resultados obtidos consistem na identificao de caractersticas na experincia do Brech Solidrio que as afirma como tecnologia social, tais como: solucionar demandas scias, possuir organizao e sistematizao, apresentar grau de inovao, promover o dialogo entre os saberes visando apropriao e o empoderamento, pluralidade de princpios econmicos, finalidade multidimensional, sociabilidade comunitrio-pblica, autonomia institucional, democratizao nos processos decisrios e responder aos critrios de eficcia, sustentabilidade e transformao social. O artigo apresenta ainda a reaplicao desta tecnologia social em contextos locais, nacionais e internacionais. Este trabalho foi desenvolvido a partir das
1

Ps Graduandos UFRB/UEFS- Curso Inovao, Sociedade e Tecnologia Social. Orientadora.

atividades desenvolvidas no curso de especializao em sociedade, inovao e tecnologia social da Universidade Federal do Reconcavo, pois isso qualifica o processo de aprendizagem mediante a articulao entre ensino e pesquisa.

"... a economia solidria garante o aumento da vida til de um produto, evitando assim a produo de novos e diminuindo a emisso de gs carbnico (CO).". Dbora Nunes - Coordenadora de extenso comunitria da Unifacs.

O poder de perverso e de inverso de todas as qualidades humanas e naturais, a capacidade de entre coisas incompatveis estabelecer a fraternidade, a fora divina do dinheiro, reside no seu carter como ser genrico alienado e auto-alienante. Ele o poder alienado da humanidade. (Marx, 1989).

APRESENTAO Este estudo versa consideraes acerca da experincia da tecnologia social do Brech Solidrio, iniciativa entre a parceria estabelecida com empreendimentos solidrios, demais membros da sociedade civil e instituies de ensino, como organizadores. Sendo um espao de promoo social, por meio de trocas de bens durveis e de conhecimento.

APRESENTANDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA SOCIAL O termo tecnologia social, dentro do percurso do Instituto de Tecnologia Social (ITS) e do Centro Brasileiro de Referncia em Tecnologia Social (CBRTS), nasce como esforo de reconhecimento do tipo de atuao especfica das ONGs. O Universo das ONGs foi o lugar a partir do qual o Instituto de Tecnologia Social e o Centro Brasileiro de Referncia em Tecnologia Social propem o conceito de Tecnologia Social, onde a Tecnologia Social circunscreve praticas de intervenes sociais que vem se destacando por um melhoramento das condies de vida da populao includo a diminuio da pobreza, e isso deu-se principalmente no dialogo com tais organizaes. Uma das caractersticas marcantes desta produo a de que as questes apresentadas partem de problemas diretamente relacionados prtica e que essa aproximao entre prtica e teoria o que marca a produo de conhecimento que as ONGs procuram realizar. Essa aproximao, a partir dos atores sociais, da cultura local, da forma como esses atores se organizam, que termina quase por definir um campo do fazer das ONGs (Srgio Haddad 2002). importante ressaltar que o conceito de tecnologia social no se compe apenas por uma definio, mas tambm por princpios e parmetros. A reflexo e a construo do conceito de Tecnologia Social visam melhorar as prticas sociais e contribuir para que novos significados para a produo de conhecimento sejam construdos, aproximando os problemas sociais de solues e ampliando a cidadania. A noo de Tecnologia Social surge no contexto de um progressivo controle social da produo cientfica e tecnolgica, uma vez que, esvaziada a utopia de um progresso cientfico que conduz indefectivelmente melhoria da qualidade de vida, necessrio criar mecanismos institucionais cada vez mais apurados para prevenir conseqncias indesejadas.

Define-se a tecnologia social como um conjunto de produtos, tcnicas ou metodologias desenvolvidas na interao com a populao e apropriadas por ela, que representam efetivas solues de transformao social e melhoria da qualidade de vida. O propsito da tecnologia social , portanto de ser uma alternativa capaz de contribuir para a incluso social. Em relao aos princpios da Tecnologia Social podemos destacar: A aprendizagem e a participao, processos que dentro da tecnologia social devem caminhar juntos; A necessidade de conhecer a realidade de maneira sistmica para poder contribuir com a transformao social, transformao social que ocorre na medida em que h respeito s identidades locais; Que qualquer indivduo capaz de gerar conhecimento e aprender. Quanto aos parmetros da Tecnologia Social podemos ressaltar que: 1. A Tecnologia Social visa soluo de demandas scias concretas, vividas e identificadas pela populao; 2. As decises so tomadas de forma democrtica, a partir de estratgias de mobilizao e participao da populao; 3. A populao participa, aprende e apropria-se da Tecnologia social; 4. H planejamento, aplicao e sistematizao do conhecimento de forma organizada; 5. H produo de novos conhecimentos a partir da prtica; 6. Visa sustentabilidade econmica, social e ambiental; 7. Gera aprendizagem que serve de referncia para a reaplicao em novas experincias.

RELATO DE EXPERINCIA A tecnologia social do Brech Eco Solidrio que realizado desde 2006 em Salvador consiste em um mercado de trocas de bens usados atravs da moeda social gro. O objetivo do evento, segundo os organizadores, de conscientizar sobre os efeitos do consumo para as mudanas climticas atuais e incentivar os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudveis, com menos desperdcio e priorizando produtos das cooperativas de economia solidria. O evento acontece anualmente em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e associaes que fazem parte dos circuitos da economia solidaria e diversas atividades de carter cultural (apresentaes de msica e dana), formativo (variadas atividades de educao ambiental) e de sade integral (aulas de ioga, biodana, qi qong, massagens, reiki).

O Brech Eco Solidrio pode ser considerado uma Tecnologia Social porque:
1. Objetiva solucionar uma demanda social: existe no modelo dominante da sociedade

atual uma corrida desenfreada ao consumismo, ao individualismo e a concentrao de riquezas sem o respeito do ser humano e do meio ambiente. Este tipo de modelo insustentvel e pode levar a autodistruio. A Tecnologia social do Brech Eco Solidrio vem responder a esta situao propondo um modelo alternativo de sociedade.
2. Possui organizao e sistematizao: a Tecnologia Social do Brech Eco Solidrio

possui toda uma serie de mecanismos que orientam e determinam as aes necessrias para a organizao e a sistematizao da mesma.

3. Possui grau de inovao: parte de conhecimentos e experincias pr-existentes e tem

inovao no que diz respeito ao trabalhar em rede, no reaprovveitamento de bens e na utilizao da moeda social.
4. realizada de forma democrtica e atravs uma metodologia participativa e promove a

cidadania: todo o processo de definio, execuo e avaliao das aes realizado de forma democrtica, com a participao e a contribuio de todos os atores envolvidos. A Tecnologia Social promove a cidadania de varias formas: trabalhando para mostar o potencial dos grupos de economia solidria da regio metropolitana de Salvador, estimulando os participantes para as praticas do consumo consciente, da preservaa do meio ambiente e o respeito ao ser humano que o ator principal nesta tecnologia social.
5. um processo pedaggico que promove o dialogo entre os saberes: tendo sempre a

ateno de conciliar os saberes populares das comunidades com os saberes cientficos produzidos pelo ambiente acadmico, rgos governamentais e no governamentais.
6. Visa apropriao e o empoderamento: o objetivo das aes da Tecnologia Social so

gerar renda para os empreendimentos de economia solidria, conscientizar os participantes sobre a tematica do consumo consciente e do respeito ao meio ambiente para formar desta forma cidados que participam da construo de uma sociedade mais justa e capaz de viver em armonia com o meio ambiente.
7. Responde aos critrios de eficcia, sustentabilidade e transformao social: os

resultados alcanados demonstram que a Tecnologia Social eficaz e possibilita a transformao social das de todos os envolvidos. Quanto sustentabilidade os empreendimentos de economia solidria comercializam os seus prtodutos, trabalham em rede, trocam experiencias e divulgam seus produtos, adquirindo mais clientes.. A tecnologia social do Brech Eco Solidrio possui ainda caractersticas de pluralidade de princpios econmicos e finalidade multidimensional. Existe a pluralidade de princpios econmicos, pois encontramos: Troca de bens usados: esta troca realizada no dia do evento quando os participantes podem trocar os prprios pertences por pertences de outros participantes. Esta troca direta caracteriza a presena no evento de elementos de economia no-monetria.

Troca de moeda social por bens ou servios: esta troca realizada tanto durante o evento como nos meses que o precedem. As pessoas que entram em contato com o brech so estimuladas a experimentar o desapego pelos bens materiais e a colocar esses bens a disposio de outras pessoas que podem precisar mais no momento dos mesmos. Em troca quem disponibiliza algo recebe uma moeda social que poder utilizar no dia do brech para adquirir outro produto ou um servio de sua necessidade. Temos, portanto atravs desta atividade elementos de economia mercantil e de economia no monetria.

Exposio e venda de produtos oriundos de empreendimentos de economia solidaria: empreendimentos de economia solidaria tm a oportunidade de apresentar e vender os prprios produtos. Temos desta forma, no brech a presena de elementos de economia mercantil, que se insere, porm dentro da lnea da economia solidaria e no dentro de uma ptica capitalista. Percebe-se que a tecnologia social do Brech possui elementos com finalidade

multidimensional: de um lado tem a finalidade econmica dos empreendimentos de economia solidaria que participam do brech para expor e vender os seus produtos e gerar um lucro para seus associados, assim como os participantes do brech por meio da moeda solidria, da troca no somente de mercadorias, mas de concepo de consumo existente at o encontro com esta nova forma de aquisio e reaproveitamento dos bens. A proposta da tecnologia social do brech desconstri a idia estabelecida do

consumo pelo consumo e possibilita queles que vivenciam esta experincia uma mudana paradigmtica do ter e do ser social. Acrescenta-se a este entendimento, a percepo dos organizadores do evento que tambm atribuem ao brech as finalidades culturais, formativas e de ateno a sade e ao cuidado com o prprio corpo, a mente e o esprito. Conforme afirma Neto (1985 apud Jacques, 2008), evidencia-se nas produes a identidade local expressa seja nos produtos produzidos e/ou nas matrias primas utilizadas, na maneira de comercializar a produo, enfim em todo o processo da economia solidria, neste caso, o brech, quando tais trocas so realizadas, em sua maioria, em ambientes imediatos, de origem e posteriormente a organizao da ao articulada, expande-se para espaos outros levando o que pode ser considerado como identidade coletiva diante da juno organizada, respeitando os processos individuais. (JACQUES, 2008)

De acordo com Genauto Frana (2009), o brech favorece a utilizao de instrumentos inovadores, podendo considerar a moeda social como tal, visto que, alm do aprendizado de uma nova modalidade de relao de mercado, favorece ampliao na circulao de renda sem a ruptura com os moldes tradicionais da oferta e da procura (relao estabelecida entre produto e demanda, produtor e mercado consumidor). A moeda social visa resgatar o sentido antropolgico da moeda, como algo que permite vincular-se a uma totalidade social (Aglietta e Orlan, 1998). Segundo Servet (1999), elas favorecem um retorno paradoxal da qualidade monetria, pelo fato de exprimirem o pertencimento a uma totalidade social, o que permite ultrapassar as conceituaes em termos simplesmente instrumentais. A idia de retorno da qualidade monetria significa que a moeda reencontra explicitamente seu papel histrico de lao social. (SERVET, 1999). A tecnologia social do Brech rene caractersticas de sociabilidade comunitriopblica porque mobiliza empreendimentos de economia solidaria radicados no territrio, em Salvador e toda a regio metropolitana, universidades, empresas, artistas e terapeutas holsticos. Temos, portanto representados na TS do Brech vrios segmentos da sociedade, cada um com um vinculo forte com a prpria comunidade/rea de atuao. Sendo confirmado tal influncia e fora nos ltimos anos em ambiente Francs, que em 2011 os produtos dos empreendimentos ganharam espao no brech em Lion no Dialogeu em Humanit, ampliando seus clientes para um nvel internacional. A tecnologia social do brech possui ainda as caractersticas de autonomia institucional e de democratizao nos processos decisrios. A tomada de decises dentro do brech coletiva todas as instituies que compem o comit de coordenao participam de igual forma e com iguais direitos na construo, gesto e avaliao do evento. Para fazer parte da coordenao do evento necessrio atender critrios: Que a instituio monte ao seu interno um posto de troca onde os interessados podero entregar os bens que sero expostos no dia do evento e receber em troca os gros. Participar de todo o processo de organizao. Gesto e avaliao do evento com um prprio representante. Contribuir com dinheiro ou prestao de servios para a realizao do evento.

CONSIDERAES - RELEVNCIA SOCIAL SOCIAL

E REAPLICAO DA TECNOLOGIA

No contexto atual , juntando os saberes populares com o saber academico, a Tecnologia social do Brech Eco Solidrio, aponta um caminho para enfrentar as crises de valores, economicas e ambientais que o planeta est vivendo e que so causadas pelo modelo dominante da sociedade atual que baseia-se em uma corrida desenfreada ao consumismo, ao individualismo e a concentrao de riquezas sem o respeito do ser humano e do meio ambiente. Este tipo de modelo insustentvel e pode levar a autodistruio. O conceito de Tecnologia Social ainda no conhecido pela maioria da sociedade que pratica e segue o modelo predominante capitalista. necessrio que as polticas pblicas adotem programas voltados a fomentar e financiar as iniciativas de tecnologia social. Como afirma Renato Dagnino (2006) tirar metade da populao brasileira economicamente ativa da informalidade no significa inseri-la no mercado. "Participao a palavra de ordem, mas no deve significar apenas participao poltica, mas tambm na produo de conhecimento". Acreditamos que a a tecnologia social do Brech Eco Solidrio caminha nesta perspectiva, onde alm da participao, acrecentamos reaplicao de tecnologias sociais como esta que apresentamos que j vem sendo reaplicada na Bahia, no Cear e no Paran e na Fran em Lyon.

10

"A construo da economia solidria uma destas outras estratgias. Ela aproveita a mudana nas relaes de produo provocada pelo grande capital para lanar os alicerces de novas formas de organizao da produo, base de uma lgica oposta quela que rege o mercado capitalista. Tudo leva a acreditar que a economia solidria permitir, ao cabo de alguns anos, dar a muitos, que esperam em vo um novo emprego, a oportunidade de se reintegrar produo por conta prpria individual ou coletivamente... (SINGER: 2000 p. 138).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Tecnologia Social: uma estratgia para o desenvolvimento, Fundao Banco do Brasil Rio de Janeiro, 2004. NUNES, Dbora. Pedagogia da participao: trabalhando com comunidades; Salvador: UNESCO/Quarteto,. 2002. FRANA FILHO, G. C. de. LAVILLE, J. L. Economia solidria: uma abordagem internacional. Porto Alegre: UFRGS, 2004. 199p. RIGO, Aridne Scalfoni; CANADO, Airton Cardoso; SILVA JUNIOR, Jeov Torres. Casos de ensino: cooperativismo e associativismo. Petrolina, PE: Grfica Franciscana, 2011. 240p. (Coleo Enapegs) SINGER, Paul. Introduo economia solidria. So Paulo: Perseu Abramo. 2002.

JACQUES, Maria da Graa C. Psicologia Social Contempornea: livro texto . 5. ed. Petropolis (RJ): Vozes, 2001. FILHO, Genauto C. de Frana. Economia Solidria. Revista da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitao e Meio Ambiente- SEDAM. Ano IV, Nmero 4; maro de 2009. Disponvel em: http://www.veracidade.salvador.ba.gov.br/v4/index.php? option=com_content&view=article&id=8&Itemid=3 acesso em junho de 2011.
11

SINGER, PAUL. Economia Solidria pode ser a sada para a crise, afirma Paul Singer. Agncia Brasil. abril de 2009. Disponvel em: http://www.administradores.com.br/informese/informativo/economia-solidaria-pode-ser-saida-para-a-crise-afirma-paul-singer/22465/ acesso em junho de 2011.

12

You might also like