You are on page 1of 2

A sade um direito de todos e dever do Estado.

. Em caso de dificuldade para marcao de consultas e exames em seu municpio, procure a Secretaria Municipal de Sade ou o Conselho Municipal de Sade para orientaes e providncias.

CNCER DE MAMA

Converse com seu mdico e informe-se sobre o exame clnico das mamas e a mamografia.

www.inca.gov.br

n 433

Comunicao Social - INCA / 2009

O que cncer de mama?

uma doena causada pela multiplicao anormal das clulas da mama, que forma um tumor maligno. O cncer de mama tem cura, se descoberto no incio.

E as mulheres com histria familiar de cncer de mama?

Como possvel descobrir a doena cedo?

Por meio da realizao de alguns exames, principalmente do exame clnico das mamas e da mamografia. Todos devem ter cuidados com sua sade, mas, para o controle do cncer de mama, algumas mulheres devem estar mais atentas e realizar exames periodicamente.

Uma parte delas tem herana gentica e, por isso, importante que procurem o mdico para avaliar seu risco de desenvolver a doena. A mulher com me, irm ou filha que teve cncer de mama antes dos 50 anos, ou cncer de ovrio, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clnico das mamas e a mamografia uma vez por ano. o exame em que o mdico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de ndulos ou outras alteraes.

Como a mulher pode perceber a doena?

O que o exame clnico das mamas? O que mamografia?

O cncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroo, acompanhado ou no de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alteraes no bico do peito, o mamilo. Tambm podem aparecer pequenos caroos na regio embaixo dos braos, nas axilas. Lembre-se de que nem sempre essas alteraes so sinais de cncer de mama. Procure um mdico mesmo que no tenha alteraes em suas mamas, porque o cncer de mama pode no ser percebido. No abusar de bebidas alcolicas, no fumar, alimentar-se bem e praticar atividade que movimente seu corpo podem ajudar na preveno de vrias doenas, inclusive do cncer. Alm disso, a amamentao e, principalmente, o controle do peso corporal depois da menopausa podem prevenir o cncer de mama. Se a mulher for se submeter reposio hormonal, importante que converse com seu mdico sobre riscos dessa prtica.

Quem deve estar mais atenta?

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de sade para ter suas mamas examinadas por um profissional de sade anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher tambm deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de cncer de mama aumenta com a idade.

uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamgrafo. feita uma compresso das mamas para visualizar pequenas alteraes, o que permite descobrir o cncer de mama em fase inicial. O auto-exame no substitui o exame realizado por um profissional de sade treinado. Entretanto, importante que a mulher esteja atenta ao seu corpo e sade das mamas. Se voc observar alguma alterao em suas mamas, procure imediatamente um mdico.

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?

E o auto-exame das mamas?

Disque Sade: 0800-611997

You might also like