You are on page 1of 28

Os marcadores tumorais ou marcadores biolgicos, so macromolculas, em sua maioria protenas ou pedaos de protenas, incluindo antgenos de superfcie celular, protenas

citoplasmticas, enzimas e hormnios, que esto presentes no tumor, no sangue ou em outros lquidos biolgicos, cujo aparecimento e/ou alteraes em suas concentraes esto relacionados com a gnese e o crescimento de clulas neoplsicas. Um marcador tumoral pode ser produzido pelo prprio tumor ou pelo corpo, em resposta presena do cncer. Testes para marcadores tumorais podem ser realizados junto com outros testes ou exames de imagem, para detectar e diagnosticar alguns tipos de cncer. Tais testes no devem ser utilizados sozinhos, pois a maioria dos marcadores pode ser encontrada em nveis elevados em pacientes que tem condio no cancerosa, e ainda, por que nenhum marcador tumoral totalmente especfico para um tipo particular de cncer.

Classificao pela resposta:


Marcador Tumoral Celular: antgenos localizados na membrana celular tais como marcadores para leucemia, como hormnios e receptores de fatores de crescimento.

Marcadores Humorais: substncias que so sintetizadas pelo tecido tumoral ou substncias formadas pelo organismo em reao ao tumor.

Marcadores Genticos: representados por sequncias de genes e protenas por ele codificadas que so super expressos em situaes de desenvolvimento tumoral. Tm demonstrado enorme potencial diagnstico, especialmente com o advento da tcnica da reao em cadeia da polimerase (PCR).

1) Especfico do respectivo tumor: No ser detectado em doenas benignas ou indivduos saudveis.

2) Possuir alta sensibilidade: Ser detectado muito precocemente, quando apenas algumas clulas cancerosas estiverem presentes.

3) Libertado proporcionalmente ao volume do tecido tumoral

4) Dosevel com fiabilidade.

Porm, como essa substncia ideal no existe na prtica o valor diagnstico de um marcador tumoral depende da sua especificidade e da sua sensibilidade. O marcador ser tanto mais especfico quanto mais baixo for probabilidade de fornecer resultados positivos falsos, e tanto mais sensvel, quanto maior for probabilidade de fornecer resultados positivos nos casos confirmados de tumor.

O antgeno carcinoembrionrio (CEA) normalmente sintetizado e secretado pelas clulas que revestem o trato gastrintestinal do feto e em pequenas quantidades no adulto. Em situaes normais, eliminado pelo intestino e em desordens benignas e malignas do trato gastrintestinal, pode ser detectado no sangue circulante. Amplamente aceito como auxiliar no monitoramento do cncer, CEA no deve ser visto como um marcador tumoral especfico, pois ele secretado em pequenas quantidades por certos tecidos normais durante toda a vida adulta. a deteco no soro associa-se a vrias malignidades como as de estmago, pncreas, gastrintestinais, mama, pulmo e ovrio.

O antgeno carcinoembrionrio est presente em doenas benignas como hepatopatias, pancreatites, enfisema pulmonar, doenas benignas da mama, colite ulcerativa, doena de Crohn e plipo retal. Nveis mais elevados so encontrados em tabagistas. O CEA usado na monitorao de tumores gastrintestinais, particularmente no cncer colorretal. O CEA pode ser usado para monitorar a eficcia do tratamento, a recidiva da doena local ou metasttica. Elevaes dos nveis de CEA so maiores nas metstases e menores na recidiva local. Os nveis mais altos so encontrados nas metstases sseas e hepticas.

A alfa-fetoprotena (AFP) a principal glicoprotena plasmtica precoce do feto humano. sintetizada pelo fgado fetal, seus nveis se elevam durante a 14a semana de gestao, atingindo os ndices normais do adulto em 6 a 10 meses aps o nascimento. Em adultos, est presente em nveis baixos em homens e em mulheres no-grvidas saudveis. Em pacientes com carcinomas

hepatocelulares e tumores testiculares (no-seminomas), encontram-se nveis elevados. Valores elevados tambm podem ser encontrados em cerca de 20% dos carcinomas gstricos e pancreticos e em um pequeno percentual de carcinomas de pulmo e de clon. Nem sempre as elevaes de AFP esto associadas a malignidade. Os nveis podem estar elevados em doenas inflamatrias do fgado, como hepatite viral, hepatite crnica e cirrose heptica. Nveis altos de AFP tambm podem estar presentes em doenas inflamatrias intestinais, como a doena de Crohn, e na colite ulcerativa, que tambm produzem elevaes de antgeno carcinoembrionrio (CEA). A maior indicao da determinao de AFP o monitoramento do tratamento de carcinomas hepatocelulares e de tumores testiculares (no-seminomas) e de suas recidivas. Os nveis de AFP esto correlacionados ao tamanho do tumor. Nos tumores testiculares, utilizada em associao com a beta-gonadotrofina corinica (bHCG), sendo extremamente til no diagnstico diferencial.

O beta-HCG normalmente encontrado no soro e na urina durante a gravidez. Porm, pode tambm estar presente em 10% dos pacientes com doena inflamatria intestinal benigna, lcera duodenal e cirrose heptica. Alm disso, o beta-HCG achado em quase 100% dos pacientes com tumores trofoblsticos e em 10% a 40% de tumores de clulas no-germinativas, como carcinoma do pulmo, mama, trato GI e ovrio. Em pacientes com tumores trofoblsticos (clulas germinativas) como seminomas, teratomas e coriocarcinomas, o beta-HCG muito til diagnosticando, monitorando terapia, prevendo o aparecimento de metstases e predizendo o fracasso de tratamento ou recidivas da doena. Quando avaliado em combinao com AFP, torna-se particularmente til na deteco dos seminomas.

Essa protena foi inicialmente descoberta na prstata, mas foi encontrada mais tarde numa variedade de tecidos. Contudo a PAP est presente apenas em pequenas quantidades no sangue. Os nveis de PAP no sangue so elevados em alguns pacientes com cncer de prstata, a maioria dos quais tm a doena avanada; sendo elevada apenas algumas vezes em pacientes no estgio inicial da doena. Nveis elevados de PAP tambm esto associados com outros tipos de cncer, incluindo mieloma mltiplo, sarcoma osteognico (osso), e cncer que tenha se espalhado para o osso.

uma protena encontrada por todo o corpo. Como resultado, quase todos os tipos de cncer como tambm muitas outras doenas podem elevar os nveis de DHL. Por isso, esse marcador no pode ser usado para descobrir o cncer (procurar cncer em pessoas com sintomas) ou para diagnosticar um tipo particular de cncer. Entretanto, pode ser usado para monitorar o curso do cncer de um paciente. Altos nveis de DHL persistentes ou recorrentes depois do tratamento, normalmente indicam que a doena ainda est presente ou houve recidiva.

A cromogranina-A a principal protena solvel do granulo de cromofina e pode ser liberada da medula adrenal juntamente com as catecolaminas mediante estimulo nervoso. Entretanto, no est restrita a clulas cromofinas da medula adrenal e neurnios simptico estando tambm presente em vrios tecidos neuroendcrinos. Nveis sricos elevados podem ser encontrados no feocromositoma e no carcinoma pulmonar de clulas pequenas (SCLC).

O antgeno do carcinoma de clulas escamosas (SCC) uma sub frao praticamente neutra do antgeno tumoral TA-4 purificado a partir de tecido carcinomatoso de clulas escamosas do crvix uterino. Mais de 70% das pacientes com cncer cervical avanado possuem SCC elevado. O ensaio para SCC til no acompanhamento das pacientes com cncer cervical, durante a terapia, pois tem uma sensibilidade de 83% e uma especificidade de 95%. O SCC tambm til no monitoramento de carcinomas de clulas escamosas de cabea, pescoo, pulmo, boca mandbula, rosto, esfago e canal anal. As concentraes sricas de SCC so mais elevadas em pacientes com metstases. Aproximadamente 50% dos pacientes com insuficincia renal apresentam concentraes sricas elevadas de SCC.

Cyfra 21-1 um fragmento da citoceratina 19 encontrado no soro. uma subunidade do filamento intermedirio de citoceratina expressado nos epitlios simples e em seus correspondentes malignos. particularmente abundante no cncer de clulas pequenas do pulmo. No adenocarcinoma pulmonar, quando associado a dosagem do CEA, apresenta um aumento de sensibilidade de 10%. Est presente tambm em neoplasia maligna de grandes clulas pulmonares e em carcinomas das clulas escamosas do pulmo, constituindo-se num fator de prognstico ruim.

O CA 125 uma glicoprotena de alto peso molecular (>200 kD), de papel fisiolgico ainda desconhecido, presente em diferentes condies benignas e malignas, sendo til especialmente no acompanhamento dos carcinomas ovarianos. A concentrao srica do CA 125 superior a 35 U/mL em aproximadamente 80% das mulheres com carcinoma do ovrio, 26% das mulheres com tumores benignos de ovrio e em 66% de pacientes em condies no neoplsicas, inclusive o primeiro trimestre da gravidez, fase folicular do ciclo menstrual, endometrioses, miomas uterinos, salpingites agudas, tuberculose plvico-peritoneal, cirrose heptica, pancreatites e inflamaes do peritnio, do pericrdio e da pleura.

O CA 19.9 um antgeno carboidrato de superfcie celular, sendo tambm conhecido como antgeno de Lewis. indicado como marcador tumoral do trato gastrintestinal, em cncer de pncreas e trato biliar como primeira escolha e no colorretal como segunda escolha. O CA 19.9 possui sensibilidade varivel com a localizao do tumor: pncreas 70% a 94%, vescula biliar 60% a 79%, hepatocelular 30% a 50%, gstrico 40% a 60% e colorretal 30% a 40%. Em menor freqncia, positiva-se tambm no cncer de mama, de pulmo e de cabea e pescoo. Algumas doenas como cirrose heptica, pancreatite, doena inflamatria intestinal e doenas auto-imunes podem elevar o CA 19.9, sem ultrapassar 120 U/mL.

Atualmente, parece ser um dos marcadores mais sensveis e especficos usados para o diagnstico diferencial do cncer de pncreas e de vescula, apresentando 79,4% de sensibilidade e 79,2% de especificidade quando maior do que 20 U/mL.

O antgeno do cncer 50 uma glicoprotena. Este marcador expresso pela maioria dos carcinomas epiteliais (cncer gastrintestinal e de pncreas). Possui sensibilidade semelhante ao CA 19.9, no sendo indicado o uso simultneo deles. Tambm pode ser expresso por doenas benignas hepticas e das vias biliares e pancreatite. Oitenta a 97% dos pacientes com cncer pancretico apresentam nveis elevados de CA 50, e nos estdios mais avanados do cncer colorretal tambm ficam bem elevados .

A expresso sorolgica de CA 242 em paciente com cncer pancretico similar obtida com os marcadores CA 19-9 e CA 50. Uma das maiores vantagens clnicas deste marcador a observao de baixa frequncia de valores elevados em doenas benignas.

Associado ao cncer de mama eleva-se no curso de sua atividade metasttica. Auxilia a avaliao da resposta ao tratamento, no prognstico e no diagnstico de pacientes sintomticos, constituindo um sinal de progresso da doena.

A subunidade gama de uma isoenzima enolase na via glicoltica, encontrada predominantemente nos neurnios e nas clulas neuroendcrinas, denominada de enolase neuro- especfica (NSE), e pode ser identificada por imunoensaios. Nveis elevados de NSE podem ser encontrados em tumores originrios deste sistema celular neuroendcrino. Essa protena tem sido detectada em pacientes com neuroblastoma, cncer de pulmo tipo microcelular,cncer medular da tiroide, tumores carcinides, tumores endcrinos, pancreticos e melanoma. Contudo, estudos do NSE como marcador tumoral tm se concentrado primariamente em pacientes com neuroblastoma e cncer de pulmo tipo microcelula, pois a NSE srica tambm parece ser um marcador relativamente especfico para cncer pulmonar de clulas pequenas (SCLC) (85%). A medio do nvel de NSE em pacientes com essas duas doenas (neuroblastoma e SCLC) podem prover informaes sobre a extenso da doena e prognstico do paciente, bem como a resposta do paciente ao tratamento, alm de ter valor antecipativo para recidivas da doena em pacientes com SCLC.

utilizado no diagnstico da sndrome e tumores carcinoides. Valores acima do normal so altamente sugestivos de tumor carcinoide. Est bastante aumentado em tumores carcinoides metastticos. Aumentos mais discretos podem ser vistos em tumores carcinoides ovarianos, doena celaca, carcinoma do brnquio, adenoma brnquico tipo carcinoide. Alguns pacientes com tumor carcinoide podem ter o nvel de serotonina urinria normal, em geral esses pacientes no apresentam sndrome carcinoide.

A calcitonina um hormnio polipeptdico secretado pelas clulas parafoliculares ou clulas C da glndula tiroide. A principal funo da calcitonina a inibio de reabsoro ssea pela regulao do nmero e atividade de osteoblastos. A calcitonina secretada em resposta direta ao alto nvel srico de clcio. Seu nvel srico pode aumentar em pacientes com uma taxa elevada de reposio ssea associada metstases esquelticas. Tumores malignos da clula C (carcinoma medular da tiroide) frequentemente produzem nveis elevados de calcitonina. Seus nveis podem tambm ser elevados em alguns pacientes com carcinomas broncognicos, alm de cncer de mama ou pncreas. Pacientes com insuficincia renal crnica, sndrome de Zollinger-Ellison, anemia perniciosa, e ainda mulheres grvidas e recm-nascidas podem apresentar nveis elevados de calcitonina.

uma protena produzida por alguns cnceres de mama. Pesquisas recentes sugerem que as clulas de cncer de mama que contm a Catepsina D, so mais suscetveis de se espalhar (disseminar metstases) do que as clulas que no contm a protena. Contudo, alguns outros estudos no confirmaram esses resultados. Por conseguinte, maiores pesquisas so necessrias para aprender se a Catepsina D pode ser usada como ferramenta de prognstico. Se for concludo que essa protena pode ser associada disseminao das clulas de cncer, um teste para Catepsina D pode provar ser muito til na determinao de que pacientes devem beneficiar-se de uma terapia adjuvante (terapia adicional) em seguida terapia primria.

O MCA uma glicoprotena com peso molecular de 350Kd, utilizado para monitorizar o carcinoma mamrio. Seu valor de referncia 11U/mL. No h indicao para seu uso no diagnstico de doena loco regional. Possui especificidade de 87% e sensibilidade inferior ao CA 15.3, sendo 60% nos casos de doena metasttica. Existem outras situaes nas quais este marcador pode se encontrar elevado, como por exemplo, em doenas benignas de mama (15%), tumores de ovrio, de colo uterino, endomtrio e prstata.

A telomerase uma ribonucleoprotena que se encontra hiperexpressa em um grande nmero de neoplasias malignas. Sua atividade se encontra aumentada nos casos de cncer de bexiga, podendo ser quantificada em amostras de urina ou de tecido. Esta protena pouco expressada pelas clulas eucariticas normais. A presena da telomerase independe do estgio e do grau do tumor vesical. Sua sensibilidade e especificidade para diagnstico de tumores uroteliais da bexiga est, respectivamente, entre 70% e 93% e 60% e 99%.

A 2-Microglobulina uma glicoprotena de baixo peso molecular - 12Kd -, presente em todas as clula nucleadas. Seu valor de referncia no soro 2,0g/ml para pessoas at 60 anos e 2,6g/mL aps os 60 anos sendo que pacientes com 2-Microglobulina maior do que 6,0g/mL tm alto risco e pequena sobrevida. indicado o uso deste marcador tumoral em linfomas no-Hodgkin, sendo ndice de prognstico independente; no mieloma mltiplo relaciona-se diretamente com a massa tumoral total e, isoladamente o mais importante fator de prognstico .

1 - Capelozzi VL. Entendendo o papel de marcadores biolgicos no cncer de pulmo. J Pneumol.2001;27(6):321-28.

2 - Mattos LL, Machado LN, Sugiyama MM, Bozzetti RM, Pinhal MAS. Tecnologia aplicada na deteco de marcadores tumorais. Arq md ABC. 2005;30(1):19-25.

3 - Almeida JRC. Farmacuticos em oncologia: uma nova realidade. So Paulo: Atheneu; 2004:61-72.

4 - Gomes FR. Marcadores tumorais (alcances e limites). Acta Med Port. 1997;10(1):75-80.

5 - Guimares RC, Rodrigues VH, Pdua CAJ, Andrade FAF. Uso dos marcadores tumorais na prtica clnica. Prtica Hospitalar (Belo Horizonte). 2002;IV(23):1-8.

6 - Engelen MJ, de Bruijn HW, Hollema H, ten Hoor KA, Willemse PH, Aalders JG, et al. Serum CA 125,carcinoembryonic antigen, and CA 19-9 as tumor markersin borderline ovarian tumors. Gynecol Oncol.2000;78(1):16-20.

MUITO OBRIGADO !!!

CONTATO
adamogama@hotmail.com

You might also like