You are on page 1of 2

Resistncia dos materiais 07-30: Esforos compostos

Page 1 of 2

Flexo com cisalhamento

| Topo pg | Fim pg |

Conforme j comentado, na maioria dos casos prticos, os esforos so, na realidade, composies de esforos simples. Entretanto, em muitos casos h predominncia de um tipo e os demais podem ser desconsiderados. Para vigas, conforme visto em pginas anteriores, os dimensionamentos foram baseados nas tenses devido flexo, apesar da presena de tenses devido ao cisalhamento, que sempre aparecem com a flexo. Ocorre que vigas tm, em geral, comprimentos muito superiores s dimenses das sees transversais. Portanto, lgico supor que isso tem relao com as diferenas relativas das tenses. Seja uma viga de seo circular engastada em uma extremidade e submetida a uma carga concentrada na outra conforme Figura 01 (obs: o uso de seo circular no recomendado na prtica para este carregamento. Perfis tipo I ou U so mais eficientes. A suposio serve apenas para facilitar o clculo). A tenso mxima de trao ocorre em a da figura (a mxima de compresso, no lado oposto) e, de acordo com frmula j vista, dada por: max = M / W #A.1# O mdulo de resistncia W para seo circular W = D3 / 32 #A.2# O momento mximo, localizado na extremidade engastada, M = F L #A.3# Substituindo em #A.1#, obtm-se a tenso mxima de flexo:
Figura 01

#A.4# O esforo de cisalhamento F ao longo da viga e a tenso mdia : med = F / ( D2 / 4) = 4 F / ( D2) #B.1# De acordo com a frmula j vista para seo circular: max = (4/3) med #B.2# Substituindo, #B.3# Portanto, #C.1# Essa relao indica claramente a predominncia da flexo pois, no caso de vigas, os comprimentos so grandes em relao s dimenses das sees transversais. Se a barra for curta em relao ao dimetro, a participao do esforo de cisalhamento ser maior.

Toro com flexo

| Topo pg | Fim pg |

Seja, conforme Figura 01, uma barra de seo circular, fixa em uma extremidade e, na outra, submetida a um torque T e uma fora vertical F. uma situao tpica de um eixo. Em um ponto A, na parte superior e distante a da origem, deve haver, de forma genrica, as tenses normais x e y e as tenses transversais xy = yx. Conforme relaes j vistas para o estado duplo de tenses, os valores mximos (uma das tenses principais) so:

http://www.mspc.eng.br/matr/resmat0730.shtml

5/11/2008

Resistncia dos materiais 07-30: Esforos compostos

Page 2 of 2

#A.1#

#A.2# Em A, ocorre tenso normal apenas ao longo de X, devido flexo da fora F. E h apenas a tenso transversal devido toro. Assim, = x y = 0 = xy Substituindo nas relaes anteriores, #B.1#

#B.2# O mdulo de resistncia da seo circular W = D3 / 32 #C.1# O momento fletor no ponto A M = F (L a) #C.2#
Figura 01

Portanto,

#C.3#

O momento de resistncia polar para a seo circular : Wp = D3 / 16 #D.1# Portanto, #D.2#

Substituindo em #B.1# e em #B.2#, #E.1#

#E.2# Essas so as tenses principais mximas em um ponto genrico A na parte superior conforme figura. O ngulo da tenso normal principal dado por: #E.3# Substituindo os valores e simplificando, #E.4# Para o ponto lateral B da figura, no h ao da flexo porque ele est na linha neutra. Assim, x = y = 0, significando 2 = 90. O eixo da tenso principal est inclinado de 45 em relao a X.

http://www.mspc.eng.br/matr/resmat0730.shtml

5/11/2008

You might also like