You are on page 1of 14

Notao musical

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O Codex Chigi, manuscrito musical do sculo XVI

Notao musical o nome genrico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma pea musical, permitindo a um intrprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador. O sistema de notao mais utilizado atualmente o sistema grfico ocidental que utilizasmbolos grafados sobre uma pauta de 5 linhas, tambm chamada de pentagrama. Diversos outros sistemas de notao existem e muitos deles tambm so usados na msica moderna. O elemento bsico de qualquer sistema de notao musical anota, que representa um nico som e suas caractersticas bsicas: durao e altura. Os sistemas de notao tambm permitem representar diversas outras caractersticas, tais como variaes de intensidade, expresso ou tcnicas de execuo instrumental.
ndice
[esconder]

o o o

1 Origem 2 Notao padro 2.1 Representao das duraes 2.2 Representao das alturas 2.3 Expresso 2.3.1 Dinmica musical

o o

2.3.2 Cintica musical 3 Outras notaes 3.1 Tablatura 3.2 Cifras 4 Ver tambm 5 Ligaes externas 6 Referncias

[editar]Origem

O epitfio de Seikilos um exemplo da notao musical praticada durante a Grcia Antiga.

Os primeiros neumas, apenas como marcas junto das palavras. Fragmento de Laon, Metz, meados do sculo X

Transcrio de tablatura para rgo, sculo XVI. Abaixo, o equivalente em notao moderna

Os sistemas de notao musical existem h milhares de anos. Foram encontradas evidncias arqueolgicas de escrita musical praticada noEgito e Mesopotmia por volta do terceiro milnio a.C.. Outros povos tambm desenvolveram sistemas de notao musical em pocas mais recentes. Os gregos utilizavam um sistema que consistia de smbolos e letras que representavam as notas, sobre o texto de uma cano. Um dos exemplos mais antigos deste tipo o epitfio de Seikilos, encontrado em uma tumba na Turquia. Os Gregos tinham pelo menos quatro sistemas derivados das letras do alfabeto; O conhecimento deste tipo de notao foi perdido juntamente com grande parte da cultura grega aps a invaso romana. O sistema moderno teve suas origens nas neumas (do latim: sinal ou curvado), smbolos que representavam as notas musicais em peas vocais do canto gregoriano, por volta do sculo VIII. Inicialmente, as neumas , pontos e traos que representavam intervalos e regras de expresso, eram posicionadas sobre as slabas do texto e serviam como um lembrete da forma de execuo para os que j conheciam a msica. No entanto este sistema no permitia que pessoas que nunca a tivessem ouvido pudessem cant-la, pois no era possvel representar com preciso as alturas e duraes das notas.

Para resolver este problema as notas passaram a ser representadas com distncias variveis em relao a uma linha horizontal. Isto permitia representar as alturas. Este sistema evoluiu at uma pauta de quatro linhas, com a utilizao de claves que permitiam alterar a extenso das alturas representadas. Inicialmente o sistema no continha smbolos de duraes das notas pois elas eram facilmente inferidas pelo texto a ser cantado. Por volta do sculo X, quatro figuras diferentes foram introduzidas para representar duraes relativas entre as notas. Grande parte do desenvolvimento da notao musical deriva do trabalho do monge beneditino Guido d'Arezzo (aprox. 992 aprox. 1050). Entre suas contribuies esto o desenvolvimento da notao absoluta das alturas (onde cada nota ocupa uma posio na pauta de acordo com a nota desejada). Alm disso foi o idealizador do solfejo, sistema de ensino musical que permite ao estudante cantar os nomes das notas. Com essa finalidade criou os nomes pelos quais as notas so conhecidas atualmente (D, R, Mi, F, Sol, L e Si) em substituio ao sistema de letras de A a G que eram usadas anteriormente. Os nomes foram retirados das slabas iniciais de um Hino a So Joo Batista, chamado Ut queant laxis. Como Guido d'Arezzo utilizou a italiano em seu tratado, seus termos se popularizaram e essa a principal razo para que a notao moderna utilize termos em italiano. Nesta poca o sistema tonal j estava desenvolvido e o sistema de notao com pautas de cinco linhas tornou-se o padro para toda a msica ocidental, mantendo-se assim at os dias de hoje. O sistema padro pode ser utilizado para representarmsica vocal ou instrumental, desde que seja utilizada a escala cromtica de 12 semitons ou qualquer de seus subconjuntos, como as escalas diatnicas e pentatnicas. Com a utilizao de alguns acidentes adicionais, notas em afinaes microtonais tambm podem ser utilizadas.

[editar]Notao

padro

Ver artigo principal: Simbologia da notao musical

A notao musical padro escrita sobre uma pauta de cinco linhas. Por isso tambm chamada de pentagrama. O conjunto da pauta e dos demais smbolos musicais, representando uma pea musical chamado de partitura. Seguem-se alguns dos elementos que podemos encontrar numa partitura.
[editar]Representao

das duraes

Tempo e compasso - regulam quantas unidades de tempo devem existir em cada compasso. Os compassos so delimitados na partitura por linhas verticais e determinam a estrutura rtmica da msica. O compasso escolhido est diretamente associado ao estilo da msica. Uma valsa por exemplo tem o compasso 3/4 e um rock tipicamente usa o compasso 4/4. Em uma frmula de compasso, o denominador indica em quantas partes uma semibreve deve ser dividida para obtermos uma unidade de tempo (na notao atual a semibreve a maior durao possvel e por isso todas as duraes so tomadas em referncia a ela). O numerador define quantas unidades de tempo o compasso contm. No exemplo abaixo estamos perante um tempo de "quatro por quatro", ou seja, a unidade de tempo tem durao de 1/4 da semibreve e o compasso tem 4 unidades de tempo. Neste caso, uma semibreve iria ocupar todo o compasso.

Figuras musicais - Valores ou figuras musicais so smbolos que representam o tempo de durao das notas musicais. So tambm chamados de valores positivos. Os smbolos das figuras so usados para representar a durao do som a ser executado. As notas so mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de durao. Elas so: semibreve, mnima, semnima, colcheia, semicolcheia, fusa esemifusa. Antigamente existia ainda a breve, com o dobro da durao da semibreve, a longa, com o dobro da durao da breve e

amxima, com o dobro da durao da longa, mas essas notas no so mais usadas na notao atual. Cada nota tem metade da durao da anterior. Se pretendermos representar uma nota de um tempo e meio (por exemplo, o tempo de uma mnima acrescentado ao de uma colcheia) usa-se um ponto a seguir nota. A durao real (medida em segundos) de uma nota depende da frmula de compasso e do andamento utilizado. Isso significa que a mesma nota pode ser executada com durao diferente em peas diferentes ou mesmo dentro da mesma msica, caso haja uma mudana de andamento.

Nota pontuada uma nota musical que seguida com um ponto logo a sua frente. Este ponto adiciona metade do valor da nota que o precede. Ver artigo principal: Nota pontuada Pausas - representam o silncio, isto , o tempo em que o instrumento no produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas se subdividem tambm como as notas em termos de durao. Cada pausa dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a pausa mais longa corresponde exatamente durao de uma semibreve. A correspondncia feita na seguinte ordem:

[editar]Representao

das alturas

Clave - clave de Sol, clave de F, clave de D. Prope toda a representao musical a uma que mais se adeque ao instrumento que a ir reproduzir. Por exemplo, as vozes graves usam geralmente a clave de F, enquanto que as maisagudas usam a clave de Sol. Costuma dizer-se que a clave de F comea onde acaba a clave de Sol. De um

modo geral, a clave que define qual a nota que ocupar cada linha ou espao na pauta.

Alturas - a altura de cada nota representada pela sua posio na pauta em referncia nota definida pela clave utilizada, como mostrado abaixo:

Deslocaes de tom ou acidentes: o sustenido, o bemol, o dobrado sustenido e o dobrado bemol. So representados sempre antes do smbolo da nota cuja altura ser modificada e depois do nome das notas, cifras e tonalidades. Um sustenido desloca a nota meio-tom acima (na escala), um dobrado sustenido desloca o som um tom acima, um bemol desloca a nota meio-tom abaixo e o dobrado bemol desloca o som um tom abaixo. Por exemplo, pode-se dizer que um "Fsustenido" (F#) a mesma nota que um "Sol bemol" (Sol), porm, devido s caractersticas de cada instrumento (e sua prpria disposio da escala), o timbre pode variar. Considere, como exemplo, o caso da guitarra, em que um D tocado na segunda corda (Si), primeira posio, equivalente a um D tocado na terceira corda (Sol) na quinta posio, embora o timbre seja diferente.

Uma vez que um sustenido ou bemol tenha sido aplicado a uma nota, todas as notas de mesma altura mantero a alterao at o fim do compasso. No compasso seguinte, todos os acidentes perdem o efeito e, se necessrio, devero ser aplicados novamente. Se desejarmos anular o efeito de um acidente aplicado imediatamente antes ou na chave de tonalidade, devemos usar um bequadro, que faz a nota retornar sua condio natural. No exemplo visto acima podemos notar que a terceira nota do primeiro compasso tambm sustenida, pois o acidente aplicado nota anterior permanece vlido e s anulado pelo bequadro que faz a quarta nota voltar a ser um L natural. O segundo compasso semelhante a no ser pelo acidente aplicado que um bemol. No terceiro compasso, uma nota Sol, um L dobrado bemol e um F dobrado sustenido. Embora tenham nome diferente e ocupem posies diferentes na clave, os acidentes aplicados fazem com que as trs notas soem exatamente iguais. Chave ou tonalidade, que no mais que a associao de sustenidos ou bemis representados junto clave, indicando aescala em que a msica ser expressa. Por exemplo, uma representao sem sustenidos ou bemis, ser a escala de D Maior. Ao contrrio dos acidentes aplicados ao longo da partitura, os sustenidos ou bemis aplicados na chave duram por toda a pea ou at que uma nova chave seja definida (modulao). Na figura vemos a chave de tonalidade de uma escala de L maior. Nesta escala todas as notas F, D e Sol devem ser sustenidas, por isso os acidentes so aplicados junto clave.

[editar]Expresso

Ver artigo principal: Expresso (msica)

Certos smbolos e textos indicam ao intrprete a forma de executar a partitura, incluindo as variaes de volume (dinmica) e tempo (cintica), assim como a maneira correta de articular as notas e separ-las em frases (articulao eacentuao).
[editar]Dinmica musical

A intensidade das notas pode variar ao longo de uma msica. Isso chamado de dinmica. A intensidade indicada em forma de siglas que indicam expresses em italiano sob a pauta.

pp - pianissimo. a intensidade mais baixa que no piano p - piano. o som executado com intensidade baixa mp - mezzo piano. a intensidade moderada, no to fraca quanto o piano. mf - mezzo forte. a intensidade moderadamente forte f - forte. A intensidade forte. ff - fortissimo. A intensidade muito forte.

Smbolos de variao de volume ou intensidade: crescendo e diminuindo, em forma de sinais de maior (>) e menor (<) para sugerir o aumento ou diminuio de volume, respectivamente. Estes devem comear onde se dever iniciar a alterao e esticar-se at zona onde a alterao dever ser interrompida. O volume deve permanecer no novo nvel at que uma nova indicao seja dada. A variao tambm pode ser brusca, bastando que uma nova indicao (p, ff, etc) seja dada. A figura abaixo mostra um solo de trompa da Sinfonia nmero 5 de Tchaikovsky. Esta partitura apresenta vrias marcas de dinmica.

[editar]Cintica musical

Cintica Musical (do grego kine = movimento) ou aggica define a velocidade de execuo de uma composio. Esta velocidade chamada de andamento e indica a durao da unidade de tempo. O andamento indicado no incio da msica ou de um movimento e indicada por expresses de velocidade em italiano, como Allegro - rpido ou addagio - lento. Junto ao andamento, pode ser indicada a expresso com que a pea deve ser interpretada, como: com afeto, intensamente,melanclico, etc. Os andamentos so os seguintes:

Grave - o andamento mais lento de todos Largo - Muito lento, mas no tanto quanto o Grave Larghetto - Um pouco menos lento que o Largo Adagio - Moderadamente lento Andante - Moderado, nem rpido nem lento Andantino - Semelhante ao andante, mas um pouco mais acelerado Allegretto - Moderadamente rpido

Allegro - Andamento veloz e ligeiro Vivace - Um pouco mais acelerado que o Allegro Presto - Andamento muito rpido Prestissimo - o andamento mais rpido de todos

Alguns exemplos de combinaes de andamento com expresses:


Allegro moderato - Moderadamente rpido. Presto con fuoco - Extremamente rpido e com expresso intensa. Andante Cantabile - Velocidade moderada e entoando as notas como em uma cano. Adagio Melancolico - Lento e melanclico

Notaes de variao de tempo:

rallentando - Indica que a execuo deve se tornar gradativamente mais lenta accelerando - Indica que a execuo deve se tornar mais rpida. A tempo ou Tempo primo - Retorna ao andamento original. Tempo rubato - Indica que o msico pode executar com pequenas variaes de andamento ao seu critrio.

[editar]Outras

notaes

Exemplo de tablatura numrica para vihuela do livro "Orphenica Lyra" de Miguel de Fuenllana (1554). Nmeros em vermelho (no original) indicam a parte vocal.

[editar]Tablatura

Ver artigo principal: Tablatura A tablatura uma notao que representa como colocar os dedos num instrumento (nos trastes de uma guitarra, por exemplo) em vez das notas, permitindo aos msicos tocar o instrumento sem formao especializada. Esta notao tornou-se comum para partilhar msicas pela Internet, j que permite escrev-las facilmente em formato ASCII.
[editar]Cifras

Ver artigo principal: Cifra (msica) Cifra um sistema de notao musical usado para indicar atravs de smbolos grficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento musical (como por exemplo uma guitarra). So utilizadas principalmente na msica popular, acima das letras ou partituras

de uma composio musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto. As principais cifras so grafadas: A: nota l ou acorde de L Maior B: nota si ou acorde de Si Maior ( H em alemo) C: nota d ou acorde de D Maior D: nota r ou acorde de R Maior E: nota mi ou acorde de Mi Maior F: nota f ou acorde de F Maior G: nota sol ou acorde de Sol Maior Os acordes menores so grafados pelas letras acima, acompanhados da letra "m" minscula. Ex: Cm indica um acorde de D menor. H outras alteraes quando se utilizam tetracordes ou intervalos dissonantes. Ex: Cm7 indica acorde de D menor com stima.

[editar]Ver

tambm

O Wikimedia Commons possuimultimedia sobre Notao musical


Educao Musical Msica Notao ABC Simbologia da notao musical Tablatura Terminologia musical

[editar]Ligaes

externas

Breve Histria da Notao Musical Notao Musical A notao musical e o msico popular

A Wikipdia possui o Portal da Msica Erudita

[editar]Referncias

BENNETT, Roy. Como Ler uma partitura. 1990. Jorge Zahar ISBN 85-7110-117-5 BENNETT, Roy. Elementos bsicos da msica. 1998. Jorge Zahar ISBN 85-7110144-2 BONA, Pascoal. Curso completo de diviso musical. Irmos Vitalle ISBN 85-7407-070-X CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mrio - Curso completo de teoria musical e solfejo. 1996. Irmos Vitalle ISBN 85-8518817-0

You might also like