You are on page 1of 14

No incio do sculo XX, a literatura brasileira atravessava um perodo de transio.

De um lado, ainda era forte a influncia das tendncias artsticas da segunda metade do sculo XIX; de outro j comeava a ser preparada a grande renovao modernista, cujo marco inicial no Brasil a Semana de Arte Moderna(1922). A esse perodo de transio, chamamos Pr-Modernismo.

Didaticamente, esse movimento literrio tem incio em 1902 com a publicao da obra Os Sertes, de Euclides da Cunha e com a publicao da obra Cana, de Graa Aranha. O Pr- Modernismo um perodo de transio, pois ao mesmo tempo em que encontrvamos produes conservadoras como a poesia parnasiana e a poesia simbolista, encontrvamos as primeiras produes de carter mais moderno, preocupadas com a realidade brasileira da poca.

GRAA ARANHA(1868-1931) Graa Aranha o autor de Cana, que juntamente com Os Sertes, d incio ao Pr-Modernismo brasileiro. Nessa obra Graa Aranha narra o processo de colonizao alem no Esprito Santo. Cana um romance de tese que focaliza o confronto de ideias entre Milkau e Lentz, dois imigrantes alemes no estado capixaba. Milkau defende a integrao harmoniosa entre as raas e d inmeras demonstraes de amor ao Brasil. Lentz ao contrrio, defende a supremacia da raa ariana sobre o mestio, visto como fraco e indolente.

Como sabemos, essa discusso tnica tomou propores assustadoras nas dcadas de 1930 e 1940, quando a Alemanha nazista, com suas teorias da supremacia da raa ariana, provocou a Segunda Grande Guerra. Graa Aranha, com Cana, foi um dos primeiros a tratar desse tema na literatura, assumindo nitidamente a postura humanista de Milkau, em defesa da miscigenao racial, do amor entre os seres humanos e da construo de uma Cana.

PRINCIPAIS OBRAS: CANA (1902) A ESTTICA DA VIDA (1921

ESTRUTURA DA OBRA: Narrativa convencional (enredo e personagens ficcionais).


EIXO DOMINANTE: Centrado no debate de ideias.

Inaugura no Brasil um gnero desconhecido: o romance-ensaio o romance de tese, isto , um romance em que as ideias so mais importantes do que o prprio enredo.

A narrativa uma espcie de confronto de perspectivas protagonizado por dois imigrantes alemes, Milkau e Lentz, recm-chegados da Europa, que se dirigem ao interior do Esprito Santo para trabalhar como colonos. Com desenvoltura incomum, emitem teorias sobre o atraso social do Brasil, bem como o papel da imigrao no futuro da nao, e, por fim, acabam discutindo o prprio sentido da vida.

Lentz tem ideias colonialistas: Brasil = condenado a no ter expresso mundial, pela presena dominante das raas mestias. A tarefa do imigrante consistiria em demonstrar a superioridade da raa ariana. No plano pessoal, h no personagem uma nostalgia prussiana: ele cr num universo dividido entre guerreiros seres fortes, cheios de vontade e etnicamente puros e as grandes massas um grupo amorfo e incapaz.

Milkau defende a integrao do imigrante realidade brasileira, seja do ponto de vista social, seja do ponto de vista racial, inclusive com uma democracia tnica. A isso acrescenta uma filosofia individual baseada em um vago socialismo cristo, no qual imperam ideias de amor, solidariedade e piedade. Um mundo de paz e harmonia, eis o seu projeto, a ser realizado (de forma utpica) futuramente no Brasil, visto como Cana, a terra prometida.

Condicionado pelo ambiente brasileiro, Lentz, no final da obra, acaba por se mostrar humano e generoso. O fato significa uma adeso, ainda que involuntria, s teses de seu compatriota. Logo, Milkau, de certa maneira, torna-se o vencedor do debate.

You might also like