You are on page 1of 18

RADIOATIVIDADE

Definio de radioatividade
A Radioatividade a emisso espontnea de partculas e/ou ondas eletromagnticas de ncleos instveis de tomos, dando origem a outros ncleos, que podem ser estveis ou ainda instveis. Caso o ncleo formado seja ainda instvel, ele continuar emitindo partculas e/ou radiaes at se transformar num ncleo estvel. Exemplo: urnio235, o csio137, o cobalto60, o trio232

Como foi descoberta


1895- Rontgen descobriu os raios X. 1896 Bequerel foi encarregado de verificar a descoberta por Rontgen e acabou descobrindo a radioatividade pela observao da fluorescncia de alguns minerais. 1897- Thomson descobriu o eltron. 1898- Marie Curie descobriu o polnio e o rdio devida sua intensa atividade. 1889, Rutherford identificou a natureza de dois tipos distintos de radiao: alfa e beta. E Villard , a radiao gama.

Como foi descoberta


1903- Lernard descreveu o tomo como sendo constitudo por 2 cargas, positivas e negativas, separadas pelo vazio. 1906- Rutheford descobriu os ncleos atmicos e as transmutaes; que significa o tomo de um elemento perder corpsculos para tornar-se tomo de um outro elemento. A radioatividade ocorre porque as foras de ligaes do ncleo so insuficientes para manter suas partculas perfeitamente ligadas.

Mtodo de Deteco

Cmara de Wilson, que permite efetuar um traadp da trajetria das partculas radioativas num gs saturado de vapor de gua. Contador Geiger-Muller que determina o nmero de partculas radioativas que atravessam certa regio do espao Cmaras de ionizao que distinguem a passagem das partculas por meio de pulsos de carga eltrica que produzem nos dispositivos de deteco.

Decaimento
a desintegrao de um ncleo atravs da emisso de energia em forma de partculas ou radiao. Se o ncleo de um determinado tomo for instvel, ele tende a se transformar num outro mais estvel. Decaimento Alfa: ocorre quando um ncleo instvel emite uma partcula alfa transformando-se num outro ncleo(Z= Z-2 , A=A-4 )

Exemplo : Amercio decaindo num neptnio Am ==> 23793Np + 4He 2+ 95

241

Decaimento Alfa
Ao

perder 2 prtons o radionucldeo X se transforma no radionucldeo Y com nmero atmico igual a (Y = X - 2) partculas alfa a menos penetrante dos trs tipos de radiao; podendo ser bloqueada por uma folha de papel, porque perdem muita energia ao arrancar eltrons na sua passagem.

Decaimento Beta () :
As partculas Beta so eltrons emitidos pelo ncleo de um tomo instvel. Em ncleos instveis betaemissores, um nutron pode se decompor em um prton, um eltron e um antineutrino. Assim, ao emitir uma partcula Beta, o ncleo tem a diminuio de um nutron e o aumento de um prton;permanecendo assim o nmero de massa constante. 1913: A segunda lei da radioatividade : 1X -----> beta(1e) + antineutrino + Y(com 1p a mais)

Decaimento Beta () :
Ao

ganhar 1 prton o radionucldeo X se transforma no radionucldeo Y com nmero atmico igual a (Y = X + 1) As partculas Beta so capazes de penetrar cerca de um centmetro nos tecidos, ocasionando danos pele, mas no aos rgos internos, a no ser que sejam ingeridas ou aspiradas. Tm alta velocidade, aproximadamente 270 000 km/s.

Decaimento Gama
Formada por ondas eletromagnticas; que so emitidas por ncleos instveis em seguida emisso de uma partcula alfa ou beta;se os nucldeos descendentes estiverem excitados. Exemplo:Decaimento do Disprsio 152Dy* ----> 152Dy + raio gama * A massa e o nmero atmico se preservam No entanto, pode acontecer de, mesmo com a emisso, o ncleo resultante no eliminar toda a energia de que precisaria para se estabilizar. A emisso de uma onda eletromagntica (radiao gama) ajuda um ncleo instvel a se estabilizar.

Decaimentos

As radiaes Alfa, Beta e Gama possuem diferentes poderes de penetrao, isto , diferentes capacidades para atravessar os materiais. Assim como os raios-X os raios gama so extremamente penetrantes, sendo detido somente por uma parede de concreto ou metal (veja a figura a seguir). Tm altssima velocidade que se igual velocidade da luz (300 000 km/s).

Meia-vida dos elementos


Cada elemento radioativo se transmuta a uma velocidade que lhe caracterstica;liberando uma certa energia. Meia-vida o tempo necessrio para que a sua atividade radioativa seja reduzida metade da atividade inicial.Aps o primeiro perodo de meia-vida, somente a metade dos tomos radioativos originais permanecem radioativos. No segundo perodo, somente 1/4 , e assim por diante. Alguns elementos possuem meia-vida de fraes de segundos. Outros, de bilhes de anos.

Radioistopo( istopo radioativo)


se caracteriza por apresentar um ncleo atmico instvel que emite energia quando se transforma num istopo mais estvel. A energia liberada na transformao pode ser detectada por um contador Geiger, com uma pelcula fotogrfica ou com uma cmera de ionizao. Os istopos radioativos tem aplicaes em medicina e, em outras reas, como na datao radiomtrica. Por exemplo, o istopo radioativo tlio pode identificar vasos sanguineos bloqueados em pacientes sem provocar algum tipo de dano. O carbono-14 pode ser utilizado na datao de fsseis. Um radioistopo pode ser natural ou sinttico.

Radioistopo Sinttico e Natural:


Natural:

se formaram na mesma poca da criao da Terra Exemplo : isotpo 238/92U podem ser criados mediante reaes nucleares. Exemplo: istopo tecncio-99 metaestvel, 99mTc, que se obtem por desintegrao beta do 99Mo.

Sinttico:

Aplicaes da Radioatividade
Hoje

ela usada em diversos campos da atividade humana(medicina, arqueologia,agricultura, indstria). O rdio que um elemento resultante do decaimento do urnio; utilizado na radioterapia. Rdio: agente destrutor de tumores cancerosos, mas a longa exposio a tal elemento radioativo pode ser fatal. Atravs da anlise da meia vida de tais elementos radioativos, pode-se prever a idade da Terra.

Aplicaes
Fontes energticas. Graas a radioatividade que o homem descobriu a energia nuclear, que possibilitar futuramente substituir os combustveis convencionais. Possibilitou a construo da bomba atmica.

Destruies mortais
Acidente de Chernoby- Rssia ; 1989l Acidente de Goinia Acidente de Chelyabinsk-Rssia; 1957 Three Mile Island- EUA; 1979

Aplicaes
Contaminao

por um composto radioativo um processo qumico de : * difuso desse composto no ar; *dissoluo na gua; *Reao com outro composto ou substncia; * entrada no corpo humano ou em outro tecido. Estamos expostos sempre radioatividade; 87% que recebemos tem origem natural, o restante provm de tratamento mdico, por exemplo, raioX.

Bibliografia e referncias bibliogrficas


ATINKS, Peter;

LORETTA, Jones. Princpios de

Qumica: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre, Bookman, 2001. OKUNO, Emico. Radiao: efeitos, riscos e benefcios. So Paulo, Harbra,1988. http://www.if.ufrgs.br/cref/radio TIPLER, P. Fsica Moderna. Editora Ltc , terceira edio. Apresentao coletada na Internet elaborada por Ana Budio.

You might also like