You are on page 1of 27

PERCIAS MDICO-LEGAIS

Prof. Me. Gustavo Noronha de vila

Contextualizao

Primrdios da Percia: Sang Tsu Idade Mdia O Direito sempre desejou obter certezas atravs de provas periciais. Nem sempre foi possvel oferecer tais respostas.

Limitaes da cincia e do conhecimento. Fatores complexos na causalidade dos fenmenos.

Conceito

Genival Veloso de Frana: o conjunto de procedimentos mdicos e tcnicos que tem como finalidade o esclarecimento de um fato de interesse da Justia. Ou como um ato pelo qual a autoridade procura conhecer, por meios tcnicos e cientficos, a existncia ou no de certos acontecimentos, capazes de interferir na deciso de uma questo judiciria ligada vida ou sade do homem ou que com ele tenha relao.

Art. 158 do CPP: Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado.

Vestgio: o rastro, a pista ou o indcio deixado por algo ou algum. H delitos que deixam sinais aparentes da sua prtica, como ocorre com o homicdio, uma vez que se pode visualizar o cadver. Outros delitos no os deixam, tal como ocorre com o crime de ameaa. Consequncia => Nulidade absoluta do Processo.

Conceito

Prova => Materialidade do Crime

Atividade Pericial

Atividade Pericial Produo de Provas

PROVA (Tourinho Filho): o elemento demonstrativo da autenticidade ou da

veracidade de um fato. Seu objetivo formar a convico do juiz sobe os elementos necessrios para a deciso da causa Princpios Constitucionais: Art. 5. - LIBERDADE; IGUALDADE II LEGALIDADE; LIV DEVIDO PROCESSO LEGAL; LV CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA; LVI PROVAS BTIDA POR MEIOS LCITOS; LVII PRESUNO DE INOCNCIA; RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS.

ESTADO X CIDADO PROTEO E PREVENO CONTRA ERROS JUDICIRIOS

PROVA PERICIAL = GARANTIA DO CIDADO CONTRA EXCESSOS DO ESTADO E DA SOCIEDADE ESPECIALMENTE NA REA CRIMINAL

Perito

Quem so? So profissionais tecnicamente capacitados, indicados pela autoridade competente, para esclarecer pontos de dvida em relao a casos de interesse da Justia.

Dois tipos: I) Peritos oficiais II) Peritos nomeados ou ad hoc Qualidades do perito Limites de Ao

Perito

Art. 159 do CPP: Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. 1: No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame.

2: Os peritos no oficiais prestaro compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo.

Procedimento

Quem solicita? (Art. 14 do CPP IP)

Sobre quem ou sobre o qu so realizadas? (Art. 167 do CPP) O local do crime (Art. 169 do CPP)

Prazo (Art. 160 do CPP, Art. 162 necrpsia do CPP, Art. 433 do CPC)

Tipos de Percia

Direta

Indireta

Percia Contraditria

Situao (Art. 180 do CPP)

Conduta do juiz frente a laudos contraditrios (Arts. 181 e 182 do CPP)

Documentos Mdico-legais

Conceito Atestado

Relatrio

Auto Laudo pericial

Documentos Mdico-legais

Laudo Pericial (constitudo de):

a)

Prambulo: deve constar os nomes dos peritos e sua qualificao (mdico,etc.), hora e dia em que foi requisitada e realizada a percia e fim do exame e qualificao de quem ser examinado.
Histrico: aqui so apresentadas as informaes colhidas a respeito da pessoa ou coisa examinada. Tais informaes (dadas geralmente pela vtima ou parentes) devem ser cotejadas com o que averiguar-se nos exames, para que se possa se dizer de sua veracidade.

b)

Documentos Mdico-legais

Laudo Pericial (constitudo de):

c) Descrio ou exposio: a parte bsica do relatrio. Onde deve haver anlise fiel dos exames praticados e verificaes feitas, contendo todos os dados colhidos. Deve ser metdica, completa e clara.
d) Discusso: aqui os peritos fazem diagnsticos, exteriorizam suas impresses pessoais (tcnicas), comentam o exame e comparam com o histrico, perquirindo a sua veracidade, nexo de causalidade, etc. Pode ser dispensada se inexistirem questes complexas.

Documentos Mdico-legais

Laudo Pericial (constitudo de):

e) Concluso: conter a sntese do exame e da discusso. Os peritos s devero afirmar aquilo que puder ser cientificamente demonstrado. Existindo mais de uma possibilidade, devero pormenorizlas, junto da probabilidade de cada uma delas. f) Resposta aos quesitos: Os quesitos (oficiais e/ou propostos pelas partes) devem ser respondidos de forma sumria, o mais concludente possvel e, de preferncia, atravs de monosslabos ou da afirmao de que a percia no tem condies de esclarecer a dvida.

Documentos Mdico-Legais
1) 2) 3)

4) 5) 6)

7)

8)

Quesitos Oficiais (exemplo do exame de corpo de delito em leso corporal) V. art. 176 do CPP: Se h ofensa integridade corporal ou sade do paciente; (Art. 129 do CP => leso corporal simples) Qual o instrumento ou meio que produziu a ofensa; Se foi produzida por meio de veneno, fogo, explosivo, asfixia ou tortura, ou por meio insidioso ou cruel (resposta especificada) (Art. 61, II, d do CP => circunstncia agravante); Se resultou incapacidade para as ocupaes habituais por mais de 30 dias (Art. 129, I do CP => leso corporal grave); Se resultou perigo de vida (Art. 129, II, do CP => leso corporal grave); Se resultou debilidade permanente ou perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo (resposta especificada) (Art. 129, III, 2o do CP => leso corporal gravssima); Se resultou incapacidade para o trabalho ou enfermidade incurvel, ou deformidade permanente (resposta especificada) (Art. 129, IV do CP => leso corporal gravssima) ; Se, do quesito anterior, resultou acelerao de parto ou aborto (Art. 129, V do CP => leso corporal gravssima).

Documentos Mdico-Legais

Parecer

Depoimentos orais

Percias na Legislao

CPP: artigos 158 a 170. Art. 159 (Art. 1 da Lei 8,862/94) : os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitos por dois peritos oficiais. Onde no houver peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadores de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza da exame. CPC: artigos 145 a 147 e 420 a 439. CLT: artigo 827. Normas Processuais do Trabalho (Lei n. 5.584/70): art. 3. Lei dos JECs: art. 77, 1. JECs: orientados para julgarem, entre outros, os crimes de menor potencial ofensivo (aqueles cuja pena mxima no excede a 1 ano), admite-se a dispensa do inqurito policial e do exame de corpo de delito quando a materialidade do crime estiver aferida por boletim mdico ou prova equivalente. (art. 77, 1).

Caso Prtico

Caso Prtico

Exerccio
O nmero de peritos para a execuo do exame mdico previsto pelo Cdigo de Processo Penal de: a) 1; b) 2; c) 3; d) 4; e) indefinido.

Embora permitindo que outros mdicos sejam nomeados, o Cdigo de Processo Civil considera apenas:
a) 1; b) 2; c) 4; d) 3; e) indefinido.

Prova de Delegado de Polcia Civil AL (2001) Questo 91. Autoridades podem solicitar ao Foro Criminal percias: 1) da avaliao da capacidade civil; 2) da vtima e do local do evento; 3) do indiciado para avaliao de indenizao; 4) da existncia de nexos em acidente de trabalho; 5) da avaliao da vtima para incapacidade ao trabalho.

Prova Mdico Legista Santa Catarina (2001) 27a Questo. No foro criminal, a percia realizada por: a) um perito; b) dois peritos e dois assistentes tcnicos; c) dois peritos; d) um perito e dois assistentes tcnicos;

Prova Mdico Legista Santa Catarina (2001) 30a Questo. Ao documento que, juntado a um processo, contradiz ou refora as concluses de um laudo denominamos:

a) laudo mdico-legal b) relatrio mdico-legal; c) atestado mdico; d) parecer mdico-legal.

Prova Mdico Legista Santa Catarina (2001) 37a Questo. O Cdigo de Processo Penal prev, em seu art. 162, que, salvo condies nele especificadas, a autpsia ser feita pelo menos: a) doze horas depois do bito; b) dezoito horas depois do bito; c) seis horas depois do bito; d) vinte e quatro horas depois do bito.

Concurso Delegado de Polcia So Paulo DPI/98 52) Entende-se por percia contraditria: a) dois laudos do mesmo perito com concluses contraditrias; b) dois laudos, de peritos diferentes, com concluses divergentes; c) quando o juiz, em dvida, requer nova percia; d) quando as respostas aos quesitos esto em contradio com estes.

Academia de Polcia Dr. Coroliano Nogueira Cobra Secretaria de Concursos Pblicos Concurso Pblico de Ingresso na Carreira de Delegado de Polcia DP I/2000 62) A necropsia mdico-legal, conforme preceitua o Cdigo de Processo Penal, pode ser realizada, do momento da constatao do bito da vtima: a) a qualquer hora, pois j se constatou a morte; b) apenas duas horas aps, quando aparecem os ltimos fenmenos abiticos imediatos; c) apenas seis horas aps, quando fenmenos abiticos consecutivos esto bem evidentes; d) apenas doze horas aps, quando o incio da putrefao j evidente.

You might also like